Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Manoel Cardoso

    O Presidente do BC foi indicado por PG com aval do Bolsonaro. Então, tá claro que o BC não decide a taxa de juros exclusivamente do ponto de vista técnico. Há 2 anos sob a presidência do Campos Neto o BC não cumpre meta, então a penalidade deveria ser a demissão da diretoria por incompetência. Faltou ao Senado federal por isso aí na lei. Pensem sobre isso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não precisa disso é só mostrar a incompetência simples

  2. William Rachid

    A Selic tem uma taxa elevada,13,75% aa, mas as taxas nos empréstimos do cartão de crédito, um banco tem 348% aa, e do capital de giro, de um outro banco, tem quase 23% aa,e as pessoas reclamam ? Por que não reclamar dessas taxas elevadíssimas ? Honestamente a Argentina tem uma taxa de inflação de mais 110% aa e a Turquia uma taxa de 40% aa, porque nesses países os governos interferem nas políticas dos BCs. A inflação é bem pior que a Selic elevada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc está falando de dívida de pessoas físicas, a selic tira do governo 38 bi a cada 1 porcento dos 13,75, e esse recurso vai para quem? vc ganha um prêmio se acertar mas te dou uma dica não vai para o pobre que passa fomo e sem emprergo

  3. Valdir Teixeira da Silva

    Esse presidente do BACEN deveria ser punido, o que ele vem fazendo é um absurdo total. Se ele tem independência, tem que responder pelos atos que pratica na direção do BECEN.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não há interesse do senado pq a maioria é bolsonaro

  4. Antônio João

    O Bacen não atua com teoria econômica, por isso erra, porque se julga detentor de conhecimento de psicologia, joga com expectativa, imaturidade. O Brasil está pagando cerca de 250 bilhões de reais a mais, acima de um limite superior de juros neutro. Iniciar a redução não é ir direto para a taxa neutra.

    Responda
  5. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Esse enganador quer comparar taxa absoluta com taxa real, será que acha que somos ota rios ??

    Responda
  6. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    É por serem desta vez de exclusiva responsabilidade do BC que se tornam uma aberração econômica grotesca. Mas, já houve dias piores? e aí? o que tem a ver as vítimas da atual desastrada política de juros com isso? Qual é a tese que o colunista quer provar? que o senhor Campos Neto é um "menos pior"?

    Responda
  7. Edimilson Volpe

    Blá-blá-blá. Nada mais. A verdade é que a taxa básica de juros cabe ao BC. O colunista mistura tudo para justificar a equipe incompetente e mal-intencionada que dirige o BC. Incompetente porque vive atrás da curva de juros. Mal-intencionada porque serve exclusivamente ao mercado financeiro.

    Responda
  8. José Cardoso

    Nossa taxa de curto prazo do BC é das mais altas, mas nossa inflação é das mais baixas. Considerando o descontrole fiscal no último ano do Bolsonaro, com PEC's casuísticas arrombando o teto, e que o governo atual prosseguiu na mesma política com a PEC da gastança, é até inacreditável. México e Colômbia estão com inflação maior. Grande trabalho de nosso BC.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato. Me lembrou a cloroquina na pandemia. Trabalhos científicos provaram que a cloroquina não funciona para tratar a COVID-19 e nem como profilaxia. Porém muitos tomaram a droga e sobreviveram, acreditando que foi por ela. Assim acontece com a inflação que não é de demanda que naturalmente não responde à elevação dos juros. Quando os juros caem por qualquer motivo, rapidamente é feita a correlação de causa e efeito análoga. Lembremos da transferência de dinheiro gigante para o rentismo.

  9. Antonio Pimentel Pereira

    Aberração mesmo é a carga tributária de um terço do pib, é imposto em conta de águá, luz, telefone, alimentos, combustíveis, imóvel, veículo, enfim vivemos pra pagar contas enquanto a elite de governantes, servidores federais da alta cúpula, parlamentares, promotores e juizes não pagam nem a refeição diária, fim de mundo.

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    Aberração mesmo é a carga tributária de um terço do pib, é imposto em conta de águá, luz, telefone, alimentos, combustíveis, imóvel, veículo, enfim vivemos pra pagar contas enquanto a elite de governantes, servidores federais da alta cúpula, parlamentares, promotores e juizes não pagam nem a refeição diária, fim de mundo.

    Responda
  11. osmar pavani peres

    Bom mais inescrupuloso que os 49,75 de juros básicos no governo FHC e toda a sociedade gananciosa aplaudiu o de agora é brincadeira o que não significa que deve continuar. Quanto a explicação na época que era para evitar a fuga de dólares no pais , a valorização do real frente ao dólar foi tão absurda que importávamos até ração prá cachorros e muitos outros itens da nossa industria o que levou muitas en errar atividades. COMPLICADO.

    Responda
  12. Alex Sgobin

    Aberração mesmo é existirem banqueiros, parasitas absolutos que ficam bilionários sem levantar uma única palha. Carrapatos da sociedade!

    Responda
  13. Vanderlei Nogueira

    13,75% aa correspondem a 79% de juros sobre o principal (21%) no ano

    Responda
  14. Martins Costa

    A questão é que não se pode comparar taxa selic em dois periodos totalmente diferentes em termos de inflação e sua meta... ademais, se Lula gostasse de juros altos, como muitos parecem crer, poderia simplesmente ficar quieto e deixar o BC atuar, já que é independente. O BC é o último reduto de seus antagonistas inescrupulosos... não se espera coisa boa.

    Responda
  15. eli moura

    O parâmetro não é taxa de juros mas a taxa real de juros. Deixa claro que é para tornar o endividamento público num rendimento rendoso. Que país suporta a extorsão promovida pelo congresso sobre o governo e o estelionato promovido pelo BC, em cima da inflação. O congresso é o BC se tornaram covil de lobos que comem a carcaça do brasileiro. Os vitoriosos vão levar as batatas para Miami e o Brasil será condenado a ser uma guatemala continental.

    Responda
  16. Antonio Calmon

    Vamos normalizar a aberração, temos precedentes ligeiramente mais grotescos.

    Responda
  17. AILTON SOUZA

    Não é só porque os juros é uma aberração no Brasil pior são os membros do Cupom que não enxergam isso e conspiram contra nossa economia.

    Responda
  18. AILTON SOUZA

    Não é só porque os juros é uma aberração no Brasil pior são os membros do Cupom que não enxergam isso e conspiram contra nossa economia.

    Responda
  19. Ernesto Dias Junior

    Ufa! Que alívio! Agora conta outra, Vinícius.

    Responda
  20. MARIA F LUPORINI

    O colunista delira.

    Responda
  21. Marcos Longaresi Carvalhães

    Maio de 2005 taxa selic 19,75%, pesquisem, inclusivem pesquisem outros anos, e ninguém fala nada de taxas que foram bem acima da atual, o povo sem memória.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sim, mas é outra época não se pode comparar

  22. Marcos Longaresi Carvalhães

    Taxa selic em maio de 2005 19,75%, no governo do barbudo, essa é só uma verificação de um ano do governo do encantador de burros, pesquisem os outros, inclusive da ensacadora de vento, o que pode ser constatado por qualquer um. Pestista tem a memória seletiva e ruim, reclamam somente quando lhes interessam.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      E vc além de memória é bu rro para comparar os problemas e a época

  23. Gilberto Rosa

    Se existe um colunista sem vergonha, no sentido literal, é Vinícius, cada motivo mais absurdo para tentar justificar os juros record mundial, que roubam o trabalho suado de 8 a cada 10 famílias brasileiras, para encher o bolso de bilionários parasitas, como do patrão dono da folha, Frias, banqueiro bilionário, 11 mais rico do Brasil. No dia anterior a definição do cupom, fez outra das milhares de colunas para justificar o injustificável, insiste em achar que leitores são bobos.

    Responda
  24. Marcelo Magalhães

    O colapso socioeconômico terá vindo porque Lula pagou a dívida externa e deixou 370 bilhões de dólares em reservas internacionais? Ou talvez porque a presidente Dilma tirou o país do mapa da miséria? Acho que veio do golpe no PT, no teto de gastos sociais, no confisco da previdência do pobre, na precarização dos contratos trabalhistas, na farra da Petrobrás, nas operações compromissadas dos bancos, dos subsídios sem limites ao agrobusiness e das falências pelos mais altos juros do planeta.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ernesto procure entender o que as pessoas escrevem, saíram pessoas da miséria

    2. Ernesto Dias Junior

      Dilma tirou o Brasil da miséria? Com menos 4 de crescimento? Arre!