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  1. Antonio Neto

    A cultura woke promove inversão de valores e poderes, inversão também entre a figura do opressor e o oprimido, tudo isso com base no ressentimento e com base no ressentimento, a cultura woke está criando (ou pelo menos tentando) criar uma nova moral. Isso não refuta Nietzsche?

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  2. Chiara Gonçalves

    Às vezes esse miserável ressentimento está no velho professor, ressentido da juventude, crente como todo velho que sua geração era/é melhor e que os jovens de hoje são uns ignóbeis.

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  3. Henrique Marinho

    Sou professor de engenharia de uma grande universidade há 25 anos, e concordo com o Pondé. A ideologia e a autopiedade, junto com o desprezo por aqueles que pensam e se esforçam (daí o horror aos nerds) tem alienado a juventude, tornando-a um bando de loosers ressentidos. Com as raras e honrosas exceções, é claro. Daí resulta a mentalidade do rebanho, que faz uso da maioria para neutralizar o gênio.

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  4. Camila Propp

    Em resumo: o ensino virou panfletarismo ideológico.

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  5. Wellington da Silva

    Obrigado, Pondé! Você é genial. Me fez perder 5 minutos de vida lendo isso.

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  6. CELSO RIBAS

    Que absurdo! Provavelmente nunca se deu o trabalho de saber o poder da ludicidade na formação do ser humano, esse artigo tem que ser veementemente repudiado por quem verdadeiramente conhece do assunto: Os Professores!

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  7. Antonio Catigero Oliveira

    Viva Paulo Freire, que é respeitado e reverenciado nas maiores universidade de pedagogia. O estudo e a ciência buscando a autonomia do sujeito.

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  8. MILTON DOLL

    Educar deveria ser a atividade "humana" por excelência, se tomarmos a entrega da cultura para a próxima geração como o único propósito humano justificável. Dito isto, educar "sem sofrimento" é improvável, senão impossível, se tomarmos o sofrimento como das poucas experiências humanas verdadeiramente democráticas. De resto, "enquanto houver esperança, não haverá solução".

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  9. Andre Rypl

    Bobagem. São falsos dilemas, e se a função do ensino não é a de fazer os alunos se sentirem bem, ao menos deve assegurar que eles não se sintam mal. E nada disso é incompatível com a criação de um ambiente desafiador e estimulante. Pouca pedagogia e muita paranoia pseudoliberal nessa coluna

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    1. Chiara Gonçalves

      Falou tudo.

  10. claudio castro

    What?

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  11. Helio Cardoso

    Não falou nada sobre os míseros salários dos professores! No Brasil, o aluno sente-se no direito de agredir o professor porque foi mal na prova. No Japão os professores são mais reverenciados que o imperador!

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    1. João Leite Leite

      Salario dos professores nem tanto. O salario dos país de alunos sim, um crime grave do poder público contra o povo trabalhador. Grande parte dos alunos são mandado a escola para comer porque o salario dos país não dá nem para comprar comida. Sem resolver o problema salarial. Dando a todo trabalhador receber salario suficiente para dar todo o conforto que a família precisa para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxilio de ninguém o país vai se deteriorando.

  12. Eduardo Elói

    Quero ser inteligente. Preciso ser. Todo mundo precisa ser inteligente. Obrigação moral. Pronto, virei. Inteligente? Não. Burro.

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  13. NELSON RICARDO COSTA SILVA

    Quanta bobagem em um só artigo. Começa por tentar resumir o papel docente a uma coisa única e restritiva "obrigação moral de ser inteligente". Despreza os estudos que mostram a diversidade de inteligências (sim, no plural). E joga fora a ideia de que aprender fica melhor num ambiente lúdico e de respeito. A imposição da inteligência prova a burrice do autor.

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  14. Nilton Silva

    A seleção natural vai enquadrar essa geração mimimi (woke). Aguardemos.

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  15. EVERALDO FRANCISCO DA SILVA

    Um artigo excelente!

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  16. José Cardoso

    Valeu para chamar a atenção para esse autor que eu não conhecia, e ler sobre ele na wikipedia.

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  17. Benedicto Ismael Dutra

    Chega de arruinar as novas gerações com falsas teorias e falsa realidade. As novas gerações têm de receber bom preparo para a vida para que se tornem fortes, lúcidos, dotados de bom senso, aptos a contribuir para o aprimoramento da espécie humana.

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  18. Gabriel França

    Entendo a crítica de Pondé às novas pedagogias inteligentinhas. Mas não está clara, nem me parece evidente, a ligação entre medo e aprendizado. Não me convence dizer simplesmente que o crescimento passa pela angústia. Pode soar piegas mas na minha experiência pedagógica eu percebo que as pessoas avançam mais quando aprendem a amar o conhecimento dado. Para isso, o exemplo do professor é muito importante...

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  19. adenor Dias

    Parece que o cara falou das pessoas que entram para as faculdades com nítida intenção de dominar o resto da humanidade os políticos!

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  20. Manuel Jaime Hernandes Albarran

    Dr. o senhor é um filosofo teórico que está longe do mundo real. A inteligência é um privilegio é algo que está no DNA de cada ser humano com a sua faculdade de conhecer, compreender e aprender. Logo cada ente nasce com algum grau de inteligência não se pode obrigar a ser inteligente.

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    1. Franco Oliveira

      Acho que a inteligência a que ele se refere não se trata apenas da capacidade cognitiva, mas de usá-la de verdade. Muitas vezes temos toda a faculdade cognitiva disponível para pensar antes de concordar ou discordar de algo mas o medo de ser o único, o impopular, o impróprio nos condiciona a usar nossa inteligência no sentido de racionalizar nossas escolhas pelo medo. Fico imaginando, se Einstein tivesse tido medo de dizer: Newton você estava errado!

  21. Ernesto Dias Junior

    Pondé, meu caro, é melhor começar a escrever sobre futebol. Os inteligentinhos da FSP não gostam quando você pensa.

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    1. Ernesto Dias Junior

      Obrigado Celso. Você comprovou minha tese. Ui!

    2. CELSO RIBAS

      "Ui olha! Tô do ladinho do Pondé, eu também sou ressentido como ele!"

  22. elcio matos

    Sei lá, não sou filosofo, intelectual, PHD em nada.... mas não creio que exista algo de sombrio na humanidade, principalmente daquelas provindas das salas de aulas, pois, apesar dos fanatismos políticos, ideológicos e religiosos, sou um positivista da raça humana. Um forte exemplo está no Brasil atual. Quem estudou nossa história sabe muito bem sobre o papel do exército na política brasileira de 1889 a 1964. Termos hoje generais como réus por tentativas de golpe é algo nunca visto antes.

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  23. Reinaldo da Silva

    Eu sabia que o Pondé-Sócrates da matéria da semana passada (ele se comparou a Sócrates, por se considerar vítima de perseguição) iria citar Nietzsche ao ler a manchete da coluna, uma chamada bombástica do "niilismo pronto para vestir", seu marketing preferido. O que ele escreveu sobre os desafios presentes e futuros na educação diante de um mundo cada vez mais acelerado, com demandas originas impulsionado pelas novas tecnologias?. Nada. Prefere atacar os alunos. Tudo no Pondé é pessoal.

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  24. Cristiano Jesus

    Desde 1960 muita coisa mudou na educação dos EUA. Na Europa, em 1999, ocorreu a Convenção de Bolonha, a qual inclusive a Finlândia é signatária. Uma das mudanças de maior impacto é a práxis educativa, voltada para a vida prática, com valorização incondicional das evidências. Um curso de Engenharia, por exemplo, tem duração de 3 anos na Europa. Não dá para perder tempo. Algo impossível no Brasil, que é um país conservador, muito voltado para si mesmo, talvez pelo ressentimento da colonização.

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  25. Gilberto Rosa

    Nada melhor representa a indigência da Folha do que Ponde, vale muito ler o artigo dele: Quem crê em conspirações acha que é Einstein, mas não come ninguém para entender o nível. Difícil de acreditar que uma pessoa com um mínimo de inteligência não tenha asco.

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  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Sempre que abro o link para ler o Pondé, acabo me arrependendo. Como ele consegue transformar o tema que decidiu abordar - e que, em geral, parece ser rico - e acaba produzindo uma reflexão tão rasa?

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  27. Fabrício Schweitzer

    Um corre-corre danado (Rita Lee); um espetáculo danado; uma preguiça mental danada; e uma desonestidade intelectual danada. A luz é dark! Pobre Education!

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  28. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tá faltando Historia nesse artigo.

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  29. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Uma vez assistindo uma aula houve uma discussão. Todos muito encarnados dos seus pensamentos. O professor puxou uma cadeira, sentou e pediu p q cada um dissesse o q pensava. Quando acabaram as oratorias ele se levantou e disse. Muito bem. Agora vamos a História.

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  30. SAULO SANTOS

    universidade como ante sala de partido político kkkk todos os curso de humanas viraram isso atualmente...

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  31. Helio Lobo

    Vivemos numa sociedade doente. E são vários os sintomas: redes sociais (plus: tik tok), influencers, sertanejo, funk, esportistas supervalorizados, etc. Que Deus nos acude.

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    1. Ayer Campos

      Permita-me incluir no rol maldito o colapso da credibilidade da 'mídia' convencional, como ressalta Maurício Stycer em entrevista no Youtube.