Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    O fato do chefe da divisão nazista russa ter falado a verdade sobre o falso pretexto da guerra em alto e bom som, e sair ileso, é sintomático num país em que nem se pode chamar a guerra por esse nome. Como é cozinheiro, recomenda-se passar a comprar e preparar a própria comida daqui para a frente. Não queria estar na pele dele.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    ninguém nessa terra, sobretudo, os tiranos, são para sempre. o fantasma dos fantasmas que eles forjaram sem chegam aos seus feios e enlameados calcanhares sujos de sangre de bas-tardos.

    Responda
  3. Jorge Severo

    Revolta tabajara.Só isso.

    Responda
  4. José Bernardo

    E aqueles que se apressam em dizer que foi armação da CIA deveriam pensar um pouco mais: isso mostraria uma fraqueza ainda maior de Putin ou que, pela maneira como tudo terminou, que todos participaram nela, inclusive o próprio Putin...

    Responda
  5. José Bernardo

    Um circo armado por Prigojin para deixar o cenário da guerra na Ucrânia, onde seu grupo composto por mercenários e milhares de prisioneiros russos sofreu baixas imensas? Não se sabe. Mas o que ele denunciou - a ameaça da OTAN como pretexto - já tinha ficado claro em declaração do próprio Putin dois dias antes da invasão...

    Responda
  6. MARIA F LUPORINI

    Será? Para mim os Eua (Otan) pagaram por essa "rebelião" e Putin cobriu a oferta. Só. Putin deve ficar de olho na Cia e infiltrados daqui por diante.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ficar de olho daqui por diante? Putin tem outra coisa na vida a fazer, Maria?

    2. MARIA F LUPORINI

      Coisas do Pentágono (os deuses da guerra) e da C I A.

  7. Vanderlei Nogueira

    Acredito que a especulação sobre a guerra, improcedente por sinal, tenha o propósito de aumentar a taxa de juros do país, Ursula von der Leyen, quando esteve com Lula, informou que os alimentos iriam ficar mais caros. Essa especulação interessa aos credores da dívida porque força o cidadão a investir seu dinheiro, criando uma falsa expectativa. Esta especulação faz parte do arcabouço fiscal? Maior Juros, Maior investimento e tributação

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      "Maior juros". Que faze, sr. Vander!

  8. Luiz Candido Borges

    Esta guerra pode ser um crime e uma estupidez, mas não foi iniciada sob "falsos pretextos". A OTAN, entende-se, os EUA (a Ucrânia não conta, só serve para mandar sua população para a morte) podia não pretender invadir a Rússia militarmente, mas há trinta anos promove um cerco implacável em termos militares e econômicos a fim de pô-la "nos eixos", ou seja, ser um brasilzão gelado e sem samba. O Putin conseguiu reverter esta tendência, daí ter se tornado um "ditador odioso". Há piores por aí...

    Responda
  9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Acho que está claro que ninguém está entendendo nada do que foi esse episódio, muito menos eu, é óbvio! Tudo é muito estranho, ou alguém acha normal uma tropa muito pouco armada se propor a marchar sobre Moscou e não ser prontamente repelida por caças, mísseis e artilharia? Aliás, que eu saiba, nem um único tiro foi disparado por ninguém!

    Responda
  10. orlando gomes de freitas

    Sem dúvida! Um homem "forte" autocrático , como Putin, não pode se curvar ao "traidor" àquele que se voltou contra suas ordens e sua força. Maquiavel deu a lição e Putin não aprendeu, ceder ao inimigo é fatal em um poder ditatorial, mostra que seu líder não é temido e, no caso, muito menos amado. A bola esta com o tempo, só ele dirá se houve acerto na decisão.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      "àquele que se". Estude crase sr. Gomes. Não é tão difícil assim.

    2. MARIA F LUPORINI

      Luiz, a armação foi dos Eua. Li que já sabiam com dias de antecedência. Pentágono e Cia, como fazem no mundo todo.

    3. Luiz Candido Borges

      De fato, só o tempo dirá, mas me parece que numa situação de guerra externa, não ter iniciado uma guerra interna foi uma boa saída. De qualquer forma, o líder da Wagner sempre poderá ser executado em momento mais conveniente, se bem que foi tudo tão estranho que sugere uma grande armação.