Ruy Castro > País de valentões ou de covardes? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Rotular um paÃs inteiro como “de valentões” ou “de covardes” é generalização simplista e injusta. O Brasil, assim como qualquer outro paÃs, possui uma população diversa, com diferentes caracterÃsticas e comportamentos individuais. O Brasil tem uma rica história é uma cultura que abrange uma ampla gama de valores e atitudes. Existem pessoas corajosas e destemidas no paÃs, assim como também existem aqueles que podem ser consideradas covardes. Mas os primeiros não dão Ibope. É isso!
Volta pro mundo real. Isso aqui virou um paÃs de canalhas!
Lá em Bagé, dirÃamos que somos uns Bostas!
Pelo padrão dos depoimentos de militares à CPI do 8/1, aposto na segunda opção: paÃs de covardes!!
O colunista tá precisando ler mais Rubem Braga. A borboleta amarela lhe cairia bem.
Consequência dos 4 anos do Bozo. (Abner Nazaré Cândido)
A TV Record (Igreja Universal) adora noticiar estes crimes made in Brazil, resumidos por RuiCastro. Notar ser uma tv terrivelmente cristã, de amoródio ao próximo, sempre em buscaq audiência ou dinheiro fácil. Tv Record que nunca noticia os malfeitos de seus evangélicos, principalmente polÃticos, mas sim noticia somente crimes de forma espetaculosa.
De covardes valentões. Claro que a emersão do esgoto não começou agora, mas foi muito potencializada nos últimos quatro anos. E não se pode menosprezar a influência de olavo de carvalho e discÃpulos - alguns escrevendo aqui na FSP - em sua apologia à escro tidão, para a criação dessa atmosfera deletéria.
Tem uma reportagem nessa mesma edição que retrata a falácia do pensamento de que hoje está tudo pior. Aliás esse pensamento é perene, sempre se acha que hoje está tudo pior
Constatação óbvia e ululante. Alguém ainda acredita na falaciosa cordialidade brasileira ?
bolsonaro pode perder seus direitos polÃticos. quer violência maior? tem trinta anos que o cara é contraventor, criminosos e violador de mentes...
Talvez a questão seja que os "normais", ao rés-do-chão, estejam mesmo mais abrutalhados, caro Ruy. Mas os milicos, estão mais mansos, olha que beleza? Pelo menos quando se transportam do zap, onde estão matchos, pra vida concreta, na qual parecem gatinhos aparvalhados - é, também no zap parecem meio pppaarvos. Querem górpe! Se fizerem guerra ao Brasil, nem invistam em armamento, inimigos: veste as tropas com roupa da PF Brazuca, sai todo mundo correndo! Hahahahah!
Bonaserata. Rui, só sei que nada sabemos pra buscar respostas a isto e muito mais que se esconde nos buracos do planeta. Vide o Grupo Wagner, um monte de cidadãos de bem que nunca foram colocados na parede por ONU alguma e o BlackWather americano. O mal só existe quando o bem se esconde.
Um paÃs de covardes, caro Ruy. É o que somos.
Sem a menor sombra de dúvida, nem todo bolsonarista é covarde. Mas todo covarde é bolsonarista. O herdeiro Thiago Brennand que espancava o filho, sequestrava, abusava e tatuava mulheres com sua marca,. como gado, agredia garç.ons, ria da doença fatal do cunhado e colecionava armas de grosso calibre. Sim. Esse é o Bolsonarista perfeito. Os outros são segunda linha.
Ruy, eu tento ver o outro lado e aà você pode me ajudar pela vasta experiência e conhecimento que tem com imprensa . A questão não pode ser colocada pelo lado que só notÃcia ruim vende e daà por não ser publicadas páginas e mais páginas de pessoas que fazem o bem no dia a dia. ? Afinal é muito curioso, faça o teste: pergunte para as pessoas se elas conhecem mais pessoas do bem ou do mal. Fato é que o bem, precisa "sair do armário ". Concorda?
A própria Folha sequer revela a violência praticada pelo Centrao ao orçamento da união, vÃtima preferêncial da corrupção que empobrece o paÃsÂ… A violência fÃsica é corolário da falta de Ética e Moral do atual Congresso. Quem analisa esses comportamentos e os denuncia? Não, bate-se no PresidenteÂ…
Existe um tipo de bolsominion que não é tão covarde assim. Aquele que admite que errou ao apoiar Bolsonaro e se desculpa quando necessário.
Parece que não é só no Brasil....mas faz tempo que o Brasil está assim, o volume e a velocidade de propagação da informação pode acrescentar uma percepção de aumento da insanidade
Faltaram na lista, a violência digital ou digitalizada, a violência tributária e a violência polÃtica, vide o caso da robótica em Alagoas.
O Genocida Golpista covarde espalhou ódio e rancor, alie-se isso a tradicional impunidade brasileira e chega-se ao estado de barbárie atual
De covardes, claro! É só tem pioradoÂ… já compilei notÃcias ruins, como fez o Ruy, mas não sou ele! Tomara que muitos leiam e reflitam! Mas sei que quem precisaria ler, talvez nem saiba raciocinar, quanto mais refletir.
O genial Mário de Andrade enfrentou essa pergunta quase 100 anos atrás, em um longÃnquo 1928. MacunaÃma é, desde seu tÃtulo, sobre o caráter - ou a falta de caráter - do povo brasileiro.
Dose mÃnima de bolsonarismo recebida na veia!
Eu ia fizer mas perderei meu teu primário
E esse ilustre escritor ainda fez pouco caso às vésperas da eleição de 2018 quando o genocida tinha possibilidades reais de se eleger.
Valentão e covarde são sinônimos. Valentão só agride quem não tem como se defender.
Degradação acelerada dos costumes. Não há mais respeito a nada, pudor, faz-se apologia do errado, etc. etc. Em consequência também deságua nesse terror que estamos vendo.
Quem me dera ver essa valentia ser canalizada contra a multiplicação de juros por juros. Para tentar consertar a economia, bastaria recalcular a dÃvida pública com juros somados.Mas o cara nunca quis e não está querando mexer nisso. Faltando valentão!
Caro Ruy, é a primeira vez que não consegui ler uma crônica tua até ao final. Covardia? Penso que é outra coisa: estou impaciente com noticias negativas, apesar de verdadeiras. Os 'gersons' da vida que querem levar vantagem em tudo, causam-me repulsa, incluindo a violência gratuita, banal. Que povo é este? A meia dúzia de pessoas éticas não são suficientes para fazer a revolução. Tentaram impingir-nos da "alegria de ser brasileiro", mas foi mais uma mentira. Onde é que temos que mexer? Não sei.
O mito da cordialidade do brasileiro é uma falácia.
A última eleição mostrou com que ingredientes é feita a sociedade brasileira, isso aà é o espelho que reflete essa feiúra.
Estão se revelando os covardões do PaÃs. São aqueles grandes machos das invasões de 8 de janeiro, seus mentores e patrocinadores que, ao se verem frente à Justiça arreglam e se expõem ao que sempre foram, uns herdas.
Somos um.paÃs com quase a metade da população apoiando o bolsonarismo.
Covardes, escondidos em teses loucas e sem fundamento, com invencionices para enganar incautos e desesperados, aloprados vivendo por ai, ávidos por sangue, por violência explicita, seja verbal ou fÃsica. Total negação a ciência, ao que é verdadeiro, adoração a mitos e crendices sem qualquer base.
Ainda não avaliamos direito o mal que o governo Bolsonaro fez ao PaÃs. E iremos pagar caro por isso no futuro. E já estamos nesse futuro conforme aponta o cronista.
Advinha quem , com uma vida exemplar, ajudou a implantar esse ódio no PaÃs ?
A internet e suas redes sociais precisam de regulação, pegar o que é crime e punir se nõa, não vai melhorar
Nenhum dos casos de violência citados no artigo tnham qualquer relação com a internet. Não é necessário criar novas leis, basta vetar o anonimato nas redes (o que é fácilmente realizável) e aplicar as leis já existentes.
A incitação ao ódio se exacerbou nos últimos 4 anos. A covardia passou a ser encarada como ato de coragem. A mentira virou verdade. A ciência deu lugar às crendices.
PaÃs de covardes ,frouxos e de acomodados, essa e a realidade.
É um fenômeno mundial. Já estamos no risco de uma guerra nuclear total, que pode ser a tal solução final.
O Ruy precisa ler o artigo de hoje do José Manuel Diogo. Ele pinta um paÃs diferente. Somos dois Brasis ?.
Ruy, o "ser humano" sempre se comportou como um animal, que é sua origem, de fato, mas antes de "valentões" ou "covardes", tento me perguntar e procurar a resposta para: porque vivemos um momento particularmente mais deprimente de nossa "civilização", ou seja, nas últimas décadas o que realmente aconteceu para esta desumanização que nos leva a se comportar mais como animal primitivo do que como aquilo que chamamos de civilizado?
Foram 4 anos de incitação ao ódio. Taà o resultado.
Penso que já não era muito bom antes, mas poderÃamos melhorar, claro. O terrÃvel é que piorou muito.
Somos um paÃs de expiação e prova
Covardes, certamente. Quem bate em criança, mulher, idoso, bicho nem deveria ser chamado de gente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > País de valentões ou de covardes? Voltar
Comente este texto