Equilíbrio e Saúde > Fogão a gás pode ser pior para saúde do que fumaça passiva de cigarro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Seria interessante que explicassem como a combustão de metano (gás natural) e propano (GLP), com excesso de oxigênio, sintetiza benzeno, uma molécula muito mais complexa do que as que foram queimadas. Posso aceitar que óxidos de nitrogênio (NOx) possam ser gerados na combustão, mas tenho dúvidas se as temperaturas de chama no queimador de um fogão, com o excesso de ar praticado são suficientes para tal. Com certeza aceito que um queimador mal regulado, possa gerar CO, tóxico.
Precisa descrever o ambiente de coleta: provavelmente ambientes fechados que funcionam a base de ar condicionado e aquecedor.. praticamente ninguem sabe o que é abrir janela por lá... De qualquer modo, é bom para a gente lembrar de ficar espertos no inverno e deixar as janelas abertas quando o forno e o fogão estão ligados.
Pois é, daqui em diante as indústrias vão ter de fabricar escapamentos de fogão, tendo em vista essa comprovação cientÃfica, não bastasse os de carros. Ou, vão ter de adaptar cozinhas como as de chapas de padarias, com coifas.
Voltarei a fumar, usar fogão a lenha, parar de ler FSP e NYT.
kkkkk!
Viver é perigoso, imagine na China que chega a suspender as aulas devidos os nÃveis de poluição .
Lá no tempo do onça, a revista Realidade publicou uma extensa matéria com um desses "estudos" provando que tapetes de nylon provocava câncer. Esse agora é apenas mais um a ser desmentido por outro "estudo". Se eu fosse acreditar nessa gente teria passado grande parte da minha vida sem comer ovos.
O ideal seria fazer uma pesquisa com cozinheiras profissionais que ja estiveram expostas por um longo tempo ao gas e fazer o levantamento de doencas originadas por essa exposicao..
Ao fim e ao cabo a própria existência humana e suas necessidades, reais ou adquiridas, contribuem fortemente para sua extinção.
Eu sou solteiro, fumo e bebo muito, mas não tenho fogão em casa. Vou viver cem anos? Hehehe.
Viver tanto para quê? Quem vai te amparar no Alzheimer ou com a bengala?
felizes eram os homens das cavernas ...so comiam frutas e carne crua
mas morriam com 30 anos!
Zorra, estamos lascados. Os domicÃlios brasileiros usam fogão a gás a décadas e em quase sua totalidade, tendo em vista que o fogão elétrico a indução possui custos proibitivos de consumo no Brasil. É uma situação meio que sem solução para nós brasileiros.
Alé, do quê, se falta eletricidade, o que é bastante comum, o fogão a gas ainda funciona..
O gas de cozinha norte americano e em sua maior parte constituido de metano. Infelizmente o gas GLP de botijao brasileiro e constituido de propano e butano e a sua queima produz quantidades semelhantes de benzeno. As solucoes sao ventilar preferencialmente com exaustores locais e qdo puder passar a usar fogoes eletricos
bom, fritar peixe e bacon pode?
Alô, Folha, pegar a matéria do NYT e somente jogar aqui, sem contextualizar a situação brasileira, é desserviço. O gás usado aqui é o mesmo? Faz mal? Botijão e encanado? Muito alarmismo e pouca informação.
Bom, a reportagem cita ambos os gases : Metano (CH4) e GLP : Propano (C3H8)+Butano (C4H10). Faltou explicar como geram Benzeno (C6H6) em ambientes ventilados!
Realmente, também achei um absurdo a falta de contextualização já que no Brasil a maioria dos é gás GLP ( Gás Liquefeito de Petróleo ).
O gás de lá é diferente do daqui. Não são comparáveis e não atendem à s mesmas especificações nem fÃsicas, nem quÃmicas. Esse é um problema do gás deles.
Tanto aqui como lá os gases são os mesmos : Metano (CH4) e GLP=Propano (C3H8)+Butano (C4H10). Aqui nos fogões predomina o GLP (botijões) e o Metano (só encanado).
Comentario anti-americano. O gas de cozinha norte americano e em sua maior parte constituido de metano. Infelizmente o gas GLP de botijao brasileiro e constituido de propano e butano e a sua queima produz quantidades semelhantes de benzeno. As solucoes sao ventilar preferencialmente com exaustores locais e qdo puder passar a usar fogoes eletricos
Pior são as churrasqueiras queimando carvão. Os particulados finos afetam não só os convidados como também a vizinhança.
Em resumo, não cozinhe, coma cru. Outra descoberta, ou informação não tão recente, é que 95% da poluição do Rio Tietê em SP é proveniente de esgoto doméstico.
Faz parte da transição energética descobrir convenientemente isso neste momento. Eletrificar cozinha, chuveiro e garagem associada ao aumento de energia renovável (solar, eólica, hidrelétrica, marés e geotérmica) faz parte do plano energético mundial. A parte de potenciais riscos a saude dos combustÃveis fósseis, benzeno e tals, sempre souberam, mas, a partir de agora, vão transformar isto num bicho papão.
Sim. Este é um "achado" que estimula a eletrificação. Por enquanto, a jogada é abrir a janela. Imagino que a concentração de benzeno, mesmo alarmante e superior à que recebe um fumante passivo, ainda não resultou em um monte de gente doente. Se fosse assim, já teria virado calamidade pública há tempos.
Parece que o colapso final da humanidade está assegurado, com independência das guerras atômicas. Talvez se salvem alguns ricaços, que consigam manter cozinhas bem afastadas de seu ócio e lazer... Ou talvez seja conveniente e oportuno recuperar os fogões a lenha (fora das cavernas) e as atividades de caça e coleta...
Fogão elétrico por indução.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Fogão a gás pode ser pior para saúde do que fumaça passiva de cigarro Voltar
Comente este texto