Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thiago Campos

    Achei que encontraria criticas de que a reforma não reduz os impostos indiretos ou que os impostos discutidos continuam regressivos. Mas vendo os autores e o meio de publicação lembrei que não querem saber de impostos diretos e progressivos.

    Responda
  2. Fernando Alves

    A gente começa a ler o artigo achando que é sério, lê um monte de besteira e quando chega no fim encontra nomes como Marcos Cintra e Felipe Salto. Da próxima vez a Folha podia colocar no começo, assim poupa os assinantes sérios de lerem as mentiras escritas pelas cadelinhas do Bozo

    Responda
  3. raul neto

    Esses comentaristas , simplistas e simplórios, que só sabem balbuciar: se a folha é contra eu sou a favor, são risíveis. Voltem ás suas redes sociais lacradoras e esqueçam a folha. Vocês nunca lêem nada por aqui mesmo.

    Responda
    1. raul neto

      E são tão risíveis que acham que eu gosto do bozo. Na verdade vocês são iguais aos bolsonaristas pois não entendem o que lêem.

    2. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Raul é daqueles que toca flauta ajoelhado para milicianos. Se o miliciano disser que zerda é bom vocês comem e dizem "ai que bom"

    3. Fernando Alves

      Chora mais, capacho do deus Jair

  4. raul neto

    Extremamente séria essa questão. Piorar o que já é ruim de jeito nenhum. Espero que as pessoas responsáveis leiam esse artigo com muito cuidado e atenção. O Brasil não pode falhar desta vez.

    Responda
    1. raul neto

      Você entendeu o que escrevi, Leocadia? Pelo jeito não leu.

    2. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Então me diga senhor Raul, o que o senhor sugere? Tem ideia de uma reforma tributária melhor? Poderia nos explicar?

  5. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Pelo "gabarito" dos subscritores desse "panfleto", inclusive o desmiolado Marcos Cintra e vários ex-secretários da Receita outrora envolvidos em situaçõe$ duvidosa$, podemos ficar mais tranquilos.

    Responda
  6. Graça Almeida

    Do artigo não posso opinar, muito específico, gostaria que a Folha fizesse um artigo que apontasse o efeito da reforma para os contribuintes classe média e média baixa, teremos alguma melhoria ? Pago IR parcelado , aposentada pelo INSS, com filhas e netos, com responsabilidades em pagar plano de saúde, para mãe idosa e netos, que o SUS melhore, nada posso abater, são as regras do jogo, uma tabela sem correção e os ricos saem ganhando sempre. Como fica para nós simples mortais? Não tá fácil.

    Responda
  7. Ricardo Carvalho de Barros

    Reforma tributária dá medo. No Brasil nada é tão ruim que não possa piorar.

    Responda
  8. Paulo Luizona Castagnao

    Se a Folha é contra então é bom para o povo. Folha virou um panfleto a favor du mércaduzzz

    Responda
    1. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

      Ou a Foia comprou a jovem klan

    2. Geilson Silva

      A jovem klan comprou a FSP?

  9. Andre Moraes

    Estou longe de dar uma opinião sobre o assunto, visto que não o domino, mas algo que posso afirmar, é que a Folha usa diariamente o jornal para panfletar em causa própria, dos seus donos e da turma que aluga os espaços editoriais. Mesmo que esteja falando algo que faça sentido, a perda de credibilidade é evidente. Hoje a folha serve apenas como fonte de informação fática; eu fujo das opiniões, principalmente os editoriais. As consequências de flertar com o gênero JP tem seu preço.

    Responda
  10. Marcos Medeiros

    Antigamente a Folha poderia ser levada em consideração. Atualmente, agora se acha ruim, deve ser boa.

    Responda
  11. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se a Folha entrar na campanha contra a reforma, vou começar a pensar que é boa.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Concordo plenamente.

  12. Anderson Sirio ferraz

    Folha, das piores reforma que teve no Brasil , Vc esqueceu , A reforma de previdência! Ninguem mais vai se aposentar com o que contribui, com essa palhaçada de pontos vai ter num futuro próximo, varios idosos sem emprego e salário.. essa sim for a pior das reformas já feita Cade a reformar administrativa, e a dos militares.

    Responda
  13. Maria Antonia Di Felippo

    Afinal, os muito ricos vão pagar mais? Porque a classe média baixa já começou a pagar IR.

    Responda
  14. José Roberto Franco Reis

    Não é minha praia, mas se a Folha reuniu essa turma de "especialistas" pra esculachar a reforma tributária em discussão é que tem coisa boa nela, coisa que o mercado e o financismo neoliberal que o jornal defende intransigentemente, não estão gostando.

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Digo ..leio também as entrelinhas...

    2. José Roberto Franco Reis

      Como assinante da Folha há tantos anos me dou o direito, no que diz respeito a pauta econômica ( só conferir a quantidade de vezes que o Arminio Fraga e o Marcos Mendes são convidados a se pronunciar) de considerar o dito: se a Folha critica deve ser coisa boa. Se defende, fico de sobreaviso do perigo da medida! Ps. Claro que li a matéria....mas meio também as entrelinhas....

    3. raul neto

      Porque você não lê e nao tenta entender o artigo. Muito fácil falar: se a folha é contra eu sou favor. Haja

  15. Hernandez Piras

    Everardo Maciel é um defensor mais do que conhecido do "status quo", inclusive das piores iniquidades do nosso sistema. Fernando Rezende e Marcos Afonso certamente esperavam uma melhor reforma do que os monstrengo que estão produzindo na Câmara sob "silêncio ensurdecedor" do governo.

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Jorge rachid

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Rachod, sec receita fed gov lula e dilma!

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    Edgar , edgar, porque tu nao te calas?

    Responda
    1. Edgar Alves

      Porque eu deveria me calar? Minha opinião doeu em vc? Passa uma pomada na cabeça quem sabe melhora!

  19. Edgar Alves

    Nenhum desses tributaristas tem nome suficiente pra opinar sobre o projeto, nenhum. Não reconheço aí nenhum nome de expressão e importância no direito tributário, vejo neoliberais e servidores do mercado, do atraso, da burocracia. Mais uma matéria pra dar voz ao mercado e desprestigiar um projeto que está sendo feito privilegiando os interesses do povo brasileiro, ainda que esteja abarcando interesses da elite...

    Responda
    1. Edgar Alves

      Os vira latas do mercado ficaram bravinhas kkk

    2. RONALDO F VAZ

      Ele nao se chama jose

    3. jef ferreira

      Quem tem nome é o analfa?

    4. Gilmar Maghenzani

      Alexandre não é esse o ponto e sim porque se o PIS/COFINS cair de 3,65 para 1,00% não seria bom? então pq ai diz que vai aumentar a tributação?, não dá para acreditar

    5. Alexandre Pereira

      Partindo da mesma premissa, sua opinião seria importante exatamente por quê?

  20. Carlos Fernando de Souza Braga

    Considerando que a Bolha e seus especialistas amestrados erraram todas as previsões catastróficas sobre o governo Lula até agora, está parece ser mais uma para entrar nesse grupo.

    Responda
  21. Carlos Rogerio Camargo

    Outra pergunta que não pode calar: se era tão fácil, por que não fizeram? Afinal, dirigiram a receita federal por anos nos governos anteriores? São os co-responsáveis pelo caos tributário, nunca propuseram nada, exceto o projeto da alíquota única do Cintra, “único no mundo”, tão bom que ninguém no mundo usa!

    Responda
  22. Alberto Kiess

    A reforma tributária que o Brasil precisa é de eliminação de tributos e queda nas alíquotas dos impostos existentes, nada de unificar tributos de competências distintas. Isenção de Imposto de Renda para quem recebe menos de R$6.000,00 - redução do Ipva, já que hoje, a maioria das rodovias são pedagiadas, não faz mais sentido uma alíquota alta. Redução de Icms sobre combustíveis, energia elétrica, e o fim do Iof sobre empréstimos e fim dos impostos sobre os medicamentos.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Comentários como esses mostram que administração pública não é para amadores

    2. RONALDO F VAZ

      Temer d seu candidato Bolsonaro fizeram?

    3. Alexandre Pereira

      E fim dos gatos gordos!

  23. Carlos Rogerio Camargo

    artigo tem o (único!) mérito de revelar a quem interessa o caos tributário brasileiro! Os tresloucados que governaram sob esse sistema e que, por alguma razão insondável, se beneficiam dele. Mas a Folha, o que ela ganha com isso?

    Responda
  24. carlos eduardo ferreira godoy gomes

    Vão piorar o que já é ruim.....e mais, o governo não faz sua parte e já sinalizou que vai gastar muito mais do que deve e arrecada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sinalizou onde? na terra plana?

  25. Cristiano Penteado

    Atualmente a Folha de SP é um dos piores veículos de comunicação do país.

    Responda
    1. jef ferreira

      E porque vc continua assinante ?

  26. Dario Lima

    O texto torna-se não cível quando os autores dizem, "a imensa maioria dos contribuintes são contra a PEC", 90% dos bolsonaristas não leem nada e o restante da população está nas mãos de economistas (cuja profissão é o erro) bolsonaristas, terrivelmente liberais, os únicos que têm esse espaço na folha, e que defendem os ricos, sejam eles pessoas físicas, jurídicas ou estados como São Paulo, governado por um milico de extrema direita.

    Responda
    1. Karina Akemi

      Engraçado que em uma hora dessa a folha que se diz plural fecha o debate. Tantos assuntos ela coloca especialistas sim e não. E na economia? Não.

  27. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Esperar tributação diminuir com esse congresso individualista e fanfarreiro é muita ilusão. Quanto maior e complicada a carga tributária, melhor para quem só pensa em se arrumar e assim continuaremos andando como tartaruga.

    Responda
  28. Antonio Pimentel Pereira

    Sem perdas não existe reforma tributária, o icms do jeito q está só produz aberraçôes, estados e municipios produtores cm mt dinheiro e outro cm nada. Daí imagine cm são distribuidas as receitas de icms, 25% gasta cm educação, 15% cm saúde, veja quanto os produtores tem e os consumidores dispõe, mt pouco, ou ajusta isso, o jamais teremos integração nacional

    Responda
  29. José Bueno

    Podemos aguardar a próxima manchete sobre o assunto, afirmando com opiniões de tributaristas convenientemente escolhidos que consideram que " esta Proposta de Reforma Tributária é das melhores da História do Brasil" ?

    Responda
  30. José Cardoso

    Que torpedo! Porém acho que na ânsia de criticar, faltou detalhar alguns argumentos. Por que seria possível tributar no destino o atual ICMS apenas mexendo em alíquotas?

    Responda
  31. José Bueno

    Vai restar aos comentaristas, dentro dos limites impostos aqui pela folha, a manifestação do contraditório deste espaçoso e destacado texto?

    Responda
  32. José Bueno

    Vai restar aos comentaristas, dentro dos limites impostos aqui pela folha, a manifestação do contraditório deste espaçoso e destacado texto?

    Responda
  33. Vilarino Escobar da Costa

    É a turna do contra ! Tipo a hiena Hardy !

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Isso mesmo, os pessimista de plantão, tudo é ruim e tudo será ruim.