Hélio Schwartsman > Bolsonaro inelegível é a democracia se defendendo de ataques Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    No início do texto o Hélio deu uma derrapadinha, mas no final foi brilhante! Todos os abusos de poder devem ser penalizados! Como já dizia o ex ministro inglês: "A democracia é o pior regime, exceto todos os demais"

    Responda
  2. Alison Sales

    É inacreditável a capacidade do Hélio de escrever alucinações! Chega ser ficcional as bobagens que esse homem publica aqui. Eu feito um tonto e ainda perco meu precioso tempo lendo. "Privar a extrema-direita do jogo eleitoral", é cada uma que a Folha diz que só serve mesmo para alimentar um grande banco de anedotas.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "Privar a extrema-direita do jogo eleitoral", é cada uma que a Folha diz que..." Você acabou de dizer da capacidade do Hélio de escrever aqui, que negócio é esse de dizer que "a Folha diz que.."? O artigo está assinado, criatura, não é a opinião da Folha.

  3. José Cardoso

    Numa metáfora futebolista, poderíamos dizer que ele recebeu cartão vermelho por reclamação. Reclamou demais e acintosamente. Está certo que não fez nenhuma falta violenta, não censurou a imprensa, nem cassou ou prendeu deputados. Mas o juiz é o dono absoluto do espetáculo como diria um antigo locutor de rádio.

    Responda
    1. José Cardoso

      Jove, a mentira poderia basear um processo de impeachment, como aconteceu com o Nixon, e (quase) com o Clinton. Mas não um processo jurídico. A mentira só é criminalizada no contexto de um processo, como falso testemunho, o que não foi o caso.

    2. Jove Bernardes

      Não diga que Aka Bolsonaro recebeu cartão vermelho por reclamação. Foi por mentir sobre urnas e processo eleitoral como Presidente da República. Ele mentiu reiteradamente, e sabia que mentia, tanto que sempre foi cobrado das provas do que dizia e nunca as apresentou - e isso nunca o impediu de repetir as mesmas mentiras ao longo de 4 anos. Até fazer o que fez em agosto do ano passado perante os embaixadores, mas aí foi demais. Que reclamação o quê.

  4. João Alberto Moreeuw

    Se tivéssemos uma democracia consolidada, já teríamos expurgado essa aberração à muito mais tempo.

    Responda
  5. João Alberto Moreeuw

    Se tivéssemos uma democracia consolidada, já teríamos expurgado essa aberração à muito mais tempo.

    Responda
  6. José Bernardo

    Algo contraditório, Hélio, evocar problemas na decisão do TSE para em seguida reconhecer que não houve. Há situações em que ponderações como exercício filosófico são desnecessárias, e nas quais a evidência dos fatos se impõe de forma direta, solar; o caso julgado ontem me parece uma delas.

    Responda
  7. adenor Dias

    Seis anos continuo de sucesso para Bolsonaro! De 2014 pra cá, não passa um dia sem que falamos de Bolsonaro. Elegível, ou inelegível, o sujeito terá essa marca. Merece um Ocar...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Da empulhação, mentira e preguiça. Cinismo, ironia e falta de empatia.

  8. André Silva de Oliveira

    Hélio, a democracia - e, aqui, me escoro em Karl Popper - ainda não criou salvaguardas capazes de protegê-la sempre contra ataques que desejam erodi-la. O caso é que Justiça pressupõe tratamento equitativo. Quando Lula afirma que o impeachment de Dilma foi golpe, não deveria ser igualmente sancionado pelo Judiciário? Tratamento assimétrico é algo intolerável.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Impedimento parlamentar, não judiciário.

    2. Galdino Formiga

      mpedimento parlamentar, não judiciário.

    3. silvia ramos

      A assimetria está em que, mesmo?

    4. silvia ramos

      Onde está o "abuso do poder político" na constatação de que foi golpe? Desde 2014, as articulações de Cunha e quadrilha cheiravam a golpe. Lula não ocupava cargo nenhum, depois estava preso, e sempre falou no golpe parlamentar, mais tarde destrinchado em detalhes por matérias investigativas. Onde está a assimetria?

  9. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Deve a democracia tolerar partidos neonazistas? Até onde vai a liberdade de expressão? Posso dizer o que quiser, sem ser responsabilizado pelo que digo? Pode a democracia tolerar quem deseja extingui-la? Bolsonaro plantou e colheu. Nada mais e nada menos.

    Responda
  10. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Deve a democracia tolerar partidos neonazistas? Até onde vai a liberdade de expressão? Posso dizer o que quiser, sem ser responsabilizado pelo que digo? Pode a democracia tolerar quem deseja extingui-la? Bolsonaro plantou e colheu. Nada mais e nada menos.

    Responda
  11. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Deve a democracia tolerar partidos neonazistas? Até onde vai a liberdade de expressão? Posso dizer o que quiser, sem ser responsabilizado pelo que digo? Pode a democracia tolerar quem deseja extingui-la? Bolsonaro plantou e colheu. Nada mais e nada menos.

    Responda
  12. Hernandez Piras

    Artigo impecável. Parabéns ao autor!

    Responda
  13. Mozart Cabral

    O autor desta matéria nos deu a entender que todos os grupos existentes na democracia deveriam participar das eleições e que o TSE cortou esta possibilidade ao punir o ex-presidente por abuso de poder político e levantar dúvidas, sem provas, sobre o nosso sistema eleitoral eletrônico na reunião com embaixadores estrangeiros. Ora, seguindo esta linha de raciocínio deveríamos aceitar um partido que defendesse políticas racistas, antissemitas, Hélio, sob pena de sermos antidemocráticos?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      O partido não foi penalizado.

  14. Marcio Francisco Colombo

    Hélio Schwartsman enrolando a lógica. Quem diria!?

    Responda
  15. Paulo Rivail Andrade Andrade

    Segundo disse o paladino da democracia ( para seus seguidores), o conceito de democracia é relativo, maspra ele a imprensa faz vista grossa

    Responda
    1. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Cada cidadão deveria ser... para que não apareçam golpistas à sua porta... estelionatários, oportunistas com enredos mirabolantes manipulando sua imaginação histéril...

    2. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Eu sou o paladino da democracia...

  16. Rodolpho Oliveira

    Péssimo artigo! Não entendi se o autor defende que na democracia todos os grupos devem ter voz ou se as vozes contra a democracia não podem existir. Eu acho que é lógico que a democracia não é um estado onde tudo pode, inclusive defender o que ela diz que é crime! E tudo isso sob o pretexto da liberdade de expressão.. mas para expressar o quê? Crimes pode? Defender pedofilia pode? Tráfico? Não pode! Cadeia neles...

    Responda
  17. rosana gaio

    Tá mto barato. Um servidor público. Que fez de tudo para atrapalhar a vida do povo brasileiro. Até 700 mil vítimas do covid. Pq não usou máscara, aglomerou, negou vacina. Tá mto barato.

    Responda
  18. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    É tão simples... alguém é capaz de negar o que se passou desde que essa figura grotesca (tentou ser um Dr. Mabuse, ou sua caricatura, se isso é possível) assumiu o poder... parecia já um peru de véspera... o pior é que durou quatro anos....

    Responda
  19. Pedro Cardoso da Costa

    Um dos males na formação moral no Brasil, especialmente no Judiciário e na mídia, seria utilizar-se de conceitos iguais para atos diversos; e tratamento desigual para atos iguais, dependendo da conveniência e da popularidade dos envolvidos de época. O vai é volta da prisão após condenação em segunda instância é só um exemplo. Uma "desdenúncia" criminal recente é outro. Corrigir isso seria um avanço. Tempo ao tempo...

    Responda
    1. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      Nesse caso a pena é plenamente justificável...

  20. Vilson Gouveia

    Eu pensava que Democracia era uma decisão do povo.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Líderes populistas adoram dizer que defendem todo o povo, uma fórmula perfeita para o crescente autoritarismo, uma vez que não há povo com uma só vontade, mas um turbilhão de preferências entre os indivíduos que votam.

    2. Antonio Henrique Sampaio Garcia

      É.... do povo que não o elegeu... maior e mais honesto....

  21. Lourival Vieira

    Deveria ter sido proibido de qualquer manifestação política, apoiar alguém, deveria ter sido condenado ao ostracismo perpétuao pra que nunca mais se visse aquela cara horrorosa. Decisão melhor teria obrigado a ir morar no Bangú xx.

    Responda
  22. JOAO MORENO

    Ao contrário: é um violento ataque à democracia. Bolsonaro sempre foi um democrata. Não há democracia nesses tribunais. Gilmar Mendes confessou: o STF atrapalhou o Governo Bolsonaro. São juízes que atuam com extremo ódio ao Bolsonaro. Vou deixar uma pergunta: e o Carlos Luppi?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Bolsonaro, sempre democrata?! Você já ouviu algum discurso dele? A vida toda só exaltou autocratas e práticas opressivas, como a tortura. Que democracia admite a tortura? Quanto ao "atrapalhar o governo", se você fosse de fato um democrata, saberia que os três poderes "devem limitar-se entre si" e limitar os atos despóticos do Presidente foi o que fez a Justiça.

  23. Wilton silva

    Bom dia estamos juntos capitao

    Responda
    1. Francisco do Amaral Menezes

      Em breve estarão sozinhos!

  24. João Marino Delize

    Não havia como Bolsonaro não perder sseus direitos políticos: Atacu o Supremo Tribunal Eleitoral; Atacacou o sistema de votação, um dos mais confiáveis do mundo; Atacou a democracia brasileira, querendo impor uma ditadura, envolvendo parte das forças armadas. Se ficar só nisso, ainda está muito bom pra ele. Se fosse da esquerda já estaava preso.

    Responda
  25. Décio Ceballos

    Melhor que punições como essa fossem desnecessárias. Impossível, devido aos crimes cometidos. A atuação golpista foi horrorosa e persistente, não entenderam isso pessoas muito alheias e desinformadas, ou também golpistas. Culminou com o envolvimento de comparsas, quadrilhas, planos de golpes, o evento nefasto de oito de janeiro. O que mais? Não vejo como isso não avançar para a esfera penal e novas condenações.

    Responda
  26. Francisco Paulo Almeida

    Próxima parada papuda ou bangu 8

    Responda
  27. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Xandão, devemos muuito a vc.

    Responda
  28. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Um a ni mal que ri de doentes, merece o que?

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Prisão perpétua.

  29. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Rio de doentes de covid. Nojento. Animal. Agora ria de novo, numa cela.

    Responda
  30. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Feriado Dia da Democracia.

    Responda
  31. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Next step: jail

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Coreia do Norte seria a Disneylândia para ele.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Ou férias na Coreia do Norte. Ou Sibéria

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.