Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vicente de Oliveira Sampaio

    Nunca achei o consumo de pimenta uma prova de masculinidade. Aliás, quem afirma isso deve consultar um psiquiatra. Sempre consumi as pimentas que eu mesmo preparo. Conservadas em cachaça de qualidade, elas possuem um ardor suave, que não mascaram o sabor da comida, pelo contrário, acentuam. Buenas!..

    Responda
  2. Ricardo Thomazine

    caro Marcão, "ardencia no regaço", não significa no Fiofó. Nos dicionários regaço tem outro sentido: a ver: 1. Parte do corpo entre a cintura e os joelhos, na posição sentada; COLO 2. Dobra formada por vestido ou avental levantado à frente. 3. Fig. Meio, interior: no regaço das colinas. 4. Fig. Lugar onde se repousa, se descansa, se acha abrigo

    Responda
  3. raul neto

    Eu era assim. Gostava de desafiar os outros para competir quem aguentava a pimenta mais picante. Agora amadureci e como pimentas normais, que somente realçam o sabor dos pratos. Esses últimos 4 anos me ensinaram o quão é importante ter educação e comedimento.

    Responda
  4. Pedro Nascimento

    Concordo completamente! Olha que sou de Salvador, mas sempre achei que pimenta em excesso é capaz de estragar até mesmo o melhor prato... simplesmente, tem prato que não pede pimenta. A ligação com a masculinidade de porcelana faz todo o sentido, rs.

    Responda
  5. Luis Gomes

    Este macho não sou, nem quero sentir cheiro de pimenta. Serve apenas para mascarar o sabor dos alimentos, nada mais e de quebra sangrar o fiofó. Quanta insanidade.

    Responda
  6. ROSANGELA SILVESTRIN

    Ótima crônica. Parabéns.

    Responda
  7. Daverson Furlan

    Regaço não é o que foi colocado no texto

    Responda
  8. ISAIAS DA SILVA

    Para aqueles do interior, quem nunca se meteu numa competição de pimenta e terminou com a boca aberta na torneira idem? Mano, como pode o ser humano não ter sido extinto fazendo tanta besteira?

    Responda
  9. Ricardo Sá Miranda

    Conheço um político que de tanto apimentar a vida dos brasileiros acabou inelegível.

    Responda
  10. Anna Amélia Meule

    na mesma categoria das comidas que evocam a masculinidade frágil entra o tal do mal dito churrasco. homem vegetariano é tachado de fraco, sofre ataques homofóbicos, etc etc

    Responda
    1. filipe moura lima

      verdade

  11. Cleomar Ribeiro

    ... PImenta é bom demaish!!!... Mal posso esperar para ir no mercado e comprar umas malaguetas, vermelhas e verdes!!!... eu coloco no freezer e as mantenho lá antes antes do preparo da comida!!!... pego umas cinco, seis, uma colher de suco de limão ou vinagre, uma pitada de sal e trituro no pilãozinho de alho.MMm, mas fica bão,sô!!!... eu boto num cantinho do prato em cima do arroz vizinho da porção de feijão cozido com pouco sal, e coloco um bifão, alho e óleo, e uma salada de tomate e cebola

    Responda
  12. Renato Pinto de Almeida Junior

    Depois houve arrasta-pé/ O forró tava esquentando/ O sanfoneiro então me disse/ Tem gente aí que tá dançando soluçando/ Procurei pra ver quem era/ Pois não era Benta/ Que inda estava reclamando?/ Ai, ai, ai seu Malaquia/ Ai, ai, você disse que não ardia/ Ai, ai, que tá bom eu sei que tá/ Ai, ai, mas tá fazendo uma arrelia/ Dominguinhos

    Responda
  13. Joao Pinheiro

    Eu gosto de pimenta. Mas não me exibo ao comer pimenta, nem participo de desafios. Apenas gosto, só isso. E as consumo como qualquer outro tempero.

    Responda
  14. joão moreira

    Não sei sobre pimenta porque não lha gosto. Mas como símbolo de virilidade para os que precisam deste tipo de compensação, nada se compara a uma camionete de cabine dupla. É só olhar para a cara dos seus donos.

    Responda
  15. Teresa Cardoso

    Pimenta é pra quem não quer sentir o sabor dos alimentos.

    Responda
    1. Maria Teresa Meirelles Leite

      Xará, concordo com você. Pimenta combina com alguns alimentos, não todos. Fico irritada com meu marido colocando pimenta em tudo tudo tudo que eu faço mesmo antes de experimentar. Acho falta de educação. Ou eu devo ser uma péssima cozinheira.. hahah

  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tenho várias de pimenta, tive que aprender sofrendo.

    Responda
  17. Vito Algirdas Sukys

    Gosto de pimentas mas a dedo de moça está de bom tamanho para mim. Podemos descrever o ardor da capsaicina de fora e de dentro. De fora o rubor, a sudorese e a inquietação. De dentro, como algo quântico, como as bombas de Hiroshima e Nagasaki que aniquilaram duzentos mil seres humanos, homens, mulheres e crianças em fração de segundo. Ondas fantasmagóricas de ardor.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ótima descrição. Só faltou contar a saída. Também dá assunto ...

    2. Vito Algirdas Sukys

      Com o tempo, essas ondas intensas de calor e ardência internas se dispersam no espaço interior do nosso corpo e no tempo. Para alguns, uma eternidade; para outros o alívio vem com a ingestão de enormes quantidades de água. Uma explosão nuclear interna.

  18. Francisco do Amaral Menezes

    "mon dieu", fazia anos que não usava esta expressão, mas apenas não me contive... Cozinha Bruta é coluna fantástica. Marcão, nesta você foi preciso no alvo! Entenda quem puder!

    Responda