Reinaldo José Lopes > Clima, QI e outras bobagens racistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luciano Ferreira Gabriel

    1.5. O grande acerto do artigo é a crítica em relação à políticos que repetem preconceitos tolos. Entretanto, há uma série de equívocos em vários pontos na argumentação. As desigualdades de riqueza entre os estados/nações/grupos étnicos/religiosos (i.e., muçulmanos, católicos, índios tupis, judeus asquenazes, incas e seus descentes) persistem (e vão persistir) por fatores como geografia (onde entra o clima), os tipos de instituições locais, cultura e o tipo de diversidade populacional (*),

    Responda
  2. Luciano Ferreira Gabriel

    2.5 ou ainda as chamadas biogeographical endowments (Galor, 2011). Para a elite do conhecimento florescer precisou-se de uma revolução agrícola que também dependia do clima e de progresso técnico (fatores que não são contingentes). Ademais, e.g., em recém-nascido 87% das calorias ingeridas são consumidas pelo cérebro. Parasitoses, diarreias, e (não somente subnutrição) prejudicam o desenvolvimento cognitivo desde tenra idade.

    Responda
  3. Luciano Ferreira Gabriel

    3.5 Por isso a evidência empírica aponta que o QI é mais alto nas regiões em que o inverno é mais frio (onde há menos parasitoses) e porque, nos países pobres, os valores médios do QI são mais baixos (onde há mais parasitoses). Logo, seu ponto 4) está equivocado, educação, etc, per se, não são condições suficientes (apesar de necessárias) para o catching up cognitivo. Ademais, há gaps para diferentes agrupamentos de coortes mesmo com o Efeito Flynn.

    Responda
  4. Luciano Ferreira Gabriel

    4.5. Os argumentos 1), 2) e 3) da síntese são mais problemáticos ainda quando vistos à luz do livro de Oded Galor, Unified Growth Theory (principalmente), ou ainda Daron Acemoglu (Why nations fail). Isso porque não há nada de contingente no fato da Revolução Industrial (RI) ter ocorrido na Inglaterra (e.g), mesmo a despeito de terem existido antes civilizações relativamente avançadas em outros períodos.

    Responda
  5. Luciano Ferreira Gabriel

    5.5. A RI foi um salto depois de 300 mil anos de estagnação malthusiana, onde (*) teve influência determinante. Portanto o desenvolvimento não é contingente, apesar dos atores envolvidos não terem consciência plena dos seus atos ao longo de todo o processo de evolução em um sistema altamente complexo. Por fim, informo que não me interesso pela opinião de outros leitores do jornal.

    Responda
  6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Muitagente desse naipe manda no Brasil. Especialmente em cargos públicos e Na justiça.

    Responda
  7. Geraldo Junior

    O QI é um dado muito importante sim, seja individualmente, seja como grupo populacional, Há uma correlação direta entre países desenvolvidos e alto QI. Infelizmente o dos Africanos é o mais baixo como grupo populacional. A indignação do jornalista não desfaz a realidade.

    Responda
    1. Felipe dos Santos Gomes

      Credo, como é assustador ler esse tipo de reação gratuitamente racista… Esse texto do Reinaldo José Lopes deveria provocar outro tipo de reação, como a nos lembrar que não se deveria admitir que gente não tenha alimentação decente, saneamento básico e educação mínima.

  8. jose prado

    Pega um sujeito desses e põe prá cavar valeta a temperatura de 40 graus e sol a pino! Por essa lógica, americanos e franceses são molengas! Cambodja e Vietnã provaram isso!

    Responda
  9. Diva Negri

    Que texto lindo, triste e verdadeiro! Aliás, os grosseiros e seus ventres impúdicos, construíram essa mesquita maravilhosa, como escravos.

    Responda
  10. Flavio Colker

    As nações em torno do Mediterraneo, de gente "escura", criaram o que se chama "cultura ocidental" enquanto os povos do norte invadiam uns aos outros em busca do que comer. Na Africa, os egipcios fizeram obras de engenharia que até hoje desafiam nossa capacidade de compreensão. O Mali foi um grande imperio assim como os fenicios, no norte da Africa, dominavam tecnica contabil. A Historia é essa e não a versão no twitter, contada por ignorantes de quinta categoria e seguida por i.m b. cy s.

    Responda
  11. Alexandre Gonzalez Takahashi

    Reinaldo, muito inacreditável ainda termos que discutir essas bobagens, porém, necessário. Infelizmente, como disse outro leitor, trata-se de um monte de obviedades que precisam ser ditas. Felizmente temos um ministro de grande envergadura moral e intelectual para levar quem propaga essas inverdades para a esfera criminal.

    Responda
  12. Luciana Vieira

    Quanta obviedade ...

    Responda
  13. Berenice Gaspar de Gouveia

    Completamente de acordo. Racista e eugenista. Goebels e Mengele estariam ex êxtase com a tese do deputado

    Responda
  14. Andre Pessoa

    Maravilhoso!

    Responda
  15. Elvis Pfutzenreuter

    Diz-se mesmo que um motor do Efeito Flynn foi a miscigenação.

    Responda
  16. Marcelo Innecco

    O clima influencia a alimentação. E a alimentação influencia o comportamento. Ambos, alimentação e comportamento são variáveis passíveis de combinações e variantes que vão bem além das 4 estações do ano, já que há também para toda estação os momentos de transição que antecedem e que sucedem cada início de estação do ano. A economia pode ser auxiliada na manutenção de alimentos, quando mais frio, por exemplo.

    Responda
  17. Carla C Oliveira

    Falou e disse, Reinaldo.

    Responda
  18. José Cardoso

    É verdade que o clima quente dá aquela leseira. Mas a invenção do ar condicionado mudou tudo. O pessoal que trabalha nos escritórios de Singapura pouco sente o clima quente e úmido local. É um país rico praticamente na linha do equador.

    Responda
  19. Vanderlei Nogueira

    Todos os seres humanos têm a mesma disponibilidade para a inteligência, psiquiatras antigos diziam que o córtex das mulheres eram menores, portanto...

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Viveram sob tutela até a década de 60

  20. Vanderlei Nogueira

    O clima determina a raça e a tecnologia

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Motivação

    2. Vanderlei Nogueira

      Quem tem a melhor tecnologia tem a maior inteligência ?

  21. eli moura

    A classe média baixa é consumidora de análises sintéticas sem qualidade, é como ir a uma feira de produtos importados e baratos. Topico pensamento binário, isto é laranja boa, aquela estragada. Adjetiva se com rótulo e ponto final. Para nao deixar duvidas associam com valores fortes como religiosos. Desta forma formamos um país atrasado e sem capacidade de analisar. O bolsonarismo tem está raiz e eh mais forte no embranquecido sul do país.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Bolsonarismo é crime. Quem segue essas "ideias" deve sentar no banco dos reus por apologia ao racismo, tortura e assassinato.

    2. Joel Domingos

      Para quem se considera parte de uma elite intelectual por não acreditar em Deus, é puro preconceito associar atraso intelectual a fortes valores religiosos. Os maiores avanços na matemática surgiram de povos muçulmanos. No séc. IX, Muhammad ibn Mks al-Khwarizmi produziu tabelas precisas de senos e cossenos e a primeira tabela de tangentes. Também foi pioneiro na trigonometria esférica. Sem falar de Sir Isaac Newton, pai da Teoria Mecanicista do Universo, que era extremamente religioso.

  22. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Artigo maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso e maravilhoso. Obrigada por dizer o que precisa ser dito tão bem.

    Responda
  23. Maria Lopes

    Posso assinar em baixo? Falando nesse Gustavo Gayer, seria insulto aos cavernícolas qualifica-lo como tal? Fica o desejo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.