Bruno Gualano > Alimentos ultraprocessados do bem? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Num país com milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, esse texto não diz a com a. As gôndolas de supermercados gritam que o grosso da população brasileira empobreceu pesado.

    Responda
  2. Davi Mello

    Chocolate 90% não é ultraprocessado. É processado somente.

    Responda
  3. Michel Marques

    Sempre achei estranho o guia colocar na mesma categoria que as bolachas recheadas pão de forma integral e iogurte natural. Também achei mambembe a justificativa deste texto para essas incongruências.

    Responda
  4. Michael A

    Só mesmo a turma jurássica esquerdinha-paz-e-amor da Folha pra usar o termo "estadunidense" numa matéria. Fala sério.

    Responda
    1. Michael A

      Bla-bla-bla. Sabia que a petr@lhada raivosa e a esquerda nacionalista xenófoba antediluviana viria zurrar indignada aqui. Mesmo que o autor fosse ganhador do Nobel(impossível, pq ao contrário da Argentina que tem 5, o Brasil dá 'portentosa' USP não tem NENHUM ), quem usa o termo 'estadudinesense' passa atentado de antiamericanismo infantil, SIM. PS. Votei(de nariz tampado) no Lul@rápio no 2o turno, pq o outro celerad0 tava ameaçando a Democracia.

    2. filipe nascimento

      Disse um determinado ex-presidente que os livros educativos tem letras demais. Não vou desconfiar de um pesquisador da melhor universidade da América Latina.

    3. Francisco Filho

      Só mesmo um bozominion cabeça quente da semana difícil pra ler um texto como esse e destacar uma palavra solta em vez do conteúdo. Fala sério.

    4. Nelson Franco Jobim

      É usado em espanhol e mais correto do que norte-americano. A Folha dá liberdade a quem escreve. Jurássico é o fascismo.

    5. Marcus Machado

      Michaela, o autor do texto é médico e professor na Faculdade de Medicina da USP, melhor iniversidadade do Brasil. É uma pessoa culta e usa o vocabulário da língua portuguesa. Qual é teu problema? Nem deves saber a diferença entre esquerda e direita. Deixa teu rancor, que te faz escrever bobagem.

  5. HELENA TRINDADE

    O problema não seriam os conservantes?!

    Responda
  6. Luís Santana

    Comida saudável para todos, sim, concordo. Mas um Chokito de vez em quando também é bom.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Com leite condensado, caramelizado, flocos crocantes e chocolate Nestlé?

  7. Eberson Theodoro

    O texto cita os pães integrais. Porém eu os evito pelo enorme número de aditivos químicos. Eu não sou nutricionista, mas não acho que pães integrais industrializados sejam saudáveis.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Os verdadeiros pães integrais são artesanais.

  8. Claudio Messias

    Considero relevante que as pesquisas de monitoramento sobre consumo de alimentos contemplem não somente a população urbana, dos centros, mas, também, a população da zona rural. A agricultura/pecuária familiar propicia uma dieta próxima do que esses estudos consideram ideal, ainda que cada vez mais as famílias rurais levem para a mesa os industrializados. Mensurar o perfil de consumo de uma família urbana e uma família rural, nesse aspecto, contribuiria para variáveis que expandiriam o debate.

    Responda
    1. Flavia Sá

      Idéia bem interessante! De fato, traria luz ao debate de quão melhor era a dieta de nossos avós.

  9. Fatima Marinho

    Finalmente um texto interessante com informações relevantes. A população brasileira ainda consome mais comida fresca que industrializada, mas isso está mudando rápido e com essas mudanças crescem as doenças crônicas, especialmente o câncer e o diabetes. Combater o consumo de alimentos ultraprocessados e promover alimentação saudável vai reduzir doenças e o gasto do SUS, ou não haverá dinheiro que pague o tratamento de milhões de pessoas com câncer e diabetes, doenças extremamente caras.

    Responda
  10. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Gostei. Sempre achei estranho iogurte na lista, em artigos vilificando os ultraprocessados.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.