Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cássio Antônio Leardini

    Em 2024 poderemos ter o primeiro cientista brasileiro a viajar para o espaço (ISS), com a missão de realizar experimentos na área de neurociência. Ótima notícia, pois nosso último astronauta virou vendedor de travesseiros e se elegeu senador por SP, graças ao eleitorado mais alienado do país.

    Responda
  2. Ernesto Dias Junior

    Esse pelo menos vai ter alguma coisa de útil pra fazer lá.

    Responda
  3. Jose Feliciano

    O Brasil está de parabéns por este cientista o qual conheço pessoalmente. Trata-se de um pesquisador de primeira grandeza. Que orgulho, coisa nossa mas que para chegar aonde chegou, recebeu incentivo e apoio do governo americano.

    Responda
  4. Fabio Almeida

    Ele ainda não consta das relações de futuras expedições à Estação Espacial. Possivelmente é uma cooperação em andamento da Universidade com uma missão civil da SpaceX, que tem seu valor. Outra possibilidade é a Agência Espacial Brasileira estar negociando esse assento de acesso ao espaço, como foi feito em 2006. É mais remota, tendo em vista não ter havido chamamento público para cientistas e pesquisadores.

    Responda
  5. Flávio Fernandes Marinho

    Cuidado para não virar Astrobozzo.

    Responda
  6. Ricardo Lobo

    Poderiam, para que aprenda a importância da ciência, amarrar o inelegível do lado de fora do foguete e dar uma voltinha com ele por lá.

    Responda
  7. Décio Ceballos

    O primeiro custou uma fortuna. O segundo não, aproveitou um concurso pessoal. Seria muito bom saber como foi a seleção desse cientista, e se tiver dinheiro nosso apresentar a expectativa de impactos dos experimentos. Importante que o Brasil se envolva com exploração espacial, mas assim como o mundo, perde tempo com a estação espacial e falácias com experimentos em micro gravidade.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Em mais alguns anos o "Monumento ao Desperdício - ISS" será desativado. Uma boa ideia seria a NASA promover um Leilão para algum uso industrial ou científico. Poderia demonstrar o quanto vale? Certamente vão fazer um review científico dos resultados. Aguardemos.

    2. Décio Ceballos

      Tudo uma questão de apostas. Mas os gastos com a ISS, ônibus espaciais etc. foram imensos. Já poderíamos ter uma base, talvez, um vilarejo na Lua com esses recursos. Comparados com o Telescópio Hubble entre outros, sim, os resultados foram insignificantes. Se valer a régua de prêmios nobéis, cadê alguma pesquisa que tenha se aproximado? Resultado industrial? Cadê a fábrica de nanotecnologia implantada no espaço ou, ao menos, considerada?

    3. Ivan Bastos

      Quanto ao custo, ok, pode estar até certo. Mas falácias com microgravidade? De que você está falando?

    4. Paolo Pugno

      Para dizer que se "perde tempo", o amigo certamente não está bem informado a respeito das pesquisas realizadas em ambiente de microgravidade a bordo da Estação Espacial Internacional. Procure informar-se melhor e tenho certeza de que mudará de opinião.

  8. Joao Pinheiro

    Os dois primeiros brasileiros que foram ao espaço eram apenas turistas espaciais.

    Responda