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  1. Alvaro Neder

    O professor é claramente obcecado pela ideologia neoliberal. Baseou suas considerações em pesquisa em outro país desconsiderando as muitas especificidades brasileiras. Mesmo no campo neoliberal defende-se a formação de profissionais com espírito crítico. Formar mão de obra passiva, que é o que o professor defende, vai formar legiões de desempregados. O aluno que não é despertado para uma visão crítica da sociedade vê claramente que não tem chance na disputa por carreiras de ponta e...

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    1. Daniel Nunes

      Esse tipo de pensamento vem da crítica da crítica da miséria, e acha que vai salvar o mundo. Vai vendo...

    2. Alvaro Neder

      Pratico a formação para o trabalho como princípio educativo. Isso é formar o futuro profissional para atuar no mundo do trabalho, mas a partir de uma formação crítica. Essas duas formações devem ser interdependentes, e não uma anular a outra.

    3. Alvaro Neder

      vai em busca do que pode conseguir.

  2. Aloysio Portugal Maia Saliba

    Fui professor da UFMG por sete anos, nos quais tentei conectar academia e mercado. Além do preconceito de muitos colegas, que consideram essa conexão uma coisa medíocre, a própria universidade não mostra interesse, pois cria dificuldades o tempo todo. Com muita tristeza, joguei a toalha e pedi exoneração, pois comecei a adoecer. Precisamos de uma reforma das carreiras de curso superior.

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    1. Valter Luiz Peluque

      Precisamos de uma reforma nos conceitos de sociedade capitalista, pensar a educação como ampliação da cultura, não de bitolamento técnico para o mercado. Academia deveria ser para desenvolvimento do pensamento crítico, da pesquisa científica. O mercado forma o que vemos, gente inculta que quer ganhar o máximo.

  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "É fundamental que as instituições de ensino e especialmente os professores estejam cientes das áreas em que os alunos encontram dificuldades" Enquanto os "jestores" (sick) das instituições de ensino superior privadas estiverem interessados em agradar ao cliente e encher os professores de burocracia, escrever um texto como este é tão útil quanto um pequi roído.

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  4. José Cardoso

    O fato é que a maioria dos alunos de cursos superiores não tem talento acadêmico, e são torturados tendo que entender termodinâmica, derivadas parciais ou mecânica dos fluidos. Muitos sabem que depois de formados vão gerenciar fábricas onde o que conta é a capacidade de gerenciamento de pessoas e a habilidade em fazer planilhas. Como há excesso de formados, as empresas se dão ao luxo de exigir curso superior. Mas a maior parte do que lá é ensinado é rapidamente esquecido poucos anos depois.

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  5. ricardo fernandes

    Os professores precisam Mudar seus métodos de ensino para atrair a presença de estudantes. Desde o século XIX se fala sobre isso

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  6. Valter Luiz Peluque

    Indiscutível a pertinência do tema. Entretanto, parece que estudos se concentram na questão da preparação técnica para o trabalho . Talvez aí mesmo resida o problema, pois a vida profissional tem se tornado desinteressante aos jovens. A falta de perspectivas justamente vem das mudanças tecnológicas continuas, ensejando cada vez mais recursos de IA em detrimento da inteligência humana. Enquanto o ópio digital vai roendo as mentes, a juventude engorda e se perde no tédio da sua insuficiência.

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  7. Henrique Marinho

    Sou professor de engenharia na graduação e pós-graduação há 26 anos, e o desinteresse pelos alunos tem aumentado muito ultimamente. Tento estimulá-los com aulas práticas, saídas de campo, e discussões sobre o papel do profissional, mas há pouco retorno. Por outro lado, estou cada dia mais motivado com as novas tecnologias. Acho que o Jordan Peterson tem razão. Falta coragem, atitude, e dedicação.

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  8. William Rachid

    O ensino passa pelo desafio de mudar acompanhando o preparo do Professor, para se adaptar as várias tecnologias disponíveis, e no Brasil, a questão custo e qualidade do ensino devem ter relevância, o que não apareceu no texto acima, por não trazer uma pesquisa no nosso país. Melhores salários para os Professores e um ensino fundamental de mais qualidade seriam importantes.

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  9. Marcos Benassi

    Ôôô, seu Oscar, guardadas as proporções, sei não, parece que o senhor está falando daquele velho barbudo, o Paulo Freire. A deferença, consta, é que ele sacou isso há sessenta anos, ao alfabetizar adultos. É evidente, mas insisto: guardadas as proporções - obviamente Paulo Freire é muitíssimo maior do que esta pesquisa gringa.

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  10. Carlos Mello

    Cheio de bla bla bla e quais soluções REAIS que o professor sugeriu? Nenhuma. A verdade é que as universidade não vão ensinar ninguém a ser youtuber, influencier e outras coisas do gênero.

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  11. raul de souza puschel

    Texto extremamente superficial.

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    1. Marcos Benassi

      Curtegrosso. Concisão louvável pacaramba.