Elio Gaspari > Sem Bolsonaro, conservadorismo nacional fica livre Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em quinhentos e vinte e três anos, houve dois governos à esquerda. João Goulart (a quem faltou habilidade polÃtica) e Dilma (idem). Os demais, de Deodoro, Floriano, passando por alguns fascistas "impedidos" pelos EUA como Getúlio e outro, até Jânio do topless, Collor e o protofascista tosco (até para ser fascista é necessário algum preparo intelectual, conforme a história), são, indiscutivelmente, de direita. Os brasileiros sobreviveram a Floriano, Costa e Silva e Médice. Mas, também houve JK.
FHC, Lula? Não são e nunca foram de esquerda. FHC, "esqueçam o que escrevi", Lula e o "Centrão". Por isso, conseguiram terminar mandatos. Se for de esquerda, no Brasil, é derrubado ou pelo congresso ou a "forceps". Mas, pelo menos FHC e Lula conduzem com alguma civilidade, por caminhos diferentes.
Gosto muito do senhor, mas é uma heresia comparar o ex com Jânio. Jânio tinha excelente português, era ótimo orador. O ex? Nem ler direito sabe. Fico perplexa dele chegado a ser oficial do Exército. Não tinha aulas de português? Ou era só dobrar paraquedas? E saltar? Jânio fora prefeito e governador antes de chegar à presidência. E depois com a ajuda do PT, ganhou a eleição para prefeito contra FHC.
Meus amigos e meus inimigos, salvemos o Brasil. Diria o velho Manuel Bandeira. Às vezes perco realmente as esperanças, quando ouço, inclusive de pessoas sábias como você, alguma coisa do tipo, sem bolsanoro o PaÃs será isso e aquilo... Na verdade, antes de Bolsonaro a coisa aqui nem sempre foi muito civilizada e ainda não vislumbro que volte a ser, se é que já foi. Quinhentos e vinte e três anos de iniquidades, é o que vi, estou vendo no porvir...infelizmente.
Collor era de esquerda?
Fernando Henrique era de esquerda?
#cadeiaprabolsonaro
O chamado pelo articulista "conservadorismo nacional" precisa é se livrar de sua maior caracterÃstica histórica, que a fez embarcar na loucura bolsonazista, sua verve golpista. O articulista sabe melhor que qualquer um, por conta de seu excelente estudo sobre 1964, que esse conservadorismo não pode nem sentir cheiro de possibilidade de golpe que se assanha todo.
Prendê-lo será ainda melhor p suas pautas!
EquÃvoca quem acha q as pautas, famÃlia, pátria e religião defendidas por bolsonaro serão abandonadas! Ampliaram! Ampliação!! Ãndios, meio ambiente e identitárias, são ainda pautas de intelectuais, no Brasil
Outra pergunta seu Elio: esse tal "conservadorismo" quer ficar livre de Bolsonaro e seus gestos e discursos tresloucados? Parece-me que não. FSP, tá na hora de aposentar seu Elio...
O Lula tem mais a linha do AMLO no México, com umas pitadas rançosas de nacionalismo e antiamericanismo pero no mucho. Isso agrada a piorréia, e está rendendo bons dividendos em popularidade por lá. Não vejo porque não daria certo aqui. Ele só não pode estragar tudo cedendo à gastança e ao terraplanismo monetário do André Lara Rezende. Inflação alta desanda a receita, e daria chance a um candidato de oposição.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Lula é vanguarda do século dezenove!
Depois da coluna do ombudsman, dá vergonha alheia ler uma coluna dizendo que, dentre tantos fatores relevantes, o vergonhoso colunista aponta a ''soberba do PT''. O que as pessoas não fazem para agradar o patrão...
Com certeza...Não foi só a soberba quem destronou os petistas...Mas relevante ainda foi a proximidade da escória de empresários brasileiros e da polÃtica nacional...Quem já foi o petê....
A direita esteve no poder, na República desde Deodoro até Jânio, sem interrupções. Getúlio era um fascista, incensado pela esquerda, mas fascista. Jango interrompeu o ciclo. Veio a ditadura pela direita e assim seguiu transmutada levemente com Sarney e Collor. Itamar, FHC e Lula precisaram dela para governar. Quando a esquerda governou de fato, sozinha? Nunca
Ingenuidade sua acreditar que no Brasil existam polÃticos de direita e de esquerda. Eles são ambidestros. Roubam com as duas mãos.
Seo Elio, sem qualquer sutileza, vosmecê já no primeiro parágrafo, mostrou de peito aberto a que veio. Vosmecê sabe como agradar a direita reacionária. Mas vosmecê poderia gastar outro parágrafo para explicar-nos como a soberba petista estimulou Moro et caterva, o JN a colocar aquela cornucópia diariamente e a seduzir o Globo, Veja, Estadão e Folha em sua diuturna campanha difamatória, que continua até hoje, a se deduzir de seus textos patifes. JK
Melhor e mais lúcido comentário. Obrigada,Jayme
Na mosca, caro Jaime. E acho o Elio o mais preparado jornalista do conservadorismo.Daà o perigo.
ESSE QUADRO VACINADO É QUE Tà DIFÃCIL . . .
“Na sua história, antes de Bolsonaro, a direita só chegou ao poder pelo voto com um histrião”. O que o senhor chapa de direita, senhor? Juscelino e Collor (apenas para ficar no perÃodo de voto popular mais representativo) não compunham o largo espectro da direita?
O articulista poderia explicar melhor o que seria a “soberba” do “consulado petista” e de que forma tal soberba teria catapultado a figura deletéria de que se cuida ao poder? Mesmo a opinião precisa ser esclarecida e justificada. Aprendemos isso na escola.
Conservadorismo? Termo inadequado já que nada nesta existência se conserva. Tudo de transforma mesmo que não aparente. Na verdade, esse termo é usado e abusado pelos que, cegos por sua insaciável sede de lucro, teimam numa direção de exploração exagerada de tudo e todos que já se demonstrou totalmente inadequada para a existência atual. Representa um tiro no próprio pé e a prova aà está nos fatos mostrados pela crise climática, desigualdade crescente e suas danosas consequências.
"... catapultada ao poder em 2018 por diversos fatores", sendo o principal deles o Golpe de 2016. À Direita educada pouco se lhe importa (até hoje) o "primitivismo" do Bozo et caterva, desde que o P. Guedes e empresários asseclas estivessem no comando da grana. A pandemia da C19 só revelou o nÃvel troglodita da elite brasileira, sobretudo a midiática e seus arautos. E a culpa de tudo é o PT. Que nÃvel!
Nosso paÃs tem problemas sérios: nos achamos um paraÃso tropical com pessoas felizes, hospitaleiras e festeiras, mas nos esquecemos da nossa criminalidade, corrupção polÃtica e desigualdade, além dos péssimos Ãndices sociais. O Brasil precisa tanto de uma direita civilizada: que respeite minorias, direitos humanos, vacinas e investimentos sociais, quanto de uma esquerda que não defenda socialismo, ditaduras, estatais.
Bento, você está misturando o ** com as calças. O Socialismo, ao contrário da social democracia e das polÃticas sociais, surgiu propondo uma nova ordem polÃtica e econômica. O Socialismo, terminou em tragédia e fracasso, o século XX atesta isso. O que se conclui do seu comentário, é que a esquerda continuará defendendo um modelo ultrapassado, autoritário e fracassado.
O socialismo surgiu, na Europa, como uma moderador dos conflitos entre o capitalismo abusivo e os movimentos sociais de defesa de direitos dos trabalhadores. Os movimentos de esquerda sempre estarão ligados ao socialismo e à s polÃticas de defesa social.
Não Francisco e Marcos! Eu quero que o paÃs tenha gente qualificada e moderada. Vocês gostam dos extremismos de esquerda.
Você quer algo na linha do que o Stanislaw Ponte Preta uma vez escreveu: a onça não pode morrer de fome, mas ela também não pode devorar o cabrito todo.
Você quer uma esquerda que vire direita e uma direita que vire esquerda.
Gaspari sendo Gaspari...A "soberba petista" ganha destaque. A ficha falsa do Dops que a Folha publicou contra Dilma não explica o Bozo. Nem a omissão em primeira página de que o bozo saiu do exército por ato terrorista. Bozo também é filho de vocês, pais desnaturado....
Eh dor de cotovelo do Gaspari. O que ele gostaria eh de um pt submisso ao liberalismo psdbista , despersonalizado.
Ôôô sêo Elio, uma objeção direta e lÃmpida: a troco de quê essa menção à "soberba do comissariado"? Pra ser justo, ela até parece ter diminuÃdo uma isca. Já a burrrice - oh, horror, cabe até falar da soberba - direitista, não desceu um mÃnimo grau. Óbvio, a petista também me incomoda mais, já que, por dever de ofÃcio, progressista deve andar somente com dois pés no chão.
Conservadorismo não mata a fome de quem não tem o que comer e ninguém com fome faz um paÃs.
Conservadorismo eh saudosismo majestatico de um tempo que nunca viveu.
Lá vem a Falha de São Paulo procurando desculpar-se pra desonra de ter dado tanto espaço ao descabido entulho que deixou a presidência. Falha, chega de mimimi e vira o disco. Ele foi. Vamos trabalhar... falar do que o Brasil precisa para além da direita e da esquerda: matar a fome de muita gente que não tem o que comer!
É erro crasso afirmar que Bolsonaro representa os ideais da direita. Bolsonaro tem inúmeras caracterÃsticas que o aproximam de Lula e da esquerda. Bolsonaro e Lula são populistas, ineptos, irresponsáveis, patrimonialistas, têm aversão à modernização do estado, cultivam a máquina pública hipertrofiada e ineficiente, têm horror à economia de mercado e praticam ilÃcitos (atividade em que Lula é insuperável).
Erro crasso é o seu de não saber quais são os ideais da direita
Muito bom. Inclusive essas mesmas semelhanças entre Bolsonaro e Lula podem ser observadas em números ainda maior entre Bolsonaro e os ditadores Hugo Chaves e Maduro, tão simpáticos ao Lula..
Óia aÃ, sêo Elio: essa implicância "comissarial" bota pilha em racioSÃmios assim.
As pessoas estão confusas e sem direção, não somos conservadores, este é o paÃs do carnaval, cheio de desigualdades e suplicando por inclusões para superar diversidades. Crises econômicas trouxeram esta estória de conservadorismo, mas do que? Neoevangelicos, não éramos católicos? neoliberalismo? VÃramos o paÃs da iniciativa privada de entregas de bicicletas motos ou Uber? Somos um curral de quadrúpedes, enquanto conservamos polÃticos bancos ruralista garimpeiros nos roubam.
Elio Gaspari se esqueceu de um outro Bolsonaro com mais pedigree: Fernando Collor, também eleito pelo voto e também extremamente pernicioso.
O verdadeiro poder moderador do paÃs está na mÃdia e no judiciário que oscila ao sabor do vento. Mas quem produz o vento oscilante são as conjunturas polÃticas; contudo, no DNA dessas oscilações está sempre a Casa Grande e quem tenta dirigir o vento para o outro lado é o poder débil do impulso democrático popular. No frigir dos ovos, a Casa Grande prevalece com o que tem de pior.
O Ladrão de Jóias (vulgo Bozó) nunca foi conservador, mas outras coisas, tipo corrupto, genocida, etc.
Elio exprime a velha ilusão na qual o conservadorismo ilustrado é uma evolução do atraso. Coisa do tipo: o pai foi grileiro, o filho tornou-se agroexportador. Bolsonaro provou que o desejo pelo atraso segue imutável na maioria dos corações da dita classe média, gente diplomada, bem-empregada, mas no fundo atraÃda por uma vida desregrada e pelo servilismo. Antes, Alckmin tentou se apresentar como a direita civilizada. Entendeu o que viu, e hoje é vice-presidente do Brasil pela centro-esquerda.
Coisa horrorosa!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Sem Bolsonaro, conservadorismo nacional fica livre Voltar
Comente este texto