Latinoamérica21 > China, a próxima dona do interruptor na América Latina Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Essas nações latino americanas vão ampliando o déficit fiscal e se endividando, vão negociando o setor elétrico, acabarão ficando sem força de barganha tornando-se dependentes. Isso é livre mercado ou capitalismo de Estado?

    Responda
  2. Dionisio DeBarros

    Com esse modelo de "privatizacao" o Brasil esta condenado a ficar no 3o mundo. Onde ja se viu, dizer que empresas privadas sao mais eficientes em diminiur custos e maximizar eficiencia, e no final vender uma estatal para outra estatal, so que da China? Consta que empresas estatais existem paises afora, para defender os interesses de seus paises sede. Como entao uma estatal Chinesa, agora dona da distribuicao de energia no Brasil, irar defender interesses do consumidor Brasileiro?

    Responda
  3. Valdeci Gomes

    É uma aposta a longo prazo, estima se que até dois mil e quarenta, quase metade da frota de transportes, incluindo carros, ônibus caminhões e trens, e até alguns aviões, será movida a eletricidade. Quem controlar a produção e a distribuição dessa fonte energética obterá vantagens nunca vistas, tivemos o choque do petróleo, em alguns anos teremos o choque da eletricidade. Paciência, estratégia e pensamento a longo prazo é do modelo capitalista chinês

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Acrescente-se a isso , a expansão chinesa sobre o mercado de minerais nobres que são utilizados em baterias ...

  4. Aderval Rossetto

    Grande risco de futuro colonialismo! Pois, tudo se produz no mundo apenas com mão de obra e energias, sendo as matérias-primas transformadas com essas em ferramentas necessárias. Dessa forma, a China pretende deter o controle econômico do único primordial item possível. Ao mesmo tempo, solidificará a derrocada do petrodólar, leia-se poderio norte-ocidental, iniciado pelo combate à poluição fóssil. Estrategista milenar!

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Acredito que nao sera futuro colonialismo. Na verdade nunca deixamos de ser colonizados, seja por Portugal, Inglaterra, EUA, e agora trocando de maos para a China. Tudo por conta de uma elite economica que se sente europeia e que so esta no Brasil para ficar rica e dar o fora. Nada mudou nos ultimos 400 anos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.