Educação > Piora desigualdade educacional entre negros e brancos apesar de melhora média de aprendizado Voltar
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Gostaria de ver esses gráficos comparando dados de crianças de famÃlias pobres com crianças de famÃlias remediadas. Seria um ângulo mais real.
Mais uma vez robô semianalfabeto da Folha fazendo censura .
Quem foi governo a partir de 2003 até 2016 só acredita em cotas , não acredita em estudo . A conversa de valorização do ensino é só da boca pra fora , cada vez mais dinheiro é investido e os resultados vem piorando . Esta geração foi se acostumando a esperar por cotas e que o governo venha com mais assistencialismo que facilite as coisas . A realidade está aà , acabam despreparados para assumir profissões mais especializadas e o desemprego reflete esta falta de mão de obra qualificada .
Quando educação foi prioridade no Brasil? Há décadas, a educação brasileira é uma das piores do mundo, se acordo com a OCDE. Entra governo, sai governo e é tudo a mesma coisa. Blá-blá-blá.
Negros, brancos, pardos, etc. Independente da cor, a nossa educação é um caos total. Em testes internacionais perdemos pra maioria dos paÃses de terceiro mundo. 8 anos do korrupto do Lula, 6 da incompetente Dilma, 4 do psicopata do Bolsonaro. E tudo continua absolutamente igual.
Enquanto a classe media e os funcionarios publicos de alto escalao (juizes, promotores, procuradores, auditores, politicos e toda a nobreza republicana) nao colocarem seus filhos na escola publica e sim em Ilhas, o ensino público nunca melhorará. Depois os bozoloides vem falar em meritocracia....
1.1. Senhores (as), como é que a discriminação/racismo/estereótipos (ditas no artigo) explica (m) o fato de, e.g., as mulheres negras terem médias superiores em lÃngua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental, do que pasmem, os homens brancos ao longo de toda (!) a trajetória temporal de 2007 a 2017?! Não tem nenhum cabimento algumas afirmações.
1.2. As mulheres negras do 9º. ano do ensino fundamental têm notas em português quase que sobrepostas a de homens brancos ao longo de quase toda a trajetória temporal. Agora, pasmem: as mulheres negras possuem notas maiores do que os homens brancos na trajetória no perÃodo de 2009 a 2015 (aproximadamente)
1.3. Expliquem aÃ, onde ficou o discurso do homem branco privilegiado e da discriminação de gênero?! Vamos à Matemática: como uma tese fajuta que mistura desigualdade com racismo (coisas distintas) explica um gap baixo entre homens negros e mulheres negras no 5º. ano, ao longo de toda a trajetória temporal, mas no 9º. ano esse gap aumenta neste mesmo grupo, agora pasmem (!), onde o homem negro está com o gap Ãnfimo (quase nulo) com a mulher branca!
1.4. Se nas regiões Norte e Nordeste, os negros tinham em 2007 notas bem próximas aos brancos (à s vezes até superiores) em português e matemática, tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental: esses resultados piores, por óbvio, não se deram por causa de discriminação no perÃodo. A força de trabalho é regional e não de sulistas ou sudestinos (sic)!
1.5. Acho lamentáveis os resultados do Saeb e as conclusões esdrúxulas na FSP, onde os dados não dão suporte ao que é afirmado. Precisamos de mais humildade na divulgação de pesquisas e menos militância identitária de quem quer que seja. Sim, Zara, eu estou escandalizado, mas por motivos diferentes.
O tÃtulo dá a impressão de uma piora, mas os gráficos mostram que todos melhoraram. Uma surpresa positiva em meio a um noticiário sempre desalentador sobre nosso sistema escolar.
“França afirma que as evidências mostram que escolas com alunos mais pobres e com maior predominância de negros contam com maiores deficiências pedagógicas.” Sugiro focar na classe econômica, embora não atenda à narrativa. Diferenciar entre pobres, vulneráveis, com base na cor da pele e desumano e criminoso.
Outro passo, fechar esse monte de faculdades e universidades de péssima qualidade que existem.. Se não ficou claro estou digitando sobre esse lixo de instituições privadas presencial e EAD. Essas instituições só querem o dinheiro do governo e das pessoas pobres deste paÃs!!!
Sou professor e a grande maioria que não querem estudar são brancos (minorias) e negros (maioria) pobres que não se interessam. Falta incentivo dos pais.
Onde está a MATÉRIA de capa deste jornal com o tÃtulo: Número de estudantes por sala de aula é desumano!!!.. Um professor para 35 alunos ou +++++++ é injusto e cruel, a burguesia quer que esses estudantes se lasquem. Eu bem sei em que lado esse jornal está. Se vc quer realmente revolucionar a educação brasileira um dos primeiros passos é: 15 alunos por sala de aula para regiões muito pobres, e 20 alunos no máximo para as salas de aula brasileiras...Esse é só o primeiro passo!!!
Então presume-se que a mal fadada lei das cotas não resolveu nada a questão. Educação tem que ser para todos independente de estereótipos de cor, gênero, raça, etc...
Luiz, a lei das cotas existe há uma década e onde os professores formados por ela melhoraram a educação? Lei inútil, só serviu com finalidade eleitoreira. Blá-blá-blá para enganar o povo.
Lei de cotas INÚTIL. Só isso mesmo. O povo pobre ainda acredita!!!!
As leis das cotas são para universidades, não para as escolas básicas de ensino. Por favor informe-se antes de digitar groselhas.
Como não poderia deixar de ser numa matéria como esta, diz-se que os professores reforçam estereótipos. Sempre sobra parte da culpa para os docentes. E muita gente acha que só as cotas para entrar no ensino superior ou em cargos públicos já resolvem o problema. Precisamos de um plano de longo prazo para resolver os problemas educacionais do Brasil. Mas isso dá trabalho e demora muito.
Os governantes de plantão só olham as estatÃsticas. Eles veem que, através das cotas, 50% ou mais das vagas nas universidades públicas são ocupadas por alunos negros, indÃgenas ou do ensino público; muitos desses alunos chegam com péssima formação e têm dificuldades de seguir os cursos, o que contribui para a evasão, mas os polÃticos não estão preocupados com isso. Para eles importam as estatÃsticas de entrada, não de conclusão dos cursos.
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