Ruy Castro > Enfim extintos ou em vias de Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Notem que pastores evangélicos que sabem onde está o diabo, que sabem fazer exorcismos de todo tipo de gosto, NUNCA vê na IA coisa do diabo ou demonÃaca. Eles sabem que a IA, assim como o celular viciante são coisas dos Homens em pacto com Deus. Aleluia!!
Ou não... Avanços tecnológicos desse porte costumam gerar esse pânico paranóico.. A inteligência artificial vai acabar é com muitos empregos da área de TI... Uma ferramenta que sabe responder perguntas bem feitas por seres humanos consultando as infinitas bases de dados acumuladas neste século será magnÃfico. Penso mesmo que muito charlatanismo informacional desaparecerá... Claro que nós humanos continuaremos a ser o "galho fraco" da civilização. Aprenderemos a perguntar e a aprender sozinhos!
Vejo a IA mais como agregador do que um ruptor de cadeias produtivas. Assim como ocorreu na virada do seculo XX para XXI, quando tivemos a preocupação com o Bug do Milênio, que seria o colapso de todo um sistema, mas nada ocorreu, diga-se de passagem, a IA está ai para ajudar a melhorar várias atividades cotidianas, onde iremos facilmente nos adaptar e conviver com essa evolução.
Ainda não entendi muito bem como que a IA nos levaria à extinção. Aliás, não boto fé nessa implosão humana, não. Se a coisa apertar, desliga o botão e vamos plantar mandioca. Pessoal superestima a destruição e subestima a capacidade de solução humana.
Não vai extinguir, mas pode criar uma ruptura no crescimento e hierarquias de poder na sociedade. Por exemplo, a IA deve ampliar o domÃnio tecnológicos daqueles que já o possuem, incrementando a velocidade dos desenvolvimentos e reduzindo custos. Por exemplo (de novo), na área médica muito em breve equipes pequenas de diagnóstico poderão gerar imensamente mais resultados. No entanto, os banco de dados provavelmente estarão na Califórnia. E o dinheiro?
A IA vai "chacoalhar a goiabeira", como disse em um comentário abaixo, com a participação de todos. Uns mais e outros menos, talvez, aqui esteja um dos maiores riscos a amplitude da exclusão. Não vejo como os povos que dominam tecnologias importantes (e a própria tecnologia da IA) não amplie suas vantagens sobre os atuais povos em "eterno desenvolvimento". Quem sabe não ocorram sinergias entre IA - clima, IA - Segurança Alimentar , IA - agricultura e possamos identificar novas oportunidades.
Talvez a IA destrua a nossa tecnologia e, no máximo, provoque o retorno da humanidade á fase pré-tecnológica. A espécie humana sobreviveu a enormes dificuldades sem essa tecnologia e poderá se readaptar ao ambiente se ela.
Essa tal de IA deve ser mais inteligente que as pessoas, onde reina a mais sórdida estupidez, haja vista aos governantes que elegem ( e reelegem).
Que visão apocaliptica! Que falta lhe faz um conhecimento mais aprofundado da dialética: o homem é o unico animal capaz de modificar intencionalmente a natureza... e se adaptar às modificaçóes por ele introduzidas.
Caro Ruy, penso que o Poeta Drummond de Andrade iria perguntar : "E agora, José?"
Nós seres humanos somos perfeitamente descartáveis.
Seremos (futuro)
A Matrix já tomou conta...
IA é mais um avanço tecnológico.
Calma, é apenas o inÃcio.
Avanço para o quê?! Para quem?! Avanço sem regulação, quem manterá o controle?! Pense bem...
Ok Formiga... Mas e o resto todo? Começarmos a empregar robôs ao invés de humanos onde vai parar isso? No desavanço?
Correção. O tÃtulo do romance de Abel Posse é "El Largo Atardecer del Caminante".
Sendo apenas objetivo, sem fanfarronadas religiosas no meio, para o planeta seria uma benção que o parasita humano desaparecesse. Pois é isso que somos na biosfera: meros parasitas.
Se entendi bem, vc tá parasitando outras pessoas e tb se sente parasitado por elas, é isso? O verbo parasitar foi usado como antonÃmia. Estamos tratando de ocupações que se dão sempre uma em razão das outras. A ação de parasitar dependerá sempre do estado dessas relações... eu acredito no progresso, sem fanfarronices de qq espécie. Do progresso depende o desenvolimento. O progresso é sempre material o outro espiritual.
Sabem de uma coisa? Já vamos tarde! Somos a pior coisa que apareceu e que frequenta terra.
Pois é...nem para escravos serviremos!
A IA sola não vai destruir a humanidade. Talvez. o dueto entre a IA + humanidade modifique profundamente a humanidade como conhecemos hoje. A questão que se remete seria: como construir um dueto IA-H melhor do que a humanidade destruÃda. Esse processo poderia ser programado para daqui alguns poucos séculos, digamos 500 anos. Ou 50000 anos caso a reciclagem mais aprofundada se mostre necessária.
Creio em 50 anos, somente, para o começo definitivo dessa reciclagem, que não terá caminho de volta.
O cientista e escritor Yuval Harari coloca essas questões em seu livro Homo Deus (uma breve história do futuro). Ele fala da execução de todos os trabalhos pela máquina e a extinção dos empregos. Só os super técnicos terão asseguradas suas atividades
A máquina não consegue fazer "todos os trabalhos", ainda que supervisionada, isso é uma falácia.
O problema grave é que o homem perdeu a naturalidade, quer dizer a essência humana, tornou-se artificial, do jeitão que construiu a máquina IA, artificial como ele próprio. No terreno material com certeza a máquina vence o jogo, mas em confronto com o espiritual humano o que a máquina poderá fazer, o mesmo, continuar trabalhando para apagar essa essência e dominar a humanidade que perdeu a naturalidade.
Não creio que a humanidade "perdeu a naturalidade", estamos desenvolvendo ela, isso envole aprendizado, e, portanto, relações. O fato é que as relações estão precárias, mas circunscritas aos ambientes onde essa precariedade é vista hoje com mais nitidez do que era no passado, daà pensarmos que o homem perdeu a naturalidade. Essa naturalidade é uma construção espiritual de todo dia...
concordo com você, meu amigo
"Oferecer-vos-eis como escravos e ninguém querer-vos-eis". (Deuteronômio)
Essa denominação IA traz uma contradição em si mesma. Como pode algo artificial ser melhor do que o natural? Exatidão e velocidade são requisitos mecânicos e jamais ultrapassarão a precisão de um beijo combinado com a sua dosagem. Sentimento e intuição não podem ser fabricados... dependem do DNA e da Cultura humana, aplicada às relações. A civilização triunfará!!
Ter o remédio para anular uma doença não faz a doença melhor que o remédio e vice versa. Pelo regime das incompatibilidades ambos são adversários. A IA não é uma bomba atômica, mas uma estrada que se abre para ser trilhada, bons e maus condutores surgirão, guiando seus esquemas e projetos de poder, pessoal, institucional e corporativo, mas, considerando que o Estado é uma ficção jurÃdica, ele saberá encontrar o limite para essa convivência civilizatória com a IA.
Como você, também espero o triunfo da civilização. Mas afirmar que algo artificial não possa ser melhor que o natural pode não se constituir uma certeza , um dogma !
Como disse o Mark Twain sobre sua morte, as notÃcias de nossa extinção por causa da IA estão muito exageradas.
Mas se não for pela IA, será pela DA!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Enfim extintos ou em vias de Voltar
Comente este texto