Ronaldo Lemos > O declínio do terceiro lugar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O melhor terceiro lugar é a praia.
O ser humano está aos poucos deixando de ser social para se tornar individual; as interações serão cada vez mais mediadas por interfaces eletrônicas e chegará um dia em que as pessoas conversarão com outras por meio virtual e somente dirão o que os algoritmos prescreverem. Bem-vindos ao futuro.
Lembra o conceito de espaço (ou esfera) público x espaço privado desenvolvido por Hanna Arendt e Habermas.
Muito bom! Não conhecia esse conceito ternário, Roberto da Matta fala em "A casa e a rua" como os dois lugares de sociabilidade.
Gostei! Nunca havia imaginado esse terceiro lugar e ainda mais despovoado de risos, cores e crianças brincando. Acho que o futuro será mais triste ou diferente, sei lá!
Que pensamento importante! pensava sobre assuntos relacionados mas não sabia definir em uma palavra... ''terceiro lugar'' eu adorei, já quero ler um livro sobre Por favor, façam mais matérias nesse estilo!
Excelente reflexão.
ninguém mais tira a bun-da de dentro de casa. no sábado passado à tarde fui à piscina do clube . fiquei quase duas horas sozinho numa piscina de seis raias
Excelente texto...
Nos anos 80, uma pessoa com 50 anos já se retirava da vida e ia para a praça jogar dominó, não porque não era capaz, mas porque o mundo já estava tão diferente que o sentimento de identificação já não existia mais. Hoje, uma pessoa de 30 anos já se sente assim. Apesar de vivermos mais, o desemprego tende a aumentar a partir dessa faixa de idade, porque para as empresas desse novo mundo, a contratação de novos entrantes não requer o aculturamento que requerem os mais velhos.
O mencionado crescimento das igrejas pentecostais é a absoluta decadência da sociedade brasileira?
Não. É apenas uma transformação social de uma sociedade que foi profundamente catolica, e muda ao sabor dos novos tempos capitalistas. Absoluta decadência seria a normalização do preconceito religioso contra eles, seguido de uma espécie de guerra cultural/ religiosa.
Ronaldo, o terceiro lugar no BR ainda é bem diferente dos EUA, onde o acesso à tecnologia e “personalidade mais fria” dos seus cidadãos reforça o esvaziamento em shoppings. Ainda vai demorar mais para o terceiro lugar ficar obsoleto como em outros paÃses desenvolvidos.
Muito bom o artigo do Ronaldo. Parabéns
No Brasil se você critica o Lula é chamado de bolsonarista, extremista, facista etc. se você critica o Bolsonoro você é comunista, satanista, contra a famÃlia etc. Ronaldo, o Brasil nunca será esse terceiro lugar que você mencionou na coluna.
César, foi só falar o óbvio que apareceu o HercÃlio aà pra confirmar tudo o que vc escreveu. Deve ser conveniente esquecer que o Lula bradava o "nós contra eles" 20 anos atrás. Bolsonaro é cria do lulopetismo, nada mais.
Tirando o item nivelamento da coluna onde sempre fomos velhos, a questão que você cita foi trazido pelo bolsonarismo, nome local para nazi fascismo. Dando outro nome se faz de conta que não é o que é.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ronaldo Lemos > O declínio do terceiro lugar Voltar
Comente este texto