Lygia Maria > A estranha democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Lula já morreu e esqueceu de deitar. Com a queda do Bozo, espero que ele perca a pouca importância que tem.
Quem foi que tentou dar o golpe e implantar a ditadura neste paÃs foi Lula ou o Bolsonaro? Me responda ó inteligentÃssima jornalista?????
Lygia Maria, Branca, sulista, filha da PUC; como jornalista sem assunto pega um tema polêmico e solta para agradar aos chefes. No mesmo jornal um belo texto de Mille Lacombi destrói a argumentação da dita mestre em jornalismo, se humilde for se retrate e respeite Lula.
Amigo, votei e continuarei votando no Lula, mas ele pisou na bola quanto ao Maduro e Ortega. A Folha é o único jornal da "grande imprensa" que publica opiniões polÃticas divergentes ou até conflitantes. Ainda bem!
vou te contar. a turma do lula ainda está na terceira internacional com o pensamento na quarte e a praxis de staliniana...daria um samba do não comunista doido.
Acho, com td respeito ao presidente, que é um democrata, deu uma baita derrapada!
A fala de Lula põe as cartas na mesa. A grande façanha da esquerda na America Latina foi convencer as pessoas que seus atos de terrorismo lutavam pela democracia e pelas diretas já. Que bobagem. Recomendo entrevista do Gabeira, sequestrador do embaixador dos EUA, em que deixa claro: lutávamos pela nossa ditadura. O número de vÃtimas em 10 anos na Venezuela já supera em muito o de desaparecidos na ditadura brasileira, ao redor de 400 pesssoas, segundo a comissao da verdade. Nosso mal foi menor.
Ele conta o mal em número de mortos. Quer dizer que estamos num campeonato de genocÃdios? Nisso o Bozo é imbatÃvel e nem precisou de ditadura. Aliás, dá para enumerar os atos antidemocráticos praticados em 14 anos de governos petistas? Não dá nem para o cheiro comparado com o que a direita brazuca já fez, e nem estou me referindo aos desgoverno Bozo.
Coluna para agradar aqueles devotos do deus Jair com QI abaixo de 20. Pode verificar que eles todos apareceram para bater palmas para a coluna tão profunda como um risco na água.
O primeiro dos devotos com baixo QI já respondeu, incomodado. Aguardo os próximos
Nunca argumentam explicando as falas do seu presidiario preferido, sempre atacando o ultimo presidente. Serão 4 anos de Sim, o nosso é ladrão, ignorante e ditador, talvez fascista, mas au acho que o último era pior, então tudo bem. O que nos alentam são os 580 dias. Isso ninguém tira.
LÃderes populistas, egocêntricos e demagogos a exemplo de Lula e Bolsonaro, pouco se importam com o PaÃs e com a sociedade, o que querem é o poder e a prova disto são suas próprias manifestações a favor de ditadores!
Só poderia ser de Santa Cararinareich!
Se neste paÃs tem alguém que defende ditadura é o Bozo e sua chusma dá bajuladores.
Parabenizo a Lygia Maria por este excelente artigo!
Lula e seu entorno parecem sonhar em ver nossos pais igual a Nicarágua, Cuba, Venezuela... E aà esses inocentes úteis, que perambulam por aqui vão começar a entender a bobagem que ajudaram a construir...
Quem vive na realidade concreta, e não na paralela, sabe que esse risco não existe. Oito anos de governos Lula e seis da Dilma, interrompidos por um golpe, demonstram que os que adoram uma ditadura são outros, principalmente ós seguidores do mi(n)to genocida corrupto e inelegÃvel.
Ele ficou 8 anos no poder e o Brasil virou esses paÃses o mundo tem muitos tipos de governo na Arábia Saudita , Emirados tem democracia mais ninguém comenta
Os bozolinos estão fazendo tempestade em copo de água....adoram. A jornalista em questão formada na UFSC...estado interessante.
O Bozo defendia ditaduras e nenhum direitonazi reclamou.
Ofender e insinuar é bem mais fácil do que argumentar. Os mesmos métodos da extrema-direita e a confissão indireta de que defender a "democracia venezuelana" é impossÃvel.
Acho que é bem ao contrario caro Claudio, o gado petista e seus fantásticos intelectuais é que passam pano sempre pro deus Lula, é bem grave defender ditaduras. Imagine a frase na boca de qualquer outro politico, principalmente na do Bolsonaro o que não aconteceria. Vcs são não estão bem mentalmente, qual a insinuação que vc fez em relação a excelente articulista, que é nazista porque falou mal do Lula? Fanátismo doentil procure ajuda...
Erro grotesco de Lula, tÃpico da esquerda ideológica tupiniquim tão bem representada pelo PT, que fala tanto em democracia, mas enaltece ditaduras do seu gosto. De que adianta ter eleições se elas não são multipartidárias, e com voto universal e periódico? No Irã também tem eleições, no entanto só candidatos "aprovados" pelo conselho teocrático é que podem participar. Há alguns pilares da democracia que não podem ser suprimidos, sob pena de se ter um regime hÃbrido.
E quando polÃticos do PT tentaram suprimir esses tais pilares? Até hoje só quem tentou, e fez, isso no Brasil foi a direita e aqueles que fazem esse tipo de discurso pseudodemocratico mas que são loucos para aplicar um golpe alegando justamente uma suposta ameaça à democracia que nunca existiu. Vocês não enganam mais ninguém!
Lula não é analista de polÃtica, nem sociólogo, nem está conversando com amigos numa mesa de bar. É presidente do Brasil. Suas falas não são "opiniões". São posições. Ele está simplesmente cortando pela raiz o discurso norte-americano que justifica o intervencionismo logo ali em cima, no nosso quintal. Você quer usar a palavra "ditadura" para descrever a Venezuela. É legÃtimo. Que palavra você usaria para descrever um regime no qual presos têm seus dedos quebrados como forma de castigo?
Tentou disfarçar, mas só conseguiu passar pano pro defensor de ditadores.
O final do artigo toca na questão fundamental. Não importa muito se o Lula passa pano no regime do Maduro, do ponto de vista das relações internacionais. Mas suas ações internas passam a ser olhados com lupa. Afinal a Venezuela é o modelo de incompetência administrativa mais acabado entre nossos vizinhos de fronteira (e olha que a competição é dura). Se ele acha que está tudo bem por lá, isso preocupa.
Como sempre, a turma da ixquerda brazuca por aqui relativizando ditaduras. Tudo normal.
Lendo os comentários, pergunto: por que os bolsominions e bolsonaretes (caso da colunista) adoram falar em democracia e liberdade e, ao mesmo tempo, apoiam um miliciano degenerado e golpista que louva a ditadura?
Onde vc viu a jornalista apoiando o miliciano?
Todo crÃtico de Bolsonaro ou da extrema-direita era logo rotulado de "comunista". Agora, todo crÃtico de Lula é rotulado de bolsonarista. Não se iluda, a diferença entre você e um bolsonarista de verdade, é mÃnima.
Se tem alguém que precisa de psiquiatra são os eleitores do Bozo.
Vcs fnáticos da seita lulista não estão bem mentalmente, agora a colunista tem que defender ditadura para provar para os admiradores de ditadura que não é bolsonarista. Procure ajuda , um bom psiquiatra talvez ajude.
O esforço da galera....rsrsrs Gente, assume logo que gosta de ditadura de esquerda e beleza.
Isso...hahaha
O artigo diz respeito especificamente à Venezuela. Na falta de argumentos, os comentaristas partem para outras regiões geográficas. Com isso deixam implÃcito que a comentarista está correta.
Artigo interessante, mas, como todos os outros que versam sobre democracia, na mÃdia impressa e televisiva, não incluo "internet" uma vez que se trata de um ambiente tóxico, ninguém sequer toca na IGUALDADE DE OPORTUNIDADE como um dos atributos da democracia. Neste quesito, um bom exemplo é a desigualdade ao acesso há uma educação de qualidade aos menos aquinhoados, e todos os transtornos que daà decorrem...
Perfeito .Democracia não se resume em eleições ( muitas manipuladas pelas classes dominantes e mÃdia) , mas também por fornecer salários dignos, saúde e educação a toda população.
Concordo com a colunista em gênero, número e grau.
Vaquinha de presépio
E qual paÃs você vai classificar como democracia, ô articulista? Os Estados Unidos, que usam o maior sistema carceral do mundo como uma forma de escravidão legalizada que tira os direitos polÃticos de milhões de pessoas? A Europa, onde a guarda costeira deixa barcos cheios de refugiados afundar para manter a pureza racial? O Brasil, onde quem manda é meia dúzia de latifundiários? Se não for relativizar não dá pra defender regime nenhum, então para de fingir que não relativiza!
Por certo que não há regime perfeito, mas se há algo que chega próximo disso, com certeza é a Europa Ocidental. Sociedades igualitárias com renda alta, ampla margem para o empreendedorismo, eleições multipartidárias com alternância de poder, leis duras coibindo já pequenos deslizes com multas e ampla liberdade de expressão, é o melhor modelo que se tem.
Meu Deus...
Mesmo no Brasil a democracia relativa ,quem manda é a elite unida à classe média alta .Vide a taxa Selic .Enquanto existe mirÃades de miseráveis no paÃs . .
Figueiredo seu rei deixou o afundado em um mar de lama .
Relativismo ético sempre foi especialidade de nosso atual rei.
Democracia polÃtica com milhões de miseráveis e enormes desigualdades de acesso à saúde, moradia, educação, é realmente uma democracia? Uma sociedade como a cubana sem democracia polÃtica mas com acesso à educação e saúde garantido para todos, é apenas uma ditadura?
Parece restar pouca dúvida se é ditadura ou não um regime que encarcera por 25 anos jovens que participaram de protestos pacÃficos. Quanto ao acesso à educação e saúde, comparemos Cuba e Portugal, paÃses com áreas e populações equivalentes. Portugal tem saúde, educação, moradia (não se vive em cortiços), transporte público, etc. bem superiores a Cuba. Tem também liberdade de imprensa, locomoção, orientação sexual (horror para Che e Fidel) e, nem por isso, oprime sua população. Cuba é democracia?
Acredito, posso estar errado, que no decorrer da história não há conceitos absolutos, pois todos obedecem a condicionantes históricos. Da mesma forma, todo conceito ou ideia que se pretende absoluta, foi desenvolvido por alguém ou por algum grupo e serve a alguém ou a algum tipo de interesse.
Você não quer entender.
não existe democracia completa porque há um poder eleito e ele vai relativizar as coisas. Os EUA foram democraticos durante o macarthismo ou no sul enforcando negros no meio do século passado? Angela Merkel com dezesseis anos no poder parece democrático? Reino unido mandando os homossexuais para tratamento quimico? Os paises se fecham para se proteger, exemplo Cuba, em plena abertura, com show de Rolling Stone e visita do Papa, aà chega o democratico Trump ao poder, com apoio russo. ..
os ditadores da época do regime militar no Brasil concordariam com vc , principalmente o general Gaisel que usou o termo democracia relativa para justicar o regime.
Esse aà não tem jeito mesmo.
conclusão estranha é a capacidade cognitiva dos que acham que a democracia é binaria, umas são aprovadas outras são reprovadas. Devem procurar um apoio de um medico para ter estimulantes para o cerébro.
"Democracia é igual virgindade: ou tem ou não tem. Não existe democracia relativa, assim como não existe virgindade relativa." - Millôr Fernandes em resposta ao gen. Geisel, que defendia a relatividade das democracias. Sobre Lula, o mesmo Millôr afirmou: "A ignorância lhe subiu à cabeça".
@Bruno: sou fã do Millôr mas ele era terrivelmente misógino ("O melhor movimento feminista ainda é o dos quadris"). Li entrevistas dele em que criticava a crescente presença feminina nas redações de jornais, dizendo que elas tiravam o emprego dos pais de famÃlia, sobretudo porque já chegavam com o domÃnio de um ou mais idiomas estrangeiros, o que era apenas mérito delas. Pura misoginia... Mas sobre o Lula, não discordo, não.
Sou fã do Millor, mas como humorista também derrapava, como quando fez o comentário sobre Lula!
O Lula estabelece um conceito de democracia relativa. Não está, de todo, errado. Se democracia é liberdade e oportunidade para todos, muitos paÃses inclusive o nosso não satisfazem estas condições, e no entanto são considerados democracias. Então a democracia é relativa mesmo. Os crÃticos mais ásperos da posição lulista consideram bolsonaro um democrata. E os isentões sequer contestam. Quais seriam os fundamentos que conceituam democracia como absoluta?
Caro João, concordo. O Brasil, por exemplo, é uma democracia relativa : tem eleições regulares, direito de ir e vir, liberdade de expressão, etc., e uma das maiores desigualdades sócio-econômicas do mundo!!!
Quanta besteira em tão poucas linhas.
O kor rupto do Lula passa pano pra ditadores. A Venezuela, Cuba ou Nicarágua, não tem "democracias relativas ". São ditaduras que oprimem a população.
O Lula estabelece um conceito de democracia relativa. Não está, de todo, errado. Se democracia é liberdade e oportunidade para todos, muitos paÃses inclusive o nosso não satisfazem estas condições, e no entanto são considerados democracias. Então a democracia é relativa mesmo. Os crÃticos mais ásperos da posição lulista consideram bolsonaro um democrata. E os isentões sequer contestam. Quais seriam os fundamentos que conceituam democracia como absoluta.
Cara Lygia, excelente e oportuno artigo. É bom ficarmos todos alertas com esta gesticulação senil do presidente de plantão. Não é de hoje que sabemos onde esse palavrório insistente e indefensável de proteger um ditador tirano pode nos levar. Ao manter essa polarização idólatra vamos perder a oportunidade de pacificar o Brasil.
Quem originou essa "polarização idólatra"???
Augusto Colombo: E Lula é o presidente da República eleito democraticamente pelo povo. E ponto final.
Sim. Um presidente kor rupto. Eleito pelo povo. Ponto final.
O Presidente Lula frisou em sua fala, ao contrário do que afirma a Sra. Lygia Maria, "O que não está correto é interferência de um paÃs em outro". Não cabe ao Brasil querer boicotar a Venezula, ou mesmo cortar relações comerciais com um paÃs soberano e sim ao povo Venezuelano, caso assim deseje derrubar o atual regime lá estabelecido. Ao contrário do que tentaram realizar colocando um fantoche que não se submeteu a eleições alguma chamado Juan Guaidó, como presidente da Venezuela.
Os famintos que o digam, ó burguês.
Luiz. Lula é kor rupto. A Venezuela é uma ditadura. Ponto final.
Os ex petistas que conhecem profundamente o Lula afirmam que é um traste sem caráter. Como vem piorando com a idade vem comprovando isso.
O Bozo conseguiu ser pior que o Lula na presidência. O Lula para não ficar atrás agora está se esforçando para se equiparar ao bozo. E do jeito que está não vai demorar.
Para o Lula se equiparar ao Jair a gasolina tem que voltar a custar oito reais.
Eu sempre fui contra Bolsonaro e continuo sendo. Me causava arrepios quando a Extrema Direita dizia que a escravidão foi justificável aqui pois ela começou na Ãfrica (o que é incorreto historicamente) e que a Ditadura de 1964 foi boa. Mas ver a esquerda defendendo Putin - um Imperialista que persegue minorias - e defendendo ditaduras como Venezuela e Cuba e dizendo que a URSS foi boa, também me causa arrepios. No final, parecem dois grupos iguais, apenas com sinal trocado.
Ah Julio, me poupe!
"Mas ver a esquerda defendendo Putin ", não generalize!
Não há dúvidas.
Lula pisa na bola ou morde a lÃngua com frequência, mas nem de longe constitui ou constituiu um risco para a democracia, como ocorreu com o Bozo et caterva. Ele próprio, Lula, foi vÃtima porque as regras do Estado Democrático de Direito não foram tomadas em conta por seus julgadores. Recuperar o significado da democracia (governo do povo) com Constituição e leis legÃtimas, direitos e deveres da sociedade e dos governantes, é um desafio.
Lula no foi vÃtima de nada. Ele é um kor rupto.
Essa insistência do Lula em aliviar para Nicolas Maduro entrevista sim, a outra também, só pode ter o dedo da Dona Janja. Se ela puxasse a orelha dele, ele calava a boca.
O Lula está precisando liderar uma motociata e, também, dar algumas voltinhas de Jet Ski para empolgar a galera...
A democracia cem por cento existe onde?
Eu também não tenho a resposta a esta pergunta, João, mas definitivamente não é na Venezuela.
Que pergunta mais canhestra. Tem vergonha não?
Boa pergunta! Aos que ainda estão presos em Guantânamo (todos sabem em que condições), a resposta interessa muito. Os EUA são a maior democracia do mundo...
A Lygia, o Ponde e o João Pereira Coutinho são os melhores colunistas da Folha de São Paulo
Não conheço a Lygia, mas Pondé e Coutinho confessam que são de direita!
Prova de que são os melhores é que desagradam igualmente lulistas e bolsonaristas.
Pobre Folha. Se isto fosse verdade ela já teria implodido...rs
Não sei se a democracia é relativa! Mas sei que a democracia é exceção no Planeta, quando observamos a democracia plena, um número pequeno da população mundial vivem nesses paÃses, a grande maioria vivem em lugares não democrático ou em um ambiente de democracia deficitária, nós brasileiros vivemos nesse ambiente, estamos distantes de uma democracia plena.
Caro Righi, estamos muito distantes de uma democracia plena, basta citar que temos uma das maiores desigualdades sócio-econômicas do mundo !!!
Articulista tipo Bozo 50 %. Os EUA ajudaram a impor ditaduras em toda América do Sul e ajudaram mantê-las por décadas. Os hipócritas da União Europeia toleraram e andaram abraçados aos ditadores de Portugal e da Espanha por 40 anos. Têm moral para falar em democracia?
Os EUA trataram a AL como seu quintal da mesma forma que a URSS tratou o leste europeu como seu quintal. Era a Guerra Fria e não havia bonzinhos naquele embate.
É? E hoje você aceita apoio a ditaduras com base nos exemplos do passado? Conte-nos mais...
Democracia e ditadura são antagônicas. A democracia pugna pela liberdade e direitos, enquanto a ditadura é repressiva e totalitária. O discurso de Lula foi uma ofensa ao estado democrático de direito, passÃvel de sanção, inclusive de perda de mandato
Então a liberdade de expressão é relativa?
Vamos refletir criticamente? O que se chama de maior democracia do planeta tem 800 bases militares mundo afora para se meter na vida dos outros. Tem uma prisão em ilha vizinha onde aplica a tortura. Se fecha em muros e separa crianças de seus pais. Persegue compulsivamente jornalista que publicou vários de seus crimes. Mas a missivista não relativisa o conceito de democracia para o imperialista.
Prezado Felipe, o tema é o conceito relativo de democracia. Nós somos metralhados ininterruptamente por informações que desqualificam de forma sistemática a Venezuela feita pelo paÃs que tem o objetivo de controlar as suas reservas petrolÃferas, que são as maiores do mundo. Em aparição recente, Trump declarou que a Venezuela estava à beira do colapso e que se tivesse vencido as eleições a teria invadido para se apossar do petróleo. Ou seja, nos fazem saber por interesses comerciais.
E os erros dos EUA justificam as atrocidades da Venezuela?
USA não são democráticos, mas isso inocenta a Venezuela? Vocês extremistas são todos iguais
Marcelo, assino este seu comentário. Desnudou à hipocrisia desses que acham que nos Estados Unidos existe democracia.
O semi-deus falou,tá falado.
Acho uma besteira esta discussão, assim como discutir direita e esquerda, se o governante for populista ele sempre se beneficia com votos na eleiçao, principalmente onde o voto não é obrigatorio, a oposição pede o não comparecimento e naturalmente acaba perdendo. Quando um governo faz algo pelos mais pobres sempre é acusado de populista, Lembro que mesmo aqui onde poderiamos ter mais participação em assuntos importantes atraves de plesbicito ou referendo. Mas isto apavora os politicos.
Lula, em sua jornada em virar diplomata a forceps, depois de fracassar em sua tentativa de mediar o conflito entreva Rússia e Ucrânia, parte para elogiar um ditador safado. E ainda encontra quem o defenda, uma pleiade de petistas toscos, que não se diferem muito dos lunáticos bolsonaristas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > A estranha democracia Voltar
Comente este texto