Coment√°rios para:

A estranha democracia

VER COMENT√ĀRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivo Ferreira

    Lula j√° morreu e esqueceu de deitar. Com a queda do Bozo, espero que ele perca a pouca import√Ęncia que tem.

    Responda
  2. Maria Piedade Oliveira

    Quem foi que tentou dar o golpe e implantar a ditadura neste país foi Lula ou o Bolsonaro? Me responda ó inteligentíssima jornalista?????

    Responda
  3. claudio andrade alves

    Lygia Maria, Branca, sulista, filha da PUC; como jornalista sem assunto pega um tema polêmico e solta para agradar aos chefes. No mesmo jornal um belo texto de Mille Lacombi destrói a argumentação da dita mestre em jornalismo, se humilde for se retrate e respeite Lula.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Amigo, votei e continuarei votando no Lula, mas ele pisou na bola quanto ao Maduro e Ortega. A Folha √© o √ļnico jornal da "grande imprensa" que publica opini√Ķes pol√≠ticas divergentes ou at√© conflitantes. Ainda bem!

  4. José Eduardo de Oliveira

    vou te contar. a turma do lula ainda est√° na terceira internacional com o pensamento na quarte e a praxis de staliniana...daria um samba do n√£o comunista doido.

    Responda
  5. Antonio Eustaquio

    Acho, com td respeito ao presidente, que é um democrata, deu uma baita derrapada!

    Responda
  6. Pery Pedro

    A fala de Lula p√Ķe as cartas na mesa. A grande fa√ßanha da esquerda na America Latina foi convencer as pessoas que seus atos de terrorismo lutavam pela democracia e pelas diretas j√°. Que bobagem. Recomendo entrevista do Gabeira, sequestrador do embaixador dos EUA, em que deixa claro: lut√°vamos pela nossa ditadura. O n√ļmero de v√≠timas em 10 anos na Venezuela j√° supera em muito o de desaparecidos na ditadura brasileira, ao redor de 400 pesssoas, segundo a comissao da verdade. Nosso mal foi menor.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ele conta o mal em n√ļmero de mortos. Quer dizer que estamos num campeonato de genoc√≠dios? Nisso o Bozo √© imbat√≠vel e nem precisou de ditadura. Ali√°s, d√° para enumerar os atos antidemocr√°ticos praticados em 14 anos de governos petistas? N√£o d√° nem para o cheiro comparado com o que a direita brazuca j√° fez, e nem estou me referindo aos desgoverno Bozo.

  7. Fernando Alves

    Coluna para agradar aqueles devotos do deus Jair com QI abaixo de 20. Pode verificar que eles todos apareceram para bater palmas para a coluna t√£o profunda como um risco na √°gua.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O primeiro dos devotos com baixo QI já respondeu, incomodado. Aguardo os próximos

    2. Pery Pedro

      Nunca argumentam explicando as falas do seu presidiario preferido, sempre atacando o ultimo presidente. Ser√£o 4 anos de Sim, o nosso √© ladr√£o, ignorante e ditador, talvez fascista, mas au acho que o √ļltimo era pior, ent√£o tudo bem. O que nos alentam s√£o os 580 dias. Isso ningu√©m tira.

  8. Orasil coelho pina

    L√≠deres populistas, egoc√™ntricos e demagogos a exemplo de Lula e Bolsonaro, pouco se importam com o Pa√≠s e com a sociedade, o que querem √© o poder e a prova disto s√£o suas pr√≥prias manifesta√ß√Ķes a favor de ditadores!

    Responda
  9. Francisco Jose Longo

    Só poderia ser de Santa Cararinareich!

    Responda
  10. Ademar Adams

    Se neste país tem alguém que defende ditadura é o Bozo e sua chusma dá bajuladores.

    Responda
  11. Josimar Agast√£o Ferreira

    Parabenizo a Lygia Maria por este excelente artigo!

    Responda
  12. Joao Braga

    Lula e seu entorno parecem sonhar em ver nossos pais igual a Nicar√°gua, Cuba, Venezuela... E a√≠ esses inocentes √ļteis, que perambulam por aqui v√£o come√ßar a entender a bobagem que ajudaram a construir...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem vive na realidade concreta, e não na paralela, sabe que esse risco não existe. Oito anos de governos Lula e seis da Dilma, interrompidos por um golpe, demonstram que os que adoram uma ditadura são outros, principalmente ós seguidores do mi(n)to genocida corrupto e inelegível.

    2. Eurico Xavier da Silva

      Ele ficou 8 anos no poder e o Brasil virou esses países o mundo tem muitos tipos de governo na Arábia Saudita , Emirados tem democracia mais ninguém comenta

  13. Claudio Luiz da Cunha

    Os bozolinos est√£o fazendo tempestade em copo de √°gua....adoram. A jornalista em quest√£o formada na UFSC...estado interessante.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Bozo defendia ditaduras e nenhum direitonazi reclamou.

    2. Hernandez Piras

      Ofender e insinuar é bem mais fácil do que argumentar. Os mesmos métodos da extrema-direita e a confissão indireta de que defender a "democracia venezuelana" é impossível.

    3. JOSE A MARTINI

      Acho que é bem ao contrario caro Claudio, o gado petista e seus fantásticos intelectuais é que passam pano sempre pro deus Lula, é bem grave defender ditaduras. Imagine a frase na boca de qualquer outro politico, principalmente na do Bolsonaro o que não aconteceria. Vcs são não estão bem mentalmente, qual a insinuação que vc fez em relação a excelente articulista, que é nazista porque falou mal do Lula? Fanátismo doentil procure ajuda...

  14. Ricardo Ferreira

    Erro grotesco de Lula, t√≠pico da esquerda ideol√≥gica tupiniquim t√£o bem representada pelo PT, que fala tanto em democracia, mas enaltece ditaduras do seu gosto. De que adianta ter elei√ß√Ķes se elas n√£o s√£o multipartid√°rias, e com voto universal e peri√≥dico? No Ir√£ tamb√©m tem elei√ß√Ķes, no entanto s√≥ candidatos "aprovados" pelo conselho teocr√°tico √© que podem participar. H√° alguns pilares da democracia que n√£o podem ser suprimidos, sob pena de se ter um regime h√≠brido.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E quando políticos do PT tentaram suprimir esses tais pilares? Até hoje só quem tentou, e fez, isso no Brasil foi a direita e aqueles que fazem esse tipo de discurso pseudodemocratico mas que são loucos para aplicar um golpe alegando justamente uma suposta ameaça à democracia que nunca existiu. Vocês não enganam mais ninguém!

  15. João Vergílio Gallerani Cuter

    Lula n√£o √© analista de pol√≠tica, nem soci√≥logo, nem est√° conversando com amigos numa mesa de bar. √Č presidente do Brasil. Suas falas n√£o s√£o "opini√Ķes". S√£o posi√ß√Ķes. Ele est√° simplesmente cortando pela raiz o discurso norte-americano que justifica o intervencionismo logo ali em cima, no nosso quintal. Voc√™ quer usar a palavra "ditadura" para descrever a Venezuela. √Č leg√≠timo. Que palavra voc√™ usaria para descrever um regime no qual presos t√™m seus dedos quebrados como forma de castigo?

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Tentou disfarçar, mas só conseguiu passar pano pro defensor de ditadores.

  16. José Cardoso

    O final do artigo toca na quest√£o fundamental. N√£o importa muito se o Lula passa pano no regime do Maduro, do ponto de vista das rela√ß√Ķes internacionais. Mas suas a√ß√Ķes internas passam a ser olhados com lupa. Afinal a Venezuela √© o modelo de incompet√™ncia administrativa mais acabado entre nossos vizinhos de fronteira (e olha que a competi√ß√£o √© dura). Se ele acha que est√° tudo bem por l√°, isso preocupa.

    Responda
  17. Antonio Ara√ļjo

    Como sempre, a turma da ixquerda brazuca por aqui relativizando ditaduras. Tudo normal.

    Responda
  18. Joaquim Salom√£o

    Lendo os coment√°rios, pergunto: por que os bolsominions e bolsonaretes (caso da colunista) adoram falar em democracia e liberdade e, ao mesmo tempo, apoiam um miliciano degenerado e golpista que louva a ditadura?

    Responda
    1. Julio Bruno

      Onde vc viu a jornalista apoiando o miliciano?

    2. Hernandez Piras

      Todo crítico de Bolsonaro ou da extrema-direita era logo rotulado de "comunista". Agora, todo crítico de Lula é rotulado de bolsonarista. Não se iluda, a diferença entre você e um bolsonarista de verdade, é mínima.

    3. Ademar Adams

      Se tem alguém que precisa de psiquiatra são os eleitores do Bozo.

    4. JOSE A MARTINI

      Vcs fnáticos da seita lulista não estão bem mentalmente, agora a colunista tem que defender ditadura para provar para os admiradores de ditadura que não é bolsonarista. Procure ajuda , um bom psiquiatra talvez ajude.

  19. ROBERTO GENERALI BURGESS

    O esforço da galera....rsrsrs Gente, assume logo que gosta de ditadura de esquerda e beleza.

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Isso...hahaha

  20. Peter Janos Wechsler

    O artigo diz respeito especificamente √† Venezuela. Na falta de argumentos, os comentaristas partem para outras regi√Ķes geogr√°ficas. Com isso deixam impl√≠cito que a comentarista est√° correta.

    Responda
  21. MANOEL C SILVA

    Artigo interessante, mas, como todos os outros que versam sobre democracia, na mídia impressa e televisiva, não incluo "internet" uma vez que se trata de um ambiente tóxico, ninguém sequer toca na IGUALDADE DE OPORTUNIDADE como um dos atributos da democracia. Neste quesito, um bom exemplo é a desigualdade ao acesso há uma educação de qualidade aos menos aquinhoados, e todos os transtornos que daí decorrem...

    Responda
    1. josé SOARES

      Perfeito .Democracia n√£o se resume em elei√ß√Ķes ( muitas manipuladas pelas classes dominantes e m√≠dia) , mas tamb√©m por fornecer sal√°rios dignos, sa√ļde e educa√ß√£o a toda popula√ß√£o.

  22. José Marco Barbizan

    Concordo com a colunista em g√™nero, n√ļmero e grau.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Vaquinha de presépio

  23. Bruno Dias

    E qual pa√≠s voc√™ vai classificar como democracia, √ī articulista? Os Estados Unidos, que usam o maior sistema carceral do mundo como uma forma de escravid√£o legalizada que tira os direitos pol√≠ticos de milh√Ķes de pessoas? A Europa, onde a guarda costeira deixa barcos cheios de refugiados afundar para manter a pureza racial? O Brasil, onde quem manda √© meia d√ļzia de latifundi√°rios? Se n√£o for relativizar n√£o d√° pra defender regime nenhum, ent√£o para de fingir que n√£o relativiza!

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Por certo que n√£o h√° regime perfeito, mas se h√° algo que chega pr√≥ximo disso, com certeza √© a Europa Ocidental. Sociedades igualit√°rias com renda alta, ampla margem para o empreendedorismo, elei√ß√Ķes multipartid√°rias com altern√Ęncia de poder, leis duras coibindo j√° pequenos deslizes com multas e ampla liberdade de express√£o, √© o melhor modelo que se tem.

    2. Antonio Ara√ļjo

      Meu Deus...

  24. Amarildo Caetano

    Mesmo no Brasil a democracia  relativa ,quem manda é a elite unida à classe média alta .Vide a taxa Selic .Enquanto existe miríades de miseráveis no país . .

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Figueiredo seu rei deixou o afundado em um mar de lama .

    2. Carlos Figueiredo

      Relativismo ético sempre foi especialidade de nosso atual rei.

  25. Nestor Bercovich

    Democracia pol√≠tica com milh√Ķes de miser√°veis e enormes desigualdades de acesso √† sa√ļde, moradia, educa√ß√£o, √© realmente uma democracia? Uma sociedade como a cubana sem democracia pol√≠tica mas com acesso √† educa√ß√£o e sa√ļde garantido para todos, √© apenas uma ditadura?

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Parece restar pouca d√ļvida se √© ditadura ou n√£o um regime que encarcera por 25 anos jovens que participaram de protestos pac√≠ficos. Quanto ao acesso √† educa√ß√£o e sa√ļde, comparemos Cuba e Portugal, pa√≠ses com √°reas e popula√ß√Ķes equivalentes. Portugal tem sa√ļde, educa√ß√£o, moradia (n√£o se vive em corti√ßos), transporte p√ļblico, etc. bem superiores a Cuba. Tem tamb√©m liberdade de imprensa, locomo√ß√£o, orienta√ß√£o sexual (horror para Che e Fidel) e, nem por isso, oprime sua popula√ß√£o. Cuba √© democracia?

  26. Paulo Henrique

    Acredito, posso estar errado, que no decorrer da história não há conceitos absolutos, pois todos obedecem a condicionantes históricos. Da mesma forma, todo conceito ou ideia que se pretende absoluta, foi desenvolvido por alguém ou por algum grupo e serve a alguém ou a algum tipo de interesse.

    Responda
    1. Antonio Ara√ļjo

      Você não quer entender.

  27. armando moura

    não existe democracia completa porque há um poder eleito e ele vai relativizar as coisas. Os EUA foram democraticos durante o macarthismo ou no sul enforcando negros no meio do século passado? Angela Merkel com dezesseis anos no poder parece democrático? Reino unido mandando os homossexuais para tratamento quimico? Os paises se fecham para se proteger, exemplo Cuba, em plena abertura, com show de Rolling Stone e visita do Papa, aí chega o democratico Trump ao poder, com apoio russo. ..

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      os ditadores da época do regime militar no Brasil concordariam com vc , principalmente o general Gaisel que usou o termo democracia relativa para justicar o regime.

    2. Antonio Ara√ļjo

      Esse aí não tem jeito mesmo.

    3. armando moura

      conclusão estranha é a capacidade cognitiva dos que acham que a democracia é binaria, umas são aprovadas outras são reprovadas. Devem procurar um apoio de um medico para ter estimulantes para o cerébro.

  28. Hermes Yaly

    "Democracia √© igual virgindade: ou tem ou n√£o tem. N√£o existe democracia relativa, assim como n√£o existe virgindade relativa." - Mill√īr Fernandes em resposta ao gen. Geisel, que defendia a relatividade das democracias. Sobre Lula, o mesmo Mill√īr afirmou: "A ignor√Ęncia lhe subiu √† cabe√ßa".

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Bruno: sou f√£ do Mill√īr mas ele era terrivelmente mis√≥gino ("O melhor movimento feminista ainda √© o dos quadris"). Li entrevistas dele em que criticava a crescente presen√ßa feminina nas reda√ß√Ķes de jornais, dizendo que elas tiravam o emprego dos pais de fam√≠lia, sobretudo porque j√° chegavam com o dom√≠nio de um ou mais idiomas estrangeiros, o que era apenas m√©rito delas. Pura misoginia... Mas sobre o Lula, n√£o discordo, n√£o.

    2. Julio Bruno

      Sou fã do Millor, mas como humorista também derrapava, como quando fez o comentário sobre Lula!

  29. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    O Lula estabelece um conceito de democracia relativa. N√£o est√°, de todo, errado. Se democracia √© liberdade e oportunidade para todos, muitos pa√≠ses inclusive o nosso n√£o satisfazem estas condi√ß√Ķes, e no entanto s√£o considerados democracias. Ent√£o a democracia √© relativa mesmo. Os cr√≠ticos mais √°speros da posi√ß√£o lulista consideram bolsonaro um democrata. E os isent√Ķes sequer contestam. Quais seriam os fundamentos que conceituam democracia como absoluta?

    Responda
    1. Julio Bruno

      Caro Jo√£o, concordo. O Brasil, por exemplo, √© uma democracia relativa : tem elei√ß√Ķes regulares, direito de ir e vir, liberdade de express√£o, etc., e uma das maiores desigualdades s√≥cio-econ√īmicas do mundo!!!

    2. Antonio Ara√ļjo

      Quanta besteira em t√£o poucas linhas.

    3. Augusto Colombo Junior

      O kor rupto do Lula passa pano pra ditadores. A Venezuela, Cuba ou Nicarágua, não tem "democracias relativas ". São ditaduras que oprimem a população.

  30. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    O Lula estabelece um conceito de democracia relativa. N√£o est√°, de todo, errado. Se democracia √© liberdade e oportunidade para todos, muitos pa√≠ses inclusive o nosso n√£o satisfazem estas condi√ß√Ķes, e no entanto s√£o considerados democracias. Ent√£o a democracia √© relativa mesmo. Os cr√≠ticos mais √°speros da posi√ß√£o lulista consideram bolsonaro um democrata. E os isent√Ķes sequer contestam. Quais seriam os fundamentos que conceituam democracia como absoluta?

    Responda
  31. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    O Lula estabelece um conceito de democracia relativa. N√£o est√°, de todo, errado. Se democracia √© liberdade e oportunidade para todos, muitos pa√≠ses inclusive o nosso n√£o satisfazem estas condi√ß√Ķes, e no entanto s√£o considerados democracias. Ent√£o a democracia √© relativa mesmo. Os cr√≠ticos mais √°speros da posi√ß√£o lulista consideram bolsonaro um democrata. E os isent√Ķes sequer contestam. Quais seriam os fundamentos que conceituam democracia como absoluta.

    Responda
  32. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

    Cara Lygia, excelente e oportuno artigo. √Č bom ficarmos todos alertas com esta gesticula√ß√£o senil do presidente de plant√£o. N√£o √© de hoje que sabemos onde esse palavr√≥rio insistente e indefens√°vel de proteger um ditador tirano pode nos levar. Ao manter essa polariza√ß√£o id√≥latra vamos perder a oportunidade de pacificar o Brasil.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Quem originou essa "polarização idólatra"???

  33. Regina da Silva Mariano

    Augusto Colombo: E Lula √© o presidente da Rep√ļblica eleito democraticamente pelo povo. E ponto final.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Sim. Um presidente kor rupto. Eleito pelo povo. Ponto final.

  34. LUIZ CARLOS AKIO MATSUMOTO

    O Presidente Lula frisou em sua fala, ao contr√°rio do que afirma a Sra. Lygia Maria, "O que n√£o est√° correto √© interfer√™ncia de um pa√≠s em outro". N√£o cabe ao Brasil querer boicotar a Venezula, ou mesmo cortar rela√ß√Ķes comerciais com um pa√≠s soberano e sim ao povo Venezuelano, caso assim deseje derrubar o atual regime l√° estabelecido. Ao contr√°rio do que tentaram realizar colocando um fantoche que n√£o se submeteu a elei√ß√Ķes alguma chamado Juan Guaid√≥, como presidente da Venezuela.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Os famintos que o digam, ó burguês.

    2. Augusto Colombo Junior

      Luiz. Lula é kor rupto. A Venezuela é uma ditadura. Ponto final.

  35. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Os ex petistas que conhecem profundamente o Lula afirmam que é um traste sem caráter. Como vem piorando com a idade vem comprovando isso.

    Responda
  36. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Os ex petistas que conhecem profundamente o Lula afirmam que é um traste sem caráter. Como vem piorando com a idade vem comprovando isso.

    Responda
  37. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    O Bozo conseguiu ser pior que o Lula na presidência. O Lula para não ficar atrás agora está se esforçando para se equiparar ao bozo. E do jeito que está não vai demorar.

    Responda
    1. Icaro Machado Prado

      Para o Lula se equiparar ao Jair a gasolina tem que voltar a custar oito reais.

  38. Felipe Ara√ļjo Braga

    Eu sempre fui contra Bolsonaro e continuo sendo. Me causava arrepios quando a Extrema Direita dizia que a escravid√£o foi justific√°vel aqui pois ela come√ßou na √Āfrica (o que √© incorreto historicamente) e que a Ditadura de 1964 foi boa. Mas ver a esquerda defendendo Putin - um Imperialista que persegue minorias - e defendendo ditaduras como Venezuela e Cuba e dizendo que a URSS foi boa, tamb√©m me causa arrepios. No final, parecem dois grupos iguais, apenas com sinal trocado.

    Responda
    1. Felipe Ara√ļjo Braga

      Ah Julio, me poupe!

    2. Julio Bruno

      "Mas ver a esquerda defendendo Putin ", n√£o generalize!

    3. Antonio Ara√ļjo

      N√£o h√° d√ļvidas.

  39. José Felipe Ledur

    Lula pisa na bola ou morde a língua com frequência, mas nem de longe constitui ou constituiu um risco para a democracia, como ocorreu com o Bozo et caterva. Ele próprio, Lula, foi vítima porque as regras do Estado Democrático de Direito não foram tomadas em conta por seus julgadores. Recuperar o significado da democracia (governo do povo) com Constituição e leis legítimas, direitos e deveres da sociedade e dos governantes, é um desafio.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Lula no foi vítima de nada. Ele é um kor rupto.

  40. SERGIO saraceni

    Essa insistência do Lula em aliviar para Nicolas Maduro entrevista sim, a outra também, só pode ter o dedo da Dona Janja. Se ela puxasse a orelha dele, ele calava a boca.

    Responda
  41. José Lourenço Marques

    O Lula está precisando liderar uma motociata e, também, dar algumas voltinhas de Jet Ski para empolgar a galera...

    Responda
  42. Jo√£o Larizzatti

    A democracia cem por cento existe onde?

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Eu também não tenho a resposta a esta pergunta, João, mas definitivamente não é na Venezuela.

    2. Antonio Ara√ļjo

      Que pergunta mais canhestra. Tem vergonha n√£o?

    3. silvia ramos

      Boa pergunta! Aos que ainda est√£o presos em Guant√Ęnamo (todos sabem em que condi√ß√Ķes), a resposta interessa muito. Os EUA s√£o a maior democracia do mundo...

  43. Raphael Lopes Rios

    A Lygia, o Ponde e o Jo√£o Pereira Coutinho s√£o os melhores colunistas da Folha de S√£o Paulo

    Responda
    1. Julio Bruno

      Não conheço a Lygia, mas Pondé e Coutinho confessam que são de direita!

    2. Hermes Yaly

      Prova de que são os melhores é que desagradam igualmente lulistas e bolsonaristas.

    3. Regina da Silva Mariano

      Pobre Folha. Se isto fosse verdade ela j√° teria implodido...rs

  44. jose celso righi righi

    N√£o sei se a democracia √© relativa! Mas sei que a democracia √© exce√ß√£o no Planeta, quando observamos a democracia plena, um n√ļmero pequeno da popula√ß√£o mundial vivem nesses pa√≠ses, a grande maioria vivem em lugares n√£o democr√°tico ou em um ambiente de democracia deficit√°ria, n√≥s brasileiros vivemos nesse ambiente, estamos distantes de uma democracia plena.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Caro Righi, estamos muito distantes de uma democracia plena, basta citar que temos uma das maiores desigualdades s√≥cio-econ√īmicas do mundo !!!

  45. Ademar Adams

    Articulista tipo Bozo 50 %. Os EUA ajudaram a impor ditaduras em toda América do Sul e ajudaram mantê-las por décadas. Os hipócritas da União Europeia toleraram e andaram abraçados aos ditadores de Portugal e da Espanha por 40 anos. Têm moral para falar em democracia?

    Responda
    1. Le√£o Machado Neto

      Os EUA trataram a AL como seu quintal da mesma forma que a URSS tratou o leste europeu como seu quintal. Era a Guerra Fria e n√£o havia bonzinhos naquele embate.

    2. Antonio Ara√ļjo

      √Č? E hoje voc√™ aceita apoio a ditaduras com base nos exemplos do passado? Conte-nos mais...

  46. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Democracia e ditadura s√£o antag√īnicas. A democracia pugna pela liberdade e direitos, enquanto a ditadura √© repressiva e totalit√°ria. O discurso de Lula foi uma ofensa ao estado democr√°tico de direito, pass√≠vel de san√ß√£o, inclusive de perda de mandato

    Responda
    1. Julio Bruno

      Então a liberdade de expressão é relativa?

  47. Marcelo Magalh√£es

    Vamos refletir criticamente? O que se chama de maior democracia do planeta tem 800 bases militares mundo afora para se meter na vida dos outros. Tem uma prisão em ilha vizinha onde aplica a tortura. Se fecha em muros e separa crianças de seus pais. Persegue compulsivamente jornalista que publicou vários de seus crimes. Mas a missivista não relativisa o conceito de democracia para o imperialista.

    Responda
    1. Marcelo Magalh√£es

      Prezado Felipe, o tema √© o conceito relativo de democracia. N√≥s somos metralhados ininterruptamente por informa√ß√Ķes que desqualificam de forma sistem√°tica a Venezuela feita pelo pa√≠s que tem o objetivo de controlar as suas reservas petrol√≠feras, que s√£o as maiores do mundo. Em apari√ß√£o recente, Trump declarou que a Venezuela estava √† beira do colapso e que se tivesse vencido as elei√ß√Ķes a teria invadido para se apossar do petr√≥leo. Ou seja, nos fazem saber por interesses comerciais.

    2. Felipe Ara√ļjo Braga

      E os erros dos EUA justificam as atrocidades da Venezuela?

    3. Marcelo Moraes Victor

      USA não são democráticos, mas isso inocenta a Venezuela? Vocês extremistas são todos iguais

    4. Ademar Adams

      Marcelo, assino este seu comentário. Desnudou à hipocrisia desses que acham que nos Estados Unidos existe democracia.

  48. MAURICIO GUIMAR ES

    O semi-deus falou,t√° falado.

    Responda
  49. José Carlos Soares Costa

    Acho uma besteira esta discussão, assim como discutir direita e esquerda, se o governante for populista ele sempre se beneficia com votos na eleiçao, principalmente onde o voto não é obrigatorio, a oposição pede o não comparecimento e naturalmente acaba perdendo. Quando um governo faz algo pelos mais pobres sempre é acusado de populista, Lembro que mesmo aqui onde poderiamos ter mais participação em assuntos importantes atraves de plesbicito ou referendo. Mas isto apavora os politicos.

    Responda
  50. Artur Carmel

    Lula, em sua jornada em virar diplomata a forceps, depois de fracassar em sua tentativa de mediar o conflito entreva R√ļssia e Ucr√Ęnia, parte para elogiar um ditador safado. E ainda encontra quem o defenda, uma pleiade de petistas toscos, que n√£o se diferem muito dos lun√°ticos bolsonaristas.

    Responda