Luiz Felipe Pondé > Homo sapiens é psicótico, como um pequeno animal que se acha um deus Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivo Ferreira

    Um texto interessante. Deixando a imaginação livre, mais ainda.

    Responda
  2. Bruno Camacho

    Em Toronto, houve eleições para prefeito. Consta que havia 101 candidatos (humanos) concorrendo e, ainda, uma cachorra. Sem pestanejar, teria votado nela. (por Maria José)

    Responda
  3. Emerson César de Campos

    É muito divertido ver como os/as asseclas de Luizinho vigiam constantemente os comentários adversos ao pensamento do grão mestre. Pessoas, é necessário conhecer bem o pensamento conservador para crítica lo. Então, acostumem se com as críticas a Luizinho.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Esse sentiu.

  4. João Leite Leite

    Acredito que existe duas linhas de pensamento para funcionar e garantir a felicidade e bem estar de todos. O certo e o errado. Temos mais de 30 partidos para eleger sempre os mesmos políticos que gozam de poder de majestade para aprovar leis em benefícios próprios, Criam tudo o quanto é tipo de mordomias para os poderosos e jogam o peso nos ombros dos trabalhadores que produz a riqueza do país. Cada vez mais vão jogando o povo trabalhador no olho da rua, e sem uma esperança de melhora.

    Responda
  5. JOSE PAULO PORTO BERNARDES

    Impressiona como esse texto, provocador e instigante, consegue espancar, incomodar e espicaçar a "inteligência" do homem médio que nesses comentários se manifesta. ;-)

    Responda
  6. Cristiano Jesus

    Diz sabiamente Carl Sagan que na escala dos mundos, o ser humano é algo irrelevante, uma fina película de vida a viajar no espaço, num torrão de rocha metal. Eu diria que somos irrelevantes se nos olharmos separados do todo. Integrados, somos juntos com o todo, portanto parte da grandeza. Já sua tese, Pondé, apesar de criticar gratuitamente a psicologia, parece um psicologismo, uma psicologia fake.

    Responda
  7. Fernando Alves

    O pequeno animmal que se acha um deus a gente sabe quem é. Felizmente a humanidade inteira não compartilha dos delírios do escritor.

    Responda
  8. Celso Augusto Coccaro Filho

    Não vejo que mal fariam os votos de caninos ou de felinos. Pelo menos teríamos como justificar a eleição dos habituais quadrúpedes.

    Responda
  9. wilson kfouri

    Há muita gente lutando pela preservação da vida, natureza ,meio ambiente, desigualdade,direitos humanos,paz etc mas certamente o Pondé não faz parte dessa turma

    Responda
    1. wilson kfouri

      Errata : igualdade

  10. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Que o Pondé tenha vida longa, que ele continue sendo esse instrumento para nos iluminar com esse tipo de sabedoria.

    Responda
  11. Jayme Serva

    Pondé tem um problema que supera o da certeza de ser onisciente: ele não relê o que escreve, o que torna constrangedora a leitura, tantas são as falhas básicas de redação. Uma caricatura de si mesmo.

    Responda
  12. MARCELO DAWALIBI

    Bom texto, embora colocar a ideia de que a vida é feita de escolhas e a luta pelo direito de voto dos pets na mesma categoria de raciocínio tenha soado meio estranho. Em todo caso, a premissa continua válida: o homem criou um mundo digital para viver com seu cérebro analógico. É claro que não vai dar certo.

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      De fato, a principio causa certa estranheza, mas a defesa do direito dos pets é apenas mais um exemplo das consequencias do excesso de escolhas. O ponto central -mal desenvolvido, embora correto- me parece ser que nosso cérebro é adaptado para sobreviver, não ao ócio que a fartura material criada pelo progresso técnico propicia. Esse excesso de tempo para imaginação é o que eventualmente nos conduzirá a ruína. O velho "cabeça vazia oficina do diabo"

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      De fato, a principio causa certa estranheza, mas a defesa do direito dos pets é apenas mais um exemplo das consequencias do excesso de escolhas. O ponto central -mal desenvolvido, embora correto- me parece ser que nosso cérebro é adaptado para sobreviver, não ao ócio que a fartura material criada pelo progresso técnico propicia. Esse excesso de tempo para imaginação é o que eventualmente nos conduzirá a ruína. O velho "cabeça vazia oficina do diabo"

  13. José Cardoso

    A segunda parte dá o que pensar. Com o declínio do número de crianças e aumento do número de cachorros, chegará o dia em que a demanda pela criação de um SUSC (sistema único de saúde canina), assim como do piso salarial para os cuidadores de cães, que passeiam com eles pelas ruas, estarão na agenda legislativa. Pet shops gratuitas em cada quarteirão, pagas com o dinheiro dos contribuintes, ameaçarão o teto de gastos.

    Responda
  14. Max Morel

    Concordo; a nossa é uma espécie psicótica.

    Responda
  15. Emerson César de Campos

    Mais um texto tomando a parte pelo todo. Mais uma vez falando de si, com a destreza de um encantador de serpentes. Sobra muita afetação e falta muito despojamento. Mas o que seria do amarelo se todos gostassem apenas do vermelho não é mesmo Luizinho? Yuval Harari escreveu sapiens faz quase dez anos e ainda estás a rumi nar a partir da análise perspicaz daquele historiador? Peça férias e não voltes Luizinho, fica a dica.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Oxente, e você continua lendo? Isso é paixão.

  16. Chiara Gonçalves

    Sobre o homem, Dostoiévski disse que " Desejará conservar justamente os seus sonhos fantásticos, a sua mais vulgar estupidez, só para confirmar a si mesmo que os homens são sempre homens e não teclas de piano, que as próprias leis da natureza tocam".

    Responda
  17. Barbara Teixeira

    Folha de São Paulo dando espaço para um charlatão.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      E você lendo. Estranho.

    2. Max Morel

      Só porque ele é contra os inteligentinhos da esquerda?

  18. Jose emanuel Cunha lima

    Meu reino por uma lacrada. Esse é o Ponde.....rsrsrsr.

    Responda
  19. Marcelo Carneiro da Rocha

    Muito boa a reflexão e o texto encantador.

    Responda
  20. SAULO SANTOS

    cara pondé é demais, essa parte do texto leva a muitas reflexões "na verdade, escolhemos a partir de nossos afetos, traumas, ódios, paixões que tentamos travestir de argumento racionais." parabéns pondé....

    Responda
  21. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Pondé, sempre raso. Midicult até à medula.

    Responda
  22. Nasemar Hipólito

    Pondé, necessário e provocativo! Essa visão tem ressonância em um ótimo livro de Elizabeth Kolbert, "A sexta extinção", que defende que essa "camisa de força" vem sendo rasgada desde sempre, para o infortúnio das outras espécies...

    Responda
  23. Joaquim Rosa

    E se eu já morri e não fiquei sabendo?

    Responda
  24. Joaquim Rosa

    Sei não!

    Responda
  25. JORGE ANTONIO MERCANTI

    Como sempre, mais um texto provocativo do Pondé. Pena que muitos não conseguem refletir e verificar o que se pode aproveitar do das ideias "podeanas". É sempre bom começar a semana pensando fora da caixa.

    Responda
  26. elcio matos

    Nossa, que texto mais baixo-astral. Acho que se o Pondé viajasse numa máquina do tempo para 100 mil anos atrás para interagir com os primeiros homo sapiens, provavelmente a espécie humana já teria sido extinta e hoje o mundo seria dominado por hienas e abutres.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Quer alto astral? Vai na Igreja pentecostal ou abre o youtube e busca "auto ajuda".

  27. José Felipe Ledur

    Viva a democracia com a participação canina! De minha parte, estou quase decidido a sair de quatro pelas calçadas, de tanto pet que tenho encontrado. E vou passar a fazer au au para as moças, senhoras e senhores que levam os cães pela coleira!

    Responda
  28. Edimilson Volpe

    Gosto muito dos textos do Pondé. É divertido pra caramba. Viva o niilismo!

    Responda
  29. paulo da silva

    Eu tenho 60 anos e digo para meus filhos que sou uma farça, tudo que fiz era sem saber, achava que sabia e fui indo. As vezes creio que ate ja morri e esse mundo acaba sendo um copia dos meus delirios.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      farsa

  30. Amador Lima

    O exemplo dois , do direito dos pets , diz tudo para onde caminha a animalidade.

    Responda
  31. elcio matos

    Nossa, que texto mais baixo-astral. Desde que as primeiras tribos de homo-sapiens há 100 mil anos descobriram modos de sobrevivência num meio hostil, enganando predadores naturais para tornarem-se suas presas até os dias atuais das inteligências artificiais, não vejo nada de nebuloso na humanidade. Mas provavelmente eu esteja errado por ser um positivista. Mas será que é somente eu que enxergo um mundo que está vencendo doenças em tempos recordes e que não aceitam mais golpes militares?

    Responda
  32. JOSE DONIZETE FRAGA

    Ivan Karamázov, em seus delírios dialógicos com o diabo, é uma pequena amostra de quão longe o racionalismo niilista pode nos levar.

    Responda
  33. Henrique Marinho

    O que Pondé escreve, por linhas tortas, é o mundo líquido (atual) de Bauman, onde o ideal deu lugar ao consumismo, e o herói à celebridade. O mimimi do vitimismo se alia agora à vendetta da perseguição do Estado ao cidadão que pensa diferente da massa brainwashed. Não creio no voto de pets, mas já vejo claramente o cancelamento e a punição do homem-livre pelo Ministério da Verdade. 1984 chegou.

    Responda
  34. Reinaldo da Silva

    O Pondé-Sócrates (não é invenção, foi assim que ele se autodenominou) acha, ele acha, é a tese dele. E destila todo o seu achismo numa visão, que sempre emprega para revigorar o seu marketing "niilista", cuja intenção é "chocar os assíduos frequentadores do seu fast food existencial", que conclamam: "oh, ele é o máximo, ele acha, e quando o Pondé acha é porque ele acha". Não quero que o Pondé fique chateado e tome a cicuta que Sócrates tomou. Que continue escrever seus achismo para nos divertir!

    Responda
  35. José Lino da Silva Lino

    Escolher um Deus, obedecer a um livro sagrado e sua de pregadores; optar por uma ou outra droga; quiçá uma filosofia de vida ou outra mera qualquer. Tudo escolhas! Só não pode dar o azar de ser pobre.

    Responda
  36. Carolina Figueiredo

    Uma hora? Bolsonaro x Lula já é o esgotamento das opções democráticas com pouco mais de 30 anos de democracia. Alguém teve escolha na questão da autoanistia parlamentar deste ano? E terá nas próximas? Temos alguma escolha além de consumir? Esqueci, a mulher tem a escolha de não engravidar, desde que tenha dinheiro para consumir anticoncepcional. Aleluia!

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      * não acredito na possibilidade do comunismo no Brasil, nem tenho medo do Brasil virar comunista.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.