Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mônica Vasconcelos

    O Pitombo não disse que à época, a Bahia era a capitania mais rica do Brasil ( após o esgotamento das minas em MG)e Salvador o maior porto do hemisfério sul e maior cidade do império português, depois de Lisboa.A Bahia produzia o açúcar, a comoditie de maior valor,então. O nordeste era mais populoso e rico que o sul.; motivos que bastam para Portugal lutar e concentrar as suas lutas nesta rica capitania. As lutas pela independência aconteceram, de fato, na ricaBahia, não no brado do imperador.

    Responda
  2. Ernesto Dias Junior

    A propósito: alguém precisa devolver ao aeroporto de Salvador o nome de Dois de Julho, roubado por ACM para homenagear seu filho morto. Luis Eduardo já dá nome a avenida e até a cidade baiana. É preciso fazer justiça ao Aeroporto Internacional Dois de Julho.

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    Nada é de graça, nem a independência, mas tudo tem um começo, na maioria das vezes pelas elites locais. Ou alguém realmente acha que bastou o Ipiranga para Portugal sair correndo? Daí a desmerecer datas ou transportar contextos completamente diferentes para a atualidade é uma outra história, literalmente. Temos uma bela, tumultuada, sofrida e grande história, infelizmente em boa parte desconhecida. Não transformemos tudo em mera narrativa.

    Responda
  4. Beckenbauer Simas

    Acho importante o Brasil conhecer sua história. Houve luta para o Brasil se tornar independente definitivamente de Portugal. Esta data é que deveria ser a data máxima de nosso país.

    Responda
  5. LUIZ ALBERTO LEAL

    Na realidade, a independência do Brasil só se consolidou no dia 2 de Julho de 1823 com a expulsão dos colonizadores da Bahia, onde eles insistiam em se manter como um enclave português. Foi uma luta de cunho popular e não apenas um grito isolado. Caso contrário, teríamos hoje a Bahia Portuguesa e o resto do Brasil.

    Responda