Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto Lopes

    Esclarecedor o artigo de Syer. Agora estou mais bem fundamentado para chamar os neopentecostais de "neopentecostais".

    Responda
  2. Gedeon Freire de Alencar

    O texto explica dentre outras coisas que o termo neopentecostal deve distinguir os grupos e nao pode ser aplicado às ADs, mas a foto que ilustra a reportagem é da AD -Belem-SP. Ou o editor nao leu o artigo ou foi proposital para confundir?

    Responda
  3. Fatima Marinho

    Uso o termo neopentecostal para diferenciar luteranos, calvinistas e batistas dos outros, os não históricos e oportunistas. Os que só pensam em dinheiro, misóginos , homofóbicos, violentos. Aqueles que usam o nome de Deus em vão. Os fanáticos que querem nos levar a um estado religioso, usando uma falsa versão da Bíblia. Esses são neopentecostais, inclui o Malafaia , Valadão, Damares e o avião com skank, e os coleguinhas deles.

    Responda
    1. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      Completando, a assembleia de deus brasileira é da mesma turma sem vergonha aí apontada.

  4. LUCIANA LAUSER TIMM

    Bom, eu gosto de usar o termo neopentecostal para diferenciar da igreja da minha família por parte de pai, Luterana, que também é evangélica mas muito mais antiga e bem diferenciada na cultura, no público e nos rituais. PS: me apresento como agnóstica atualmente.

    Responda
  5. José Cardoso

    Em relação ao apoio ao bolsonarismo a clivagem é entre os papistas e os não papistas. Os papistas estão hoje no poder, e a visita ao papa e a influência sobre Lula do frei Beto e Leonardo Boff são provas disso. Nós brasileiros somos um importante rebanho para o Vaticano.

    Responda
  6. Ney Fernando

    Os evangélicos, os neoevangélicos, os neopentescostais e até os traficantes evangélicos ficaram do lado do bolsonaro durante quatro anos porque quiseram. Agora não querem mais e só falta dizerem que ném o conhecem.

    Responda
  7. Júlio Pedrosa

    E por falar em "termo", qual você usaria para se referir ao pa$tor André Valadão? E o que acha das pregações dele?

    Responda
  8. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "não havia neopentecostais no primeiro escalão" e isto implica que elas menos bolsonaristas que as que estavam?

    Responda
  9. Renato Cardoso

    Sugiro usar os termos penteco$tal, pa$tor, deu$ e je$u$, para diferenciar Igrejas de igreja$.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Juliano, caríssimo, tem toda razão, as igrejas protestantes não tão todas no mesmo balaio. Todavia, eu não tinha reparado na sinonímia, que cê diz que se conformou no jornalismo: "neopentecostal" e "crente típico", sim, pela imensa popularidade das igrejas "novas". Essa é uma discussão pra Ombudsman, me parece, porque, popularmente, neopentecostal nem tem grandes usos. É "crente" mesmo, balaio inclusive mais amplo. E, não sem motivo, 'cabou por ser pejorativo: apoiaram o Sete-Peles...

    Responda
  11. ademir sampaio de campos

    A religião sendo usada vergonhosamente como arma política com a intenção de nos impor um estado fundamentalista, ignorante e intolerante com quem age e pensa diferente. Isso sempre acaba em desastre. A história está repleta de casos semelhantes que se repetem de tempos em tempos.

    Responda
  12. joão moreira

    Realmente: sugerir algum termo com um mínimo de sofisticação sociológica para definir uma turba de fundamentalistas cristãos mais próximos da idade média deve ser errado mesmo. Só que não: é tudo tubércculo pertencente à mesma bolsa de estopa mesmo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, João, mas tem que diferenciar batata de inhame e cará! Hahahahah! Saco, tem estopa, ráfia etc...

  13. joão moreira

    Realmente: sugerir algum termo com um mínimo de sofisticação sociológica para definir uma turba de fundamentalistas cristãos mais próximos da idade média deve ser errado mesmo. Só que não: é tudo tubércculo pertencente à mesma bolsa de estopa mesmo.

    Responda
  14. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Realmente há um paradoxo. O prefixo neo traz a ideia de novo, moderno. E não há nada mais arcaico que esta religião caça-níquel que prega o retrocesso , o antigo, o arcaico

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Os métodos, xará, os instrumentos: TV, marquetingue, zap, dízimo no cartão e em pix!

  15. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Deveria o "colunista" começar a reclamação na wikipedia. Assembleia de "deus" é do século XX, pode até ser a primeira neopentecostal, mas não deixa de ser uma. Só fez abrir as portas do grande comércio da fé e dominação de mentes dessas "igrejas". Não faz dela melhor, só pior.

    Responda
  16. Hercilio Silva

    As eleições de 2018 e 2022 eliminaram uma velha distinção, as próprias igrejas tradicionais se aferraram ao bolsonarismo. Quem respeita o meio não entendeu esse radicalismo das igrejas tradicionais.

    Responda
  17. alderijo bonache

    Vamos no popular, "neopentecostal" é uma forma de se manifestar contrário a este bando que comercializa a fé de modo vergonhoso!

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Não é isso.

  18. Jorge Luiz

    O Estado laico tem sido atacado fortemente. Tivemos como amostra o 8 de Janeiro que foi um êxtase no surto psicótico de muitos fanáticos. Precisamos de leis ainda mais fortes. O Estado é laico. Nada deveria ser mais sagrado nesta nação..

    Responda
  19. Marcos Barbosa

    É incrível a capacidade do antropólogo terrivelmente evangélico, Juliano, de escapar ao debate verdadeiro e honesto sobre as igrejas evangélicas, as que dão as cartas verdadeiramente, com suas bancadas, sua homofobia, seu ódio contra as religiões de matriz africana, o sexismo rebaixando as mulheres a "ajudadora do marido".

    Responda
    1. Wilson Barbosa Soares

      Concordo. Se as "igrejas" neopentescostais estão incomodadas com a alcunha de "bolsonaristas" é porque muito fizeram nos últimos anos para merecê-lo. Foram "arrebatados" por falsos messias e pastores cujo deuses eram o poder e o culto à matéria. E o foram alegremente. Leiam novamente os Livros Sagrados: Só existe UM arrebatamento verdadeiro. Palavra do Senhor!

  20. Paulo Zacarias

    Crer é também pensar (John Stott). A culminância dos atos vergonhosos desse rebanhão no 8 de janeiro não se restringe apenas à nomenclatura denominacional. Uma massa amorfa de igrejas ditas cristãs (históricas inclusive) deixaram-se amoldar ao padrão "lagoinha" de sucesso evangélico abdicando o pensamento. Seguiram cegamente lideranças incultas e picaretas. Jamais leram a história dos bereanos (Atos 17).

    Responda
  21. marcos fernando dauner

    Por acaso, o correto seria supermercados da fé ?

    Responda
  22. Ernesto Dias Junior

    Penteca pode?

    Responda
    1. Ernesto Dias Junior

      Marcão, com a biblia em baixo do braço também não dá, hahaha

    2. Marcos Benassi

      Só não vai poder jogar penteca na praia; de terninho, talvez...