Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    O Ministro Toffoli em seu voto criticou o Júri. "De lege ferenda"pela extinção do Júri. Se um Juiz togado,que prestou um difícil concurso público, analisa linha por linha dos autos do processo, erra, imagine um leigo? A Constituição Nacional protege vida? A Constituição, por seus intérpretes, protege muito mais a Liberdade de quem ceifou, como se fosse Deus , a vida de alguém, do que o Direito de Viver. Júri? Não há razão de ser!

    Responda
    1. Neli de Faria

      A legítima defesa da honra coloca na mesma balança duas grandezas diferentes: uma vida que se finda e uma suposta honra. Demorou muito para a Corte perceber que a vida humana está num patamar mais elevado do que a suposta honra ofendida. Suposta, porque o que é desonroso para um pode não é para outro. Falta,ainda, perceber que a Vida de alguém não pode valer quinze, dezesseis anos, quando cumpre e se cumpre, numa prisão. A Liberdade de alguém não pode valer mais do que uma Vida.

  2. Icaro Machado Prado

    Concordo, Helio. Como advogado afirmo que Tribunal do Juri é uma aberração.

    Responda
  3. MARCELO DAWALIBI

    Helio, não tem sentido o que você escreveu. Obviamente o comando do STF se dirige aos advogados, a quem incumbe a defesa dos réus. No tribunal do júri o juiz tem um papel restrito, cumprindo-lhe apenas sentenciar segundo a decisão dos jurados. Eles é que condenam ou absolvem. Quanto a Promotores, eles são encarregados da acusação. Não sei em que contexto eles adotariam a legítima defesa da honra. Até por isso, nunca qualquer Promotor defendeu tamanho absurdo. Seu texto não tem lógica.

    Responda
  4. Ney Fernando

    Dizer que o júri é quem deve julgar significa que o júri pode acolher ou rejeitar o argumento da legítima defesa da honra. O que o STF fez foi apenas dizer que esse argumento não vale, mas por algum motivo o colunista quer que continue valendo.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Jesus da Santa Árvore, ainda estamos a discutir e julgar essa Goiabada? Tá na hora de Jair, isso sim.

    Responda
  6. Joel Domingos

    Hélio, advogados têm a obrigação, sim, de ser lógicos e éticos. O contrário é sofisma, falácia, chicana... É por essas e outras que advogados levam a pecha de desonestos. O compromisso no Direito e com a Verdade já começa no juramento no bacharelado. A OAB também tem um código de ética e disciplina, onde constam seus deveres. É bom se informar antes de emitir juízo de valor. Como disse Apeles, pintor grego do séc. IV a.C.: 'Não o vá o sapateiro além das sandálias' ("ne sutor ultra crepidam").

    Responda
  7. Adalto Fonseca Júnior

    Aff Hélio. Tem hora que você escorrega feio na casca de banana. Sobrou pensamento torto e esquisitice intelectual. O que terá acontecido com seus neurônios?

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Qual foi o escorregão feio do Hélio? Fica feio, sim, é um comentário sem argumentação ou contra-argumentação ou demonstração.