Wilson Gomes > O que se ganha com o relativismo democrático? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
primeiro é preciso parar com as mentiras como que lula foi eleito por uma coalizão, após a coalizao ele perdeu mjuito votos. No MS por exemplo, teve muito menos votos no segundo turno depois que tebet disse que o apoiaria. Foi assim no Brasil inteiro com a coalizão. O NE e os que ganhavam a menos de dois salarios minimos resistiram e o elegeu, por isto seu compromisso é com os mais pobres daqui e do continente. Maduro tem que ser superado, sem levar a Venezuela a extrema pobreza com sanções.
Iludiu-se quem acreditou que Lula não é de extrema esquerda. Ele só posa de moderado porque sabe que não tem força para tratorar o Congresso e o STF, e nem censurar a imprensa. Mas a admiração genuÃna pelo Maduro mostra quais são suas intenções guardadas no fundo do peito.
Democracia não é um conceito relativo. Entretanto, quando o governo do inelegÃvel falava em democracia, com vários cortes na participação social e milhões de ataques à s instituições democráticas, tÃnhamos claramente a maior relativização do conceito. Agora, democracia e cidadania caminham juntas em vários paÃses da Europa, por exemplo. E no Brasil?
Uma democracia pode instaurar uma ditadura numa outra sociedade democrática? Pode ter leis de segregação racial? Se os EUA eram uma democracia nos anos 60, o modelo não sai pior que a Venezuela? Qual seria então o modelo não relativo de democracia? Pena que o escriba não enfrente questões mais duras em seu texto, decepcione ao confundir relativo e subjetivo, além de ignorar o tema da singularidade institucional de cada povo na mencionada recusa de um padrão modelar, base do argumento de Lula.
Nos nos 60 os EUA intervieram em paÃses da AL assim como a URSS interviu nos paÃses do leste europeu. Era o perÃodo da Guerra Fria e não havia bonzinhos naquele embate.
Well, a democracia brasileira impediu que o candidato Lula concorresse à presidência prendendo-o (em segunda instância, numa clarÃssima afronta à Constituição) sem haver provas. A presidenta Dilma sofreu impeachment (golpe de Estado) sem ter cometido crime algum, como ficou comprovado. Uma mensagem no zap, aprovada pelo alto comando militar brasileiro, ameaçou o STF caso concedesse habeas corpus ao Lula, e foi obedecido. Como poderÃamos classificar a democracia brasileira?
A esquerda brasileira - a centro esquerda - deve se desfazer de qualquer elogio a ditaduras ou a ditadores: Cuba, Venezuela, Putin, Maduro, URSS, Stalin, são indefensáveis. Da mesma forma a direita: ditadura de 1964, Pinochet, governos de extrema direita europeus (Hungria, afins). Ditadura não, independente de ser de esquerda ou de direita. E finalizando: a Rússia está errada, e afirmar isso não me faz puxa saco dos EUA, me faz humano!
Agora é só esperar os petistas defenderem o indefensável. O Bolsonaro foi defenestrado por "relativizar" a democracia, mas Lula pode tudo, o rei do besteirol, não economiza na arte de falar $@#$$* O comediante tem razão,falta cacife intelectual para o descondenado.
Queria que o autor do artigo escrevesse qual medida ou ação do Lula atentou contra a democracia no Brasil. Por óbvio não terá nada para escrever, mas como precisa defender os golpistas da direita, incluindo o deus Jair dele, vem com esse caminhão de bobagens para tentar igualar quem falou sobre outro paÃs e quem fez de tudo para dar um golpe e só não conseguiu por falta de apoio internacional. Deve ser um dos que responderam na pesquisa que o Brasil vai virar comunista. Coluna pra fanático.
Como todo bolsonarista ignorante, não apareceu ninguém para rebater o conteúdo, só afetação de quem lacrou 22 na urna e agora quer fingir que não.
Vc deve ter problemas cognitivos. Não sabe ler um texto. E dizer que o autor é bolsonarista já demonstra sua total ignorância e sectarismo. Vá se informar melhor, ver a biografia e os artigos anteriores, a obra acadêmica, e depois peça desculpas a todos aqui.
Fernando, Bolsonarista é o seu bumbum. Eu não digo amém a tudo que alguém fala, defendo meus princÃpios, não uma ideologia. Você apoia tudo o que Lula e o PT defende sem se questionar, você tem polÃtico de estimação. É idêntico a um bolsonarista, apenas tem o sinal trocado.
Responderam dois conhecidos bolsonaristas da área de comentários e para surpresa de ninguém não conseguiram nomear nenhuma ação ou medida tomada, apenas discursos que todos os presidentes e primeiros ministros de paÃses democráticos repetem ao defender ditaduras amigas (isso quando não são eles a derrubar o regime democrático em outro paÃs e instalar uma ditadura amiga.
Qualquer um que critique o PT, que seja contra a postura do PT de bajular ditaduras de esquerda ou antiamericanas: como Venezuela ou Cuba ou dizer que a Rússia está se defendendo da Otan no ataque horroroso que faz à Ucrânia, vocês chamam de Bolsonarista. Não devemos dizer amém a tudo o que Lula fala, principalmente quando ele está errado!
Lulistas e bolsonaristas se vêem em dificuldades sempre que os fatos desmentem suas crenças. O fato é que Lula defendeu na cara dura uma ditadura, a da Venezuela. Isso não é bobagem, principalmente porque ele foi eleito por uma diferença mÃnima e só porque do outro lado estava o bolsonaro, que iria implantar uma ditadura se fosse reeleito, e daqui a três anos e meio a extrema-direita pode retomar a presidência.
MuitÃssimo bem escrito. Melhor colunista da FSP. Mas a grita já começouÂ…
Ninguém pode me acusar de votar no bozó. Votei no atual presidente no segundo turno. Fui correndo, cedinho. Mas, qdo alguém tenta dizer qua a Venezuela não está sob uma ditadura, não escapa de falar bobagem. O que ele tem que fazer é falar. Maduro, vc já amadureceu. Agora cai. Sai.
O artigo é muito bom, mas a frase inicial revelava enorme condescendência com que Lula é tratado pela nossa “intelligentsia”. Suas opiniões preconceituosas são tratadas como “gafes” e o modo obviamente autocrático como dirige o PT (quem dele diverge sai ou é expulso) mostram que é lê, efetivamente, crê em uma democracia “relativa”…
Não está sendo fácil viver assim. Quando volta neste calo chamado Venezuela o caldo desanda feio. A sensação é de que o piso está coberto de óleos ideológicos, ou uma camada gelatinosa de puro e simples não entendimento.
Bajular Maduro também beneficia a extrema direita. Se desidratá-la fosse meta de Lula, não deveria fazer isto.
Pois é: será que só você entende assim? Não é possÃvel: depois de tudo que passamos com o Monstro, reforçar nossa democracia deveria ser a prioridade. Não, o que Lula tem feito é reforçar a polarização em temas nos quais a extrema-direita nada de braçada. Haja economia para salvar o governo de tanta controvérsia infeliz!
Ninguém disse que democracia é secundária. Tentar colocar isso na boca de Lula e do PT é pura má-fé. O fato de Lula escorregar aqui e ali nas palavras está a anos luz de levar alguém a dormir intranquilo. O compromisso de Lula e do PT com a democracia, por meio da disputa polÃtica e exercÃcio do governo há mais de 40 anos, têm sido inarredável. A tentativa de embuste que perpassa o artigo é desonesta e vergonhosa, embora tÃpica do autor.
Eu sempre torci pelo PT: principalmente porque as alternativas eram piores. Mas entenda o seguinte: um paÃs polarizado, dividido, não vai melhorar se o PT insistir em pautas retrógradas na economia, sentindo saudosismo de uma URSS que faliu, muito menos se o PT insistir em defender ditaduras de esquerda mundo a fora!
Texto bem didático. Todos deveriam entender.
Parabéns! Agora é só esperar os analfabetos funcionais petistas gritarem aqui nos comentários. Diversão está garantida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > O que se ganha com o relativismo democrático? Voltar
Comente este texto