Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Marino Delize

    A reforma é necessária para que os que pagam muito imposto possam pagar menos e os que pagam pouco ou nada pagam possam pagar também e assim acabariam os privilégios de alguns setores e o país poderia progredir muito mais, gerando milhões e milhões de empregos, mas a politicalha só atrapalha e assim continua o país com pouco crescimento.

    Responda
  2. João Marino Delize

    A reforma é necessária para que todos paguem impostos e assim e assim os que pagam mais poderão pagar menos e os q

    Responda
  3. Estela Najberg

    No Brasil é sempre assim, todos concordam com mudanças desde que não mexam no seu, logo não há mudanças. Não há reforma em que todos ganhem, pois os que sempre ganharam tem de ceder. Quanto ao Conselho, ouvi de um governador o medo de que uma região aja para impor suas decisões, e usou, claro, o Nordeste como exemplo, pois tem 9 estados. Um bom sistema de governança se estrutura com base no consenso como critério de decisão. Assim faz o SUS e deu certo.

    Responda
  4. José Antônio

    Acho que é camisa amarela. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    De um lado a reforma tributária, de outro acabar com estes juros absurdos, tão defendido pelo colunista, e que consome nossos impostos.

    Responda
  6. Hernandez Piras

    Mais claro impossível. Parabéns pelo artigo!

    Responda
  7. RAYMOND KAPPAZ

    A reforma tributária da forma em que está desenhada é puro ataque contra a população que produz a riqueza do país. Por que? Reforma tributária sem ter sido feita reforma administrativa ensejará ,por óbvio, o aumento da carga tributária para quem gera produtividade. Se aprovada, continuará estimulando o parasitismo inerente a muitos brasileiros.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Quem produz riqueza é o trabalhador e não o empresário !! Basta ver o que aconteceu durante a pandemia.

    2. Dario Lima

      Calma bolsonarista

    3. alonso barros

      A população que produz riqueza para si mesmos, você quer dizer .

    4. Hernandez Piras

      Você sabe o quanto um sistema confuso e mal concebido como o nosso gera em custos adicionais para as empresas? Você sabe o quanto um sistema que "exporta imposto" sobre as exportações, como o nosso, prejudica a competitividade do Brasil no exterior? Se não sabe, continue a falar no "parasitismo inerente a muitos brasileiros".

  8. Antonio Catigero Oliveira

    A explicação foi bem elucidativa. Obrigado.

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Vivemos um momento historico. O "arcabouço fiscal" junto com a "reforma tributaria" é uma revolução na area administrativa e economica do Brasil. É algo que sempre foi cobrado p todos os setores da sociedade e nunca nenhum governo quis ou conseguiu fazer. Num governo sério, como parece estar sendo esse, essas medidas colocarão o Brasil num outro patamar de desenvolvimento.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Que exagero, hein? Eu vou acreditar em revolução no dia que a tributação sair do consumo para a renda, e que essa recaia sobre os mais ricos. Até lá, é trocar 6 por meia-dúzia.

    2. Wellington Serpa Monteiro

      Perfeito. Reforma tributária já! Para simplificação impostos p consumo, c o Iva, usado por mais de 100 países no mundo, e tributação sobre o lu xo dos ricos e superricos c/IPVA sobre lanchas, jatinhos, jet-ski e helicópteros.

  10. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Esse é um momento em que caem certas máscaras, como o pseudo liberalismo de certos políticos, como Zema, Tarcísio , Caiado, e de certas elites. O medo de todos eles é do que pide vir depois dessa reforma, o passo seguinte, a tributação verdadeiramente progressiva da renda, do patrimônio e das heranças, ou seja, dos mais ricos passarem a pagar mais impostos do que os mais pobres e classe média.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Rodrigo, enquanto tu votar em gente como Aécio, Bolsonaro, deputados como Cunha e Lira, dificulta demais, presidente não é ditador, tem que lidar com o congresso.

    2. José Cardoso

      Não tem nada a ver uma coisa com outra. Essa resistência pode se manifestar no segundo semestre se for pautada a reforma do IR. Mas essa agora diz respeito apenas ao medo de perder arrecadação por parte de entes federativos.

    3. Rodrigo Andrade

      O que impede a mudança de tributação da renda? O PT já teve 13 anos pra fazer e não fez. Estou pagando pra ver fazerem agora

    4. Hernandez Piras

      A reforma só trata da tributação sobre o consumo. Não tem nada a ver com a tributação da renda ou patrimônio. Neste aspecto permanece o "status quo", que não precisa de emenda constitucional para ser reformado.

  11. valdir de macedo

    Se o medo dos Estados é a perda da autonomia na arrecadação e repartição de receitas, então a solução é simples. Os entes federados arrecadam, e pagam ao conselho federal um imposto cada uma. Ou seja, operação inversa do que eles tem e é a atual proposta.

    Responda
  12. Wellington Serpa Monteiro

    Reforma Tributária já! pela simplificação dos impostos de consumo (c/criação do Iva dual), e criação de IPVA sobre jatinhos, lanchas, helicópteros, jet-ski, ou seja, sobre o luxo dos ricos e superricos (cobrar tributos dos "Lucianos", o Hang e o Hulck). Contra a reforma os sonega dores e os bolsonaristas(golpistas).

    Responda
  13. José Cardoso

    Não é surpresa a reação de vários estados e municípios. O IVA é hegemônico na Europa, onde os Estados são unitários ou quase isso. Os EUA, um grande país federal como o Brasil não tem IVA. Os estados e municípios tem autonomia para taxar o consumo.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O Canadá é uma federação bastante descentralizada e tem o IVA dual, como lembrou o colega. A Espanha e a Itália são estados mais descentralizados do que o Brasil e tem o IVA.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os EUA não são modelo para nada, seus casos são quase sempre sui generis. Nós, macaquitos que somos, copiamos sempre as suas aberraçMes e sequer somos um arremedo de federação.

    3. Wellington Serpa Monteiro

      O Canadá um grande país federal tem um IVA dual. Se informe melhor. Reforma tributária já!

  14. angelim pilati

    Ao que parece o rei do ogro caiado tá fazendo a sua bravata como sempre

    Responda
  15. José Fernando Marques

    Texto esclarecedor. O progresso econômico e social sempre foi dificultado pelos interesses particulares e privilégios. A resistência a mudanças era de se esperar. Mas o país vai pegar ainda que no tranco.

    Responda
  16. Nilton Pereira dos Santos

    Retomar um modelo de tributação mais centralizado é decisão correta e permitirá ao governo federal exercer melhor seu papel de indutor do desenvolvimento econômico. Belo texto, FSP. Vejamos o que vai acontecer!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Indutor do desenvolvimento econômico". Já vimos uma amostra disso entre 2010 e 2015 e no que deu.

  17. Rodrigo Ribeiro

    Precisamos denunciar esta falcatrua e nunca mais aceitar a ideia de que a reforma não é possível porque o Brasil é complicado. Não. O que existe são interesses organizados para que as coisas não funcionem. Sr. Tarcísio e Sr. Caiado devem ser cobrados por fazerem parte desta falcatrua.

    Responda
  18. Marcos Serra

    A resposta é muito simples: qualquer cidadão que não aguenta mais a pesada, uma das maiores do mundo, carga tributária brasileira. Esse tal de Vinícius, metido a entendido, deveria saber que o principal objetivo dessa reforma é, além do aumento da arrecadação para torrar dinheiro do contribuinte, é a concentração dos tributos com a União para distribuí-los de acordo com sua conveniência. fazer com que governadores e prefeitos tenham que passar o pires para receber sua cota. Vergonhoso.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bozoloides não podem viver sem mentir, distorcer, manipular, enganar e difamar. Texto perfeito nesse sentido. Parabéns, aprendeu direitinho!

    2. José Fernando Marques

      Bolsonarista? Parece.

  19. Alberto Melis Bianconi

    Isso diz muito da disfuncionalidade do chamado presidencialismo de coalizão, de nossas instituições, que a maior parte da imprensa profissional e de nossa ciência política, jura que funcionam. Um assunto que seria complicado de qualquer forma fica ainda pior quando os partidos não organizam o debate político... e então a lógica de o governo tenta fazer e a oposição busca impedir, independente da proposta em discussão.

    Responda
  20. José Davi

    O ambiente de negócios no Brasil é ruim, há insegurança jurídica, o custo Brasil, foram manchetes nos últimos anos, uma reforma é necessária para o Brasil dar um salto de qualidade! Mas esqueceram de combinar com os russos ou com os beneficiados de sempre. Se a reforma naufragar de quem será a culpa? Da esquerda? Do comunismo imaginário? do Haddad?

    Responda
  21. João Leite Leite

    Problema não é a reforma. O que o governo quer é arrumar mais dinheiro para ele torrar em compra de apoios e em viagens. Os políticos eram para estar discutindo projetos de desenvolvimento para gerar riquezas e empregos. O que o governo quer é liberdade para gastar a vontade tirando tirando o coro dos trabalhadores.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mais um bostoloide fazendo apenas a única coisa que sabem fazer, mentir, enganar, distorcer, manipular e difamar.

    2. Marli Moras Garcia

      Do jeito que está, com a riqueza concentrada nas mãos de poucos, não vai acontecer isso. A reforma é necessária. Procure se informar melhor.

    3. Renato Almeida

      Quanta bobagem em um texto tão curto

    4. Alberto Melis Bianconi

      Como diz o texto, a reforma tem o apoio quase unânime da sociedade civil. Até desse colunista que espinafra o governo dia sim e no outro também. E então o sr. Leite resume a questão ao desejo do governo de gastar com compra de apoio e viagens... e não se precisa mais do que isso para se tentar travar o processo no Congresso.

  22. João Perles

    Não existe a menor dúvida quanto ao fato de que as forças patrimonialistas que sempre impediram o país de se desenvolver e se modernizar atuam no sentido de manter as coisas conforme seus desejos. As chances do país crescer economicamente e iniciar uma transição para diminuir a concentração de renda sem as reformas Tributária e fiscal são reduzidíssimas. A população precisa se organizar para um enfrentamento aos lobistas de plantão. É necessário colocar um "basta" aos achadores do erário!

    Responda
  23. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Onde estão os governadores liberais como o protótipo de ditador de Minas, o forasteiro de São Paulo e o do Ogronegocio de Goiás, que querem estado mínimo para os cidadãos e dinheiro máximo para alimentar a corrupção e o populismo nos seus estados? Estão em Brasília emperrando a reforma.

    Responda
    1. Max Morel

      Terezinha, desculpe, mas alimentar a corrupção é com o governo do lulanaro.

    2. Alexandre Swioklo

      Eles são mais populistas que liberais.

  24. Cr Cr

    Como dizem Meirelles, Fraga, Mailson,...,seria muito bom para o Brasil se saísse, mas é causa perdida. O grupo de Lira e os governadores já viram que os ganhos políticos de emperrar o trâmite é grande, não passa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Ou sai muito caro mesmo sendo do interesse de quase todos.

    2. José Davi

      O triunvirato que tu citaste são responsáveis por essa baderna fiscal, que tem seus beneficiados, só faltou o Delfim Neto, o homem do bolo.

  25. Ailton Jorge

    Interessante que as opiniões do autor e os comentários mais empolgados estão centrados em dizer que quem é do contra é bolsonarista. Será que está claro no texto da reforma, por exemplo, qual será a carga tributária? Será que os governadores e prefeitos que sempre empurraram quaisquer reformas, pois, na verdade nao querem perder poder, sempre foram ou são bolsonarista. Gostaria de mais tecnicisade e objetividade nas análises

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O que tem a ver a clareza do texto da reforma com o fato de serem bolsonaristas (Tarcísio, Caiado, Zema) os que querem impedi-la? A propósito, o Sr. votou em quem nas últimas eleições?

  26. Carlos Telles

    Os pretensos liberais, são os mais atrasados e não deixam o país avançar.

    Responda
  27. Luiz Norberto

    Baixar impostos ou insentar pode ser a única forma de atrair empresas para estados e municípios que não tem outras vantagens comparativas, cada um oferece o que pode.

    Responda
  28. João Carmo Vendramim

    Reforma Tributária que mexe em privilégios e inverte a equação de pagar mais quem mais ganha e menos quem menos ganha equivale a uma revolução social. E num país de gente atrasada e bolsonaristas interessa manter o status quo. Manter privilégios é esforço de décadas.

    Responda
  29. Carlos Victor Muzzi Filho

    Esta Folha divulgou artigos de especialistas sérios, contrários ao modelo de reforma proposta. A reforma, em si, é consenso. Problemas estão nos modelos. O empenhado colunista “appysta” poderia explicar por que o setor financeiro (bancos) é a favor deste modelo?!

    Responda
  30. antonio pereira

    E o Brasil do atraso dificultando a evolucao

    Responda
  31. Alberto A Neto

    A reforma Panasonic 3 em 1 ou Combo MacDonald 5 em 2 inspira-se em Mary Shelley do "Prometeu Moderno". Atende no popular por Frankenstein! Enseja aumento fiscal real nos principais ramos econômicos! Estimula as PJ a testar novas válvulas de elisão e sonegação. Importa aumento, não redução de contencioso. Contrata outra convulsão federativa. É a "Reforma dos Patos"! Paga, 'as usual', pelos Patetas ! Reformar é cobrar Super-Rico! Os missivistas nunca deram um pio para tributar as Grandes Fortunas!

    Responda