-
maria rita mucci aguiar dos santos
Mirian, li seu artigo e acho que nunca vou me esquecer dele. No dia em que o li, chamei meu filho e li tb para ele. Meu filho está se preparando para o vestibular e diz que se sente travado quando vai escrever redações. Como diz, "são muitas regras que os professores falam para seguir". Li então seu artigo e disse - 'a redação é como uma carta de amor. Liberte -se das regras'. Muito obrigada, Mirian. Vc me ajudou a falar o que precisava para meu filho, e ele entendeu bem! Vc é 10!
-
Marcos Benassi
Ôôô, que lindo! Aí, que inveja dessa moça, que teve uma orientadora de categoria, cara Mirian! É isso, viver é arriscoso - é tão bom poder dar a mão na hora do aperto... Bravo!
-
Mirian Goldenberg
Adorei o jornalismo de risco pessoal.
-
Mirian Goldenberg
Nossa, agora fiquei muito muito muito feliz. Que sorte a minha ter leitores tão especiais
-
Marcos Benassi
Ah, acabei esquecendo de uma coisa, Hélio: isso é um jornalismo contemporâneo, há um nível de diálogo com os leitores. Não é só pelo tema, que chama pela experiência vivida - e vívida! - mas a postura que é mais arrojada. Nisso, ela tá praticamente sozinha, pouca gente tem essa disposição. O Jairo Marques, que também traz muito de si às colunas, também o faz; mas a Mirian é a boleira-mor, a Pelé do jornalismo de risco pessoal! Hahaha!
-
Mirian Goldenberg
Vocês são realmente muito importantes para mim Helio
-
Helio Cardoso
Eita! Marcão, esta é única coluna que nos dá retorno. E nos faz sentir realmente assinantes!
-
Marcos Benassi
Eita coisa linda, Mme. Goldenberg. Amar ao próximo é meio caminho andado pro céu - melhor, pro ladinho do Abujamra e do Zé Celso.
-
Mirian Goldenberg
Um amigo me chamou para cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso, e fui! É o meu mantra, Marcos
-
-
sergio lima oliveira
Que coisa mais linda do mundo ÖMûdO¶Parabéns! Mirian.
-
Mirian Goldenberg
Adorei Sergio
-
-
Milena P
Mirian, terminei ontem de escrever a conclusão meu tcc; foi muito parecida com o que você descreveu aqui. Você nem sabe, mas tornou ainda mais especial esse momento. Discuti meu tema (corrida como processo de subjetivação) enlaçando-o com discussões sobre a cidade, a formação acadêmica e meu próprio percurso nessas descobertas. Como diria Tim Ingold, educação é condução da vida. Vivemos, conhecemos e habitamos esse mundo - e tudo isso é, de certa forma, a mesma coisa. Obrigada!
-
ANTONIO CARLOS Vely Mendonça
Obrigado Mirian! Como sempre você nos brinda com o seu amor, com a sua escrita amorosa, com as suas experiências generosas. Você é inspiradora. Aguardo com muito carinho a sua coluna.
-
Mirian Goldenberg
Fico muito feliz e emocionada de saber que você aguarda com carinho minhas colunas Antonio. Muito feliz
-
-
Francisco Blazquez
Legal. Eu dizia para meus alunos contarem a pesquisa para um amigo que nao entendia do assunto gravando a conversa para o capítulo da discussão das teses. Bem menos romântico, mas funcionava.
-
Mirian Goldenberg
Experimenta a carta de amor também. Fica linda
-
-
HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA
Mirian, você fez sua orientanda juntar cognição e emoção. Isso é muito raro na academia, porque o que nela se privilegia é a cognição. A emoção é reservada à esfera privada. Sua intuição foi magnífica!
-
Mirian Goldenberg
Que lindo Herbert
-
-
HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA
Mirian, você fez sua orientanda juntar cognição e emoção. Isso é muito raro na academia, porque o que nela se privilegia é a cognição. A emoção é reservada à esfera privada. Sua intuição foi magnífica!
-
Mirian Goldenberg
Que lindo Herbert. Adorei
-
-
Sergio Albuquerque
Mirian, você sempre se supera e nos surpreende com coisas bonitas. O que mais me motiva como leitor é a surpresa. Obrigado.
-
Mirian Goldenberg
Que lindo Sergio. Adorei
-
-
Marenildes Pacheco da Silva
Sou caretérrima, amo não só cartas que já não escrevo mais, infelizmente; mas também músicas de amor. Pena que não consigo aplicar na pratica, o sentimento que uma boa musica de amor desperta em mim.
-
Mirian Goldenberg
Escreve uma carta
-
-
MINERVINA MARIA MONTEIRO MENDES
Emocionante!
-
Mirian Goldenberg
Fico muito feliz querida
-
-
Giovana Madalosso
Lindo!
-
Mirian Goldenberg
Amei
-
-
Nasemar Hipólito
Sensacional, Mirian! Parabéns!
-
Mirian Goldenberg
Adorei
-
-
Helio Cardoso
Lindo, Mirian Isso é o que se chama de "achar o fio da meada", parabéns. No curso de direito a professora de português pediu-nos uma redação sem exigir um tema. Sem inspiração, resolvi contar um resumo dos melhores capítulos de livros que tinha lido e seus autores. Surpreso com a melhor nota, indaguei à ela o motivo. Ela respondeu: "É porque você dialogou comigo!"
-
Marcos Benassi
É, meu caro, faz toda diferença não ser jornalista, porque os hábitos são muito diferentes. E os temas né? Amor entre as pessoas, especialmente entre velhos, gentes se construindo e refletindo: é outra densidade. A Mirian é o Mariante ou o Muniz Sodré, de saias e refletindo sobre nossos afetos, com a seriedade e profundidade de uma acadêmica, e uma humanidade que se desdobra diante de nós. É ou não é um convite de partilha? Por isso é que ela tem fãs que nem nóis!
-
Mirian Goldenberg
Vocês são realmente importantes Helio
-
Mirian Goldenberg
Que lindo
-
-
José Marcos Alves
História maravilhosa Miriam, leitura agradável, texto exemplar ! Cartas de AMOR jamais serão ridículas ... VIVA o AMOR ... VIVA a CIÊNCIA !
-
Mirian Goldenberg
Adorei José. Viva
-
-
CAMILA ramalho rolim MARTINS
Bonito.!
-
Mirian Goldenberg
Oba
-
-
Alberto A Neto
Por que a coluna lida remete imediatamente ao clássico Todas as Mulheres do Mundo? E à cena de Paulo José respondendo a três perguntas de todas as mulheres do filme! "O que é o amor para você? As mulheres. Qual de nós você escolheria se pudesse escolher? Todas. Qual o processo para uma vida digna? O suicídio". A sinapse brota da cena de Leila Diniz desistindo de viajar de tanta saudade do grande amor e voltando do aeroporto para encontrar Paulo José com outra mulher. Dá uma boa dissertação? Dá!
-
Alberto A Neto
Qual é o link acessível para lograr a leitura integral do original da sua tese de doutorado? Com todas as referências bibliográficas e notas de rodapé. Grato se lhe for possível disponibilizá-la, por favor. Após a publicação pela Record, em 2008, talvez uma edição atualizada já seja conveniente e oportuna. Até porque o mundo mudou demasiado e aceleradamente na última década e meia. Obrigado, de qualquer forma.
-
Mirian Goldenberg
Está na minha tese de doutorado Toda mulher é meio Leila Diniz
-
-
Vladimir de Sales Nunes
Profa. Mirian, muito obrigado. Este texto eu li, reli e fiz questão de compartilhar com vários colegas acadêmicos. Quanta sensibilidade e humanidade nessa selva feroz e cruel que a academia frequentemente é! Uma voz extremamente necessária! Continuarei acompanhando suas colunas! Grande abraço de um biólogo da Universidade Federal do Vale do São Francisco!
-
Mirian Goldenberg
Adorei Vladimir. Fiquei muito feliz
-
-
Teresa Cardoso
Já pensou se essa estratégia de ensino fosse aplicada nas escolas públicas? Muita criança precisa apenas disso pra avançar.
-
Gaya Becker
Querida Mirian! Serviu como uma luva para mim neste momento o roteiro que você deu para sua orientanda. Preciso colocar no "papel" as coisas que perdi a capacidade de me expressar de forma oral. Minha alma é sempre tocada quando leio sua coluna, Mirian. Obrigada.
-
Mirian Goldenberg
Querida Gaya, você sempre me emociona com o seu carinho
-
-
Marcus Acquaviva
Sensibilidade é avis rarissima no meio acadêmico. Encontrei mais dela em meus anos treinando artes marciais e na polícia do que na universidade em que estudei.
-
Marcus Acquaviva
Mas é claro que é, sr. Gildazio. Tanto que me ressenti de não ter tido mais professores e colegas sensíveis e receptivos na escola e depois. Não sou a flor do jardim, mas também não sou um taco de beisebol - do que fui chamado por uma diretora de escola aos 12 anos.
-
Gildázio Garcia
Sr. Marcus, sensibilidade é uma via de mão dupla, até para quem, como eu, escreveu "em meu tempo cartas de amor, como as outras, ridículas".
-
Mirian Goldenberg
Vou escrever mais sobre o tema
-
-
Esechias Araújo Lima
Miriam Goldenberg, felicito-a, mais uma vez, pela belíssima página. Sua criatividade é tamanha, que faz o leitor caminhar pela poesia que nada mais é que uma ponte que liga o sonho à tangibilidade da matéria. Você, Miriam, fez de um sentimento (o amor) o canal para sua orientanda falar tudo sobre o tema escolhido, com a completude necessária. Quem dera nos depararmos diariamente com artigos como este!
-
Mirian Goldenberg
Esechias, fiquei muito emocionada e feliz com o seu comentário. Muito obrigada pelo carinho
-
-
Gildázio Garcia
Belíssima história! Parabéns para as duas!
-
Mirian Goldenberg
Fico muito feliz Gildázio
-
-
filipe moura lima
Cartas de amor interessam apenas ao casal, mas nesse caso houve algo além da cumplicidade entre duas pessoas. Ponto para a professora Mirian, que teve essa iluminação.
-
Mirian Goldenberg
Uma pequena epifania, Filipe. Deu certo
-
-
Maria Salomão
Que história linda!
-
Mirian Goldenberg
Fico muito feliz, Maria
-
-
Amarildo Caetano
Ridículo não ter amor para escrever as cartas .
-
Mirian Goldenberg
Verdade
-
-
jorge frankiln zakimi
Se temos amor envolvido........o resultado sempre será um encanto
-
Mirian Goldenberg
Sempre
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.