Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diva Negri

    Obrigada pelo texto professora Herminia!

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Eita, dona Hermínia, haja paciência. O Quadrúpede-ex-Chefe soltou um comunicado anti-reforma em que balanga esse tal de comunismo... Deve estar confundindo com "consumismo, não é poçiveu.

    Responda
  3. Guilherme Torres Godoy

    Ultradireita e comunismo são dois fantasmas que ainda metem medo no povo. Os Estados Unidos impuseram um embargo a Cuba em 14 de março de 1958, Nicaragua tá ai com sua Politica e N. Maduro continua empurrando venezuela contra todos. A guerra da Ucrania com Putim, da papo faz dois anos, Esses, são fantasmas reais e estão ai, nem incomodam, só dão papo. Os grandes se divertem falando do Comunismo e Ultradireita, e os coemtaristas tem espaço na midia, e nos o povo não acreditamos nesse papo furado.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Verdade. Comunismo e Fascismo são termos que rolam soltos na boca de quem quer causar tal comoção.

  4. Clair Calandreli

    Ei FSP, meu comentário não tem motivos para ser censurado!

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Vanessa Carazzo.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Se tais motivos houver, ninguém nunca soube quais são.

    3. Clair Calandreli

      Apesar de citar os erotismos de uma bolsonarista!

  5. Thiago Meira Heyse

    Comentarista é uma espécie sui generis... A Dona Maria Hermínia esquece que a menos de uma semana o Presidente Lula declarou que se enchge de orgulho de ser chamado de Comunista. O mesmo que defende a unhas e dentes a "liberdade democratica" da Venezuela. Mas realmente, aqueles que acreditam na possibilidade do comunismo no Brasil inventam isso pois são alienados, descolados da realidade... Esquecer que no nosso continente temos 4 ditaduras recentes e quão fragil são as democracias.

    Responda
    1. Thiago Meira Heyse

      Caro Alberto, o PT Indicou 7 dos ministros do Supremo ele não precisa fechar o STF né ele é dono do parquinho! Porque ele ia estragar o brinquedo? O Lula foi preso pois o esquema de corrupção ficou tão grande e tão escancarado que nunca se viu um movimento popular dessa dimensão desde o fim da ditadura. O STF tremeu na base e teve de jogar o jogo. Depois usou a tática Brasileira, transformou tudo em pizza trouxe o "salvador da patria" o "martir" e seguiu o baile...

    2. Orasil coelho pina

      Caro Thiago, no RS um corajoso gaúcho olharia para o Lula de diria: Fala bosta! Traduzindo: só fala merda!

    3. Alberto Melis Bianconi

      O mesmo que passou ano e meio preso porque aceitou submeter-se as instituições do Estado de Direito no Brasil, inclusive estando ele em erro. O mesmo que faz questão de observar os ritos democráticos e não fala em fechar o STF ou o Congresso.

  6. marcelo silveira

    Quem não tem um amigo lunático que fica enviando esses baboseiras vias redes sócias, que atire a primeira pedra.

    Responda
  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Bolsonaro nunca mais!

    Responda
  8. Hilario Guimaraes

    A verdade é que essas criaturas já tinham dentro delas o veio reacionário e precisavam de faísca para inflamar o pavio. Bolsonaro simplesmente libertou todos os demônios que se encontravam acorrentados.

    Responda
  9. Igor Cornelsen

    Seguidores de um líder que organizou durante o seu governo inúmeras demonstrações a favor de ditadura militar com AI-5, cujo herói era o Coronel Brilhante Ulstra, assusta tanto quanto aqueles que defendem os regimes de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Onde estão os cidadãos que defendem as liberdades democráticas?

    Responda
  10. NACIB HETTI

    Bom texto. O fantasma não assusta mais ninguém. De alguma forma o brasileiro comum pensa que participa do sistema capitalista.

    Responda
  11. Ladislau Leite de Oliveira

    Excelente texto da professora, mostra que essa gente 30% está completamente sem noção da realidade. Comunismo ? Faça-me o favor, ignorância tem limite.

    Responda
  12. Alberto Melis Bianconi

    Muito bem colocado professora. A preocupação deve se dar com o público bolsonarista e não com o destino do "mito". Mas é surpreendente a defesa que Bolsonaro ainda encontra em setores intelectualizados das zelites, inclusive na imprensa. A última moda é dizer que ele está sendo injustiçado porque nenhum outro presidente da República teve tratamento tão rigoroso da justiça.

    Responda
  13. Felipe Araújo Braga

    Só ressaltando que: há na esquerda brasileira saudosistas desses lindos regimes autoritários (quando não totalitários como o Stalinismo), que nunca deram certo em nenhum lugar do mundo. Levaram os países do Leste Europeu à fome e ao desastre econômico, tanto que todos eles aderiram ao Capitalismo. Mas ainda há gente, sobretudo aqui nos comentários, que sonha com esses devaneios.

    Responda
  14. Felipe Araújo Braga

    Sabemos que até no PT - partido moderado de esquerda - há saudosismo do regime soviético e defesa de ditaduras de esquerda. Ademais, o Brasil tem pouca liberdade econômica e a esquerda quer trazer ainda mais impostos, regulamentações, corporativismo, taxas, sindicatos, estatais e intervencionismo econômico. Tudo isso vai na contramão de uma economia produtiva que beneficie o povo com geração de emprego e renda. No mais, nossas elites encontram socialismo até no miado do gato na rua.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Alberto, você desviou completamente o foco. A Reforma Tributária é uma medida boa, que inclusive, vem de um consenso. Veja as outras propostas do PT: rever o Novo Marco do Saneamento, trazer de volta o Imposto Sindical.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Você estava sonâmbulo quando escreveu o texto acima? Vamos desenhar: você diz que a esquerda quer trazer mais impostos, regulamentações etc. Bom, o governo fez uma proposta de reforma tributária que a sociedade civil, e os liberais de fato, que atuam no mercado, não os políticos pseudo liberais do Novo apoia. E vocês são contra. Entendeu? Viu que nesse caso ** e calças estão conectados.

    3. Felipe Araújo Braga

      Alberto, o que tem a ver o ** com as calças?

    4. Alberto Melis Bianconi

      Engraçado, na sociedade civil, esquerda e direita, empresários, trabalhadores, banqueiros, professores de economia, pedem pela reforma tributária em discussão no Congresso. Quem está se opondo é o bolsonarismo.

  15. José Fernando Marques

    O fantasma do comunismo é isto mesmo, somente um fantasma. No entanto, elogios a ditadores de "esquerda" (Maduro, Ortega) alimentam a fantasia de que o comunismo bate à porta. O governo deve ter mais cuidado com a sua comunicação, deve partir de um conhecimento mais objetivo de quem são os seus eleitores e os eleitores da direita. O fantasma é risível, mas há uma direita desonesta que o explora. Excelente artigo. Providências, PT.

    Responda
  16. Alexandre Pereira

    Fantasmas da extrema direita são contrapostos pelos fantasmas da extrema esquerda, ambos convenientemente recheados por ativismo dos poderes, que só não permitem ameaça à oligarquia estatal. Não é por que a burguesia ouve palavras adocicadas de uma que a outra se torna menos perigosa. São duas pragas com cadeira cativa em nosso país, alimentadas pelo narcisismo de seus líderes e asseclas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Na realidade Max, além de misógino e homofóbico, demonstra deficiência intelectual e de capacidade argumentativa. Mas é um país livre, cada um pode se expressar dentro de suas limitações. Vou tentar produzir textos mas ralos para essa rapaziada entender…kkk

    2. Max Morel

      Alexandre, tem bobalhões que em comentários tratam o masculino como feminino achando que com isso eles ganham a discussão sem argumentos, é isso, não passam de bobalhões.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Querida, se vc considera o governo do PT de extrema esquerda, vc não entendeu nada, não está entendendo nada e nem vai conseguir entender nada.

  17. Max Morel

    Cara Profª, eu me identifico com o centro-direita político; votei em Simone Tebet e anulei o voto no segundo turno; fui sempre um eleitor do PSDB, partido em que eu me sentia representado. Como Bolsonaro foi eleito? porque além dos seus fieis eleitores a eles se juntaram grande contingente de antipetistas como eu. Essa imensa massa de votos ainda não se vê representada. Abomina o lulopetismo mas espera um representante que reúna as qualidades que desejamos.

    Responda
    1. Max Morel

      De Souza Braga nega suas origens burguesas, guiçá da alta burguesia. Militante não assumido, sofre do complexo de culpa pela origem no extrato mais alto da sociedade e assim, tenta purgar essa culpa passando pano em luizinaciojanjodasilva; bobinho, trata comentaristas masculinos como se femininos fossem, pensando com isso fazer graça e desmoralizar o outro, só que não consegue, só consegue ser ridículo.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      "anulei o voto no segundo turno" = gado covarde e com vergonha de se assumir

  18. José Cardoso

    O Partido Comunista do Brasil participa do governo com um ministério. O Partido Socialista Brasileiro do vice presidente canta a internacional em seus eventos. A cor vermelha do PT é inspirada na tradição comunista. O Lula elogia o caminho seguido pela Venezuela e até diz ter orgulho em ser chamado de comunista. Claro que se pode dizer que é tudo hipocrisia e que os nomes e símbolos nada significam. Mas então porque tanto empenho em mostrar o contrário?

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Tanto o PCP como o PSB são partidos reformistas. Aliás, o caso do Partidão é emblemático na história política do país. Os ilustres certamente sabem, o Pc do B é o pedaço do partidão que se propunha revolucionário. Passado, senhores! A social-democracia, reformista por definição, ainda é a esquerda capaz de unir o espectro progressista, ainda mais no quadro atual de recrudescimento da hidrofobia reacionária.

    2. José Cardoso

      Alberto, colocam-se dentro de uma tradição...comunista. Talvez porque acreditem que muitos eleitores são sensíveis à essa crença. A direita por sua vez coloca-se principalmente dentro da tradição bíblica, mais do antigo testamento que do novo aliás.

    3. sergio ribeiro

      Vários partidos do centrão participam do governo (são 37 ministérios); psb internacional fake news; Lula já declarou de não é comunista em outras ocasiões (cada hora agrada uma plateia). Comunismo é o maior espantalho já criado (nunca houve no regime soviético banheiro unissex, sexo livre, casamento gay, liberação das drogas, legalização do aborto - tudo isso ocorreu em países capitalistas).

    4. Alberto Melis Bianconi

      Não se trata de hipocrisia. Colocam-se dentro de uma tradição, à qual prestam homenagem, a tradição de luta por igualdade social. Mas hoje se colocam no campo democrático, democrático burguês alguns diriam. Uma parte das pessoas nesse campo talvez até desejasse ir além do que a democracia permite, mas sabe que não consegue e, portanto, não vocaliza nem age com ameaças ao jogo democrático. Como um ex-presidente aloprado fez reiteradamente enquanto exercia o poder.

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ahhh... Que soninho... Zzzzzzzzzzzzzzzzz

    6. Max Morel

      Bem colocado.

  19. Ricardo Knudsen

    Meus parabéns à colunista, não só pelo texto, mas por conseguir manter a amizade com a amiga bozista. Eu já a teria mandado caçar comunistas na borda da Terra plana. Ou algo menos educado…

    Responda
  20. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna, Profa. Hermínia. O problema é que o próprio Lula alimenta as teorias conspiratórias da ultradireita ao insistir no apoio à ditadura venezuelana. Na abertura do Foro de São Paulo, por exemplo, Lula se declarou recentemente comunista, talvez achando que isto lhe traga mais prestígio em face do bolsonarismo. A saída está no centro democrático, longe do lulismo e bolsonarismo, ambos movimentos iliberais.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Zzzzzzzzzzzz

    2. Max Morel

      É isso mesmo.

  21. Marcos Medeiros

    Importante texto para refletirmos sobre a situação pela qual passa o país, mereceria mais espaço em meio a tantas informações supérfluas. Faz lembrar o que já representou a Folha, como importante fonte de reflexão, diferente da situação atual com editoriais que chegam a assustar. Bolsonaro, junto de seus apoiadores, trouxe de volta lembranças difíceis de antes da redemocratização. Agora, o país volta a ter esperanças, está sendo reconstruido e o inelegível deve voltar a sua insignificância.

    Responda
  22. Pedro Luis S C Rodrigues

    Incrível como quando interessa os ‘intelectuais’ se tornam incapazes de reconhecer qualquer figura de linguagem e passam a interpretação literal de tudo. Obviamente que uma quantidade de pessoas tão grande acreditando em comunismo significa muito mais um problema de interpretação do que significa “comunismo”, provavelmente tomado como sinônimo de esquerdismo, do que uma crença em um comunismo soviético Aliás, por isso essas pesquisas do Datafolha não valem nada

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Entendi. As ameaças de fechar o Congresso, o STF e prender juízes do Supremo tbém foram figuras de linguagem. Defender a tortura? Figura de linguagem. Vacina dá AIDS? Covid é gripezinha?Figuras! Apologia do estupro? Pintou clima com meninas? Figuras de linguagem!

  23. marcus ciocci

    O Sr Lula disse na semana passada que tem orgulho de ser chamado de comunista, que a democracia é relativa, e mais outras asneiras. Infelizmente as falas estão na contra mão do artigo

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Alguns anos atrás um filho de presidente informou que para fechar o Congresso era preciso apenas de um Soldado e um Cabo da PM!

    2. Max Morel

      Sim, sem dúvida.

    3. André Silva de Oliveira

      Exatamente, Marcus. Lula fomenta o bolsonarismo ao se declarar comunista e, de resto, não é "progressista" quem ataca a democracia liberal, mas retrógrado, reacionário.

  24. Luiz Norberto

    Mas o Lula não ajuda , diz que democracia é uma ideia relativa , que os problemas da Venezuela são somente narrativas, que os problemas na Nicarágua são coisas pequenas . A Dilma enalteceu o governo da China. Afinal qual é a ideia de paiz que o PT deseja?

    Responda
    1. Max Morel

      Elenice, Lula criou Dilma, que fez um péssimo governo e nos legou a pior crise econômica da república.

    2. André Silva de Oliveira

      Norberto, as declarações de Lula revelam o forte viés autoritário que orienta o pensamento político dele.

    3. Elenice Gomes

      O governo Lula não tem só ideia de país (com S e acento), mas faz e constrói um país menos desigual, pela terceira vez.

  25. GINO AZZOLINI NETO

    Dona Maria, eu gostei do seu artigo, embora bastante superficial ao abordar esse tema. Para desfazer esta cizânia, precisamos de uma reforma política, com três artigos de lei: a) o mandato será de cinco anos, proibido a reeleição para o mesmo cargo; b) as eleições para o cargos públicos federais, estaduais e municipais se darão no mesmo ano e c) os ministros do STF serão escolhidos entre magistrados de carreira, com no mínimo 40 anos de idade e ao se aposentar ficam proibidos exercer a advocacia

    Responda
    1. Max Morel

      Perfeito, Gino, assino junto com você uma petição neste sentido.

  26. bagdassar minassian

    ... comunismo e socialismo são ‘mercadorias’ mercadológicas das mais baratas, ou custo zero, da propaganda eleitoral e o meio de criar temores às populações 'sensíveis' com reforços de influenciadores ideológicos, religiosos, em particular.

    Responda
  27. Ricardo Lobo

    Os bolsonaristas, fascistas por definição, tem que protestar fortemente contra a ameaça comunista. Voltar para a frente dos quartéis, promover arruaças e depredações, espalhar mentiras, soltar bombas. Só assim serão retirados do convívio de uma sociedade democrática. Não percam tempo, armem seus acampamentos.

    Responda
  28. Marcos Gandelsman

    Para falar sobre comunismo e emitir opiniões sobre, as pessoas deviam primeiro ler bastante para entender o que é comunismo.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Uma ementa de curso de ciências políticas certamente teria um estudo metódico de Marx e da crítica à economia política que culminou com as ideias de Ricardo. Uma ênfase também em contrastar as ideias de Marx e a instrumentalização dessas realizadas por Lenin ....Enfim...estudem!

    2. Felipe Araújo Braga

      Entender que tais regimes mataram milhões de pessoas e levaram os países da Europa Oriental à fome e ao colapso econômico. Esses regimes não deram certo em nenhum lugar do mundo.

    3. André Silva de Oliveira

      Comunismo é uma ideologia totalitária, fato comprovado pela experiência histórica. Nem é preciso "ler bastante" sobre o tema.

  29. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara prof. Maria Herminia, ótimo artigo sobre a exumação do falecido comunismo solenemente já enterrado inclusive na Albânia, creio que 90% dos defensores desta tese do ressurgimento de Stalin e cia não tem noção alguma de onde e como nasceu o comunismo.

    Responda
  30. Ary Dantas oliveira Junior

    Independentemente dos delírios de alguns seguidores de JB, o que então dizer do presente da República que constantemente defende a democracia, mas que ao mesmo tempo recebe ditador e afirma que o conceito de democracia e' relativo? Me esclareça isso por favor, escriba!!

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      *presidente

  31. marcus ciocci

    O Sr Lula disse na semana passada que tem orgulho de ser chamado de comunista, que a democracia é relativa, e mais outras asneiras. Infelizmente as falas estão na contra mão do artigo

    Responda
  32. Gerardo Xavier Santiago

    Se a extrema direita, se os fascistas como o inelegível e em breve morador da Papuda, nao gostam do comunismo, é porque o comunismo é bom. Simples assim. E para a imensa maioria é mesmo, inclusive para o alienado que compra um carro a prazo e acha que quando se fala em tributar grandes fortunas, é dele que se está falando.

    Responda
    1. Gerson Pelá

      A mais urgente reforma deve compreender a formação das forças armadas, PMs incluídos. Como fruto de uma doutrinação (com expurgo de dissidentes, inclusive) da época do macartismo, se julgam responsáveis, ainda hoje, por combater o "comunismo" e ditar os rumos do país.

    2. Felipe Araújo Braga

      Comentário vergonhoso. Todos os povos que puderam se livraram de tais regimes.

    3. Hernandez Piras

      Comunismo é ótimo! Aquele que conheceram os russos, poloneses, checos e albaneses, dentre outros povos, era tão bom que se livraram dele assim que puderam. Alguns, como checos e húngaros, décadas depois dos tanques soviéticos os "terem convencido" da "perfeição" do sistema. A China ainda finge viver sob o sistema porque, afinal de contas, é o que justifica o monopólio do poder pelo PC.

    4. André Silva de Oliveira

      O comunismo é uma ideologia totalitária. Fascistas e comunistas são ambos iliberais e autoritários.

    5. Regina da Silva Mariano

      Perfeito! Certeiro!!

  33. Caubi Maciel da Nóbrega

    Se o ideal comunista existe, parece lógico pensar que o objetivo maior de qualquer seguidor seja recuperar o poder e a glória do passado, pois se não for assim estariam aceitando lutar apenas pela manutenção de uma mera agremiação social. Ora, se entendermos que há quem deseje o fortalecimento dessa doutrina, deve haver quem acredite que isso possa ser obtido, e deva ser evitado. E ai se localizam os defensores da democracia e do liberalismo.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Distorce e manipula com lógica e elegância. Isso é um perigo!

    2. Ricardo Knudsen

      Faltou vc defender q a Terra é plana e vacina dá AIDS.

  34. Marisa Coan

    Os fantasmas medonhos da extrema esquerda...

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Está falando de que país?

    2. Regina da Silva Mariano

      Affff. Choraaa!

    3. Dario Lima

      Onde vc presenciou a atuação da extrema esquerda, na União Soviética?

  35. Gustavo Ferreira

    Perfeito.

    Responda
  36. Marcos Valério Rocha

    Tem de entender esse pessoal. Fica numa de desprezo ou ataques tacanhas, existe motivos profundos no pensamento de direita que devem ser respeitados e entendidos. Nisso, as falas recentes de Lula não ajudam nada, só fazem aumentar a radicalização polarizada. Existem aspirações de cunho familiar e religiosa que são legítimas, pois trazem reais benefícios para grande parte da população, principalmente da classe baixa.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Ataque tacanho é o seu, defendendo fascistóides. Aspirações de cunho familiar e religioso legítimas não tem nada a ver com acreditar q o país vai virar comunista pq há um governo de esquerda, q no passado nunca ameaçou a democracia com um golpe, como fez o Bozo. Isso é estupidez e má fé.

    2. Dario Lima

      Vc está falando da direita civilizada, não do bolsonarismo, a extrema direita fundamentalista...