Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sérgio dourado

    Europa já poluiu o mundo o bastante para fazer uma auto-crítica e não querer achar que ainda é metrópole (nesse caso, concordo com o Lula que não devemos ser colônia). Acordo sobrelevaria, sim, valores democráticos e universais das Democracias liberais. Mas parece que a própria Europa não cobra meio ambiente de outros Países com quer fazer acordo: parece que pra eles, "pautarem" o Brasil, colocarem na coleira quem foi demonizado por eles mesmos, parece que é o verdadeiro objetivo.

    Responda
  2. CARLOS HENRIQUE VIANNA PEREIRA

    Nem o autor nem os comentadores abordam o essencial nesta questão: quais os pontos de desacordo nas negociações ou posições da UE e dos países do Mercosul, em especial do Brasil, e como superar as divergências. Parece implícito na posição do autor, ligado às elites empresariais brasileiras em Portugal, que o Brasil deveria assinar sem colocar empecilhos o Acordo tal como está. Isto defende os melhores interesses do Brasil e Mercosul?

    Responda
  3. José Cardoso

    Também acho. Vi esse ano uma loja da Havaianas na Praça da Catalunia, no centro de Barcelona. E deve haver várias outras pela Europa. Com um acordo, as sandálias não precisariam pagar os 17% de alíquota de importação, ganhando ainda mais competitividade. Os industriais brasileiros tem mais a ganhar com o acordo. Não vale a pena deixar a coisa melar por conta da meia dúzia de empresas zumbis que só sobrevivem de compras governamentais.

    Responda
  4. LUIZ LEAL

    O articulista dá a entender que Lula não quer o acordo Mercosul/União Europeia e que estaria errado por isso. É preciso esclarecer que em nenhum momento o atual presidente se colocou contra o acordo; apenas quer que haja igualdade de condições e não um acordo de submissão.

    Responda
  5. Paulo Henrique

    A Europa ainda tem dinheiro. Ainda prestígio. Mas já vai virando história, já vai virando passado. O futuro está na Ásia e não na península européia.

    Responda
  6. Renato Pinto de Almeida Junior

    La decance avec elegance. Lula Bolivariano Bolsonarista Norieguista Demagogo da Silva, surfa naquilo é decadente. Ele está em casa. A vitrine internacional só lhe dá voz em função do ego cingido. Não há uma lógica a favor dos interesses comuns brasileiros. É o narcisismo elevado à última potência. Inteligência e luzes, o Bolivariano nunca teve. O ego inflamado porém...

    Responda
  7. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Primeiro o Mercosul não existe. É uma retórica sem objetivos claros eivado de ideologias que nunca se realizam. Tanto é que a reclamação desse bonachão presidente do Brasil, de que o país precisa deixar de exportar matéria prima como petróleo para exportar produtos com valor agregado, é contraditória às iniciativas de seus governos passados. O que ele fez para resolver esse problema? Jogou milhões de dinheiro no lixo, ou no bolso de muitos, com refinarias que não saíram do papel até hoje.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Precisa de muita desonestidade intelectual para negar as realizações dos governos de Lula. País se tornou a 6a economia do mundo. Hoje é a 12a. Saiu do mapa da fome da ONU. Voltou a esse mapa com Bozo. Famosa capa alegórica da revista Time mostrava o Cristo Redentor decolando como um foguete. Tudo isso voltará. Aceite q sofrerá menos.