Ilustrada > Morre Zé Celso, dramaturgo revolucionário dos palcos que criou o Teatro Oficina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
É o maior nome do teatro brasileiro de todos os tempos, e um dos maiores, senão o maior brasileiro, que ainda estava vivo. Descanse em paz, Zé. Evoé!
Com a partida desse gigante mitológico do teatro, continuam se apagando as luzes da cultura brasileira.
Que investiguem, seriamente, o ocorrido! Quando algo estranho acontece, o desconfiômetro alerta! Descanse em paz!
as últimas frases que ouvi dele eram prá abraçar o rio bixiga, na virada do ano, após encenar rodaviva. essa tarefa ficou prá nós completarmos. bora lutar pelo parque.
Zé Celso está vivo, quem morreu foi Bolsonaro!
Grande lutador, fez da arte sua arma poderosa.
A dramaturgia brasileira perde um de seus maiores Ãcones. A irreverência e a celebração da vida foram as principais marcas do criador do Teatro Oficina. Zé Celso resistiu o quanto pôde a tudo que o impedia de exercer com maestria sua arte libertária. Siga em paz!
Zé é imortal ! Sua alma se foi, ele sempre estará entre nós e todos que ainda vierem. Que seu templo não seja destruÃdo pela ganância.
Lamentável, mas por outro lado, em função da idade, ele teria tantas dificuldades com as consequências das queimaduras que talvez tenha sido melhor assim. Que vá em paz!
E, mais uma vez, o Silvio Santos, vê a morte de um desafeto! O Silvio, deve ter a roda de fogo!
Eu vi O rei da vela, Os pequeno-burgueses, As três irmâs e Galileu Galilei. A lembrança que tenho dessas montagens é bem viva, mesmo que passados tantos anos. Zé Celso era um homem do teatro, inquieto, provocador, como o teatro deve ser. Uma perda imensa!
Zé Celso viveu sob estado de poesia, a forma mais linda e racional de se viver. Não se deixou esmorecer pelos obstáculos, pelo contrário. Deixa legado e exemplo extraordinário para a atual e futuras gerações. Que os santos, orixás, almas plenas e cheias de luz o recebam, querido. O Brasil deve tanto a você, e um dia o reconhecerá como merece, oxalá assim seja.
Dia de extrema tristeza. Uma morte tão sofrida para um ser iluminado. A nossa cultura sentirá sua falta. Vá em paz, nos deixará saudades.
Zé certamente terá grandes companhias em outros palcos. Nos últimos anos, diversos grandes nomes do nosso cenário cultural partiram rumo às estrelas. Salve Gal! Salve Rita! Salve Jô! Salve Zé! Salve todos! Evoé!
Mais um fera que se vai! Eu assisti a montagem de HAM-LET em 1993. Muito à frente daquele tempo. Ele sempre foi um ET nesse mundo careta e conservador. RIP!
Minha esposa e eu tivemos o privilégio de acompanhar a preparação de HAM-LET, numa oficina que o grupo fez em São Carlos. Depois da primeira apresentação, ela que era professora de literatura, ficou a conversar com todos, mostramos uma maquete do teatro de Shakespeare, que montamos e temos até hoje. Foi uma noite maravilhosa e inesquecÃvel. Quanta sabedoria, humildade e curiosidade, procurando mais e mais, para extrair tudo do texto que estava trabalhando. Sem dúvida, muito à frente. Dia triste.
ImpossÃvel assistir a uma de suas montagens teatrais e sair indiferente, pois nos marcam para sempre. Obrigado, Zé Celso!
Mais uma grande perda para as artes e cultura brasileiras! "Que siga em paz sua jornada.
A morte de Zé Celso parece marcar uma era em que a liberdade, o antropofagia , o Brasil mestiço, plural e verdadeiro termina, e abre caminho pro fundamentalismo retrogado e excludente. Mas seu legado permanece. DionÃsio haverá de nos salvar.
Mais um gigante se derrete diante da caretice dos anos 20 que se apresenta. Com ele, Gal e Rita deixam o céu muito mais interessante. Nesse céu certamente há muito mais amor que o céu que alguma Igrejas estão vendendo a preço de ouro. Viva Zé!
Outra vÃtima ilustre da ditadura militar, torturado como muitos outros brasileiros desconhecidos, o regime amado pelo bolsonarismo.
Que seja recebido com festa!
Evoé Baco!
Viva Zé Celso, eterno!
Muito triste. Grande perda. Sempre foi fiel e coerente ao que fazia, goste-se ou não. Não merecia morte tão trágica e dolorida. Meus sentimentos aos familiares. Deus conforte.
Esbanjava carisma e talento. ImpossÃvel esquece-lo.
Uma enorme perda...
Foi o mestre da metamorfose criativa que exibe a realidade em forma de arte. Ninguém fez igual. É um iluminado imortal que muitos mortais não conseguiram perceber. Evoé, Zé!
Grande dramaturgo!!Que descanse em paz Oû
R.I.P.
Descanse Zé...espero que sua luta não tenha sido em vão pelo Oficina.
Um dos maiores. Gigante, divino maravilhoso. Evoé, Zé!!
Que Deus o tenha em sua glória. Meus sentimentos aos familiares.
E com ele morre mais um pouco da nossa cultura.
Um Ãcone teatral. Ele jamais morrerá, porque é eterno. Solidarizo-me com o marido e amigos. Zé Celso, Vive!
Dia triste, perda irreparável para a cultura do nosso paÃs, estava sofrendo muito merecia descansar, que os deuses do teatro o acolham em sua nova turnê entre estrela, vá em paz querido, meus mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a todos nós que ficamos uma pouco mais órfãos de cultura.
A ultra direita deve estar comemorando.
E ficamos mais pobres. Perde o Brasil mais uma referência da nossa cultura. Triste.
Uma grande perda. Um genial artista que jamais se vendeu ao capital e alguém que vai fazer falta. Pobre Brasil, que perde um Zé Celso e fica com um Silvio Santos.
Tem toda razão. Perde a cultura, e o lixo pop se mantém.
Zé Celso mostrava a vida como ela é, com movimento, cor e dor. Espero, agora mais do que nunca, que Silvio Santos pague pelo parque Zé Celso Martinez, numa demonstração de amor a cultura do nosso paÃs.
Excelente piada. Deve ser humorista.
Espere sentada. Duvido que aconteça.
Obrigada, Zé… Evoé
Evanjegues postando comentários "humanos" em 5, 4, 3, 2... Nossa Cultura fica cada dia mais pobre.
Onde? Sua profecia acho que falhou.
Gigante da cultura brasileira, deixa um legado imenso. Sua presença contestadora fará muita falta ao Brasil. Obrigado, mestre, descanse em paz.
Agora o Silvio poderá construir suas Torres em paz perto do teatro.
Ah, sim, claro, São Paulo precisa de muito mais concreto, aço, vidro, asfalto e veÃculos motorizados para aumentar a poluição sonora e a atmosférica, né, gênio?! Além dos congestionamentos. Ãreas verdes pra quê?! Ou quem?! Aliás, SS também precisa de muito mais dinheiro, afinal, ele ainda vai ter mais uns 90 anos pela frente e tem que pensar no futuro.
DesprezÃvel ? Você está falando do SÃlvio, né ?
Você acha que o desafeto dele ia desejar isso? isso mostra o quão desprezÃvel a sua pessoa se tornou.
Um comentário digno de um ser humano minúsculo.
Muito triste! Mais uma grande perda na cultura. Seu talento fara muita falta em um pais cada dia menos critico.
Estamos perdendo as mentes mais interessantes do paÃs - lamentável! Gratidão, Zé Celso!
Meus, sentimentos, para todos da famÃlia.
Perda ENORME para o teatro e para a cultura nacional...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre Zé Celso, dramaturgo revolucionário dos palcos que criou o Teatro Oficina Voltar
Comente este texto