Hélio Schwartsman > Lula erra ao defender Venezuela, mas conceito de democracia comporta graus e variantes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A percepção sobre a natureza e os princÃpios da democracia pode variar de acordo com diferentes perspectivas e contextos culturais, polÃticos e sociais. A democracia é um sistema polÃtico que busca a participação popular no processo de tomada de decisões e proteção dos direitos individuais e coletivos. No entanto, a forma como a democracia é implementada e vivenciada pode diferir em diferentes paÃses e sociedades. É importante observar que existem diferentes modelos de democracia.
O Presidente Lula só deseja o poder, tanto que no Foro de São Paulo se gabou de ser comunista! Se tem regime que não é democrático é o comunismo ( Cuba, Coreia do Norte). Está falando pelos cotovelos!
Um critério importante é a divisão do poder, sua limitação dentro do conceito do Montesquieu. Atualmente isso ocorre no Brasil, onde presidente, governadores, senadores, deputados, juÃzes e outros disputam o protagonismo sem dominar totalmente a cena. O que acontece em paÃses como Venezuela, Rússia, Arábia ou China é que uma pessoa concentra muito poder, sem competidores visÃveis.
Não basta ter eleição para ser democracia! No perÃodo da Ditadura Militar haviam eleições para os legislativos estaduais, municipais e federal. Tinham eleições em todas as cidades, salvantes : capitais e áreas de segurança!
Creio que regimes democráticos se materializam de formas diferentes, mas devem sempre ter alguns dos pilares, que são inegociáveis. Eleições livres, diretas, periódicas, multipartidárias com voto universal e secreto. Poderes independentes, imprensa livre, e principalmente direitos e liberdades individuais preservados. Só eleições por si só não asseguram a democracia, afinal, Venezuela e Irã os têm, mas com certeza não se enquadram nos citados pilares.
Faltou acrescentar extinção das desigualdades sociais e raciais.
Hélio, meu caro, não sei se é "irônico" que caiba ao Lula, sempre democrata - não sem falhas - reconduzir o paÃs aos trilhos. Melhor, creio, é afirmar que é bizarra a defesa de compadres que faz do coleguinha Venezuelano, que quebrou seu paÃs, ferrou com seus concidadãos, criou uma elite burocrático-militar eixcrota que divide, com uma dúzia de privilegiados civis, o que resta das benesses do Estado. Bizarro como defender o Bozo, Jjjeegues e camarilha. Não dá.
Os conceitos de Schwartsman são relativos. Conseguem fazer voltas e voltas e justificam qualquer ponto de vista de Lulaplanistas juramentados. Vão desde relativizar a democracia a até mesmo desejar a morte de um presidente da República.
Lulaplanistas são especialistas em ódio do bem.
Teria sido didático o Capitão Debiloide morrer de Covid. Mas agora torço que viva muito, de preferência na Papuda.
Ex-presidente que, por si próprio, botou-se "na UTI". Desliga logo essa máquina!
Reconhecida a relatividade das instituições democráticas, faltou reconhecer q Lula estava certo. Mas vejamos:1 o instituto V-Dem não classifica a Venezuela como ditadura (era esse o debate e a acusação); 2 Lula não afaga ditadores amigos, ele articula boas relações, interessado no desenvolvimento regional. Vc acusaria Biden ou Macron? Eles fazem rigorosamente mesmo, inclusive com declarações ainda mais elogiosas; 3- pegou mal usar o V-Dem pra defender tese contrária ao q diz seu relatório.
Gostei de sua análise.
Lulaplanista juramentado.
Lula(em quem sempre votei. Não sou burro de carroça para dizer amém a tudo que ele faz ou diz), era falastrão agora se tornou verborrágico. Está perdendo a rota
Um paÃs pode realizar uma eleição por mês. Se tiver preso polÃtico não se qualifica como democracia
E o articulistas falastrão não cansa de falar bobagem, e de tentar ensinar o padre nosso ao vigário. Se vc viver duas vezes ainda estará aquém de lula.
Ô Helinho, tá conceituando para relativizar ? Me poupe....
A Venezuela é pobre? Pobre é a maioria do seu povo, achacado há anos por ditadores de sangue espanhol e que tais...E ainda apoiados por sertanejos que perderam o trem da história....
Certo.Mas este paÃs em que vivemos também é rico, atualmente democrático, mas com um povo pobre e até miserável.
IncrÃvel, nessa o Hélio acertou. Tem até "democracia" que comporta como seu "prizidenti" uma figura rica, julgada, condenada e que foi retirada da prisão graças aos "cumpanheirus" indicados a um tal de STF que, longe de defender a Constituição, age ideológica e indecentemente. Verdade, democracia é relativa mesmo. Rsrsrsrsrs.
Ah, tá.
Democracia para atender a que grupo econômico, polÃtico, social? Na democracia dos EUA, por exemplo, a possibilidde de se eleger um negro e pobre para o senado é impossÃvel. Para a Câmara somente se estiver ligado a algum grupo social e policamente ativo. Logo democracia é tão relativa quanto ao PIB de um páis como o Brasil. Se produz riqueza, se divide pela população, mas quem fica com ela?
Democraticamente EUA estão bem acima do Brasil. Lula defende a Venezuela, os EUA defendem a Arábia Saudita. A Venezuela é pobre, tem uma ditadura; a Arábia Saudita é milionária mas a sua ditadura não é tão "dura", assim? Sei de nada.
A Venezuela nada em petróleo como a Arábia. Só é incompetente, não é pobre.
Hahahahah, a "democracia" estadunidense não consegue se livrar de um parasita como o TrAmp; saiu pra competir nas prévias democratas um Kennedy completamente reaça; na "maior democracia", uma Fox News KHagou na cabeça do paÃs e saiu maiomêno limpinha. Aqui, pelo menos a Velho Sátiro tá levando bordoada. Ainda seremos invejados, caro Niemeyer.
Relações internacionais são guiadas pelo realismo; todos os paÃses do mundo cultivam e valorizam a relação com a China, que é sem dúvida uma ditadura. A questão é outra, Lula elogia o governo venezuelano, o chama de democracia e se recusa a vê-lo como ditadura; arrisco dizer que nenhum presidente americano jamais fez ou disse isso sobre o regime teocrático saudita!!!
Mas claro que a damocracia é, não só relativa como tem diversos "tipos"
Dentro do contexto do colunista a democracia pode, sim, ser avaliada de acordo com os parâmetros apresentados. O problema é que a resposta intempestiva do presidente se referia a algo como : “ cada um tem uma definição de democracia”.
Sr. Niemeyer os EUA não consideram a Arábia Saudita um democracia. A repercussão deveu-se ao fato do presidente classificar a Venezuela como democrática; e todos nós sabemos que não é.
A resposta do presidente não foi intempestiva. EUA, democraticamente, acima do Brasil, defendem Arábia Saudita, uma ditadura; Lula defende Venezuela. A diferença entre esses paÃses é que Arábia Saudita é rica, a Venezuela, pobre.
Como dizer que um paÃs é democrático tendo Ãndices alarmantes na educação? Como falar que vivemos em um paÃs democrático se a grande mÃdia é controlada por um punhado de famÃlias? Como dizer que o Brasil é democrático se a elite inventa golpes quando seus interesses são colocados em questão? Nos poupe, articulista.
Há ainda a questão da alternância. Nossa democracia eleitoral alimenta a corporativismo e o familismo polÃtico-partidário de maneira que as renovações são praticamente inexistentes ou meramente hereditárias. A legislação eleitoral brasileira trava a cidadania.
Recentemente o governo dos EUA defendeu imunidade ao prÃncipe Bin Salman, aquele que pessoalmente mandou matar um jornalista. Isso quer dizer que os EUA são contra a democracia ou que Biden deseja instaurar uma ditadura? Aqui as declarações do Lula são tiradas de proporção por aqueles que querem um novo golpe e instalar no lugar uma marionete dos banqueiros, tipo Campos Neto.
É um saco de má-vontade atáv8ca que só vendo...
Lula não defende a Venezuela, apenas faz uso polÃtico para fustigar os EUA e Europa em busca de mais investimentos no paÃs e marcar uma posição polÃtica à esquerda, como faz com a guerra da Ucrânia. EUA e Europa tem pouca coisa para oferecer ao Brasil. Lula percebe acertadamente que futuro da diplomacia geopolÃtica mundial é o grupo dos Brics.
Valdeci, tu faria diferente se fosse administrador de uma gde empresa ou em um negócio seu ??
Entendi , tudo é relativo, se for lucrativo é certo apoiar ditadores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula erra ao defender Venezuela, mas conceito de democracia comporta graus e variantes Voltar
Comente este texto