Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    A percepção sobre a natureza e os princípios da democracia pode variar de acordo com diferentes perspectivas e contextos culturais, políticos e sociais. A democracia é um sistema político que busca a participação popular no processo de tomada de decisões e proteção dos direitos individuais e coletivos. No entanto, a forma como a democracia é implementada e vivenciada pode diferir em diferentes países e sociedades. É importante observar que existem diferentes modelos de democracia.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    O Presidente Lula só deseja o poder, tanto que no Foro de São Paulo se gabou de ser comunista! Se tem regime que não é democrático é o comunismo ( Cuba, Coreia do Norte). Está falando pelos cotovelos!

    Responda
  3. José Cardoso

    Um critério importante é a divisão do poder, sua limitação dentro do conceito do Montesquieu. Atualmente isso ocorre no Brasil, onde presidente, governadores, senadores, deputados, juízes e outros disputam o protagonismo sem dominar totalmente a cena. O que acontece em países como Venezuela, Rússia, Arábia ou China é que uma pessoa concentra muito poder, sem competidores visíveis.

    Responda
  4. Neli de Faria

    Não basta ter eleição para ser democracia! No período da Ditadura Militar haviam eleições para os legislativos estaduais, municipais e federal. Tinham eleições em todas as cidades, salvantes : capitais e áreas de segurança!

    Responda
  5. Ricardo Ferreira

    Creio que regimes democráticos se materializam de formas diferentes, mas devem sempre ter alguns dos pilares, que são inegociáveis. Eleições livres, diretas, periódicas, multipartidárias com voto universal e secreto. Poderes independentes, imprensa livre, e principalmente direitos e liberdades individuais preservados. Só eleições por si só não asseguram a democracia, afinal, Venezuela e Irã os têm, mas com certeza não se enquadram nos citados pilares.

    Responda
    1. josé SOARES

      Faltou acrescentar extinção das desigualdades sociais e raciais.

  6. Marcos Benassi

    Hélio, meu caro, não sei se é "irônico" que caiba ao Lula, sempre democrata - não sem falhas - reconduzir o país aos trilhos. Melhor, creio, é afirmar que é bizarra a defesa de compadres que faz do coleguinha Venezuelano, que quebrou seu país, ferrou com seus concidadãos, criou uma elite burocrático-militar eixcrota que divide, com uma dúzia de privilegiados civis, o que resta das benesses do Estado. Bizarro como defender o Bozo, Jjjeegues e camarilha. Não dá.

    Responda
  7. Marcelo Galvao de Oliveira

    Os conceitos de Schwartsman são relativos. Conseguem fazer voltas e voltas e justificam qualquer ponto de vista de Lulaplanistas juramentados. Vão desde relativizar a democracia a até mesmo desejar a morte de um presidente da República.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanistas são especialistas em ódio do bem.

    2. Eduardo Rocha

      Teria sido didático o Capitão Debiloide morrer de Covid. Mas agora torço que viva muito, de preferência na Papuda.

    3. Marcos Benassi

      Ex-presidente que, por si próprio, botou-se "na UTI". Desliga logo essa máquina!

  8. paulo werner

    Reconhecida a relatividade das instituições democráticas, faltou reconhecer q Lula estava certo. Mas vejamos:1 o instituto V-Dem não classifica a Venezuela como ditadura (era esse o debate e a acusação); 2 Lula não afaga ditadores amigos, ele articula boas relações, interessado no desenvolvimento regional. Vc acusaria Biden ou Macron? Eles fazem rigorosamente mesmo, inclusive com declarações ainda mais elogiosas; 3- pegou mal usar o V-Dem pra defender tese contrária ao q diz seu relatório.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Gostei de sua análise.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanista juramentado.

  9. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Lula(em quem sempre votei. Não sou burro de carroça para dizer amém a tudo que ele faz ou diz), era falastrão agora se tornou verborrágico. Está perdendo a rota

    Responda
  10. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Um país pode realizar uma eleição por mês. Se tiver preso político não se qualifica como democracia

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    E o articulistas falastrão não cansa de falar bobagem, e de tentar ensinar o padre nosso ao vigário. Se vc viver duas vezes ainda estará aquém de lula.

    Responda
  12. Artur Carmel

    Ô Helinho, tá conceituando para relativizar ? Me poupe....

    Responda
  13. Artur Carmel

    A Venezuela é pobre? Pobre é a maioria do seu povo, achacado há anos por ditadores de sangue espanhol e que tais...E ainda apoiados por sertanejos que perderam o trem da história....

    Responda
    1. josé SOARES

      Certo.Mas este país em que vivemos também é rico, atualmente democrático, mas com um povo pobre e até miserável.

  14. Artur Carmel

    Ô Helinho, tá conceituando para relativizar ? Me poupe....

    Responda
  15. Marcos Serra

    Incrível, nessa o Hélio acertou. Tem até "democracia" que comporta como seu "prizidenti" uma figura rica, julgada, condenada e que foi retirada da prisão graças aos "cumpanheirus" indicados a um tal de STF que, longe de defender a Constituição, age ideológica e indecentemente. Verdade, democracia é relativa mesmo. Rsrsrsrsrs.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, tá.

  16. Laudgilson Fernandes

    Democracia para atender a que grupo econômico, político, social? Na democracia dos EUA, por exemplo, a possibilidde de se eleger um negro e pobre para o senado é impossível. Para a Câmara somente se estiver ligado a algum grupo social e policamente ativo. Logo democracia é tão relativa quanto ao PIB de um páis como o Brasil. Se produz riqueza, se divide pela população, mas quem fica com ela?

    Responda
  17. NIEMEYER FRANCO

    Democraticamente EUA estão bem acima do Brasil. Lula defende a Venezuela, os EUA defendem a Arábia Saudita. A Venezuela é pobre, tem uma ditadura; a Arábia Saudita é milionária mas a sua ditadura não é tão "dura", assim? Sei de nada.

    Responda
    1. José Cardoso

      A Venezuela nada em petróleo como a Arábia. Só é incompetente, não é pobre.

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, a "democracia" estadunidense não consegue se livrar de um parasita como o TrAmp; saiu pra competir nas prévias democratas um Kennedy completamente reaça; na "maior democracia", uma Fox News KHagou na cabeça do país e saiu maiomêno limpinha. Aqui, pelo menos a Velho Sátiro tá levando bordoada. Ainda seremos invejados, caro Niemeyer.

    3. FLAVIO CALICHMAN

      Relações internacionais são guiadas pelo realismo; todos os países do mundo cultivam e valorizam a relação com a China, que é sem dúvida uma ditadura. A questão é outra, Lula elogia o governo venezuelano, o chama de democracia e se recusa a vê-lo como ditadura; arrisco dizer que nenhum presidente americano jamais fez ou disse isso sobre o regime teocrático saudita!!!

  18. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Mas claro que a damocracia é, não só relativa como tem diversos "tipos"

    Responda
  19. Marco A Moreira

    Dentro do contexto do colunista a democracia pode, sim, ser avaliada de acordo com os parâmetros apresentados. O problema é que a resposta intempestiva do presidente se referia a algo como : “ cada um tem uma definição de democracia”.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Sr. Niemeyer os EUA não consideram a Arábia Saudita um democracia. A repercussão deveu-se ao fato do presidente classificar a Venezuela como democrática; e todos nós sabemos que não é.

    2. NIEMEYER FRANCO

      A resposta do presidente não foi intempestiva. EUA, democraticamente, acima do Brasil, defendem Arábia Saudita, uma ditadura; Lula defende Venezuela. A diferença entre esses países é que Arábia Saudita é rica, a Venezuela, pobre.

  20. Beckenbauer Simas

    Como dizer que um país é democrático tendo índices alarmantes na educação? Como falar que vivemos em um país democrático se a grande mídia é controlada por um punhado de famílias? Como dizer que o Brasil é democrático se a elite inventa golpes quando seus interesses são colocados em questão? Nos poupe, articulista.

    Responda
  21. Janio Rego

    Há ainda a questão da alternância. Nossa democracia eleitoral alimenta a corporativismo e o familismo político-partidário de maneira que as renovações são praticamente inexistentes ou meramente hereditárias. A legislação eleitoral brasileira trava a cidadania.

    Responda
  22. Fernando Alves

    Recentemente o governo dos EUA defendeu imunidade ao príncipe Bin Salman, aquele que pessoalmente mandou matar um jornalista. Isso quer dizer que os EUA são contra a democracia ou que Biden deseja instaurar uma ditadura? Aqui as declarações do Lula são tiradas de proporção por aqueles que querem um novo golpe e instalar no lugar uma marionete dos banqueiros, tipo Campos Neto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É um saco de má-vontade atáv8ca que só vendo...

  23. Valdeci Gomes

    Lula não defende a Venezuela, apenas faz uso político para fustigar os EUA e Europa em busca de mais investimentos no país e marcar uma posição política à esquerda, como faz com a guerra da Ucrânia. EUA e Europa tem pouca coisa para oferecer ao Brasil. Lula percebe acertadamente que futuro da diplomacia geopolítica mundial é o grupo dos Brics.

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Valdeci, tu faria diferente se fosse administrador de uma gde empresa ou em um negócio seu ??

    2. Flávio Sasso

      Entendi , tudo é relativo, se for lucrativo é certo apoiar ditadores.