Comentários para:

Avanço histórico

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Petrônio Alves Filho

    O Brasil sai ganhando. Isso é vitória do governo Lula, que tanto a mídia normal agride. Aos poucos o país avança ao longo de sua história. Não avança mais devido aos conservadores, que ainda dominam a nossa política.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    "Avanço Histórico? "O pior cego é aquele que quer ver", diz Millôr Fernandes. A conta fiscal é a débito de quem? Dos patetas de sempre sob o pálio do conúbio dos Centrões; de Lira e de Lula. República Lirista-Luliana! Neoliberalismo de direita + Neoliberalismo de esquerda. A dicção da simplificação redentora servida sob falso pretexto de estimulação produtiva e crescimento sustentado. Vem aí a convulsão federalista. Vem aí o arrocho fiscalista. O Brasil de Cima samba, o de Baixo dança. Tst tst

    Responda
  3. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O que me parece ser de uma extrema dificuldade para o editorial, para evitar dizer se tratar de mau cataratismo, é reconhecer a estratégia vitoriosa do atual governo: transferiu inteligentemente a condução sobre uma visão primeiramente técnica, com Haddad e Appy.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Outro ponto: Tarcísio supostamente se converteu à aprovação após ter sido encurralado pelas manifestações das entidades empresariais. No seu discurso no partido alheio, confessa que não queria ser contra para não entra numa narrativa perdedora: talvez só por isso. Alckmin deve ter tido um papel importantíssimo no diálogo com o empresariado paulista (minha suposição. Trabalho de bastidores sem holofotes).

  4. RAULAND BORBA BATISTA

    Nosso sistema tributário era tão perverso, que era melhor exporta para China para comprar de volta.

    Responda
  5. Miro Costa

    " Ao menos oficialmente, não se prevê aumento da carga tributária". Lapidar. Zé Povinho sabe que pode confiar nas promessas oficiais.

    Responda
  6. Danilo José Martins

    Se o editorial apoia, sou contra a reforma tributária, poderia ser melhor, poderia colocar o imposto sobre as grandes fortunas, ou colocaram e estou mal informado?

    Responda
    1. Rodrigo Henrique

      Danilo, você está mal informado. Essa parte das grandes fortunas ficará para a próxima etapa no segundo semestre, quando vai ser discutido aumento da taxação na renda e patrimônio. Esse eu acho que vai ser duríssimo de conseguir aprovar, já o consumo foi mais "fácil" pq é bem popular e pega mal ir contra (só a extrema direita foi contra). Sobre o editorial, eu também não concordo com as críticas da Folha ao Lula, mas no caso da tributária é um assunto que vai além. Não seja maniqueísta.

    2. Jove Bernardes

      Foi mais ou menos assim que Acabou Sonaro ficou isolado num canto, de novo: se é o PT que está no governo e ele está empenhado num projeto de 30 anos, então sou contra. Por quê? Porque apoiam, ponto final.

  7. Marcos Benassi

    Puxa, não é bom voltar a ter um governo no país? No caso Bozozóico, era só pros seus - um selvagemverno; o Temer, pra uma elite distante de povo - tendo, aliás, puxado o tapete popular, junto com a camarilha que se beneficiou. Agora, ora!, não somente governa-se como faz-se a coisa com interesse popular. Tá bão. Se isso é "populismo", que venha mais.

    Responda
    1. Rodrigo Henrique

      E pensar que um mês atrás a Folha fez um editorial bem tosco falando dos tais "retrocessos" econômicos do governo Lula. Espero que a Folha ainda faça uma autocrítica do que escreveu. No começo do ano se mostraram pessimistas com a atuação do Haddad e agora estão vendo a realidade, sendo o histórico dele nunca mostrou motivos para desconfiança. Mas duvido muito que a Folha (e também Estadão e O Globo) farão a autocrítica. Vão apostar no esquecimento para passar batido.