-
Diva Negri
Parabéns Reinaldo e obrigada pela aula maravilhosa sobre quem somos.
-
Fernando Leal
Jornalista Reinaldo José Lopes, a Folha de São Paulo tem que aumentar o espaço de ciência, semelhante ao El Pais. A Folha de São Paulo tem Jornalistas especializados extraordinários.
-
Fabiana Menezes
Nada como a ciência para dizer sobre as várias identidades que nos habitam! Grata Reinaldo por mais esse conhecimento sobre os caminhos humanos.
-
Cleomar Ribeiro
eu gostei muito do texto! ...Valeu e obrigado pela conversa!...
-
Luana Costa
contin. Mas há uma razão política para isso ocorrer. Nesse ponto a internet é maravilhosa. Democratizou o acesso à pesquisa e ao conhecimento.
-
Luana Costa
Exatamente. Há milênios esses povos interagiam. Inclusive muitos iam à África para estudar. Os gregos aprenderem muito com os africanos e o inverso também ocorreu. Na idade média, principalmente, no período das navegações, houve uma demonização do continente africano, pois essa interação mudou. Inclusive, Roma teve um imperador africano, muito respeitado: Septimus Severus. Estudar a história é importante para validar nossa existência no presente. Esses saberes deveriam ser oportunizados na escol
-
Cleomar Ribeiro
... este quando se tornou imperador era alvo de bullying no senado e em orgias nas saunas romanas, e em outros eventos!ele tinha um sotaque peculiar devido a sua origem onde se falava uma versão de latin e grego e outras linguas da Rota do Ouro.As Caravanseray primitivas de origem, acompanhando o texto, no passado neolítico de humanos por lá!... meus ancestrais nômades e mestiços entre uma caranvanseray e outra chegaram aqui nas terras das Américas para se juntarem com os meus ancestrais daqui
-
-
Rigo Quin
Isso devia ser ensinado nas escolas. Excelente artigo
-
José Cardoso
Dada a proximidade não surpreende, embora provavelmente muitos (talvez a maior parte dos migrantes) morressem na travessia marítima.
-
Alberto Pita
O ADN (DNA) dos portugueses é genericamente o mesmo há 40 mil anos, não obstante algumas misturas de vários povos da Europa e do norte de África ao longo dos séculos. Além do mais, sendo o primeiro império global, vários portugueses misturam-se como os locais. Mas o povo português continua a ser genericamente o mesmo.
-
Alberto Pita
Diego: condescendente* ;)
-
Alberto Pita
Diego, não se preocupe. Sou muito condescende com a ignorância.
-
DIEGO HEERDT
40 mil anos? Ahahahahahha....piada
-
Alberto Pita
Reinaldo: O que eu disse está correto, mas não espero convencê-lo. Abraço.
-
Reinaldo José Lopes
Gostaria de ver a fonte da sua informação, já que 40 mil anos atrás era o início do Paleolítico Superior. Nenhum povo europeu manteve essa herança, já que houve, primeiro, maciças migrações do Oriente Próximo para a Europa no Neolítico e, na Idade do Bronze, o influxo de pastoralistas do mar Negro trazendo as línguas europeias. Essa suposta estabilidade portuguesa ao longo de 40 mil anos não faz sentido.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.