Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hugo Sotero

    Temos um Senado que ao invés de atuar como Câmara Alta, aperfeiçoamento os projetos, atua como um grupo de lobistas de baixo clero. Repito, vão destruir a reforma tributária.

    Responda
  2. Hugo Sotero

    Tu que chega no Senado, vindo da Câmara, é praticamente destruído … Rodrigo Pacheco é um demagogo, não lidera nada e só atua em favor dos seus próprios interesses, engavetou o projeto que tributa lucros e dividendos, aprovada no governo Bolsonaro, quanto aos demais, em sua maioria, atuam como verdadeiros lobistas, não como senadores da república, vide Omar Aziz, Eduardo Braga, Renan Calheiros e cia. Anotem, vão destruir a reforma tributária, criando excessões ao sabor do freguês que pagar.

    Responda
  3. Maria Antonia Di Felippo

    Quando vão cobrar os sonegadores? E os que questionam o fisco para não pagar? Responde Haddad.

    Responda
  4. Marcelo Fogaça

    Amigo isso é correlação de forças. E assim em qualquer país democrático. Esse é o jogo. Cabe pelo menos uma reforma que facilita a cobrança e destinação dos impostos de forma mais equalitaria .creio que o articulista pensa que devemos talvez de um novo regime representativo. Chinês? Americano? Francês? Ou na cabeça dele escandinavo?

    Responda
  5. victor rebelo

    Infelizmente, esse é um risco que corremos, especialmente quando se considera a intimidade quase promíscua que rola explicitamente entre o centrão e o governo. Torço para que o Senado não caia nesta armadilha.

    Responda
  6. Edson Shindi Yamada

    Não sei se adianta pedir bom senso aos nobres senadores, mesmo assim espero que eles tenham o bom senso de não mutilar ainda mais essa reforma tributária: já basta a mutilação feita pelos deputados! Senadores, não percam esta oportunidade de se mudar a caótica legislação tributária brasileira, da qual todos reclamam, mas nem todos querem mudar!

    Responda
  7. João A Silva

    É realmente difícil acreditar que o País possa ficar um pouco menos atrasado. Desanima ver o analfabetismo funcional das bolhas ideológicas, sejam de esquerda ou direita, que leem um texto e entendem o contrário do que foi escrito. Mas, no passado, houve um Plano Real e hoje, mesmo que por vias deploráveis, foi dado um primeiro grande paço para tirar a nação da ruína em que se encontra. Torço ardentemente para que o surto de racionalidade seja mantido no Senado. Parabéns ao Ministro Haddad!!

    Responda
    1. João A Silva

      "Passo"

  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    As elites indecentes criaram , no Br , historicamente, um exército de alienados políticos, os pastores ungiram esses alienados com óleo de crendices, hoje elegem pl's e centroes. Eh o que temos a mesa.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Ia indo bem até o articulistas lembrar de lula. Pronto. Saiu do roteiro que vinha traçando e pau no lula. Compulsão.

    Responda
  10. João Leite Leite

    Estão todos discutindo como criar pelo em ovo. O problema do Brasil é que a metade da população está vivendo de auxílio. Os políticos eram para estar discutindo criar projetos de desenvolvimento econômico para gerar riqueza e empregos para tirar o povo da ociosidade e pobreza. O Brasil precisa crescer 10% ao ano para tirar o povo que quer trabalhar da pobreza.

    Responda
    1. Dario Lima

      Pelo que vc escreveu, além de bolsonarista, vc não entendeu nada do texto, a reforma tributária não está na Bíblia.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Que elejam deputados e senadores (e assembléias) decentes . Só essa bancada dos arruaceiros do estrupicio facista ja da uma amostra do eleitorado.

  11. Mauricio Borborema de Medeiros

    Alguém pode imaginar uma reforma tributária consensual, pacífica e sem jogos de interesses? Isso só seria possível no Brasil paralelo, habitado por mitos e heróis. É óbvio que cada setor vai tentar puxar a brasa para a sua sardinha. E, nas sociedades democráticas, isso é resolvido através do único instrumento possível: a política. Essa reforma tributária pode não ser a melhor, mas é a reforma possível.

    Responda
    1. Angela May Iwama Okuno

      A grande diferença é que o Brasil possui o sistema mais caótico, atrasado e por que não, 6urr0, do mundo, e tem a chance histórica de finalmente sair dessa posição vergonhosa e implementar um sistema adotado por quase 90% do planeta. Sempre haverá reação e jogos de interesses, mas era de se esperar pelo menos um pingo de visão de longo prazo por parte de nossos representantes. Isso mostra o verdadeiro atraso e imaturidade da política brasileira.

  12. Gilberto Rosa

    Divertido quando um colunista vendido defende o que é bom para o país, mas por motivos escusos. A reforma tributária é essencial para que possamos investir mais no país e fazer a economia girar, mas Vicente defende a reforma para que sobre mais valores de impostos para serem roubados pelos juros. Só este ano 740bi de nossos impostos vão pela selic para o bolso de banqueiros, como do bilionário patrão, dono da folha, 11 mais rico do Brasil. Juros que vergonhosamente são defendidos por Vicente.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Espera aí, Gilberto, com que autoridade e audácia você vem dizer em quem votei?!! Antes de tudo, saiba melhor interpretar o texto. Obs: estou te respondendo aqui por questões técnicas. Na verdade, refere-se a uma postagem lá do início.

  13. Carlos Mello

    No Brasil todo mundo quer ser liberal desde que não mexa no deles. Vai desde as benesses fiscais até o servidor que não quer ser avaliado e ganhar pelo que merece. Mas pergunta pra eles: somos liberais na economia, com a boca cheia ainda.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Todo mundo não. Metade do eleitorado eh progressista no executivo. Mas ok , liberaloide(muitos nem sabem o q eh) no legislativo.

  14. Tales Barros

    Vindo das Capitanias hereditárias passando pela burguesia governista e sindicalismo pelego; chegamos ao Brasil de sempre…Vamos aproveitar o sol, o futebol, a praia. Formar cidadãos, poupar para nossa velhice e beber muita água. Bom domingo!

    Responda
  15. Gustavo Oliveira

    Q a revisão no Senado vá no sentido de recuperar os princípios originais da proposta (alíquota única, sem exceções). Isso é o q trará benefícios p toda a coletividade, permitindo a alocação racional dos recursos da sociedade e q a gente, finalmente, entenda o valor relativo das coisas (afinal, qtas bananas equivalem a uma TV? rs). A FSP podia nomear os lobbies e pessoas-chave p a tramitação no senado, p serem inquiridos por cidadãos e eleitores. Deve ter mtas reuniões a portas fechadas rolando.

    Responda
  16. José Cardoso

    Ler a versão atual da PEC é bem instrutivo para entender a forma das leis e da constituição. Como há várias etapas de negociação com diversos setores e seus porta vozes na câmara, dia a dia, o resultado é bem fragmentado. Parabéns ao relator por sua paciência de dar um mínimo de unidade nessa diversidade furiosa. O Senado faria um grande trabalho se apenas organizasse, desse mais unidade ao texto, talvez contratando uma consultoria da Marie Kondo...

    Responda
  17. CHEDES PACHECO DA SILVA

    E ainda tem gente que defenda o Parlamentarismo.

    Responda
  18. Eleonora Gutierrez

    O senado brasileiro NÃO faria esse papel de desvirtuar a reforma! Ou faria...!?

    Responda
    1. jose batista

      Nasceu desvirtuada!

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Fará.

  19. Humberto Giovine

    É o velho lema: vamos mudar para deixar tudo como está. Se esta reforma (assim como o arcabouço fiscal) for deformado, percamos a esperança de um Brasil melhor por muitas décadas!

    Responda
  20. João Carmo Vendramim

    Uma justa reforma tributária tem peso equivalente a uma revolução, tudo muda no Brasil para manter o mesmo status quo

    Responda
  21. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Craque da escrita !

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Hipócrita da escrita, convence aos rasos.

  22. Rubens gonçalves

    a imprensa brasileira e contra a reforma tributaria. porque foi feita no governo lula se fosse no governo temer ou bolsonaro nao haveria alaridos e essa gritaria toda contra a reforma. o porque da imprensa fazer isso eu nao sei. mas deve ser porque foi no governo do PT que nao pega bem para essa gente.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ele defende a reforma, o que é bom, mas ele defende com a ótica de que sobra mais para ser roubado pelos juros. Mas está certo, mesmo sendo muito boa a reforma, no fim vão mostrar somente defeitos, para desvalorizar o grande feito do governo Lula, nisso Vicente é especialista.

    2. jose batista

      Inocente ou indecente?

    3. Alexandre Machado Kleis

      Você depreendeu isso do artigo? Pois o articulista disse exatamente o contrário.

    4. Renato Almeida

      Acho que você não percebeu, mas o colunista é a favor da reforma. O jornal também.

  23. Hernandez Piras

    Sim, até Lula quer conceder mais um favorzinho às montadoras. Ele sempre mostra um carinho obsessivo por certos setores, geralmente os mais privilegiados. Há alguns anos, no governo Itamar, se descobriu que até empregados da subsidiária brasileira de uma montadora alemã pagavam mais impostos que a empresa. Pelo visto, vão descolar mais um privilegiosinho.

    Responda
  24. paulo Raulino

    Sempre tive o entendimento de que o político brasileiro é descompromissado, incompetente, mal intencionado e corrupto. Pobre país, coitado da gente.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Paulo, se não votastes em Aécio ou Bolsonaro, bastaria dizer. Se não encontras políticos honestos, deverias se candidatar.

    2. paulo Raulino

      Espera aí, Gilberto, com que autoridade e audácia você vem dizer em quem votei?!! Antes de tudo, saiba melhor interpretar o texto.

    3. Gilberto Rosa

      Pois você aceita exatamente o que nossa bilionária elite do atraso quer, te faz votar em péssimos políticos, como Aécio e Bolsonaro, depois te faz pensar que todos políticos são iguais. Veja o que este governo está fazendo e veja que ele tem apenas um terço do congresso alinhado com os reais interesses do povo, o resto é formado por políticos chantagistas que servem os interesses de nossa elite bilionária, seja bancária, como bilionário banqueiro dono da folha, agrária, evangélica, das armas...

  25. Ricardo Batista

    Que balde de água fria! Mas no Brasil toda reforma é difícil mesmo, muitos lobos e lobbies. Lobbies e lobos demais. O texto original era mais simples, e a reforma vai ficando um tanto Frankenstein. É pensar nela como um importante passo inicial para racionalizar a caótica tributação. E tem o alentado IVA, que parece ter tornado mais próspero todo país que a ele aderiu. Dois passos para frente e um para trás é nossa sina, mas pelo menos não cometemos haraquiri reelegendo aquele ser.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Poderia ser melhor, sim, mas vai ser muito melhor do que antes. Vejamos o lado positivo, que é muito maior, não vamos cair nessa velha onda da Folha, de desvalorizar tudo que há de positivo neste governo, já querem emplacar um novo Aécio, novo Bolsonaro envernizado, como Tarcísio, a Folha já está bem manjada.

  26. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Vinicius depois desta Tomografia do coração da reforma tributária é melhor passar direto para o óbito e deixar td como esta,talvez daqui 500 anos se promova algo mais sensato e justo.

    Responda