Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Acho que as estaduais paulistas deveriam contribuir para melhorar o ENEM e não (re)fazer vestibular independente. Isso absorve muitos recursos, cria um enorme grupo (eterno) de formuladores e corretores e na prática não seleciona melhor que o Enem. Serve apenas para bonificar os envolvidos. O Enem abrange o Brasil inteiro e isso é muito relevante. O melhor a fazer seria aperfeiçoar esse exame.

    Responda
  2. Laércio Pugas

    Antes de se pensar em avaliações deveria, isso sim, rever as PEIs (Escola de Ensino Integral), pois da maneira como elas funcionam, transformam os estudantes em verdadeiros cidadãos de papel. O aluno é relegado a um plano bem secundário, pois o professor é obrigado a preencher uma enorme quantidade de papéis que, em sua maioria, não tem nenhuma relevância para o processo de aprendizagem, sem falar na falta de estrutura mínima de algumas escolas.

    Responda
  3. Laércio Pugas

    Antes de se pensar em avaliações deveria, isso sim, rever as PEIs (Escola de Ensino Integral), pois da maneira como elas funcionam, transformam os estudantes em verdadeiros cidadãos de papel. O aluno é relegado a um plano bem secundário, pois o professor é obrigado a preencher uma enorme quantidade de papéis que, em sua maioria. não tem nenhuma relevância para o processo de aprendizagem, sem falar na falta de estrutura mínima de algumas escolas.

    Responda
  4. Clemerson Araujo

    Não sei se minha expectativa era muito baixa, mas o governador Tarcísio está me surpreendendo positivamente na gestão do governo paulista

    Responda
  5. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A reportagem falha ao não informar se estas vagas serão subtraídas das hoje oferecidas via ENEM/SISU. Se for este o caso, é uma medida para isolar o Estado de São Paulo, impedir estudantes de outros estados de se matricularem aqui. Se for isso, é a cara de Tarcísio. Apesar de ser forasteiro, é xenófobo.

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Até um e meio salário ?! Serão a excessão , da excessão , da excessão, e além disso nem disse o valor da bolsa. Ou seja o turista. Carioca não vai gastar nada e faz a propaganda.

    Responda
  7. Rodrigo Bernardo

    Ao que parece, temos um acerto do Governo Paulista. Falta esse incentivo ao longo dos anos do Ensino Médio. Toda a etapa resumida ao 3 ano e dezenas de vestibulares não dá Parabéns aos envolvidos.

    Responda
  8. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Nenhuma novidade, em MG em grande parte das universidades já aplicam este método há anos !

    Responda
  9. Alexandre Miquelino Levanteze

    Parabéns governador , está se descolando cada vez mais do genocida, ótimo.

    Responda