Joel Pinheiro da Fonseca > Um perigoso sentimento surgiu em mim: será que o Brasil pode dar certo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O Brasil dando certo sob o governo da esquerda é perigoso. Çei, joelzinho. Tá doendo, né? Por que você não tenta uma coluna numa JovemPan da vida? É o lugar que você merece. Se bem que a FSP... Hum...
Um ponto importante a destacar no elenco de esperanças compartilhadas: a Educação. Essencial para que dê certo. O governando bolsonarista de São Paulo autorizou fechar mais de trezentas escolas. Colocou três turnos, que todos sabemos ser o pior para aprendizagem. Esse, joga contra São Paulo porque desprezou o essencial, a esperança dos jovens. Sem jovens preparados, que futuro há?
Eu me pergunto se não é tarde demais.
Caro Joel, obrigado pelo teu texto. Enxuto, simples e objetivo. Confesso que até em mim, depois de ler o teu texto, uma réstia de esperança cintilou em meio a tanta dor. Parafraseando Drummond : "O Brasil é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói". Bem haja.
Boa reflexão. Será que tudo isso, se der certo e não desandar, poderá reduzir a violência endêmica que assola o paÃs? Todos os dias nas páginas dos principais jornais e outros nem tanto noticiam-se crimes bárbaros. O que pode ser feito para diminuir a matança de todos contra todos?
Brasil, paÃs do futuro.
futuro do século trinta .
Esse nunca foi nas periferias. O br acabou. Trocentas mil favelas. Como dar certo ,?
Sim, o Brasil dará certo! Na próxima era glacial, extinta a raça humana. Acredite e espere.
como diz a letra da música nativista : "enquanto os gaúchos continuarem a colonizar o Brasil, há esperança !"
Desculpe, mas a decepção com os sulistas foi e é enorme. Elegeram um admirador de ustra a senador e deram maioria de seus votos ao pior presidente que o paÃs já teve.
é verdade, Max . Onde pisam os gaúchos, o progresso chega . Foi assim no oeste de SC, oeste do PR, MT, RO e agora no MA-PÌ-TO-BA . (e eu não sou gaúcho)
Melhor piada da década. Eu já tinha ouvido de um garçom gaúcho que nos serviu numa churrascaria em Sampa. Manda mais.
como diz o ditado , pelo qual fui censurado - "A culpa é do papai do céu . Veja quem ele colocou aqui ! Basta analisar o que fazemos, em outubro, a cada dois anos . "
Classe média, segure sua carteira os neoliberais estão eufóricos, e você sabe o que isso significa, não? Não é preciso ser economista para perceber quem vai pagar a conta dessa euforia toda.
Como diz o famoso ditado, o Brasil cresce enquanto os brasileiros dormem. Parabéns, Joel, pela coluna.
O Brasil tem fontes de energia; enquanto outros paises enfrentam a seca, temos chuva constante, hidroeletricas e dbacias petroliferas. É o maior exportador de proteina animal do mundo e para o futuro, a floresta amazonica tem possibilidades de riqueza bioenergética incalculáveis. O futuro reserva valor imenso a cultura. Somos passionais. Um pais musical e corporal. E por fim, temos uma elite incapaz de enxergar o Brasil, babona com Europa e Eua.
Com as mesmas pessoas impossÃvel!
Experiência, confiabilidade politica ampla e aprofundada, determinação, coragem, boa vontade, alto astral com muito amor no coração só pode ser acompanhado de boas energias e tudo dar certo. É da lei natural da ação e reação.
Esperança que deve ser vista com inúmeras e sérias reservas. Se fomos absurdos o suficiente para enfiar um Bolsonaro no governo, é porque ainda estamos bem longe de ser uma nação adulta.
Brasil deu muito certo durante o Milagre Brasileiro. 12 porcento de crescimento ao ano. Basta acertar câmbio e juro, que afetam a demanda agregada de Keynes. Com bancos controlando juro do governo, e agronegócio garantindo doença holandesa, não dá para fazer milagre. Questões de governança só são problema quando afetam estas duas variáveis. Economia é ciência exata desenvolvida por dois matemáticos. Quem não entende isto é filósofo.
Comentário de análise superficial de quem não é Economista e usa cartilha de jornalistas. Milagre foi de 68 a 74 através de Costa e Silva e Médici. Planejamento de Investimentos competente como SG e CH fazem. 65 estatais pelo CS (Embraer) e 99 pelo EM. Endividamento no perÃodo não foi tão alto, juro era baixo, e não é problema crescer com dÃvida. Inflação veio bem depois porque Figueiredo na redemocratização deixou expandir as despesas e imprimiram papel moeda para cobrir o déficit.
Milagre Brasileiro é um termo que virou ironia. O milagre foi financiado externamente e o resultado foi alta dÃvida externa e inflação galopante. Economia NÃO é ciência exata.
Kakaka. Esqueceu-se de ler o calhamaço, principalmente as trinta páginas de "exceções". Fica tranquilo, seja conformista ou, se puder, migre. Incentive seus filhos/netos a fazerem o mesmo. Não há o menor perigo de este paÃs dar certo.
Como sempre o miro costa falando costa.
Vc já foi? Que bom.
Vai queimar a lÃngua
O Brasil cobiçado que deveria ter sido lapidado com autonomia por dirigentes sérios e competentes. Esse tipo de dirigente não é de interesse dos poderosos que querem dominar tudo. As novas gerações estão percebendo as manobras e cobiças que visam a dominação e anulação do querer da alma. Desanimadas e com pouca esperança se quedam inertes. Muitos jovens caem na indolência sem vontade para estudar e trabalhar. Vão levando a vida sem sentido, sem procurar conhecer o verdadeiro significado da vida.
Isso foi poético mas não adianta nada
Joel eu já sabia o que seria o governo Lula pq tenho histórico na minha memória de 2002 quando eleito até 2010, foram os melhores tempos deste PaÃs mas precisa aceitar isso que é difÃcil
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Quanta inveja!! Malabarismo ardiloso para evitar o óbvio. Temer e Guedes foram um desastre, destruÃram o paÃs, com toda a boa vontade do autor e de seus patrões. Aceita que dói menos
Por que este eterno ranço contra o Lula? Êta elitezinha podre! Por que não admitir que o Lula é ótimo? Comentar se ele tem sorte... Por favor, não escreva idiotices!
Os reacionários não suportam a ideia de que o governo Lula pode dar certo. Se isto acontecer, estão perdidos, porque prova que previsões não dão certo, como sempre.
Nunca tinha votado no PT mas votei no Lula contra o Bolsonaro. E estou satisfeita. Lula está sendo melhor que eu esperava e não tenho vergonha de dizer isso. Talvez seja esse sentimento que o articulista quis descrever. E, vamos nos lembrar, o governo Dilma não foi as mil maravilhas. Fiz o L, e estou agradavelmente surpreendida com o resultado. Parabéns, Lula. Obrigada a você.
eu também votei no Alkmin, para nos livramos da ditadura neopentecostal .
Nunca é tarde para enxergar parabéns
Com estes polÃticos que estão no poder o Brasil não tem chance de dar certo. A reforma foi aprovada mas. Precisou o governo doar bilhões de reais para os parlamentares votar a favor . Ontem saiu nos jornais os polÃticos doando máquinas de mais de milhão de reais para seus amigos e parentes. Para o sistema polÃtico funcionar governo congresso e judiciário tem que ser totalmente independente. Votar a favor do que é certo e contra o que é errado.
Gilmar marghezani. Você precisa entender que Bolsonaro só chegou ao poder supremo graças aos péssimos 14 anos de governos petistas. Se os governos petistas tivessem investido no Brasil toda a dinheirama que entrou no paÃs em seus governos o PT teria tirado o Brasil da pobreza e ninguém tiraria o PT do governo.
Foram só 9 bi o bozo deu mais de 50 em 4 anos para se safar do impeachment, vc tem de dar pau no chico mas não esqueça do Francisco
Joelito, mugindo
Claro que o Brasil pode dar certo, está no caminho para isso. O que continua dando errado é o seu Joel, por pura falta de neurônios.
A depender da previsão do vovô Bob Fields, "o Brasil não corre o risco de dar certo". O gentil vovô se esqueceu de nos deixar sua definição de "dar certo". Mas... AlvÃssaras! Com certeza o netinho dele conhece o segredo da famÃlia e fará "o seu melhor" para que o Brasil não dê mesmo certo de acordo com as ideias do vovô... Quem sai aos seus não degenera.
É a velha conhecida sindrome de cachorro vira lata que a elite do atraso não larga.
O problema joelito, "É que Narciso acha feio o que não é espelho", by Caetano.
Joel não se conforma com que seu voto em Bozo/Paulo Guedes tenha sido equivalente a depositar "aquilo" num penico. No fundo, não aceita que Lula seja presidente: "E se der certo?" Ora, ele torce para que dê errado, pois calcula que um candidato bolsonariano de banho tomado e barba feita possa ser eleito em 2026 para desalojar do Planalto aquele que ele julga indigno de lá estar: o usurpador Lula. E ainda tem a caruda de falar no mérito do Banco Central na melhora da economia. Só pode ser ironia!
O Brasil precisa de uma economia planejada, estoques reguladores incentivos onde precisa retirar onde não precisa ou seja de um dinamismo de gestão. A configuração da economia externa muda constantemente e num contexto globalizado a gestão tem que fazer suas adaptações. O pais tem que desenvolver o mercado do sul global para poder ter produção nos setores terciários e secundários. O mercado financeiro decide por uma guatemala continental exportando soja, carne, imigrantes e crise climática.
Tirando a Guatemala, eu já vi esse filme em 2003 a 2010
Se não foi Mérito do Lula ou seu toque mágico, porque deu tanto errado para tantos outros ??
Se não dá certo após quinhentos anos e acostumou culturalmente e virou tradição , porque deveria dar nos dia atuais???
procure ler sobre economia de 2003 a 2010 vc verá que já houve tempo que deu certo
Ser liberal é ruim demais, não consegue entender os sentimentos e acha perigoso os acontecimentos darem certo. A psicanalise explica, recalque, pulsão...gozo, vira comunista logo Joel, libera esta energia...
Sim, a palavra energia, força, vitalidade, disse e escrevo o que quero dizer, sem ironia ou trocadilho, não pareceu? O que o senhor pensou? Algum recalque do senhor por a� Ahaha
Ahnn... É mesmo "energia" de que você fala? Hahah!
Lula sempre atrapalha governos de sucesso! E ainda atrapalhou a Lavajato! Kkkk Joel até engole seco que os governos Lula sejam um sucesso, mas está disposto ao ridÃculo pra sustentar o argumento de um governo Lula sem Lula. Tem que ser sem o Lula, não faria sentido para o jovem filósofo atribuir a Lula o sucesso de quaisquer de seus 3 governos!
Provavelmente o colunista pode nem pensar assim como escreve a mando dos seus senhores da mÃdia do atraso.
Esta mentira de que o Brasil pode crescer com investimento do capital externo é pura elucubração de uma visão do liberalismo que nunca existiu na prática em nenhum lugar do mundo. O Joel aprendeu essa crença ideológica e repete como se fosse um ideal.. Outro detalhe que comprova isso: "fazer lição de casa". Traduzindo: controlar investimentos do Estado em áreas prioritárias a quem produz, reservar o balcão de negócios e a dÃvida pública para os donos do capital financeiro.
Felipe, você provou que não sabe o que significa argumentação. No seu primeiro comentário fez uma afirmação corriqueira, um puro chavão (socialismo), apegou-se apenas nisso e em meia dúzia de palavras. É a classificação costumeira de quem não sabe que argumentação depende do desenvolvimento e o apontamento de alguma ideia sobre o meu comentário. Ao contrário preferiu classificá-lo. Portanto, não sabe o que significa argumentação..
Lamentável é que você se apega a sua ideologia e não é capaz de argumentar!
Caro Felipe é lamentável o seu comentário, tão lamentável que paro por aqui.
Claro, o que deu certo foi o Socialismo!
Continuo: É essa ideologia liberal na versão neoliberal que se reproduz e ocupa todos os espaços da mÃdia tradicional, "faz a cabeças", aprisiona e controla a capacidade reflexiva, sem que haja um debate público sobre as consequências deste "Brasil que pode dar certo". Para quem? Quais os interesses movem essa visão?.
Repararam que não disse um a sobre a necessidade de uma reforma tributária que reduza os impostos indiretos e aumente progressivamente os tributos sobre a renda, o patrimônio e as heranças? Tampouco ressaltou que a reforma só saiu porque o governo liberou bilhões em emendas para o Centrão e negocia novos cargos e ministérios, ou seja, se não fosse a ação do governo não passaria mais uma vez.
Lula é um sujeito estranho: todo governo q ele “atrapalha” é um sucesso estrondoso! Caso passasse despercebido o mea culpa constrangedor, restaria um texto bisonho a descrever um governo Lula sem Lula.
Não é só esse mar de rosas não. O governo está querendo vender blindados à falida Argentina, que não paga nem a conta de luz que compra do Brasil. O governo argentino perderá as eleições daqui 3 meses para a direita. Colocaram um jaboti monstro no projeto de reforma tributária, que os estados vão poder tributar a mineração, inclusive petróleo. A Petrobras pediu dados da Brasken a fim de comprar 100% da empresa. Ora, governo bom investe em educação, saúde, segurança e justiça e não em empresas.
Só o fato de estarmos discutindo o Brasil real já me dá muita esperança. O articulista, apesar de uma visão claramente liberaloide, fala sobre meio ambiente, educação integral e saúde pública. Percebam que o discurso incluiu o bem-estar dos brasileiros de carne e osso, não apenas os interesses do "mercado". É uma mudança sutil, mas mostra a verdadeira força de Lula: incluir os dramas dos brasileiros reais no discurso público. E isso começa a aparecer em quem eu não tinha esperança nenhuma...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
o tal felipe falou em economia planificada, deve ser porque para ele o mundo é plano, não o Brasil precisa de conomia planejada dinamicamente.
Felipe, chamo de liberaloide os que defendem os interesses do mercado entre parênteses. Não confundo o "mercado", atividades especulativas frequentemente descoladas da produção real, com o mercado, conjunto de todas as trocas econômicas. O grande truque dos liberaloides é fazer com que pessoas normais, que trabalham e produzem, se sintam solidárias aos interesses do "mercado".
O outro confunde economia planificada com economia "planejada", Santo Deus!
A economia planejada é tudo, vejam os EUA, eles olham o futuro, vejam como preferem usar o petroleo importado embora tenham uma das maiores reservas do mundo. Nas crises do inicio do século passado houve o grande deal e nos derivativos a emissão de moeda para recuperar a liquidez mandaria Rui Barbosa e o encilhamento ao céu. Foi assim no passado e será no futuro. Outro case é a China, que tira uma população do Brasil, da linha abaixo da miséria com uma economia planejada. Abram os olhos ouvidos.
"Liberailóide"? Ele é liberal sim, qual o problema? O Liberalismo é uma importante tradição dentro do espectro polÃtico democrático. Aà você critica o mercado: ora, como você propõe organizar economicamente a sociedade brasileira? Através de uma economia planificada? É necessário o mercado e os regimes que optaram pelo Socialismo não respeitaram minorias, meio ambiente, direitos humanos!
Joel, só posso dizer uma coisa a você: perdeu mané, não amola.
ué deve ser por isto então, depois que a chamada coalizao decidiu apoiar Lula, o numero de votos dele descresceu de forma assustadora, quase perdeu a eleição. Vejam caso da tebet, quantos votos o lula teve no primeiro turno no MS e depois no segundo turno quando ela disse que o apoiava? Não foi eleição de uma coalizão, Lula tenta fazer um governo de coalizão porque ele precisa dos Lira's Hienas e dos Pacheco's urubus.
Seu comentário é o cúmulo da prepotência: eu discordo em muita coisa do Joel. E Joel não perdeu: ele apoiou Lula na eleição, contra Bolsonaro. O Congresso eleito, foi o Congresso que apoiou Bolsonaro e Lula está fazendo concessões a fim de poder governar, cuidado com a sua arrogância!
Ajudar. Porque sucesso mesmo virá quando cada um de nós acertarmos também as "narrativas" (palavra da moda). Muitos artigos aqui no jornal são de chorar, assim como inúmeros comentários por aqui. Não dá para esperar grande coisa desse pessoal, que o Brasil vai precisar carregar nas costas.
Então, senhor Joel, na próxima coluna aguardamos sua " mea culpa*,
Isso ocorre porque nos contentamos com pouco. É necessário crescer a uma média de 3% ao ano durante 50 anos para sermos finalmente um grande Portugal. Esse ano, sem pandemia e grandes choques externos, devÃamos crescer acima dessa média. Provavelmente cresceremos a metade disso.
" Deve doer mesmo ter que admitir que Lula é um homem sábio!" ( Maria do Carmo).
É só ouvir a opinião de quem a emite sem preconceitos, tipo algumas dezenas de paÃses desenvolvidos. Lula é o cara da atualidade e os neo liberalóides brasileiros têm que engolir essa
Depende pra quem. Até aqui a elite do atraso viveu de trabalho escravo, dinheiro com juro subsidiado e agiotagem. Se os filhos dos pobres tiverem educação de qualidade e puderem competir com os filhotes de papai em pé de igualdade -horror dos horrores-, o sistema desaba. Cuidado com seus desejos, caro articulista..
Teve um sábio que disse que filho de porteiro não pode fazer faculdade lembram?
O medo dos patrões é que o filho do empregado não se torne empregado do filho.
Na veia. Esse é o real medo do articulista.
Ora, Virginia, o cara recebeu o tratamento no mesmo nÃvel do tratamento que deu aos leitores. Me parece que é regra da boa diplomacia...
Que grosseria!! Xingar o articulista desta maneira. Absurdo. Se não concorda, exponha sua opinião de maneira civilizada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Um perigoso sentimento surgiu em mim: será que o Brasil pode dar certo? Voltar
Comente este texto