Martin Wolf > O Ocidente deve reconhecer sua hipocrisia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O domÃnio ocidental apequenou a essência do ser humano. O domÃnio oriental poderá ser o fim dela. Estamos diante da nova economia com comando financeiro dominante, que quer implantar a nova polÃtica de mando e controle, já que o Estado-nação caiu em mãos espúrias. Se antes o homem ainda tinha alguma aspiração para o bem geral, o que aspira hoje? Sobreviver em meio ao mundo de aspereza, mesmo que tenha de sufocar a sua essência.
Uma coisa é certa, não há santos nessa história, só interesses.
Nada a ver! Os paÃses se desenvolveram carbonizando o ar do planeta e agora tem que despoluir, plantando árvores e construindo prédios com essas madeira, transformadas em clt e mlc. Ajudas aos paÃses pobres são saÃdas hipócritas, assim como compra de créditos de carbonos, pois repassam custos pelo moribundo petrodólar, sustentado por Bretton Woods.
Como acreditar em mentirosos??
Falou em hipocrisia e liderança sem conjugar corretamente um ao outro e aos fatos. Ajudaria, colocar nesta equação a participação dos paÃses interesseiros no golpe na Ucrânia em dois mil e quatorze; os exercÃcios navais no mar da China; as visitas oficiais à Taiwan; a prisão da CEO da Huawei; os embargos econômicos mais diversos... trata-se da ideologia da liberdade para poucos.
O autor, um perfeito bem-pensante do establishment americano é tão, digamos, sutil, que dá ao artigo um tÃtulo e um ar de autocrÃtica, mas o desenvolvimento e conclusões ao longo do texto confirma todas as profundas verdades americanas propagadas mundo afora a cada instante: Os EUA são o máximo! Não somos perfeitos, apenas o mais próximos da perfeição que se pode chegar. E toda a culpa da guerra da Ucrânia é da Rússia, nós só fazemos defender a liberdade e a democracia! Sei, sei...
Hipocrisia.?!!! O mundo não estava preparado para uma guerra de verdade, com castos astronômicos e muito menos para transição energética . Quanto à Rússia , esta se convencendo a duras penas que uma super potência de segunda categoria e que é pouco viver das glória do passado.
"Felizmente, o governo americano vem tentando reduzir o atrito..." Esta frase, por si só, demostra o lado do comentarista. Os EUA, como sempre fizeram, ficam cutucando a onça (China) com vara curta e assim que são revidados, querem aparecer como mocinhos.
É uma fala de porta voz de donos do mundo. Muito interessante a periferia observar.
Bom e correto raciocÃnio. Parabéns.
... valeu e obrigado pela conversa!... eu gostei muito do texto!!!...
É isso. O que vemos é o crescimento da extrema direita na Europa, com seu discurso facista com apoio de grande parte da sua população. Seu lema é: primeiro nós, segundo nós, terceiro nós e. talvez o quarto quem entenderemos merecer esmola.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Martin Wolf > O Ocidente deve reconhecer sua hipocrisia Voltar
Comente este texto