Elio Gaspari > Cancellier, a vítima do lava-jatismo Voltar

Comente este texto

Aviso

Essa página não esta mais disponível.

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. alderijo bonache

    A morte por suicidio do ex- reitor da UFSC, clama por justiça! Ministro Dino, meta o peh na jaca!

    Responda
  2. Alexandre Machado Kleis

    Diante do esclarecimento do TCU que apenas um dos dois processos foi arquivado, não cabe uma retratação do articulista?

    Responda
  3. Max Morel

    Não entendi, o título não tem nada a ver com a matéria. Onde entra a operação Lava Jato no caso? O reitor foi investigado pela operação Lava Jato? Ele tinha algo a ver com a Petrobrás ? Gaspari sempre me lembra o artigo do Diogo Mainardi onde ele dizia que Gaspari era a fada sininho do PT.

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      De início, é de se entender a sua perplexidade, por ler e não entender! Mas repare que Sérgio Moro & Deltan Dalagnol, deram seus pitacos lá. Igual na Revolução Francesa, no Regime do terror, em que uma histeria correu feito rastilho de pólvora. Mande lembranças para o Diogo Mainardi, aonde ele estiver...

    2. SERGIO VICENTIN

      Liga lé com cré !

  4. Sérgio Bouza

    No livro do Machado de Assis havia apenas um alienista. Na lava jato, encontraram-se vários. Deu no que deu…

    Responda
  5. Antônio Carlos de Paula

    A delegada, principal responsável pelo suicídio do professor ainda foi promovida. Uma verdadeira aberração.

    Responda
  6. Rubem Filho

    Dificilmente o desvio ocorre na ponta! Ocorre nos altos escalões

    Responda
  7. Sergio Siqueira

    Por que Moro é Deltan ainda não estão presos? País de m…..

    Responda
    1. Max Morel

      Porque eles não tinham nada a ver com o caso.

  8. AMARILDO BARROS

    CORPORATIVISMO PÚBLICO. As corregedorias dos órgãos públicos são corporativistas, não zelam pelo cumprimento da lei, muitas vezes protegem os infratores. Só investigam e pune condutas gravíssimas e se tiver pressão social e ainda assim MUITOS ANOS DEPOIS do fato.

    Responda
  9. Roberto Rangel

    O grande imprevisto nesse caso é que a PF estava acostumada a tratar com políticos com nenhuma vergonha na cara. Quando deu ao Reitor o mesmo tratamento, viu-se que nem todos são assim.

    Responda
  10. Edgar Candido Ferreira Candido

    Os mesmos que cassaram o mandato da Dilma, são os mesmos que prenderam o Lula e tudo indica, são os mesmos responsáveis pela morte desse Reitor. E olha como a vida é e a maioria não percebe: São os mesmos que anularam os processos do Lula, os mesmos que elegeram Bolsonaro e hoje o difama e os mesmos que voltaram a eleger o Lula. Sempre foi assim entre os humanos, os mais espertos dominam tudo e o resto vai na onda e obedece. INFELIZMENTE.

    Responda
  11. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Ótimo artigo Caro Elio,fico com a expressão magistral do sr Evandro vira-latas institucional reflete uma sociedade pestilenta e sem rumo.pobre Brasil.

    Responda
  12. Márcio Santana

    Bedéis do fascismo são brutos, sádicos e exibicionistas. A eles não importa a razão, mas a vitrine para propagação do sadismo. Copiam, impunemente, gestos e práticas dos seus ídolos Mussolini e Hitler. Por dinheiro sujo e servidão aos líderes, buscam a idolatria ao cinismo a qualquer preço. Deveriam ser levado a uma corte internacional, pelas práticas insanas. E apodrecerem numa prisão perpétua.

    Responda
  13. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Que coisa triste. Moro, Dallagnol e outros envolvidos mostram, mais uma vez, a absoluta falta de empatia e noção da importância de como suas decisões impactam nas pessoas. O que eles vão dizer agora à família e aos amigos do ex-reitor e à sociedade? Essas pessoas que tomaram decisões pensando somente em publicidade devem ser punidas.

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Não foram punidas, Carlos. A delegada Marena foi agraciada com uma superintendência em Sergipe (como prêmio). Família para Moro e Dallagnol, só a deles. O que é triste é esse arremedo fake de juiz e procurador serem eleitos (um deles já cassado) por eleitores sabedores dos seus malfeitos.

  14. Evandro Luiz de Carvalho

    O histrionismo inconsequente de autoridades só revela o nosso viralatismo institucional. Com todo respeito e carinho com os nossos verdadeiros caninos, claro.

    Responda
  15. Afonso Galvão

    Investigue-se Erika Marena, Moro e Dalgnol, os principais responsáveis por esse trágico episódio.

    Responda
  16. Antonio Catigero Oliveira

    As\os funcionárias públicas\os, que deveriam investigar e julgar corretamente, imaginavam-se estrelas. Mas todos\as os envolvidos\as nessa farsa feita para abalar setores de esquerda das universidades públicas, foram congratuladas\os com promoções e benesse$ do poder público; com nosso dinheiro, do contribuinte, obviamente. Espero que não termine em transferências, aposentadorias pomposa$ e pedidos cínicos de ''desculpa'' aos Familiares e colegas de universidade.

    Responda
  17. ANTONIO CZAS

    “Vivemos em uma imprensa que toma o indício como sintoma, o sintoma como fato, o fato como julgamento, o julgamento como condenação e a condenação como linchamento”. Arthur da Távola, assim disse. A PF, a Justiça Federal e o MPF, tinham uma intenção deliberada: apear o PT do Governo a qualquer custo. A mídia, em minha opinião, fez pior, pois sabia que catapultava ao estrelato um grupo em que se juntaram arrivistas e deslumbrados, e tão provincianos quanto ávidos por poder e fortuna.

    Responda
  18. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Elio, você não se cansa em voltar a esse assunto. Um reitor que é 'algemado', fica 'infinitas '36 horas' na cadeia (na verdade em uma sala) e depois é solto e se mata depois é motivo de comoção, mas milhares de presos que são presos injustamente por anos a fio, são espancados e depois vêem que estavam presos por enganno/erro da Justiça ninguém se comove! Claro que a LJ extrapolou de suas competências e deixaram muita gente rica na cadeia abusivamente, mas o cara que quis se matar e ponto final!

    Responda
    1. José Cardoso

      Falou com propriedade.

    2. Márcio Santana

      Tão insano quanto seus ídolos fascistas.

    3. ANTONIO CZAS

      Cada um sabe a alegria e ador que traz no coração. Titãs, epitáfio. O valor que as pessoas emprestam à reputação pode ser um único ativo a zelar a vida toda. Destroçado por mentiras pode fazer perder o rumo e destruir o bem maior que é a vida. Trazer o que deliberadamente alguém fez - PF, Justiça e MPF - ajuda a rever o que não se deve fazer impunemente. E propiciar a melhor parte do teu comentário que poderia ir bem, não fosse o fim

  19. Luciano Ferreira Gabriel

    Deixo, mais uma vez, os meus sentimentos aos amigos (as) e familiares de Cancellier. Ele nunca será esquecido. Que a Justiça seja feita.

    Responda
  20. Luís Fabiano Oliveira

    Se houvesse justiça, Erika e Janaína perderiam suas funções (demissão por justa causa), seriam processadas (com direito a ampla defesa) e ficariam bons anos presas pagando à sociedade, presas. SE houvesse justiça, mas infelizmente boa parte dos delegados da PF, promotores e juízes têm práticas milicianas e horror a temas como cultura, educação e civilidade.

    Responda
  21. Dimas Floriani

    Os loucos e loucas estão caindo um(a) a um(a), diretamente para a prisão, onde poderão fundar outro partido (literalmente) dos sociopatas.

    Responda
  22. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    A Justiça brasileira tem vários problemas, entre os quais: 1. Lerdeza; 2. Falta de uma corregedoria que acompanhe a atuação de juízes que se julgam deuses DURANTE as operações; 3. Falta de punição exemplar para os que abusarem, com expulsão da magistratura e prisão.

    Responda
  23. Humberto Giovine

    Enfim, a verdade vindo à tona: esta operação chamada "lava-jato" serviu apenas como biombo de pessoas desequilibradas metal, psicológica, e moralmente, construírem este monstro que é esta extrema direita, representada por bolsonaro. Faz-se necessário e urgente, a condenação e prisão de seus principais integrantes, a começar de moro e dalagnoll.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Moro, não demora, Humberto! A vez dele está próxima, tão logo seja cassado.

  24. Rafael Gallina Delatorre

    Nunca irei me esquecer de um cidadão da cidade cobrando 80 milhões do caixão de nosso reitor, durante o velório. Vários precisam se explicar, inclusive a imprensa que cansou de sustentar essas operações. O caso da Ouvidos Moucos não foi diferente, foi o balão de ensaio. A imprensa está se tornando folhetim.

    Responda
  25. mauricio silva

    Mais na visão dessa gente, veja o que disse bananinha:"professor doutrinador é pior do que traficante"!

    Responda
  26. Laudgilson Fernandes

    Não esquecendo que a grande imprensa tmbém foi cúmplice deste assassinato. Será que nehum analista, comentarista, jornalista, não viu algo e errado naquele episódio? Ninguém viu as mãos da CIA, os infiltrados, os vendilhões. Ninguém sabia do papel sujo do Moro no caso do Banestado? Muita hipocrisia é o que vejo hoje.

    Responda
  27. Edailson Monteiro Rodrigues

    Será que essa gente tem paz de espírito? Será que essa gente consegue dormir?

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Sim Edailson, com toda a tranquilidade. Eles não tem consciência e muito menos caráter!

  28. Mario Garcia

    A atitude investigatório do Ministro bem que poderia ser precedida pelas Corregedorias do MPF e da PF. Esses órgãos, a se observar a prepotência dessa e de inúmeras outras ações espetaculosa, não servem para nada e custam muito caro. Resta a esperança de que os erros corrijam a todos. Inclusive a imprensa, que possa ser mais investigativa e cuidadosa com os fatos.

    Responda
  29. maria camila machado almeida

    O que se pode tirar de um professor ? ... a vida. Leiam o livro do pesquisador Paulo Markun sobre os fatos. Justiça a Cancellier.

    Responda
  30. maria camila machado almeida

    Pesquisa primorosa e esclarecedora a obra de nosso escelente pesquisadorPaulo Markun sobre este caso. O que você pode tirar de um professor ? ... a vida . Senhores, Senhoras, Justiça.

    Responda
  31. SIMONS SILVA

    O ministro Dino faz muito bem! Não podemos evoluir, enquanto sociedade e democracia, se este caso ficar sem responsáveis e sem punição. Da mesma forma, os 700 mil mortos pela covid não podem ser esquecidos. Os responsáveis precisam pagar!

    Responda
  32. Gil Carlos Dias

    A questão não é pedir desculpas, meu caro colunista. É investigar a fundo a atuação do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal na Lava Jato, com a anuência da imprensa insistentemente antipetista. Depois, é julgar, dando a todos os envolvidos o direito à ampla defesa. E punir os culpados, de acordo com a lei. Assim deve ser feito também com todos os militares que chafurdaram na lama durante a ditadura e o governo Bolsonaro.

    Responda
  33. marcos fernando dauner

    colocar a culpa no morto sempre é o mais cômodo ! Mortos não falam .

    Responda
  34. marcos fernando dauner

    infortúnio foi os dois de Curitiba terem sido eleitos . E o morto, infelizmente, não mais tornará a vida ! Quanto á delegada, deve estar em algum lugar desse imenso Brasil, possivelmente bem longe de Floripa.

    Responda
  35. fabiola salani de souza

    Por onde anda Erika Marena?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nossa colega Cláudia roveri lembrou-se e informou: Sergipe, de bem com a vida. E viva.

  36. Diva Negri

    Uma pessoa é morta e ninguém punido? Muito triste!

    Responda
  37. Dalton Matzenbacher Chicon

    Os comentaristas que enaltecem (não que deixe de merecer) a coluna de hoje são os mesmos que atacam ferozmente o colunista quando o dedo é apontado aos engodos protagonizados pelos agentes da sua simpatia/paixão/obsequência. Sartre sintetizou isso, magistralmente, em diminuta frase.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Quando a coluna é bem fundamentada, é elogiada. Quando é um monte de achismos e distorções, é criticada. "A boca fala daquilo que o coração está cheio", ou seja, se a pessoa sempre vai para o lado da polarização política, é porque sua percepção está totalmente contaminada por isso. Os comentários da pessoa comprovam a veracidade dessa tese.

    2. Hermes Yaly

      Coerência não é um atributo usual nos comentários da FSP.

    3. Humberto Giovine

      Caro Dalton. Estes "comentaristas" foram enganados pelo teatro chamado lava-jato. Somente após as investigações e publicação do The Intercept Brasil é que conhecemos esta farsa. Eu me inclui neste grupo.

  38. Nilton Silva

    A pf e o mp só fazem operação espetaculosa, porque existe alguém com uma câmera ligada e pronta pra transmitir ao vivo a execração pública em rede nacional. A imprensa também tem sangue nas mãos.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O fato é q o reitor era inocente. E tem gente q segue apoiando esss vergonha chamada LJ

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. Mas, e os fatos ?!

  39. Marco A Moreira

    Só existe um modo para diminuir a chance deste tipo de ação ocorrer de novo: punição aos culpados, independente da posição que ocupam. Se notado omissão, manipulação etc. que percam o cargo , sejam demitidos. Infelizmente em nome da democracia temos assistido a ação de um determinado juíz e seus arbítrios. Infelizmente a história se repete.

    Responda
  40. Eduardo Rocha

    Lembrando Nelson Rodrigues (que não era comunista), "Por trás de todo paladino da moral, vive um scondrel.". Essa turma desprezível, de juizes e promotores da Lava-Jato, exemplifica o quanto Nelson estava certo.

    Responda
  41. MARIO RAMIRO

    Que a grande imprensa saiba se colocar também no banco dos réus, pelos incensos queimados, todo santo dia, para os justiceiros de Curitiba.

    Responda
    1. maria gouvea

      Com certeza , peça central neste enredo a la Goebels

  42. joão moreira

    E a tal delegada? Tá aonde hoje? Consegue dormir direito?

    Responda
  43. Wil Prado

    Perfeito, Benassi. E o "Cancellier cancelado" é um trocadalho do carilho! A verdade é que, até agora, só o reitor foi punido, e injustamente. E os outros, quando serão? Pra cima deles, Dino!

    Responda
  44. José Cardoso

    Um dos argumentos mais manjados para impedir o cumprimento da lei são os erros judiciários. Conta-se que a pena de morte desapareceu no império por causa de um deles.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Erro judiciário é o não cumprimento da lei.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O problema é a quantidade de erros... Um judiciário capaz de produzir uma aberração como a Lava-Jato, com a ajuda preciosa de outras instituições que dizem funcionar perfeitamente, será que acerta de vez em quando? Acerta mais que um relógio parado, será?

  45. Dario Lima

    O juiz e o seus cúmplices, os promotores, fundamentalistas religiosos com sede e fome de poder, são os únicos culpados, com a ajuda de polícias federais que não deveriam ser nem mesmo agentes penitenciários. Todos eles, militantes da extrema direita, o chefe, com direito a férias remuneradas nos USA.

    Responda
    1. maria gouvea

      Não esqueça da esperacularizacao da grande imprensa

  46. Wil Prado

    E sempre bom lembrar que esse lamentável episódio não compromete toda a PF: nos remete apenas à facção ligada à "Suja-jatismo". Dino está certo: tudo precisa ser rigorosamente apurado. Mesmo indo de encontro ao "espírito de corpo".

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Evidente que esse episódio, especificamente, não pode envolver agentes que dele não participaram. Assim como fica difícil desviar R$ 80 milhões de um programa de 40. Mas é bom lembrar que o tamanho relativo da banda podre da PF somente poderia ser conhecido depois de ampla investigação.

  47. BRUNO JOSE FORTES

    Ressalte-se, inclusive, que a própria Folha deu palco pra essa turma. A reputação do jornal está indelevelmente ligada ao apoio ao lavajatismo, assim como à ditadura militar. Devem muito mais que um pedido de desculpas, muito mais.

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Como também já havia feito no famoso caso da Escola de Base.

  48. Alberto Melis Bianconi

    Ótimo, que tal começar a imprensa pedindo desculpas? E o papel desempenhado por essa vai muito além da simples precipitação, né mesmo?. Não são apenas os policiais que buscam os holofotes, jornalistas também... e com a consagração vem o dinheiro. Mas as desculpas são o de menos, a impunidade sim é o importante. Quantos jornalistas deveriam acompanhar policiais, procuradores, juízes de desembargadores para o xilindró?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo. Mas, e os fatos ?!

  49. CLAUDIA ROVERI

    Uma vergonha o que aconteceu em SC. E qual foi o prêmio da "pobre" Marena? Caiu pra cima e foi ser superintendente no Sergipe. Que tudo seja rigorosamente apurado. Cancellier merece.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, foi ser superintendente? Eu me lembrava da transferência, mas não tinha certeza da promoção. Grato!

  50. José Bernardo

    As três pernas do tripé precisam sair de cena. Poderia começar pela grande imprensa: já fez, ou fará, um sério e público mea culpa por seu apoio decisivo à insensatez e lama lava-jatista? E não basta o fútil exercício de apontar o dedo para os outros: cada um que apoiou precisa reconhecer sua responsabilidade. Começo por mim: ingenuamente embarquei e dei apoio moral àquela onda de insanidade...

    Responda
    1. Delzi Laranjeira

      Concordo plenamente. Também fui envolvida por aquela loucura, mas felizmente, recuperei o senso crítico e jamais apoiei os quatro anos de horror que vivemos como consequência dos delírios lava-jatistas. Aprendamos com as lições da história a não repetir erros escabrosos, que ceifam vidas de muitas formas, e desnecessariamente.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.