Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Max Morel

    Esse governo criminoso acabou por pura vingança as escolas civico-militares. É um governo lesa pátria na área da educação. Nossa educação básica vai muito mal e esse governo criminoso ainda joga contra. O castigo divino tarda mas não falha.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Governo criminoso, ações por vingança e lesa-pátria na área da educação foi o do bolsonaro; foi péssimo, e o pior é que não ficou só nisso: desmontou fiscalizações, incentivou garimpo e desmatamentos ilegais, atacou todas as instituições, dificultou o quanto pôde o combate à pandemia, e no final ainda tentou um golpe militar para permanecer no poder. Se castigo divino não tarda nem falha, ele é quem deve estar muito preocupado.

  2. assis furuno

    O único uniforme q L gosta de ver eh a toga preta.

    Responda
  3. Hermes Felipe Maia

    Devia ter ido vestido a rigor, roupa listrada.

    Responda
  4. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Todo militar que comete crime, não importa se na esfera civil ou militar, envergonha as forças armadas. Se os comandantes das forças armadas não pensam assim é porque eles não estão nem aí para a imagem que o povo tem das forças armadas. Vê um covarde vestindo aquele uniforme joga por terra o simbolismo que o mesmo deveria representar de uma pessoa competente, confiável e íntegra.

    Responda
  5. filipe moura lima

    Foi fardado? pior pra farda.

    Responda
  6. Rafael Pimenta

    Para mucio havia os "legalistas golpistas"!? Que absurdo, este ministro deve ser trocado pelo Lula, de preferência por um civil. E deve-se fazer uma reformulação nas forças armadas, fábrica de golpistas de extrema direita. Obs.: esses caras estudam por slides, PowerPoint, vejam um dos seus maiores "intelectuais", Mourão, q nem pra escrever artigo no b estadão serve (e q acredita q o preto é malandro por natureza, e o indígena insolente), aberração.

    Responda
    1. Rafael Pimenta

      *indolente

    2. Bento Brito Teixeira

      Pior. O Mourão tem feições que indicam ascendência indígena: renega a própria origem.

  7. Claudio Lourenço Rocha

    Essa gente perdeu a eleição e prossegue ocupando espaço nos meios de comunicação maior que o grupo politico que venceu eleição. Tecnica do estrategista steve bannon que recomenda ocupar espaço na midia com escandalos, posturas anti democraticas, banalizando o incorreto politicamente, e tudo que não é recomendavel mas causa impacto negativo junto povão, Metodo copiado e introduzido por bolsonaro e seu grupo desde que chegaram ao governo para se manterem no noticiario, e prosseguem

    Responda
  8. Vinicius Rodrigues

    Este, na condição de presos, mesmo que preventivamente,deveria ir a uma CPI com uma camiseta branca e calça caqui e com as algemas nas mãos.

    Responda
  9. Nelson Estevam de Andrade

    Esse Mauro Cid não passa de um moleque de recados. Una desonra o exército deste país ter nas suas fileiras um cabra desse naipe. E ainda por cima é coronel. Sinceramente....

    Responda
  10. Luiz Segantini

    Cid tem as mãos sujas sim. Foi cúmplice de vários atos. Senão devesse nada teria se defendido publicamente. Quem não deve não teme! Ai sim vc mostra a sua honestidade. Mas….

    Responda
  11. Alexandre Gonçalves da Silva

    Sr Múcio, a quem o Sr obedece? Além do PR, tem alguém nas FFAA te dando ordens? O Sr tem dois chefes? Não tem como se equilibrar dessa forma. Vai dar ruim...

    Responda
    1. marcia horta

      Pelo jeito, vai dar ruim pra nós, povo brasileiro, O Ministro, desde sua posse, vem se mostrando fraco, incompetente, e o que é pior, frouxo e covarde !!!!

  12. Leonardo Trindade

    Imaginem o quanto esse país seria rico se deixasse de gastar com militares do dia pra noite. Da série utopias que valem a pena.

    Responda
    1. angelim pilati

      Não se se o Brasil precisa de exército. Não temos inimigos nas nossas fronteiras, os nossos inimigos estão dentro das ffaa. Ao que compete a eles vigiar as nossas fronteiras eles não querem e não fazem. Afinal pra q eles servem, só pra golpe?

    2. Marcelo Batista

      Rico mesmo seria ser as pessoas (cidadãos) trabalhassem mais e esperassem menos do governo.

    3. Joel Domingos

      Se você também acha desperdício pagar plano de saúde e seguro de vida é compreensível esse seu ponto de vista. Já pensou se o povo ucraniano pensasse assim?

  13. Paulo Afonso Pacheco

    Mauro Cid fez muito bem em usar o verde periquito, demonstrando desta forma que ba n di dos podem se esconder por detrás de uma farda.

    Responda
  14. Milésio Carneiro

    A democracia, também, é relativa aqui na Folha.

    Responda
  15. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Folhoca (fofoca da Folha).

    Responda
  16. Mario Kurtz Filho

    ...tenente-coronel... com smoking???

    Responda
  17. Renato Lima

    O uso da farda pelo criminoso Cid, a mando da cúpula do Exército, evidencia que tem superiores hierárquicos que também precisam ser investigados. O maior inimigo do Brasil não é nenhuma força externa, mas sim setores das forças armadas que se especializaram em conspirar contra a nação para manter as suas regalias, não há um cisco de patriotismo nessa turma. O currículo de formação de militares precisa ser cuidadosamente revisto.

    Responda
    1. Alexandre Gonçalves da Silva

      A história do Brasil que se estuda nessas escolas militares deve ser que nem a Marvel, cheia de Multiversos. Quem elabora o material didático deve ser o Dr Estranho, revisado cuidadosamente pelo conquistador, Kang. A propósito... Se estuda História nas escolas militares? Algum militar poderia esclarecer?

  18. Edno Oliveira

    O comando do exército orientou o depoente a comparecer fardado à CPI e divulgou os motivos de tal decisão. Com a presente irritação, fica evidente que há um descompasso entre o exército e a presidência da república. Tudo indica que a distensão com as forças armadas ainda está longe do fim e não será conseguida com a simples troca de comandos. Independentemente de qualquer posição política que se tenha, não temos um cenário tranquilizador.

    Responda
    1. MARCIO SOARES

      kkkkk... blá blá blá!

  19. Vera Luz

    O uso da farda por Cid compromete as Forças Armadas com os crimes cometidos pelo filho do General Cid. Está na hora do Múcio Jair embora. Roberto Gervitz

    Responda
  20. Pedro silva

    Esse paspalho fantasiado de árvore de Natal, deveria estar trajando roupas civis, já que ele não cometeu crimes militares e sím é um militar covarde que cometeu crimes.

    Responda
  21. Dario Lima

    Ele fez muito bem, são todos iguais os funcionários públicos fardados.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Vestiu a pele do exército para tentar proteger sua pele. Com isso, sujou o exército com sua lama.

  22. Sebastiao Oliveira Teixeira

    Cid fardado na CPMI. Nada de novo. Expõe o Exército que foi manipulado e desmoralizado por esse ex-presidente negacionista. Vexame e vergonha para os fardados. São pagos por nossos impostos para defender a pátria, como consta na Constituição, não para conspirar golpes contra a democracia .O governo é da maioria, dos que pagam impostos. Não é mais admissível que essa casta de militares gozem de tantos benefícios em detrimento das classe mais pobre do nosso país.

    Responda
  23. Pedro silva

    Esse paspalho está fantasiado de que? Não pode ser de Pinóquio, pq Pinóquio era mentiroso como ele, mas não era covarde; preferiu crescer o nariz. Com essa farda, esse paspalho tá parecendo uma penteadeira de phuta

    Responda
    1. Joel Domingos

      Quanto ódio, amigo! Desse jeito você pode morrer do coração. E o fardado e tantos outros, ficam aí, vivinhos da Silva. Não vale a pena. Vá tomar seu uísque escocês 12 anos. Ou a cervejinha, se for o caso.

  24. Eduardo Elói

    Lula tem razão. Se fosse eu, militar da ativa, me sentiria incomodado pelo comportamento civil inadequado, de um de seus. Ele não representa o conjunto dos militares. Se errou como civil, que se comporte e seja punido como tal.

    Responda
    1. marcos machado

      Quanta falácia amigo!...ele não errou como civil, afinal ele era o ajudante de ordens do tosco!.....mas compreendo o Lula!...hoje eu fiquei irritado pois o sinal fechou justamente quando eu ia atravessar a rua.

  25. Sidnei Anttogneto

    A irritaçao do presidente é compreensívell, mas quando uma pessoa qualquer escolhe a carreira militar vira militar o tempo todo, 364 dias e seis horas por ano comum.. É depoente numa comissão qualquer, continua militar e enquanto pertencente à corporação o uso da farda ésua prerrogativae tanto podia usar que o fez !!!.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Ouvi hoje uma boa frase: vestiu a pele do exercito para proteger sua própria pele, com isso , sujou o exército com sua lama.

  26. Cristina Murta

    Eu achei um fiasco o senhor colocar farda e ficar calado. Para ficar calado seria melhor se vestir como civil. Como militar, não respondeu por seus atos. As forças armadas não respondem por seus atos? Ele estava lá como civil mas vestiu-se como militar, o que pesa contra as forças armadas. Não respondeu, e não é, portanto, responsável (por definição, aquele que responde).

    Responda
  27. Andre Moraes

    Dizer que não há afronta das forças armadas em indicar que esse meli ante vá fardado, é praticamente acreditar em mamadeira de giromba. Como não acredito nessa possibilidade; é uma demonstração tácita que o corpo militar ainda se acha acima das instituições civis e faz uso da intimidação subliminar. É a alma golpista que nunca foi seriamente combatida. Se essa foi uma tentativa de intimidação para uma segunda anistia; espero que às instituições não se intimidem. Cadeia a esses fascistas.

    Responda
  28. Milésio Carneiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Milésio Carneiro

      Foi condenado em três instancias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Teve a sentença anulada por um amiguinho, capacho partidário.

    2. Dagmar Zibas

      Os pistoleiros de Curitiba cometeram todo tipo de ilegalidade Pressionaram delatores deixando-os por meses presos até que incriminassem Lula, aceitaram a palavra de delatores sem qualquer prova material (caso Palocci), combinação entre promotores e juiz que deveria ser imparcial, grampearam telefones de advogados, combinaram com a imprensa ações espetaculosas para humilhar e levantar a opinião pública contra ele. Efeito: Lula 3 é sucesso. Aceite para sofrer menos.

    3. ELISON DE SOUZA VIEIRA

      A ignorância mata. Qual a sentença transitada em julgado que condenou Lula? Se os advogados forem a fundo na Vara Criminal de Curitiba, não sobrará pedra sobre pedra.

  29. osmar pavani peres

    Tomem cuidado, covardes são os mais perigosos.

    Responda
  30. osmar pavani peres

    O Jô Soares tinha personagem pulsilâneme que se chamava Mucio. O Lula devia saber disso. O Jô foi um profeta.

    Responda
  31. Sergio Maciel de Araujo

    Tem uma máxima que diz que "não se contrata quem não se pode demitir". É o caso de José Mucio, ministro da Defesa. Escolhido para o cargo pelo bom relacionamentoi com as Forças Armadas, Múcio, até agora, não tem sido o "algodão entre os cristais" que Lula pensou, mas uma verdadeira trincheira na defesa dos interesses corporativos dos militares. Virou sinuca de bico para Lula.

    Responda
  32. MATEUS VAZ DE S Sá

    A farda de coronel serve para muitas coisas, no caso como camuflagem de quem tenta se esconder para fugir de suas responsabilidades.

    Responda
  33. Sergio Maciel de Araujo

    Tem uma máxima que diz que "não se contrata quem não se pode demitir". É o caso de José Mucio, ministro da Defesa. Escolhido para o cargo pelo bom relacionamentoi com as Forças Armadas, Múcio, até agora, não tem sido o "algodão entre os cristais" que Lula pensou, mas uma verdadeira trincheira na defesa dos interesses corporativos dos militares. Virou sinuca de bico para Lula.

    Responda
  34. SERGIO CASTRO

    Um verdadeiro achincalhe às Forças Armadas esse suspeito aparecer fardado na CPI!!!

    Responda
  35. AILTON SOUZA

    No Brasil das Forças Armadas um militar preso se apresenta fardado numa CPMI como se fosse receber uma condecoração. Tá na hora das Forças Armadas respeitar suas funções constitucionais e voltar a cumprir a lei e a ordem. Chega!

    Responda
  36. Sérgio Souza Lima

    Justiça deveria ir pra cima de quem mandava realmente, dos peixes graúdos nível Vilas Boas, etc., só assim esses consumidores de leite condensado e remédio pra paumolecência íam se enquadrar.

    Responda
  37. Ernesto Pichler

    Vestido de milico, com todos esses brochinhos no peito, só pode ser um...

    Responda
  38. CARLOS magno Silva CARVALHO

    "Crimes de civis?" Não de militares! - Mucio respeite o civis, que sustentam essa forças armadas com iniciais minusculas e paga o seu salario de ministro incompetente e frouxo!

    Responda
  39. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Mauro Cid deveria ter sido levado "sob vara" para depor na CPMI do 8/1, trajando uniforme prisional e com mãos e pés acorrentados. O pior tipo de criminoso é aquele fardado.

    Responda
  40. Norival Perez

    Lamentável ficar de boca calada, escondendo a verdade e não auxiliando em nada a CPMI, sob o manto glorioso do nosso Exército! Vergonha!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Glorioso na Itália, antes de se aliar ao fascismo.

  41. Reinaldo da Silva

    O Múcio é totalmente despreparado para o cargo. Dizer que tem "uma tese" sobre os acampamentos livrando as Forças Armadas da cumplicidade dos atos de 08/01, não é só ridículo, demonstra conivência. Ele já disse que tinha amigos no acampamentos. Foi a pior escolha que Lula fez para seu governo. O Cid fardado na CPI e em silêncio foi a representação simbólica do que as Forças Armadas sempre foram: covardes, incapazes de assumir a responsabilidade por tudo que fizeram no governo Bolsonaro.

    Responda
  42. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Esse senhor e seu pai chegaram ao oficialato com dinheiro dos trabalhadores , nos pagamos seus vigarás , suas próteses , suas picanhas files mingnom , lagostas , enquanto Batalhões foram transformados em Companhias por falta de verbas para comida e munição dos recrutas . Militares políticos devem ser banidos já . Este senhor na CPMI fardado afrontou aqueles servem ao país ,acho o Múcio muito Múmia paralítica .

    Responda
  43. Adriano Santos de Oliveira

    O cara é um bandidinho já preso, golpista, falsificou carteiras de vacinação, pagava contas pessoais da Micheque com dinheiro público, tentou usurpar as jóias recebidas pela Presidência (ou seja, do povo brasileiro) e vai vestido de milico pra passar alguma seriedade? Que piada!

    Responda
  44. Graça Almeida

    Baboseira sem fim para cada um manter a sua narrativa. Já deu essa CPI, é dinheiro público no ralo, incompetência ou estão sem ter o que fazer?

    Responda
    1. Graça Almeida

      Sérgio Souza Lima tudo rende demais, só isso, e todos usam da situação, essa do presidente se irritar com a farda do Cid é de uma irrelevancia absurda, o segundo Legislativo mais caro do mundo devia ser mais competente e célere.

    2. Sérgio Souza Lima

      Mas e do pik. Areta fardado que está "preso", vc acha o que?

  45. CARLOS HENRIQUE MINEIRO

    Uma aberracão,o exército precisa ser enquadrado!

    Responda
  46. Joel Domingos

    Não vá com sede ao pote no seu revanchismo, Sr. Presidente! Meu compromisso é com a Justiça. O uso de uniformes é uma prerrogativa dos militares da ativa. Dentre as categorias deônticas, que norteiam o Direito Penal, inclusive o militar, existem 3 condutas: a permitida, a obrigatória e proibida. A conduta que não é proibida é, via de consequência, permitida. Caso do militar referenciado. Estamos num Estado Democrático de Direito. Pelo menos em tese. Se passar disso é arbitrariedade e tirania.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Amigo Luís, pelo visto você ainda não entendeu o meu pronunciamento aqui. Nem partido eu tomei. Vejo que você repetiu a resposta em todos os comentários ao longo dessa série. Vejo que você tá querendo polemizar. Não quero entrar em polêmica. Ou talvez seu limite de compreensão seja até aí. Compreendo você. Que o Senhor Deus te abençoe!

    2. Luís Cardoso

      Vc cria um contorcionismo jurídico que um 1º anista de Direito não teria inveja. O tonto do Mauro Cid (e vamos descobrir logo se ele é tonto mesmo ou é mais esperto que todos seus chefes milicos) entregou de livre espontânea vontade à justiça mensagens que incriminam várias pessoas: ele próprio, Bolsonaro, e seu entorno. E ninguém está justiçando o "cabelinho pega rapaz". Quem fazia isto era o amigo de cama e mesa do Bolsonaro, o Serjo Conje. Cid será julgado pelas provas nos autos.

    3. Joel Domingos

      Tá falando comigo, Cláudio Lourenço? Mesmo depois de tudo que escrevi? Não quero crer que você seja um analfabeto funcional.

    4. Joel Domingos

      Amigo Luís, o respeito ao Devido Processo Legal, aliado à Ampla Defesa e ao Contraditório, todos garantidos constitucionalmente, é que permite opor àquele que foi condenado dizer que a condenação foi justa e que não houve falhas processuais. Julgamentos sumários e condenações pelo tribunal da internet é que dão azo a qualquer condenado alegar perseguição política e condenação injusta. Imparcialidade é isso.

    5. Joel Domingos

      Luís, não entrei no mérito da acusação. Limitei-me a defender o seu direito de usar a farda segundo a Lei. Se provada sua culpa, que pague pelos crimes. O clamor popular nunca foi uma atitude lúcida para julgar ou condenar alguém. Pelo Princípio da Presunção de Inocência, encartado na Constituição, toda pessoa é inocente até que se prove o contrário. Referido princípio é que serviu pra revogar a prisão em 2ª instância, que permitiu a soltura de Lula e a disputa à presidência.

    6. Luís Cardoso

      Em tese, o seu militar de estimação só poderia se negar a responder os questionamentos que lhe prejudicassem. Negou-se a responder o nome inclusive. Na sua opinião o sujeito e de acordo com o 'código de direito do leite condensado' está encalacrado, pois negou-se a responder 100% do que lhe perguntaram? O milico "jenial" que salvava todas mensagens no celular e na nuvem, mesmo depois de já ter sido pego em 2021, deve receber mais uma medalha do exército de Caxias?

  47. Ricardo Francisco de Araujo Corrêa

    Respeitosamente, acho um equivoco na matéria ou o termo usado pelo Ministro : Só acho que “inconformado” não é o termo correto para designar quem tenta invadir a PF e depreda os 3 Poderes…

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Inconformado estou eu com a permanência do Múcio no Ministério. O cara deve ter sido faxineiro na juventude. É um exímio passador de pano. Fora com ele, Lula!

  48. Ricardo Francisco de Araujo Corrêa

    Respeitosamente, acho um equivoco na matéria ou o termo usado pelo Ministro : Só acho que “inconformado” não é o termo correto para designar quem tenta invadir a PF e depreda os 3 Poderes…

    Responda
  49. Hernandez Piras

    O Presidente tem toda razão! O argumento do Exército é ridículo. O exercício da ajudância de ordens não é "missão dada pela força", mas o exercício de um cargo em comissão, cujo titular é escolhido livremente pelo Presidente entre os militares qualificados. É função de confiança no qual, eu insisto, o titular cumpre uma missão do Presidente, não de força alguma. A "interpretação" do Exército é mero exercício de corporativismo extremado e tacanho, a fim de intimidar o Parlamento.

    Responda
  50. Sérgio Ricardo Habermann

    Não devia se irritar, pq neste caso essa farda é menos que uma fantasia, e nem pra pano de chão serviria. Militar quinta coluna.

    Responda
    1. FLAVIO Costa

      Uma fantasia que lhe dá um salário de vinte e seis mil. Uma vergonha