-
Alberto Melis Bianconi
Sou eu aqui, não vai censurar? Censura aí vai!
-
Alberto Melis Bianconi
Gozado, os jornalistas e acadêmicos que tenho lido, como a professora Tavares ou o criador da expressão presidencialismo de coalizão dizem que funciona... 30 anos para aprovar ua reforma tributária... evidente? Uma presidenta defenestrada sem crime de responsabilidade e um, como dizer, que terminou o mandato? Podemos dizer que as instituições piscam, será? Kátia Abreu em entrevista recente a Reinaldo Azevedo falou em semi-presidencialismo, vale conferir no YouTube.
-
Alberto Melis Bianconi
A propósito, o argumento de que poderia ser pior é pusilânime. Sempre pode ser pior! Vai que uma invasão alienígena venha extinguir a raça humana? Ou que a Alemanha tivesse vencido a II Guerra Mundial? Bolsonaro seria uma bálsamo, né mesmo?
-
-
José Cardoso
Impossível não concordar. Mas sempre fica uma sensação de projeto mal feito, de uma satisfação com a mediocridade. Como se um fusca antigo, com motor de baixa eficiência e velocidade máxima limitada a 100 km/h, fosse elogiado por limitar acidentes por excesso de velocidade.
-
Marcos Benassi
Uai, dona Hermínia, não a desdigo - eu, hein? - mas confesso: parece-me que o único vigor institucional que nos salvou pouco tem que ver com o nosso presidencialismo, senão com a estrutura tripartite da República. E, por óbvio, contamos com uma sorte do baralho. Tenha a senhora uma ótima semana de férias! Se possível, desligada da nossa barbárie do dia-a-dia, se lhe for desejável o sossego.
-
Alberto Melis Bianconi
Exatamente, a democracia venceu Bolsonaro, que a tinha sob ataque, aos 59 do segundo tempo, porque os deuses nos brindaram com Alexandre de Moraes na hora certa. Aliás, o ministro está sendo questionado: afinal, por que cargas d'água a justiça eleitoral resolveu dar expediente justo agora? Costumo concordar com a professora, mas essa foi de doer!
-
-
Joao Braga
O pior que o capitão poderia fazer seria a democracia relativa da Venezuela do amigo Maduro. Boas férias.
-
Marcos Benassi
Ah, não chegaria a ela, não: sepultaria as eleições rapidamente.
-
-
Marcos Malta Campos
Muito bom, professora
-
Luiz Norberto
Concordo , como nação com várias ideologias precisamos de consensos
-
Rodrigo Cabral
Deixa o Lira passar um pedido de Impeachment e voltamos a analisar esse artigo.
-
Alberto Melis Bianconi
Rodrigo já está pensando no impeachment do Lula Eloisa. Mas, se o Lira fosse uma nulidade como são os minions e seu mito, já teria aderido a muito tempo ao... como é mesmo que se diz?
-
Eloisa Giancoli Tironi
Impeachment de quem? O capetão já se foi. Agora seria tarde demais, ou?
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Pq a sra ainda nao e professora emerita da usp. Parabens Mestra !
-
Carlos Augusto Costa de Aguiar
Profa. Maria Hermínia sempre cirúrgica. Boas férias!
-
Antonio Catigero Oliveira
Ainda não inventaram um sistema de organização pública melhor do que a Democracia. Concordo com a sensata colunista: o diálogo, a negociação permanente e o equilíbrio de forças são indispensáveis. Saudações democráticas.
-
Ricardo Batista
Excelente! Nosso sistema de freios e contrapesos é pesado, oneroso e dificulta reformas. Por outro lado, já nos salvou de diversas barbeiragens e até do abismo com aquele ex. E é sempre bom compará-lo com certos vizinhos, onde governos populistas não têm limites. Boas férias!
-
Joel Domingos
Todos são farinha do mesmo saco. Da extrema-direita à extrema-esquerda: só querem o poder. É assim desde que o mundo é mundo. Vendem até a mãe para se perpetuar no apogeu da Política. Vê-se o mesmo discurso na arte política, colhendo-se, dentre eles, a famigerada Catilinárias, do orador e senador romano Cícero. Isso há mais de dois mil anos. Já vi esse filme. O grande Júlio César sentiu na pele quando proferiu a célebre frase: "Até tu, Brutus?" (continua)
-
Maria Lopes
O grande Júlio César acabou com a república. Não me parece um bom exemplo.
-
Joel Domingos
Mário Sérgio, acho que você não entendeu o que escrevi. Seu comentário tá deslocado. Não perdi nada. Mesmo porque não votei em nenhum dos dois candidatos. Não acredito nessa suposta democracia.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Perdeu mané. Não amola
-
-
Joel Domingos
(continuação) Todos os registros históricos noticiam a ambição calcada nessa tríade: dinheiro, poder e sexo em suma, as paixões (o páthos). Por que neste momento "mágico", um segundo na escala cronológica da humanidade, ele iria se consertar? O mundo não se iniciou a partir da "geração Coca-Cola". Ah... A bem da verdade, o ex-presidente não é ex-capitão: ele foi transferido para a reserva do Exército levando, com isso, a patente do oficialato que detinha na ativa.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.