Hélio Schwartsman > Não há razão prática ou teórica para pôr militares nas escolas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uai, meu caro, engraçado: não havia visto este seu artigo de hoje. E olha que não é filosófico ou reflexivo, pelo contrário, aponta para algo prático, do cotidiano. Bem, pra ser curto e grosso: se a presença de militar na saúde causou mortes, tá certÃssimo - são treinados pra matar o inimigo. Identificá-lo corretamente é outra história. Mas não basta terminar com escola milicar, caro Hélio. Precisam pôr a mesma grana nas demais: aÃ, sim, funciona. De resto, assino embaixo.
Ecolas militares forneceu mamatas p militares, cujo novo salário soma ao de aposentado ou na ativa? Qualquer ignorante se acha conhecedor de métodos, técnicas de ensinar. Qualquer pai se acha competente para se meter em assuntos educacionais que exigem formação. Foi ruim p;escola a entrada do neoliberalismo, ficou muito pior com a entrada de milicos e outros autoritários, mandando nos professores, burros com algum poder é mil vezes perigoso, pois reprime talentos e liberdade de criação.
Os paÃses com maior posição no PISA são militares? Não. Onde dominam escolas militares: em paÃses democráticos sérios ou em paÃses autocráticos ou ditadoriais? Coreia do Norte certamente tem escolas militares. Finlândia, Japão, Coreia do Sul, Alemanha, sempre bem colocados no PISA, escolas são regradas p tradição da cultura nacional e não por imposição artificial militar e autoridade do professor ainda é respeitada. Escolas militares, no Brasil, é pretexto p doutrinação direitista e antifilosofi
O que importa é melhorar a disciplina nas escolas. Professores ameaçados não dá. A concorrência dos métodos militares é bem vinda. Se isso servir para melhorar o resto ótimo. Só não vale ficar inerte e criticar quem tenta alguma coisa.
Nossos militares não são melhores que os civis em absolutamente nada.
Golpe na educação. Plantaram professores sem licenciatura obrigatória e conhecimento.
O colunista tem toda razão. Quando se concede a uma categoria de escolas mais recursos e a possibilidade de excluir os alunos com mal comportamento, é claro que seu desempenho médio será superior a da rede comum. O desempenho desta rede limitada é oferecida então como amostra de que o governante "faz algo pela educação" e está pronto o engodo eleitoral: ensino bom para poucos.
Escolas militares são focadas em disciplina. Embora foco no que se faz seja base de sucesso, a mentalidade para mudar os mecanismos que movem a sociedade e inovação, é essencial no dia de hoje. Esqueçam um saião com trocentos caras com camisas brancas da IBM. O mundo novo é desenhado em garagens há muito. Escolas militares são para militares.
Puro elitismo preconceituoso! Reservar uma educação bem melhorada só para alguns, em especial os filhos dos militares, à maior dispêndio econômico via pasta militar é elitismo público. Nem adentro na triste rigidez. Não lutarem para manter uma alta qualidade educacional para todos, em especial aos pobres brasileiros é preconceituoso.
Escola é espaço de ensino e de aprendizagem, investir em boas escolas públicas, que devem ser civis e para todos, é obrigação do Estado. Professores não são traficantes, são disseminadores de cultura, e a escola espaço de convÃvio ético entre os futuros cidadãos. Não vivemos em estado de guerra que justifique formação militar para crianças e adolescentes. Â…
Caso o minto, digo mito mitômano fosse eleito ele ia obrigar todas as escolas (militares ou nao) a colocar uma foto nas paredes de cada sala.
Não existe função prática para a existência de milicos no Brasil.
Nem precisa. Como a sintonia, alinhamento e elogios são constantes a certos paÃses, deveremos adotar os modelos de ensino de Venezuela, Cuba e Nicarágua onde são idolatrados maduros, castros e ortegas. Esses conteúdos, com certeza, alçarão nossos filhos a patamares "nunca antes nesse paÃs...". De quebra, teremos nos pátios e paredes das escolas, respectivamente, esculturas e fotos de Lulis, o grande lÃder da nossa nação.
RidÃculo alguém não saber identificar uma ironia.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Parabéns Hélio. Que os militares se atenham as funções deles, as constitucionais. Eles não são especialistas, nem mestres, nem doutores em educação. Na verdade, as escolas militares foram criadas por objetivos adequados aos interesses de Bolsonaro que nada tinham a ver com a educação propriamente dita.
Discordo totalmente. A razão para colocar militares nas escolas é pra que eles aprendam tudo que ignoram sobre geopolÃtica e história. Eles precisam mais de educação e cultura do que a maioria dos brasileiros. Diminuindo a ignorância haverá diminuição de pensamentos golpistas e autocráticos.
O desempenho dos alunos dessas escolas no ensino superior, é exemplar. Serve?
Milicos aprendem a matar e torturar nada mais
Nada é exemplar no militarismo, além da morte e da tortura.
Flávia, de todas as argumentações estúpidas, a sua bateu recordes.
Não serve, porque selecionam seu público com pente fino. Além de que estão lá para prestar serviço à s forças armadas. São exemplares em um currÃculo desenhado para a defesa nacional. A pergunta que devolvo é: Nossas fronteiras realmente estão protegidas? Tráfico de drogas e armas, entre outras coisas, me fazem duvidar.
Fonte: zap da fami lÃcia.
Concordo também. Pelos exemplos dos militares no último Governo, em especial, o senhor capitão, Escola Militar é desperdiçar dinheiro público.
pergunta para uma Diretora ou Professora agredida por adolescente se ela não gostaria que a escola dela tivesse uma disciplina militar. Respeito quando não é expontâneo só com a força e quem ter a força são os militares, regra de tres simples
Qi a prova que você tem disso Paulo? Zap do partidão?
Pergunta a esses professores se querem ganhar os adicionais desses militares sem terem gente sem habilidades de ensino as coagindo.
Esse cara não vive no Brasil, onde aluno bate em professor, traficante manda dispensar aulas, Ele tem razão quando diz que um pouco de disciplina é bom, nem que seja às custas de milicos.
Como sou idosinha e vivi o passado, a insegurança pública começou no Brasil na Ditadura Militar. Para beneficiar um dos seus escangalhou a Execução da Pena.
Essas escolas foram criadas apenas para os milicos "aposentados" precocemente ganhem mais um dindin dando aula. Muitos, formados nas desatualizadas escolas militares, quando muito. Mais um enorme acerto do Lula.
Realmente, camarada, basta ver o ensino público e a leniência do sistema de ensino para entender como se abriu uma brecha para os militares que, cá para nós, possuem algumas das melhores instituições de ensino do paÃs, né? Saia da torre de marfim.
Já estudou em um ou conviveu com alguém que estudou em algum, Paulo, ou está só reproduzindo informações de terceiros?
Os únicos lugares militares de bom ensino são IME e ITA. Os colégios militares gastam rios de dinheiro e ficam atrás de outras instituições federais que possuem orçamento bem menor.
E você entendeu, Dalton?
Você não leu, ou não entendeu o texto ?
Parabéns, Hélio! Parabéns, Lula! Escolas militares são o atraso do atraso, assim como os cabeça de pinico.
Em 2019 os 6 primeiros colocados de escolas públicas no ENEM foram de colégios civis. E recebendo bem menos verba que colégios militares.
Não Alexandre, foram institutos federais como Colégio Pedro II.
Santo Inácio, São Bento, e demais escolas da elite? Sério?
Escola é espaço para alunos e educadores. Ponto final.
Concordo. Fora ativistas!
No Estado do Paraná temos centenas de escolas públicas e uma minoria delas com ensino cÃvico militar. Nessas últimas, são colocados mais recursos e mais servidores em detrimento das demais. Isso não caracteriza nenhuma inconstitucionalidade visto que una poucos estáo sendo privilegiados com mais recursos públicos que os demais?
Com o corte da verba federal, esses governantes não terão como manter essa aberração chamada escola cÃvico -militar. Estão jogando pro gado fiel.
É, com certeza faziam isso antes, durante e farão exatamente isso depois. Conversa para boi dormir.
Certamente; e as ditas Escolas Civico-Militares, nada mais são do que arremedos das propagandas que maqueiam a qualidade do ensino público. Basta analisar o que fazem nas privadas, que está muito longe de seguir esse Modelo.
A única razão prática de milico nas escolas é contemplar militares reformados, eles sempre dão um jeitinho para abiscoitar uma graninha extra, como se não bastasse pensão vitalÃcia para filhas "solteiras", um biquinho aqui outro acolá....
Você pode dar um passo a frente e dar aulas, camarada. Se tiver algo para ensinar. Não faltam comunidades carentes e escolas problemáticas.
Hélio foi curto e direto. Parabéns!
Se o milico entrar numa escola meus netos estão fora. Imagine um pazuerro dando aula? Imagine um mourinho ensinando alguém como cuidar da Amazônia? Imagine o bozo dando aula sobre rachadinhas?
Quanta bobagem! No ITA alguns mestres são civis.
O ensino militar parte do pressuposto de que são formados por quadros morais e eticamente superiores . Fosse isso uma verdade absoluta não estarÃamos vendo militares presos (e soltos) envolvidos em ações contra o Estado de Direito e a democracia! Sem falar que essa presunção ofende os professores civis , verdadeiros heróis do Brasil!
Quem viveu sob o jugo dos militares brasileiros lembra-se muito bem da soberba com que tratavam a sociedade civil. Para eles, os civis eram corruptos, incompetentes, pouco patriotas e era preciso tutelá-los para que o paÃs não caÃsse nas garras do comunismo. Vimos muito bem a honestidade, a competência e o patriotismo deles no recente desgoverno Bozo.
Já que temos , o lugar dos militares é nos quartéis, nas fronteiras e não em colégios! Para os simpatizantes , parece que a sociedade civil não tem competência para educar seus jovens ! Ledo engano .
Mundo liberal do Bolsonaro vive de ideologias. Exército foi muito importante até setenta e sete, depois não souberam redemocratizar gerando hiperinflação, e abandonaram o barco do Tenentismo. Melhor modelo militar é o de Singapura. Competência tecnológica, forte para garantir a paz e segurança do paÃs, e desenvolve excelente servidores públicos que viram Ministros por voto e mérito. Sugiro vÃdeo Singapura the most militarized country in the world.
O Sr. Helio deve admirar as escolas onde os alunos agridem professores e as brigas são constantes. O Sr, Hélio deve adorar o nÃvel de ensino básico no Brasil. Que droga de artigo.
O Ruy Humberto lhe disse algo lá embaixo, Max. Leia, mas não diga pra ninguém.
Escolas militares recebem muito mais verba que as escolas públicas e ficam atrás de várias dessas.
Não, eu estudei em escola pública na época em que os alunos respeitavam os professores, não havia vendedores de droga na porta das escolas e o ensino era muito melhor. Treze anos de petismo e o que temos? um ensino básico péssimo, e o ministro da educação era o argh Haddad, o trÃplice perdedor de eleições.
Ah, não, o Sr. Hélio não colocaria seus filhos em escolas públicas.
o leitor max leu o colunista e não entendeu bulhufas. Deve ser aluno do bozo ou do bananinha.
O articulista, claro, deve conhecer as Escolas ITA Instituto Tecnológico da Aeronáutica e IME Instituto Militar de Engenharia, duas das melhores escolas de Engenharia do Brasil, onde é difÃcil entrar e de onde saem excelentes profissionais, tais como o governador de São Paulo, aluno exemplar e dos primeiros de sua turma. Escolas militares.
Você esqueceu de citar o tcl cid.
E no entanto as escolas públicas - recebendo apenas um quinhão das escolas militares - conseguem formar melhor seus estudantes. Os profissionais brasileiros não são somente os formados pelo IME e ITA.
Concordo com o colunista. Arrepios de horror ao pensar na possibilidade de ter um filhote de Bozo governando este pobre paÃs. Sobre militares, alguém acaba de me informar que é a única FA do mundo que matou mais conterrâneos que estrangeiros. Inclusive os que estão homenageados no obelisco da 23 de maio. A enumeração não cabe aqui. Para pensar.
Perguntar não ofende: “se essas escolas cÃvico-militares são tão boas como propagam, por que os filhos do Bozo e os do capitão t não as frequentaram ou frequentam?” JK
Militares na educação? Não. Eles não sabem o que é isso - educação. Eles não são educados.
“Foram as escolas cÃvico-militares que me puseram a favor da possibilidade de ensino domiciliar.” Primoroso começo esse desse seu brilhante artigo; os parágrafos restantes foram bônus a nós, seus leitores. Parabéns! JK
Estava no pacote de tornar os militares socialmente relevantes, já q suas funções internas e externas não justificam. Não deixa de ter um pouco da baixa autoestima de que se ressentiam. Mas a tarefa ensinar não era e nunca seria deles. Logo, não faz sentido.
Os militares têm suas funções especÃficas, mas adoraram as boquinhas criadas no desgoverno do sem noção inominável Enquanto isso os criminosos fazem a festa nas fronteiras do paÃs.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Não há razão prática ou teórica para pôr militares nas escolas Voltar
Comente este texto