Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    Energias, seus ramos, são os primórdios da matriz econômica acessível para dominar! Porque tudo fisicamente utilizado pela humanidade se produz apenas com energias e mão de obras, sendo a matéria-prima necessária para tal transformada com as mesmas. O alimento, agro com aspas, é a chave essencial para dominar o segundo item necessário, mão de obra.

    Responda
  2. Daniel Quintela

    Braskem que é responsável direta pelo maior desastre ambiental urbano em andamento no Brasil, que está acontecendo na cidade de Maceió e que todos, políticos, meios de comunicação e outras autoridades figem não existir!!

    Responda
  3. Antonio Carlos Orselli

    Ler os comentários dos leitores é sempre muito melhor que ler esse autor. .

    Responda
  4. MARCIO Gionco

    A régua é faturamento ? Se olhar por resultado ou valor de mercado da empresa, muda o ranking... no caso da JBS, um dos seus maiores ativos é a cooptação praticada em cima do PT com grana forte, derrubaram o Temer, com ramificações (os donos aparecem em coquetéis com juizada do Supremo e outros rega-bofes). Quem disse que o malfeito não compensa ?

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    Um explicitação do fenômeno do patrimonialismo, que é a posse do patrimônio público pelas grandes corporações. Herança do colonialismo que matou os povos originários, instituiu o maior tráfico de escravos do planeta e distribuiu terras para os mais chegados. É a prova de que não mudamos muito, pois os donos da J&R já declararam como conseguiram tamanho crescimento, ou seja através da compra de 1.800 políticos. Mas parece que isso pode ser esquecido em troca de patrocínios e anúncios.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Comentário preciso.

  6. Adonis M

    Onde foram parar Itaú, Ambev, Weg, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Eletrobras, Itaúsa, BTG Pactual, B3... na lista das 10 maiores empresas? Todas elas tem de 2 a 7 vezes o valor de mercado da Cosan que consta na lista desse "artigo"

    Responda
    1. Alexandre Farah

      Foi o que pensei!

  7. Gilberto Rosa

    Essa coluna é lobby puro. Avisa que tem que chamar estas empresas para os negócios. A Petrobras é a maior responsável pela transição energética e é do estado, as outras ou aderem por grana, como sugere o lobista, ou aderem por lei.

    Responda
  8. Fernando Alves

    Donos do dinheiro recebendo muito dinheiro do governo. A J&F é um ótimo exemplo, pois tinha o Temer e o Aécio no bolso. Um exercício interessante seria ver aonde chegaria o agro se acabasse a mamata governamental. O dia que tiver grandes corporações no Brasil como Apple, Facebook, Google, que vieram do nada, só com dinheiro privado, a gente conversa sobre "novos donos".

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Óia, Vêtêfê, convém atenção mêmo, mas não só pelos motivos que você aponta. A J&F tem tretas históricas com o Estado - Temer e Joesley no escurinho foi só aperitivo. Há uma bela encrenca com investimentos estatais em gasodutos que entrou de contrabando, salvo engano, numa legislorréia sobre a Eletrobras. Tem B.O. aí pra todos os gostos, vale a pena mesmo prestar muita, muitíssima atenção.

    Responda
  10. José Cardoso

    Instrutivo. Fico imaginando o que o BNDE's está fazendo no capital da JBS. O setor de carnes não é exatamente tecnologia de ponta a ser incentivada, nem ajuda contra o aquecimento global. Mais um exemplo de nossa 'política industrial' na prática.

    Responda