Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Santos

    Quem quiser seguir a carreira militar existem os colégios militares para isto, sob o comando do Exército. São colégios caríssimos, com excelência nos estudos. Mas, melhores ainda são escolas voltadas para determinadas profissões, exemplo das escolas cearenses que dão verdadeiro show em termos de aprendizagem onde alunos oriundos de escolas de lá são a maioria dos aprovados no ITA. Na verdade, essa gaiatice das escolas cívico-militares foi para dar mais benesses para os milicos reformados!

    Responda
  2. Jose Ferreira

    Elas formam a nata dos estudantes e por isto geram ciúmes . Lá , os alunos aprendem disciplinas teóricas , patriotismo e cidadania .

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Aprendem a serem robôs e garantir votos para tipos como Bolsonaro. Dinheiro público é de todos e não apenas de militares. Escolas deveriam ser em todo nível, federalizadas. Dariam igualdade de oportunidades. Essa divisão entre ricos estudam nas escolas privadas e apossam das universidades públicas; filhos de militares estudam em escola militar e garantem sucesso nas academias militares; filhos de religiosos estudam em escolas religiosas...que canseira essas divisões. Federaliza tudo.

    2. Samuel Santos

      Viagem intergalatica!

    3. angelim pilati

      Sim, saem de lá verdadeiros bolsonarista prontos para o golpe

    4. ana marques

      Ou seja, saem de lá enquadradinhos.

  3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Desnecessárias.

    Responda
  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O que essas “escolas “ oferecem é o oposto do que entendemos por educação. Esta deve contribuir para que os indivíduos desenvolvam as suas personalidades, habilidades e capacidades, espírito crítico, cidadania/direitos, autonomia. Hierarquia e disciplina militar é a antítese de tudo isso. Deveriam ser proibidas por inconstitucionalidade, já que privam o individuo de desenvolver plenamente suas capacidades e o exercício da cidadania, o que é impossível sem o desenvolvimento de espírito crítico.

    Responda
    1. angelim pilati

      Verdadeiros bozolento pronto futuros golpes

  5. Adão Cruz

    Se os militares fossem bom, o Brasil não estaria tão atrasado, fomos governados por muito tempo por militares desde a proclamação da República, eles são muitos incompetentes. Recomendo que leiam o livro 1889 de Laurentino Gomes.

    Responda
  6. Sávio Carvalho

    Fascismo nas Escilas não!

    Responda
  7. CELSO RIBAS

    É isso aí, chega de produzir gado nas escolas, gado só na pecuária!

    Responda
  8. José Bueno

    A formação na escola militarizada é baseada em valores hierárquicos rígidos, e no material de estudo dos(as) alunos(as) é eliminado o pensamento crítico. O que prevalece é a obediência e a submissão. Comentário perfeito, Reinaldo. O atraso do país se deve à ausência de verdadeira educação. Sem a prática da crítica, da discussão argumentativa, impossível esperar que os brasileiros possam inovar e contribuir para o nosso desenvolvimento econômico, social e político.

    Responda
  9. Carlos Telles

    Excelente medida.

    Responda
  10. Sulinha Fernandes

    Perfeito. O MEC não é para adestramento de pessoas. Os Estados extremistas que arquem com essa despesa e depois não venham reclamar.

    Responda
  11. Helio Souza Reis

    Que marmota! Não é desvio de função militares da ativa e da reserva assumirem escolas públicas civis? O negócio é cada macaco no seu galho. Função de militar é assumir escola de cadetes. Qual a função constitucional das Forças Armadas?Escola pública é competência do MEC seguindo os princípios constitucionais. Qual o objetivo, o que está por trás das escolas cívico -militares ? O que os fascistas, a extrema -direita pretendem com esta aberração?

    Responda
    1. angelim pilati

      Formarem bozó golpistas pro futuro

  12. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Totalmente geridas pelo exercito. Nao sabia q o dito cujo tinha casa da moeda. São nossos impostos !

    Responda
  13. LUTHERO MAYNARD

    A educação deve ser pública, universal , obrigatória, laica é gratuita. Militares não têm competência para cumprir esses objetivos.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Luthero, pelo que mostraram no governo do bozo, militares não tem competência para cumprir esses objetivos e nem outros.

  14. Luiz Antônio I

    O Bozo é ex aluno de escola militar? Hummm!?

    Responda
  15. Alexandre Pereira

    Considerando o estado da educação, nem mesmo educar é obrigação do MEC.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ministério do ensino superior? MES? Claro que não, né maurício.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      A obrigacao dos ensinos fundamental e medio são das prefeituras e estados respectivamente. As universidades federais estao entre as melhores.

  16. Carlos Fernando de Souza Braga

    E esse povinho da extrema direita ainda tem o cinismo de dizer que não aceita escola com partido...

    Responda
  17. ana marques

    Crianças devem estudar com liberdade. É impensável estudar sob o cabre sto da disciplina militar.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Disciplina militar é ser golpísta e não produzir nada.

  18. JORGE CESAR BRUNO

    Está corretíssimo o presidente Lula! A educação tem que ser universalizado, e não criados centros elitistas, em detrimento da melhorias das mais de 180 mil escolas públicas! Demagogia barata e eleitoreira desses governadores, refém do Bolsonarismo!!

    Responda
  19. Reinaldo da Silva

    Essas "escolas" não deveriam ser chadas de Escolas. São ambientes de Adestramento e não de Educação. Adestramento, uma vez que o modelo de aprendizagem não oferece capacitação para o ensino reflexivo. A formação é baseada em valores hierárquicos rígidos, e no material de estudo dos(as) alunos(as) é eliminado o pensamento crítico. O que prevalece é a obediência e a submissão. É só conversar com alguns jovens dessas "escolas" e logo entenderão como funciona a doutrinação militar pré-fascista.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Até mesmo a indumentária(farda! ergh!) obrigatória atua nesse sentido. Aliás, algo que me parece flagrantemente inconstitucional.

    2. Reinaldo da Silva

      Corrigindo texto acima: em vez de "chadas" considerar chamadas. Grato.

  20. Alexandre Miquelino Levanteze

    Bravo Lula.

    Responda
  21. Carlos Bruno Desenzi

    As escolas MILITARES existem para quem fizer essa opção. As CÍVICO MILITARES parecem mais que foram criadas para dar um cabide para militares trabalharem como bedeis e complementarem suas rendas, como se já não tivessem sua aposentadoria. Imagine seu filho matriculado numa escola cujo bedel fosse o bozo.

    Responda
    1. angelim pilati

      Pois é Carlos, o governo de sp fechou 300 escolas veja qto ganha um professor na rede , e qto ganha um pseudo professor militar ,e qual a carga de trabalho de cada um dos dois lados De um lado escolas públicas formam pessoas com personalidade críticas do outro futuro golpistas como o cid e outros capachos militares

  22. maria gouvea

    Esta boquinha para milicos que nada entendem de educação e que, onde puseram a mão durante o desgoverno anterior , fizeram bobagem , é uma anomalia vendida como projeto pedagógico...e ainda tem.politico querendo ganhar a custa da manutenção desta excrescência

    Responda
  23. CARLOS SANTOS

    Corretíssimo. Governantes q vão continuar com esta ANOMALIA, q banquem com recursos próprios (do povo). Estão criando cobras a troco de votos. Invistam em educação sem distinção, mesmos valores R$/aluno. Estas escolas são formadores de Gol Pistas e fonte de penduricalho p MI Licos (até R$ 9.500,00/mes). Assédio se Xual e estr Upos tem se verificado e n são casos isolados.

    Responda