Deborah Bizarria > O futuro do trabalho: o dilema entre home office e escritório Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Roberto Lopes

    Mais um blá-blá-blá - nada além do que sabe e do que se discute. Zero de olhar diferente. Não acrescenta uma vírgula. Eu me pergunto (e alguém pode me responder) se a Bizarria estaria publicando artigos aqui se ela não fosse evangélica e bolsonarista? A mania de inclusão da Folha às vezes dá nisso.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Como a fase passou, lugar de trabalho em seus devidos lugares certos que é nas empresas e não em casa para serem escravos.

    Responda
  3. Dario Lima

    A bolsonarista crente, que segue seus lider, Bolsonaro, devemos voltar ao espaço físico, essa é a mensagem.

    Responda
  4. José Felipe Ledur

    O capitalismo neoliberal quer "colaboradores", que vendam a alma ao dono do negócio e que estejam à sua disposição, se não de forma presencial, por meio do teletrabalho, a qualquer hora.

    Responda
  5. CARLOS EDUARDO MARTINS

    A pandemia abriu a cabeça de pessoas retrógradas que achavam ser necessário 10 horas no escritório para ser produtivo. Atuo há 25 anos no mundo corporativo, garanto a vcs qur 4 horas em casa , focado no trabalho, rendem mais que 10 no escritório batendo papo o tempo todo.

    Responda
  6. Alexandre Pereira

    O dilema da burguesia, que tem esse tipo de escolha? Deve ser realmente muito difícil.

    Responda
  7. Evandro Luiz de Carvalho

    Discussão anacrônica. O teletrabalho já é e ponto. Quer interação social, vá a praia, visite família e amigos. Tirem o trabalho do centro da vida, esse produtivismo é coisa do capitalismo. Quem decretou que trabalho é o centro da vida foi o Deus mercado, exorcíse-o! Xô Satanás!

    Responda
  8. Samira Kassouf Capobianco

    Tenho de parabenizar os autores dos comentários anteriores, especialmente aquele que prestou um belíssimo esclarecimento sobre o uso incorreto do termo "home office", quando existe a versão "teletrabalho", em língua portuguesa. Com as tantas vantagens do teletrabalho, a única coisa que ainda justifica o trabalho presencial são aqueles profissionais que não "abrem mão" do cafezinho coletivo. Há espaços mais apropriados para socialização.

    Responda
  9. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    O brasileiro inventou, por ignorância e falta de respeito à bela língua portuguesa, um termo inexistente em inglês. Home Office significa Ministério do Interior em inglês. O termo usado pelos anglofonos é "working from home" Aqui, o correto é teletrabalho.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Eu uso romeofici!

  10. ANDR ELIAS DO PRADO

    Numa sociedade competitiva, em especial no ambiente corporativo, a questão de sociabilidade é aparente. O sistema de hierarquia acaba por trazer ao ambiente cobranças muitas vezes descabidas, apenas por questões que envolvem relacionamento de poder. Nesse eixo, contamina também toda a segmentação nós níveis hierárquicos, que se vêem pressionados a executar um sistema caótico para sobreviver nesse meio irracional. Somente empresas bem organizadas e com estrutura conseguem. No Brasil são poucas.

    Responda
    1. ANDR ELIAS DO PRADO

      Seguindo, logo o HO é muito mais vantajoso para ambos os lados. A empresa diminui suas despesas fixas e o funcionário já muito mal pago e sem benefícios economiza no bolso.

    2. ANDR ELIAS DO PRADO

      Seguindo, logo o HO é muito mais vantajoso para ambos os lados. A empresa diminui suas despesas fixas e o funcionário já muito mal pago e sem benefícios economiza no bolso.

  11. José Cardoso

    Trabalhar em casa pode ser mais produtivo se há um tarefa específica a ser feita, como um projeto mecânico, elétrico ou hidráulico. E em grande parte por haver menos interrupções com reuniões aleatórias ou conversas paralelas. Os dias no escritório deveriam ser dedicados exatamente às reuniões, seja entre a equipe, ou com fornecedores e clientes.

    Responda
  12. MARCIO OLIVEIRA

    Excelente texto, o home office é o principal avanço do ambiente de trabalho nas últimas décadas, ele democratiza o acesso para quem tem dificuldades físicas e logísticas ao trabalho.

    Responda
  13. Rodrigo Mello

    Se eu sou chefe do poder executivo, não deixo home office...menos circulação,.menos consumo, menos circulação de moedas, menos arrecadação, menor PIB. Para a economia, o home office é pior que melhor. Na minha pessoal, não gosto de home office. Acabo misturando muito trabalho com vida pessoal...

    Responda
  14. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Sendo sincera, eu esperava mais dessa discussão.

    Responda
  15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A sra poderia me dizer qual trabalho realmente importante para a população que possa ser feito em HO ? Pessoal da saúde , bombeiro , garis , coveiros, motorista de ônibus ?

    Responda
    1. Marcelo Alvarez Ghibu

      Prezado sr Monsores: o sr não acha que esta modalidade de trabalho, quando perfeitamente enquadrada na atividade que a pessoa exerce não é o futuro chegando, num processo iniciado com a informatização e o espetacular avanço da tecnologia ?

    2. Rodrigo Mello

      Se vc é um homem da caverna, talvez só esses trabalhos importam mesmo..

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.