Marcelo Leite > Mudança climática castiga eleitores de Bolsonaro no Sul Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Poucas vezes li algo mais alienado e alienante. Sim, porque vivemos num paÃs de gente que adora tratar fofoca polÃtica e debater de forma juvenil, mesmo com sua pós-graduação, mas espera-se (ou esperava-se) que num jornal como este o nÃvel da reflexão e do debate fosse muito superior. Lulistas e bolsonaristas dominam o cenário porque se lhes dão atenção, mas pior mesmo é ver os negacionistas do Mensalão e do Petrolhão se encorajando a criticar os sulistas. Acorda mané! Deixa de ser guri.
Coluna bizarra. Até parece q o descaso se restringe a bolsonaristas. O mundo sempre desdenhou e agora sofrerá as consequências. Aliás, já viu como tá o desmatamento e as queimadas no atual governo??? Essa coluna desrespeitou os gaúchos com argumentos pÃfios
Respostas pÃfias dos leitores regionalistas e infantis
A diferença entre Sul e Nordeste é que os nordestinos sabem que são brasileiros. O resto se ilude achando que é europeu.
Não precisa desrespeitar os. gauchos, eles o fazem sozinhos. Vide toda bizarrice que vem ultimamente do sul como o tal dia do patriota.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Lá por dois mil e cinco ou dois mil e seis, eu discuti, pela internet, com alguns sulistas que desejavam (e creio que ainda desejam) separar o sul do resto do Brasil. Um dels disse que eles pretrndiam ir à ONU para pleitear e defender essa vontade. Eu disse o seguinte: que argumentos vocês vão utilizar? Você são uma minoria étnica perseguida? um partido polÃtico proibido? falam uma lÃngua própria, como os catalães, na Espanha? São uma minoria religiosa perseguida? Respostas: (cont.)
(cont)Infelizmente, esses fanáticos, na sua loucura, não vêem a catástrofe que um dia se abaterá sobre todos nós. Mas, talvez, talvez, ainda não seja tarde demais
(cont.) se dizem mais cultos, mais escolarizados, mais trabalhadores e , questão fundamental, são tudo isso porque são descendentes de europeus brancos, e, culturalmente, etnicamente e , até ouso dizer, racialmente, se vêem como brancos, sem participação na geleia geral da misicigenação brasileira. Diante disso, é de estranhar que em Santa Catarina a saudação nazista esteja sendo feita em regiões desse estado do sul? Está explicado porque muitos sulistas são fanáticos do bolsonarismo
(cont.) Vocês já fazem parte da grande mistureba brasileira, são a quinta geração descendente do imigrantes que chegaram ao Brasil desde meados do século XIX, o tal "o Sul é meus paÃs" tem até CNPJ, muitos são luteranos, calvinistas, igrejas protestantes históricas, outros são neopentecostais, e a constituição brasileira garante ampla liberdade religiosa a todo cidadão brasileiro. A razão dessa vontade separatista é outra: eles se dizem superiores a todo o resto dos brasileiros. (cont.)
Petista imbecil...
Pois é,Marcelo! Não abram as janelas, não olhem pra cima. Mito,mito,mito...
lá eles ainda estão nas portas dos tiros-de-guerra?
Não castiga Mesmo após a Covid, que diz respeito bem diretamente à via/ morte, deram grande votação ao Bolsonaro. O fenômeno carece de explicações que vão além da simples oligofrenia.
TÃtulo medonho, que insinua, sem nenhuma relação com o teor da reportagem, que só os eleitores do bolsonaro estão sendo castigados pelas mudanças climáticas. Elas castigam os eleitores do bolsonaro, do Lula e dos outros candidatos, e também todas as pessoas que nem são eleitoras. Está castigando também, com severidade, os habitantes do Uruguai, que não votam nas eleições brasileiras.
Seguindo esta linha de raciocÃnio , os recentes alagamentos em Pernambuco e Alagoas noticiados na Folha , devem-se ao Lula ? Jornalista de ciência ? Só se for de alquimia e astrologia , nesta linha de pensamento militante que não ajuda em nada , só cria mais polêmicas .
Se ler o texto, verá que a alusão sobre os eleitores do coiso no sul do paÃs se deve por ele ser "terraplanista" climático. Lula nunca foi (publicamente, pelo menos), então seu comentário não faz sentido. A questão é que o aquecimento global, além de ser para a vida toda, não discrimina ideologia, crença, conhecimento de nenhuma espécie. Vai atingir a todos, em menor ou maior grau.
Não sei se é o caso de perguntar ao ombudsman (eita palavrinha), mas o tÃtulo do artigo não parece estar de acordo com a postura crÃtica e cientÃfica do Marcelo Leite. Claro, não é nenhuma novidade o negacionismo anti-cientÃfico do bos tanarismo, mas até por isso mesmo esse tÃtulo não foi dos melhores (o artigo é ótimo). Passa uma ideia de punição religiosa ("castiga"). E, claro, nem todos no Sul votaram no cape tão, embora tenha sido a maioria.
SP elegeu o deputado ecocida Ricardo Salles. O Rio elegeu o Senador cloroquiner Pazuello. Não faltam negacionistas, conspiracionistas e olavistas em cargos públicos de comando. TaÃ, a conta chegou e os negacionistas morrerão negando - e matando junto boa parte da vida neste belo e singular planeta
E é bozonarista! Isso demonstra que o eleitor de SP não tem a mÃnima ideia do que está fazendo quando vota. Votou num moribundo sem sequer perguntar quem o sucederia quando falecesse. Vai ser esthupido assim lá num asteroide em queda!
Muita bobagem e pouco argumento sério.
São Paulo tem um prefeito?!
Qualquer um é melhor que o poste Haddad. Poste de esquerda nem cachorro mija
Este é o Sul que cai e se levanta, sempre gigante. Onde milhares de brasileiros do Norte e Nordeste migram em busca de emprego diariamente, deixados pelo coronelismo dos Sarney, ACM, Gomes, Barbalhos e Calheiros. Teremos muitos fenômenos como este seja ele no Sul, Nordeste, Centro Oeste, espero que sempre se reconstruindo, cada vez mais fortes, livres da direita e da esquerda extremista.
Sim, da mesma forma que os gaúchos vêm para São Paulo e vão para Santa Catarina para fugir do atraso de viver um estado controlado por um punhado de latifundiarios. Em qualquer estado tem o rico e tem o pobre. A diferença é que o restante do PaÃs sabe disto.
O triste é que os sulistas estão migrando também para o norte há mais de 40 anos, não para construir, mais para transformar a floresta amazônica em pasto.
No nordeste certamente quase livres da direita extremista já que parece que todos eles migraram para o sul.
Sugiro ao jornal pagar um curso de reciclagem ao autor do artigo sobre ciência e meio-ambiente. Geralmente são duas coisas que não se dão muito bem com preferências eleitorais: nos pleitos em que Lula ganhou, como em 2002, apenas para ficar em um exemplo, o Sul votou em peso em Lula. Isso significa que os sulistas seriam lulistas nessa época?! A generalização do Sul como bolsonarista, foi muito infeliz, para dizer o mÃnimo.
Luciano, ele não sabe que 43% dos eleitores gaúchos votaram no Lula ( e também estão sendo castigados pelas intempéries)
Quanto ódio...
O Bozo é tão doce, tão amoroso...
Parabéns, colunista!
O MST é o maior destruidor da natureza
Parabéns???
Rio 92, trinta anos como disse o articulista, e a insanidade por $ e dominação do outro permanece. Infelizmente, a conta chega. Infelizmente, a maioria dos que 'pagam a conta' são inocentes. Como sempre! A Paz!
Que comentarista é esse ? Ta querendo vaga no governo Lula ? Jisus, a que ponto chegamos...
Aponta aà as falhas do seu argumento. Do comentarista, é claro!
O bozo e seus adeptos adoram destruir a fauna e a flora. Apenas, falou a verdade.
Quando falta argumento para os de mente curta basta chamar de "bolsonarista" ou "lulista", felizmente não pertenço a nenhum destes condomÃnios.
Triste festejar a morte de pessoas
Nossa, o que tem a ver? Já acabou a eleição, o Lula ganhou, pronto. Se foi uma eleição limpa, não sei. Nunca saberemos. Ficou a impressão que poderia ter sido menos duvidosa. Agora, se tem seres humanos sofrendo no Sul, se são Luli stas, Bolson aristas, ou o que quer que sejam, são seres humanos. Essa frieza é Psico pata.
Leia mais uma vez, quem sabe consiga entender. Como questionaste a lisura das eleições já sabemos porque se ofendeu. Aliás, poderia aproveitar e pedir aos deputados do Centrão e do direitão, a esmagadora maioria do Congresso, que renunciem aos seus mandatos pois foram eleitos em eleições fraudadas.
Está em dúvida se a eleição foi limpa? Que mente suja!
Tudo a ver!
Não entendeu? Só voce e resto dos bolsonaristas.
Agora é só escrever sobre a seca no nordeste e relacionar com o atual governo. Qual é a cor do jornalismo?
A seca do nordeste não é causada pelas mudanças climáticas. Existe há séculos!
Pelo menos não foi na Bahia.
Sim. Pode-se apostar que se houvesse algo a fazer, para resolver o aquecimento global, jamais viria do negacionista. No máximo, ordenaria a seus abes*tados marcharem em frente ao tiro de guerra na hora da tempestade!
Ao ler o infeliz tÃtulo da manchete, tanto no sentido polÃtico e ambiental, me causou indignação e revolta, afinal o ex presidente e futuro presidiário não merece toda atenção midiática nacional, mas ao ler a matéria aplaudi o autor ML. Aqui no sul de SC, epicentro do furacão Catarina (2004) também somos atingidos, pela violência das águas e dos ventos, afinal somos cúmplices (sic) pelas emissões fósseis da térmica Jorge Lacerda 857MW. Que chegue ao PR Lula da Silva que só denuncia a Amazônia...
O tÃtulo tão contestado nos comentários, faz sentido com a matéria. Teve o poder de despertar sentimentos e senso de realidade, antes anestesiados. Até empatia com os mais vulneráveis brotou! Um adendo a alguns comentarios: se os mais pobres fossem eleitores do Lula, ele nunca perderia.
Bem, ele não perde desde mil novecentos e noventa e oito!
Direto ao ponto: negar ciência como forma de se dá bem em polÃtica não ajuda a vida e o planeta!
Lamentável o artigo do articulista, banalizando um assunto tão sério, misturando assunto climáticos com polÃtica!! E eu sou de Esquerda, mas esses comentários estapafúrdios, não deveriam prosperar!! Minha solidariedade ao povo do sul!! Somos uma só nação, independente de quem votamos!
Parece que você não entendeu. Por enquanto os brasileiros que mais tem sofrido com as mudanças climáticas são justamente aqueles que mais votam em quem as nega.
Deprimente e desumano o tÃtulo da matéria , só quem votou no candidato de direita foram atingidos? Pessoas morreram na tragedia Â…, , pena um matéria tão sem escrupolulosÂ….
É apenas uma ironia da natureza que por enquanto os brasileiros que mais tem sofrido com as mudanças climáticas são justamente aqueles que mais votam em quem as nega.
e se estivessem escolhido o lulinha ??, choveria manah?
Com certeza não, mas estariam ao menos tentando resolver o problema e não apenas negando-o.
ridÃculo, uma melancia pendurada no pescoço faria mais efeito
É pouco!
O sapo ignóbil está fervendo, mas ao invés de indignar-se com quem aumentou chama, revolta-se contra quem ousar tentar apagá-la.
Sul nazi paga pelas suas escolhas. Não tenho tenho pena de facho.
Eu não tenho pena de foices e martelos enferrujados. Que apodreçam nos esgotos da sociedade
É um motivo de preocupação para todos. As mudanças climáticas afetam o planeta e todos que vivem nele, sem distinção de gênero, de idade, de cor da pele, de caráter e muito menos de preferências polÃticas. É a humanidade pagando pelas suas escolhas, e ninguém vai escapar por ser bolsopata ou petelho.
Quanto bem no coração...
Sou do sul e não tenho pena também. Deixa o vento levar tudo. Para ver se o povo se manca.
Lamentável sobre todos os aspectos o tÃtulo deste texto.
Nem vendo pra crer os bolsonaristas entendem.
mais um bolsonarista que não entendeu nada
Santa catarina, então? Ali se elege até a mocinha com metralhadora nas mãos e sua tiara nazista. Que Deus tenha pena desta gente, e não castigue os inocentes.
Deus não tem nada a ver com isso. Fenômenos da natureza já sabidos.
Isso é jornalismo responsável? Você está dizendo que todos os cidadãos do Sul são Bolsonaristas? O que tem haver as condições climáticas enfrentadas com a escolha partidária?
Todos não, apenas uns noventa e nove%, certamente com exceção dos dois que comentaram aqui no seu comentário. Tem a ver, minha cara, com o fato de que votaram num negacionista, ou seja, apostaram na continuidade da sua desgraça.
Tem tudo. O posicionamento negacionista dos eleitores do agora inelegÃvel - graças a Deus - é um atraso para o planeta.
Sou do Sul e não me ofendi, quando paro num semáforo/sinaleiro sempre imagino que dos 4 carros em volta, 4 são bolsominions, 4 são negacionistas, 2 estão armados, 1 é feminicida e 1 é torturador. E sim, se tem algo que reflete em condições climáticas, são escolhas partidárias. Quem dera fazer arminha de dedo ou motosserrinha de dedo pro Ciclone fosse suficiente...
Claro que sim: um jornalismo que convoca à cidadania a se responsabilizar pelas suas escolhas polÃticas. Uma das regiões mais afetadas pelo aquecimento climática (onde eu moro) é a que mais apoiou um fascista negacionista climático. Belo paradoxo!
Segundo os eleitores do Bolsonaro isso poderia configurar castigo divino.
Pensei que a análise fosse ser mais profunda ao ler o tÃtulo. Realmente a população do RS que avançou na década de 50/60 para o oeste de SC, PR, RO, MT,MS, PA, BA e TO. É em sua ordem devastadora. Foram desbravando e acabando com tudo que encontravam pela frente. Florestas foram derrubadas para vender madeira, plantar soja, criar gado. Compravam terras baratas para ter grandes propriedades. São sim responsáveis pelas mudanças no clima e sim, são bolsonaristas.
O enunciado parece exagero mas, pra quem vive no Sul e sabe da avareza do povo que quis eleger bozonaro, são palavras bem cabidas.
Concordo. E acrescento: se você nasceu no Rio Grande do Sul e não é filho de estancieiro, vaza.
FSP, esqueça o inelegÃvel. Parem de usar psicologia reversa para dar cartaz para essa monstruosidade, pelo amor de Deus.
O articulista vai direto ao ponto. As mudanças climáticas causadas pela presença humana são reais e cientificamente comprovadas. O negacionismo com respeito às vacinas já nos causou muitas perdas. Transformar o assunto climático em achismo é desastre anunciado.
Folha... vcs deveriam ter vergonha de colocar um tÃtulo destes ...
E os nazibozistas deviam ter vergonha em eleger deputada-jagunça de fuzil na mão!
Bolsonaristas do sul: vcs deveriam ter vergonha e raiva por ter apoiado um negacionista climático e viver numa das regiões mais afetadas pelo aquecimento.
Muito pouca ciência no artigo e farta distribuição de culpas. Parece o padre da cidadezinha mineira nos anos 60, aproveitando uma seca para lembrar os pobres agricultores de seus pecados e da ira divina. Além de sofrerem com a estiagem ainda tinham que sentir culpa por isso.
Digamos que você esteja certo, prezado: ao menos o Hoje diferencia-se do Ontem por enfatizar que a KHagada foi em relação à ciência, não em relação aos pecados.
Não estou acreditando que esse jornalista teve coragem de escrever uma matéria carregada de pré-conceito, discurso de ódio, desdém com a dor do outro, desinformação, etc. A próxima será o que? Comemorar uma queda de avião? Comemorar a morte de uma criança? Degradante, fundo do poço.
Bozoloide realmente tem uma séria dificuldade com o entendimento de textos escritos.
Discurso de odio não, apenas mostrar que uma das regiões que mais apoiaram o fascista negacionista climático é uma das mais afetadas pelo aquecimento. É a mesma coisa que os miseráveis que apoiaram Bozo-Guedes e suas polÃticas neoliberais sendo os setores sociais mais vitimizados por elas. É um paradoxo cheio de lições.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Mudança climática castiga eleitores de Bolsonaro no Sul Voltar
Comente este texto