Muniz Sodre > O voo do verme Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Falou tudo. O cara é um verme que abocanhou outros vermes. É machista, militarista esconde-se atrás de um deus que nem acredita. Corrupto, grosso, só fala palavrão, machista, complexado ao extremo. Seus seguidores se identificam com ele, de outra forma não poderia agradar tanto
Excelente análise.
O tÃtulo do artigo é maravilhoso e autoexplicativo da matéria proposta. kkkkkkk
Verdade. Cada cabeça desss gado tem chifre diferente. Uns são de "direita" porque acham que isso é melhor para "evangélicos"; outrosm porque são contra "comunismo", mesmo gostando de Bolsa Familia, SUS (que é comunitário) e passagens de graça para idosos e estudantes. E tem os que são racistas e homofóbicos e acham que essa "direita" vai vingar seus preconceitos sufocados pela lei. E por aà vai.
Pois é! Após lembrar dos mortos de Covid que não tiveram chance de se vacinarem, a única coisa que me ocorre agora é gritar: VER ME!
O bolsonarismo não existe enquanto ideologia e propostas polÃticas. Prova disto é que o mandatário anterior sequer tinha alguma ideia do que faria com tanto poder disponÃvel. Fez o que sabe fazer desde qd era deputado, não aprovou projetos relevantes, desrespeitou as instituições e a imprensa, usurpou do nome de Deus, um mal exemplo no aspecto conjugal e ladrão de jóias...
O preocupante não é o que aqui se observa com propriedade, mas a visão de um olho só que não enxerga a trave em seu próprio olho. O discurso, o pensamento e as vibrações dos radicais seguidores de Lula nada têm de mais puros que os dos bolsonaristas, mutadis mutandis. AlÃas, "bolsonarismo" foi cunhado pelo marketing polÃtico do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) para obscurecer o antipetismo avassalador que nasceu do "nós e eles" criado por Lula. Namastê!
Marcus. " Fica combinado assim então"! KKK. Com efeito, se houvesse esse espÃrito crÃtico no "petismo" seria Pebismo do PEB, que nada fez pelos trabalhadores nem um segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos, nem mesmo para os da construção civil de cujos patrões Lula sempre foi próximo, nem teria deixado 100 milhões de compatriotas sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Marcus. " Fica combinado assim então"! KKK. Com efeito, se houvesse esse espÃrito crÃtico no "petismo" seria Pebismo da PEB, que nada fez pelos trabalhadores nem um segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos, nem mesmo para os da construção civil de cujos patrões Lula sempre foi próximo, nem teria deixado 100 milhões de compatriotas sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O petismo é diferente. Todos ali tem uma visão mais ou menos coesa de pensamento e de objetivo. Mesmo com toda a força personalÃssima de Lula, não há " lulismo", mas "petismo". Já "bolsonarismo" remete um único indivÃduo, cuja falta de clareza de raciocÃnio, em sua raiva e grosseria permite ser o representante de revoltas das mais diversas e desligadas entre si, senão pelo ódio a alguma coisa. Disforme.
Em tempo: em um Estado Democrático de Direito, justo e ético, o governo do Lula também é ilegÃtimo.
Excelente seu comentário, Nelson. Vermes, de esquerda e de direita, mas que não passam de vermes.
Bolsonaro é fascista e Lula não é. Não há equivalência possÃvel.
Os cães la dram, a caravana passa. Em um Estado Democrático de Direito o bolsonaro é ile gà ti mo.
Os vermes da esquerda, descerebrados se juntam e se jactam na tentativa de desumanizar os únicos humanos dignos desse nome: os patriotas movidos por valores éticos e morais como Deus, Pátria, FamÃlia e Liberdade. Os vermes da esquerda são cúmplices da corrupção, da ladroagem e da bandidagem.
Mas quem vai para a cadeia da vez são os de direita.....
Só pode ser falta de caráter o indivÃduo querer jogar para cima de pessoas honestas toda a corrupção e bandidagem que ele defende bovinamente. Quem defende a corrupção e a ladroagem é igualmente corrupto e ladrão.
"Patrioras"? Quem? Nem sabem o que é isso. "ÉTICA"? Desde quando manupilar massas com notÃcias falsas, gritar palavrões, atacar minorias, proteger garimpeiros ilegais e desmaradores é sinal de "ética"? "FamÃlia"? Ter 4 mulheres todas vivas é o que nesse mundo? "Deus"? Que figura é essa dentro da politica podre? "Liberdade"? Isso é mentir, matar, invadir, quebrar, ameaçar, divulgar noticias falsas? Acho que não.
A Extrema Direita será extirpada do paÃs. TIC TAC....
Deve estar difÃcil, né João! Não consigo imaginar como você está conseguindo viver no Brasil, com o Presidente Lula no poder! Tenho dó de de você e de outros quantos bois, que continuam a entoar este pobre e abjeto lema fascista! Vermes da direita!
Valores éticos e morais: ditadura, tortura, rachadinhas, orçamento secreto, apropriação indébita de joias, negacionismo, culto da morte, lemas nazifascistas...
O autor está fazendo um auto-retrato, verme esquerdista que é.
Machado cego deve ser uma criatura inferior ao verme.
Uma vaca é como João Moreno. Rumina e anda pelo pasto, soltando dejetos. Não raciocina. Não consegue por em palavras uma contra-argumentação no comentário. Só dejetos.
Amaral, faz o L e deleite-se com a parte da frente da pica-nha do lule.
Você não entendeu o que leu, pois é a prova viva do que Muniz Sodré escreveu.
Excelente reflexão! Parabéns para o autor
Excelente. Lembrou-me de uma aula de Biologia sobre baratas. São insetos sociais: vivem em grandes grupos. Se alimentam de uma variedade de alimentos, incluindo animais mortos. São consideradas pragas por espalhar doenças, contaminar alimentos e causar danos a propriedades. São insetos resistentes: podem viver sem comida por vários meses e sem água por semanas. São capazes de se reproduzir rapidamente. São um problema global e um problema de saúde pública.
Aplausos efusivos! BRAVO!!!
Essa foi a melhor, e definitiva descrição do que o bolsonarismo representa.
Parabéns pro texto !
Direto e reto. Gostaria de ter escrito.
Uma boa alegoria de Muniz Sodré sobre a pandemia corrosiva das consciências e mentes pelo protofascismo presente na alma de alguns muitos brasileiros e brasileiras. Só mesmo as figuras de retórica são capazes de alcançar esse universo microscópico e viral que vibra no inconsciente propulsor do ódio ao diferente.
O exemplo do professor Ricardo FelÃcio cabe aqui. Entre outras atitudes de negação das evidências, o docente da USP, ora em processo de demissão por faltas, chamou a pandemia de "fraudemia". A morte de 700 mil pessoas não o comove, nem o convence da letalidade do vÃrus. FelÃcio não pode alegar ignorância. Seus sintomas são de psicopatia, conforme vem sendo descrita pelos especialistas. A diferença é que ele não esconde essas ideias. Ele as divulga o mais que pode.
É o bolsonarismo virou um verme e não temos vacina para isso e vai demorar muito para esse pessoal perceber, se vai
Mas o verme que "voa" ainda tem alguma inteligência.
Sempre foi um verme representando iguais.
Comentário extremamente oportuno e realista... Mas deixem os dormir...um dia não acordam....tão agressivos... derivado aos medicamentos da DEMOCRACIA....Parabéns
Espero uma coluna sobre um outro verme..o maior parasita já surgido no Brasil..
Ao que consta, parasita são aqueles que recebem polpudos salários, fardados sem trabalhar e que apoiam um expulso do exército por terrorismo, e ainda assim garantem às filhas solteiras viverem às custas de todos e todas brasileiras.
Vai ser feliz, rapaz.
Excelente matéria. O autor foi ao cerne da questão. Ao qualificar um verme, personificou a minúscula partÃcula vibracional, em um elemento, que se juntará ao seu sósia, em terreno podre, onde retornará e vai virar pó, com o grave perigo de ser inalado, obviamente, causando doenças incontroláveis em seus débeis seguidores. Com certeza, será criada uma vacina, a fim de que o verme não se espalhe pela humanidade e desapareça de vez.
Justa lerda, sêo Muniz, isso não é dedada no'zóio, é fistfãquin. É reflexão tão densa que é até difÃcil escolher; enfim, o essencial tá no final: o peçoau, por conta de uma infinidade de pessoalidade a, de profundezas de cada um, vai continuar em ação. E sei lá como desativar as chaves primitivas que a Bozofrenia apertou, é o mistério dos próximos tempos. Diz seu colega Schwartzman que o seu Acemoglu tem palpites - lerei, e na torcida.
Eu já vi um documentário em que a propaganda nazista comparava judeus a ratos. O colunista segue uma tradição antiga de desumanizar inimigos.
O bom desse tipo de texto é que os minions não aparecem pra contestar. Eles não lêem, e se lêem, não entendem, portanto, nem se arriscam.
O pessoal da quinta série ainda precisa estudar muito.
O voo do verme não pode ser corrosivo. Ele é corrosivo. É só olhar em que tipo de sociedade nos transformamos.
Ótima a ideia de casar a senadora com um búfalo; adoraria saber como teria sido a noite de núpcias...
Eu tenho pena do búfalo. Ele com certeza fugiria no altar.
"[...] comunidade "noturna", abrigada na obscuridade dos porões[...]". É uma analogia perfeita da Alegoria da Caverna de Platão.
O pensamento exemplar de um verme, uma (argh!) senadora transformar uma ilha em principado. Nesse reino da fantasia, só falta ela ser a princesa e casar com um búfalo!
Complete, beijando-o transforma-o em um prÃncipeÂ… A sÃntese perfeita do delÃrio de quem, responsável por um ministério fundamental, foi incapaz de vibrar a favor do próprio gênero a que pertence. Legado de JMB: nadaÂ….
fantástico ,fantástico ,Fantástico ,mais vou além ,tudo isso tem como base a perda da hierarquia(classe branca dominante) ,o med. da igualdade(incomoda )e por fim o racism....
Comparar bolsonaro e/ou bolsonarismo a vermes , é ofender os vermes.
Realmente , os vermes merecem respeito.
Um prazer ler o pensamento e as articulações sensÃveis do Muniz Sodre;) adoro
Nem vou comentar, porque não entenderão nada kkkkk
Porque não esclarecer que foi o deputado dudu bananinha que comparou professores a traficantes e a senadora damares querendo ser a rainha da ilha do marajó.
E que é um deputado que não trabalha (só adora armas) e ganha doze vezes mais que um professor que tem uma importante e árdua missão, ensinar. E sofrer.
Só me resta aplaudir! Acrescentaria que todos os extremismos, nazistas, fascistas, comunistas, é tudo a mesma coisa!
Precisamos porém ter a humildade de reconhecer que apesar de ser Ãnfimo de qualidade e ridÃculo de valor é perigoso ! Por 1% de diferença nos votos , haveria a reeleição e o Brasil viveria um verdadeiro nazismo em releitura por incompententes além de lunaticos , não desprezemos a capacidade de um vÃrus ( o bolsonarismo desta vez ) matar milhões de humanos , estejamos muito atentos !
Sim! Vermes são perigosÃssimos! Mas temos de ter cautela. Precisam ser tratados nos estritos limites da lei. Não necessariamente por generosidade, mas por inteligência. N´~ao se pode dar muitos pretextos (sempre encontrarão algum) para que ponham sua fantasia de vÃtima.
O Bolsonaro é um Rei Midas ao contrário! Estraga pessoas, mancha instituições.
Bolsonaro, rei sadim
Exatamente!
Perfeito!
Excelente!
Bolsonarismo é uma degeneração do conhecimento, da consciencia, em paranoias alimentadas pelo ressentimento, em preconceito antigo cozinhado na ignorancia. Uma degeneração do patriotismo em mamatas para milicos a toa na vida.
O Bolsonarismo é uma usina de bobagens e asneiras! Alimentam se do ódio a quem pensa diferente, e não suportam o conhecimento e a cultura! A direita democrática precisa se oxigenar e encontrar um caminho diferente do extremismo!
Os efeitos deletérios do bolsonarismo ainda se sentem fortemente. Segundo pesquisa da Folha de São Paulo desta semana, 52% da população acredita que bolsonaro fez um bom governo.
Perfeito ! Mesmo que ao final a derrota seja inevitável, se darão danos no percurso , indeléveis e alguns permanentes !
Muito pertinente. Realmente longe do racional esse tipo de desvairos. E ainda tem muito por aÃ. É de estarrecer, como tem gente que até pela profissão que exerce deveria ser vacinada, mas não é.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > O voo do verme Voltar
Comente este texto