Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    A Direita está extinguindo a humanidade, inversamente do criticado! Os norte-ocidentais e extremo leste, atrelados ao petrodólar, desde Bretton Woods mais Nixon, sugaram financeiramente o restante. Com esse dinheiro, e emissões virtuais de dívidas, cresceram trazendo a atual poluição global. A culpada humanidade desenvolvida se desliga das energias fósseis e corre pro lastro em ouro, selando os imperialismos pelo declínio dos EUA em ascensão da China. Assim se alteram os players das ditaduras!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Os comunistas chineses abraçaram uma economia mais aberta e tiraram milhões da miséria extrema. Muita gente aqui precisa bater um papo com os comunistas chineses.

  2. Nasemar Hipólito

    Um bando de dinossauros, cegos ideológicos, acorrentados ao século passado. Pode ver que a maioria apoia a invasão e massacre da Ucrânia por Putin, tudo em nome do sacrossanto anti-imperialismo... Igualam-se ao fanatismo dos bolsominions!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Onde eu assino embaixo?

  3. NACIB HETTI

    O lado bom é a esquerda pensar que está no poder. No atual governo ela participa do butim sem incomodar a Faria Lima.

    Responda
  4. Gino Passos

    Me intriga que nesse texto a palavra "socialismo" ficou de fora. Não acho que um texto sério sobre o Foro de São Paulo teria essa característica. Pois é disso que se trata, da união em torno dessa idéia, não de fazer linchamento político de governos que já recebem críticas de todos os lados.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Socialismo é igual a cor cinza; tem cinquenta tons. Vai de Nicarágua até Noruega. Alguns tons têm nuances de ditaduras corruptas.

  5. José Bueno

    Comentário sem edpaço para o contraditório mão é jornalismo imparcial. É panfletagem.

    Responda
    1. José Bueno

      * Comentário sem espaço para o contraditório não é jornalismo imparcial. É panfletagem.

  6. José Cardoso

    É evidentemente uma espécie de internacional comunista, só que restrita à nuestra America. Creio que nosso modelo tem avanços. Os soviéticos tentaram uma espécie de capitalismo sintético, autárquico, baseado na acumulação de capital para investimentos em industria pesada. A inovação latino americana é tentar (dialeticamente) alcançar a riqueza diminuindo a produção. Basta ver o que resta do açúcar cubano e do petróleo venezuelano. Temo que não dê certo, mas tem gente que acredita...

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Quanto sofisma e direcionamento, como se o foro se resumisse a apenas 3 países e não contra a exploração dos povos latinos, contra seus diversos Bolsonaros, dos 700 mil mortos, das armas, das joias, privatizações e juros.

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    Quem diria, a Folha do bilionário banqueiro, 11 mais rico do Brasil, que apoiou o golpe de 64 e o de 16, que nos levou ao monstro das joias e do 700 mil mortos, falando em segurança democrática, é muita hipocrisia dessa elite do atrazo. Dando lenha a extrema direita, aquela dos juros e privatizações, que roubam o povo, pra encher o bolso do dono da Folha.

    Responda
  9. joão moreira

    Sou simpatizante das esquerdas. Desde garoto, e olha que já tem mais de 40 anos essa relação. Mas sempre me incomodou essa cegueira com relação Cuba, primeiramente, e mais recentemente com relação à Venezuela. E impossível flexibilizar o conceito de democracia pra encaixar nele estes dois países.

    Responda
  10. Ernesto Pichler

    Existe uma coisa chamada "imperialismo norte americano". É um erro, pois norte americanos são também o México e o Canadá, e ambos não compactuam totalmente com esse imperialismo. Aqui no Canadá se encontra café cubano nos supermercados, rompendo o bloqueio "americano". Mais correto é "imperialismo ianque", que de fato existe e é o maior inimigo da humanidade. Se o autor não levar isso em consideração, estará mentindo.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Cuba é um país pobre, em grande parte devido ao bloqueio "americano", em parte por não ter recursos naturais, depender do turismo e da exportação de serviços médicos. Por isso muitos são atraídos por um país rico, onde esportistas ganham fortunas enquanto, em Cuba, o esporte é amador, embora subsidiado. Se o Brasil fizesse fronteira com os EUA, haveria um exodo enorme. Mas Cuba é mais democrática que os EUA.

    2. Felipe Araújo Braga

      Em qual século você vive? Cuba teve boas características: educação e saúde gratuitas, coisas que não existem nos EUA - sim, os EUA têm sérios problemas - porém, você já viu americanos fugindo para Cuba ou é o contrário? Cuba é uma ditadura e a população de lá quando pode escapa. Você vive no seu mundo da fantasia, sem reconhecer que, todos os países socialistas foram ou são ditaduras que oprimem a população. Esquerda jurássica.

  11. Mario Garcia

    Só cego ...

    Responda
  12. Paulo Augusto

    Gostaria que explicassem porque sempre criticam as ditaduras de esquerda mas não as de direita. Minha visão é que ambas devem ser criticadas.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Neste caso em particular, por se tratar de uma organização que só congrega organizações de esquerda. Se um foro da direita liberal da AL demonstrasse total apoio ao ditador Bukele, de El Salvador, duvido muito que não merecesse críticas.

  13. Mario Garcia

    Se o pau que bate em Chico é o mesmo que bate em Francisco, poderíamos ter uma CPI do Foro de São Paulo. Afinal, anti-democracia está no 08/01 e nos caquéticos oportunistas de "esquerda".

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Se você não sabe a diferença entre um golpe de Estado e um encontro político, isso é um problema apenas seu. Tente sair da 5a série em política. Não é tão difícil.

  14. Joaquim Rosa

    Formam apenas um grupinho de sem vergonhas.

    Responda
  15. José Roberto Pereira

    Quem tem medo da Ursal mal? Ursal mal. Ursal mal...

    Responda
  16. JULIANO OLIVETTE

    Bom e necessário posicionamento Folha! Parabéns!!

    Responda
  17. Felipe Araújo Braga

    O ser humano precisa criar vergonha na cara: da mesma forma como foi vergonhosa a atuação da direita dita liberal: PSDB (Eduardo Leite e Dória), MBL, etc. apoiando Bolsonaro - que só não se ergueu como ditador porque além de desprezível é também um incompetente - também é vergonhoso que a esquerda, que se ergueu contra o Bolsonarismo, defenda as ditaduras da Venezuela, Cuba, Nicarágua e a guerra promovida por Putin.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Cuba é mais democrática que os EUA.

    2. Hernandez Piras

      Perfeito!

  18. MARIANE STER CORGOZINHO MEDEIROS

    Foro de SP e comunismo são a versão homem do saco para adultos. Acho justa, no entanto, a preocupação em não ser uma esquerda "passadora de pano". Passou da hora de um repúdio público e inequívoco à ditadura de Ortega. Eu apenas gostaria que a mesma preocupação fosse demonstrada com grupos como "A Família" (EUA), Banons da vida, MBL e que tais. Se for liberal, qual o problema, não é mesmo?!

    Responda
  19. Alberto Henrique

    É uma situação difícil,não sou de esquerda,mas em 2022 tive que escolher entre um passador de pano para ditad,ores e um projeto de ditad.or,fiquei com a primeira opção. Dos mal,es o menor.

    Responda
  20. Landson Abercrombie

    Que texto vergonhoso. O autor pinça alguns pontos do documento do foro para validar suas afirmações e "esquece" outros que são desfavoráveis aos seus argumentos. Esse latinoamérica é apenas um amontoado de Olavos de Carvalho/MBLs "com diploma". Mas a desonestidade intelectual é a mesma.

    Responda
    1. joão moreira

      Henrique, vc só bateu mas não argumentou.

  21. PAULO CURY

    os infantis antiamericanoides continuam com suas ideias atrasadas

    Responda
  22. PAULO CURY

    É uma esquerda atrasada que não consegue mudar o disco, que carma este atraso, e pior é que os que chegam mais novos já são automaticamente contaminados. E ao final o resultado é o mesmo, os pobres continuam pobres ou se trinam miseráveis e os defensores arrumam a vida econômica na politica, quer roubando ou ocupando cargos bem remunerados. Porque não copiar a Polônia, que teve em lech walesa um lula do norte, mas rapidamente encontrou o caminho do desenvolvimento e hoje é im sucesso.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E sua direita, Paulo, muda o que? Nada. Continua explorando por décadas, séculos, os trabalhadores no Brasil.

    2. Paulo Augusto

      Leck Walesa tinha que aprender com Lula: foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  23. João Lourenço dos Anjos

    Perigoso é o conjunto dos exércitos sul-americanos viver sob orientação estadunidense. Isso pode, enquanto um mínimo alinhamentonto do Sul é condenada.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Boa mesmo é aquela elite política - seguidores - que apoia ditaduras brutais como a cubana e a venezuelana e cujo líder afirma que a democracia é relativa, não é, João dos Anjos?

    2. Felipe Araújo Braga

      Claro, vamos nos alinhar com as ditaduras da América Latina e defendê-las né?!

  24. André Silva de Oliveira

    Não tem ambiguidade nenhuma. Lula, o PT e o Foro de São Paulo são visceralmente iliberais e, portanto, autoritários quando predicam contra o livre mercado e a democracia representativa do tipo liberal sem contar o apoio escancarado de ditaduras brutais como as da Venezuela, Cuba e Nicarágua. Os europeus e os norte-americanos já perceberam isto e é hora de nominarmos os autoritários pelo que efetivamente são.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Gilberto Rosa, difícil dialogar com quem tem uma mentalidade antimercado nesse nível como você. Você é um daqueles sociólogos que estudaram 6 ou 7 disciplinas sobre marxismo e nenhuma sobre liberalismo na universidade/faculdade!? Mude-se para Cuba e Coreia do Norte e sinta a delícia de viver em uma sociedade em que o Estado controla toda a vida social. Try it, man.

    2. Gilberto Rosa

      Livre mercado, livre somente se for para roubar, no caso do Brasil com os juros é privatizações. Foram estou robos, além de massacres, que levaram os 3 citados países a se fechar, se alinhar não é concordar com tudo, mas criar corpo contra um mal maior que nos atinge. Nossos golpes latinos sempre tiveram a mão americana e das elites exploradoras aliadas, quantos mortos e torturados, quantos assassinatos, quantos juros, quantas privatizações, quantos mortos por covid por desinteresse e má gestão?