Celso Rocha de Barros > Os debates que fizeram a China Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Certamente é um processo complexo demais, onde essa questão da liberalização de preços é um item entre muitos. No caso da China havia por exemplo os contatos com Taiwan e Hong Kong. Já havia por assim dizer uma China inserida na globalização, que pode funcionar como fonte de investimentos e de contatos financeiros e comerciais. Sem falar na disposição americana de abrir seu mercado para atrair o paÃs asiático para fora do bloco socialista.
Que crueldade a do colunista: recomendar uma obra que quebra a ilusão, ainda existente no Brasil, de que a China ainda seja uma economia socialista!
Eita! Não entendi assim não!! O cara apenas está dizendo que ao ler o livro entenderemos melhor como promover uma economia de mercado sem causar o estrago provocado pelo liberalismo libertino que paira sobre a cabeça da elite capitalista. Liberação irrestrita de preços como pregam alguns economistas identificados com essa elite é tiro no pé no desenvolvimento (ex:Russia) e um tiro na cabeça da distribuição de renda (ex: Brasil).
O livro comete lapso grave. Ignora visita da "equipe de Deng Xiao Ping" ao Brasil. O grupo dos sete economistas e planificadores quos examinar o "milagre econômico" cuja taxa média de crescimento batia recordes na economia mundial: 10% a.a. entre 1968 a 1973. Auge da ditadura e da tortura! Encantaram-se com "minidesvalorizações cambiais", "estatização de setor estratégico", "incentivo fiscal regional", "arrocho salarial". Brasil era 10º PIB, hoje 13º. China era 33º PIB, hoje 2º. Tst tst tst!
A URSS adotou o caminho de derrubar o nÃvel de vida da maioria da noite pro dia.
Os milagres da tirania. Realmente, ainda estão em trânsito, da escravidão pura para o livre mercado movido a escravos. Quem sabe, um dia, logo depois que exterminarem os Uigures, virem uma democracia?
Realmente, ainda estão em trânsito, da escravidão pura para o livre mercado movido a escravos. Quem sabe, um dia, logo depois que exterminarem os Uigures?
Valeu a dica, Celso! Aproveitando a oportunidade, já está na hora de mais uma "Conversa com o Meio", ou melhor, no "Fora da PolÃtica não há Salvação". A troca das "conversas" pela "Mesa do Meio" não foi uma escolha feliz do Pedro e o Claudio não tem nada a ver com isso, rss.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Os debates que fizeram a China Voltar
Comente este texto