Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Magda Silva Araujo

    Teremos mais lixo, mais desigualdade social, mais bilionários, mais corruptos, muita poluição!

    Responda
  2. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Será que já conhecermos algum vencedor da Guerra da Ucrânia ??

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Será o mês o de sempre: conturbado e instável.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      Correção: mesmo

  4. EMANOEL TAVARES COSTA

    Somente melhoraremos quando o orgulho e o egoísmo forem substituídos pela humildade e o amor incondicional pelo outro. Enquanto isso não ocorrer estaremos patinando nessa lama moral, causa primeira de nossos sofrimentos.

    Responda
  5. Daniel Gomes Pereira

    Previsão real, do jeito que as coisas estão andando, estamos voltando a idade média, mas agora não é mais de boca em boca é um para milhões como um vírus, e o que conta são as verdinhas mais ainda.

    Responda
  6. Artur Carmel

    Eu quero saber as previsões na política brasileira....Será que continuará feudal, patriarcal, corrupta e eivada de impunidades, como agora ?

    Responda
  7. MARIO R M COSTA

    Acho que, enquanto as redes socias servirem como instrumento de empoderamento de determinados grupos, elas resistirão e se tornarão até mesmo mais fortes.

    Responda
  8. Alberto Fernandes de Farias Neto

    O próprio autor diz que é uma mera “torcida” as suas previsões. Haja otimismo diante do histórico da humanidade. O que está acontecendo hoje não autoriza essas previsões otimistas. Muito ao contrário.

    Responda
  9. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Após 15 anos, veremos a manipulação genética corrigir cerca de 89% de erros no DNA humano que causam doenças, além de estarmos cada vez mais próximos da imortalidade. Veremos pessoas com mais de 70 anos plenamente ativas, trabalhando, se exercitando e haverá uma maior migração de obra de países pobres para os ricos. Veremos os efeitos causados pelas várias versões da IA e a extinção da Internet como é hoje. Veremos políticos e 'intelectuais' dizerem que o Brasil é o país do futuro...

    Responda
  10. José De Almeida Soares

    As redes sociais, da maneira que evoluem em "bolhas", já são uma miscelânea de sociais e anti-sociais. Penso que no futuro as primeiras continuarão e as segundas irão extingui-se por si só.

    Responda
  11. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    Planeta estará + limpo, mas não tenho nenhuma idéia como será o clima. IA será corriqueira e integrada ao corpo humano, gerando muita riqueza e produtividade, só não trabalhará quem não quiser e com a população diminuindo, seremos ricos como nunca. Voos periódicos para a lua e com hoteis permanestes na órbita terrestre. Seremos nós os extraterrestres. Redes sociais s/ relevância e aposentadoria do teclado. São os meus palpites.

    Responda
  12. Décio Ceballos

    SN, as previsões sobre clima e IA são platitudes que não ajudam nem para gancho. A discussão que importa para clima é como o homem vai produzir comida e energia? Inventaram algo novo, na agricultura ou no mar para isso? Se não toquem o "enterro"! Na IA, o debate deveria ser como redistribuir o valor agregado do conhecimento que as alimentam? Gerado no planeta, e as "picanhas" apenas nos churrascos na Califórnia? Conversas atuais sobre IA é dispersionismo.

    Responda
  13. Décio Ceballos

    Muito legal. Um dia desses sonhei com uma viagem a Lua. Lá, fui surpreendido com um micro vilarejo, fantástico, locais com água e diversões. Daqui a quinze anos, não espero o vilarejo claro, mas será alguém poderia estar com a coragem de propor no mundo real algo assim? Precisamos e espero arrumarmos o que fazer, uma vez que, temos as IA para trabalhar. OK?

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Blz, mas nem tanto, ou melhor, já estamos já estamos arrumando "um jeito" de fazermos menos esforços a 6 mil anos.

  14. Tersio Gorrasi

    Daqui a quinze anos nada vai mudar, e se mudar será para pior, não querendo ser pessimista e sim realista. Muita coisa que se previa para o ano 2000 por ex, não se confirmou. O mundo de 2015 previsto na série de Volta para o Futuro também foi um fiasco total .Pra completar temos o famoso relógio do Juízo Final que está cada vez mais próximo da zero hora

    Responda
  15. Benedicto Ismael Dutra

    Como será o ser humano daqui a 15 anos? As máquinas terão evoluído na tecnologia, os humanos provavelmente terão decaído, só não serão robôs por conservarem a parte instintiva, mas espiritualmente estarão abaixo de zero, sem intuições, o querer do eu interior, e o cérebro estará condicionado e enrijecido, sem flexibilidade.

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Benê, a previsão é pra daqui a 15 anos, não 150, e mesmo assim, nem tanto a sua previsão