Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Carlos saraiva torres

    Brasil voltou. Avante Brasil.

    Responda
  2. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Sem valorizar professores, sem matérias como artes, filosofia, sociologia fica só depósito de crianças e jovens

    Responda
  3. Landson Abercrombie

    Infelizmente ainda há quem se iluda com esse tipo de canto da sereia dos lobbies educacionais. Mendonça Filho é responsável direto pelo desastre atual do ensino médio e segue sua missão de entregar a educação do país à iniciativa privada, via "reformas educacionais". Nenhuma das platitudes apontadas pelo articulista é uma real solução para a Educação em nosso país, pois não contemplam a real causa do problema: a brutal desigualdade de condições da população. O buraco é bem mais abaixo.

    Responda
  4. josé cláudio do nascimento

    A escola irá se transformar em depósitos de adolescentes. Não existe pedagogia, os livros foram substituidos por apostilas, os professores receberem salários defasados, as famílias não participam da educação escolar dos filhos; estes não têm capital cultural.

    Responda
    1. Albert Niches

      Sim, repassaram à escola a tarefa que deveria ser dos tutores legais. Sobrecarregam os professores com preenchimento de documentos inócuos, cobranças, enquanto os alunos foram isentados de responsabilidades, tanto no regular, como no integral. Em função disso, desenvolvi um quadro de depressão, ansiedade, stress, que me levou à perda quase total da audição, em um dos ouvidos.

  5. José Cardoso

    Quando era criança em Brasília no início dos anos 60 isso já existia. Havia as chamadas escolas classe em cada superquadra, e uma escola parque para um grupo de SQS. Eram frequentadas à tarde e mais voltadas às artes.

    Responda
  6. Aleksander Hada Ribeiro

    Quando bilionários resolvem criar ONGs para fazer lobby na educação é sinal que o país está afundando a passos largos. Para quem nunca pisou numa escola pública fica a dica: a razao da defasagem entre paises ricos e pobres é simples: em paises ricos os estudantes frequentam a escola em turno unico, em países pobres a escola se desdobra para criar 3 turnos artificiais: manhã, tarde e noite. Com baixos salarios, os professores precisam trabalhar os 3 turnos

    Responda
  7. Dorgival Pedroso

    Ensino Integral é a única saída para a melhoria da qualidade da Educação Brasileira. Não existe bala de prata na Educação.

    Responda
  8. Homero Feijó

    A ausência de comentários aqui, por si só, mostra o desinteresse geral pelo tema que deveria ser prioridade número 1 do país. Único caminho possível para encaminhar nossa saída da violência, do atraso, do subdesenvolvimento e da desigualdade. Mas o glamour e as atenções ficam com discussões inúteis tipo esquerda/direita... e outras inutilidades.

    Responda